Pequim acusa EUA de fomentar tensão no Mar da China

1

china-navy_2300875b

ClippingNEWS-PAO Ministério chinês das Relações Exteriores acusou nesta sexta-feira os Estados Unidos de agravarem os problemas no Mar da China Meridional com declarações irresponsáveis em um contexto de aumento das tensões entre Pequim, Manila e Hanoi. “Pedimos que os Estados Unidos (…) ajam e falem com precaução, parem de fazer declarações irresponsáveis e trabalhem de maneira mais favorável para a manutenção da paz e da estabilidade regionais”, declarou Hua Chunying, porta-voz da Chancelaria chinesa.

As tensões entre China e Vietnã, dois vizinhos comunistas, mas rivais históricos, se agravaram bruscamente depois que Pequim anunciou na semana passada a instalação de estruturas de perfuração em uma área disputada pelos dois países. Washington afirmou que essa decisão era uma provocação. Nos últimos dias, na zona que cerca este poço de perfuração foram registradas diversas colisões entre navios chineses e vietnamitas. Os dois países trocaram acusações por esses incidentes. O Japão se colocou ao lado do Vietnã e acusou a China de ser responsável pela tensão.

Na noite de quinta-feira, em uma coletiva de imprensa improvisada, um diplomata chinês de alto escalão atribuiu ao Vietnã toda a responsabilidade por essas colisões navais. “A China não é responsável por nenhuma provocação. O Vietnã é o culpado por todas as provocações”, declarou Yi Xianliang. Nos últimos dias, “os navios vietnamitas colidiram com navios do governo chinês em pelo menos 180 ocasiões. Nós temos as provas”, disse Hua.

A porta-voz reiterou a posição tradicional do governo chinês segundo a qual Pequim tem uma soberania inalienável sobre quase todo o Mar da China Meridional, onde vietnamitas e chineses disputam principalmente os arquipélagos de Paracelso e Spratley.
Esses arquipélagos, localizados em rotas marítimas internacionais, estão em zonas supostamente ricas em hidrocarbonetos.

FONTE: AFP

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

A função do DDG Type 052, na marinha chinesa:

(http://www.informationdissemination.net/2014/05/052ds-role-in-chinese-navy.html)