monitor Parnaíba atracado a contrabordo do transporte Paraguassu em Ladário - foto 2 Nunão - Poder Naval

Monitor ‘Parnaíba’, navio transporte fluvial ‘Paraguassu’ e navio-patrulha ‘Penedo’ visitarão o país vizinho neste mês, nos 203 anos de sua independência

Em nota divulgada em 5 de maio, o Ministério da Defesa do Paraguai informou que três navios da Marinha do Brasil, subordinados à Flotilha de Mato Grosso (6º Distrito Naval), visitarão o porto de Assunção entre 12 e 17 de maio, como parte das comemorações do 203º Aniversário da Independência da República do Paraguai.

Segundo a nota, o monitor Parnaíba, o navio transporte fluvial Paraguassu e o navio-patrulha Penedo estão autorizados pelo Senado Paraguaio a ingressar no país. Os navios estarão abertos à visitação pública na capital paraguaia entre 13 e 16 de maio, das 14h às 17h.

navio-patrulha Penedo - P14 - com Pirajá e Poti em Ladário - foto Nunão - Poder Naval
Navio-patrulha Penedo (P14) com o Pirajá (P11) e o Poti (P15) em Ladário – foto Nunão, Poder Naval

 

Está previsto que as tripulações brasileiras, como parte das celebrações, realizem trabalhos de pintura e manutenção na escola pública “Republica del Brasil”. Coincidindo com o período de visita, será realizada a III Campanha de Doação de Sangue na Embaixada do Brasil, em 12 e 13 de maio, aberta a todos e também contando com participação dos marinheiros brasileiros.

navio-patrulha Penedo - P14 - foto Nunão - Poder Naval

Por fim, no âmbito cultural, a Flotilha de Mato Grosso realizará uma apresentação musical da Banda Pórtico, no Teatro Tom Jobin da Embaixada do Brasil, às 20h de 13 de maio, com entrada franca. A banda é formada por militares que servem na flotilha e toca repertório da Música Popular Brasileira.

monitor Parnaíba a contrabordo do transporte Paraguassu - foto Nunão - Poder Naval

monitor Parnaíba atracado a contrabordo do transporte Paraguassu em Ladário - foto Nunão - Poder Naval
Nas duas imagens acima, o monitor Parnaíba atracado a contrabordo do navio transporte fluvial Paraguassu no cais da Base Fluvial de Ladário, tendo ao fundo o edifício do Comando da Flotilha de Mato Grosso. O Paraguassu, de porte menor que o Parnaíba, fica escondido por este nos ângulos das duas fotos acima, sendo visível praticamente apenas seu mastro. Na imagem do alto da matéria, porém, pode-se ver o Paraguassu claramente – fotos Nunão, Poder Naval

 

Com informações do Ministério da Defesa do Paraguai (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em espanhol)

NOTA DO EDITOR: é tradicional a visita de navios da Flotilha de Mato Grosso a Assunção, nas comemorações da Independência do Paraguai. O monitor Parnaíba conta com várias dezenas dessas viagens de representação registradas em seus livros, assim como outras tantas comissões para realização de exercícios com navios paraguaios.

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo Pessoa Dias

Preciso registrar que os eventos divulgados que serão executados pela comitiva da MB são muito interessantes, do ponto de vista cívico e político.

fragatamendes

Prezado FERNANDO, as fotos são um SHOW, eu particularmente acho que fotos tiradas assim deste ângulo que tu tirou são muito boas para colecionadores detalhistas e “chatos” como eu. Gostaria de saber se nesta oportunidade o amigo fotografou mais algumas unidades que por acaso estavam na base também, principalmente unidades menores como avisos e lanchas que o pessoal costuma não fotografar. Muito obrigado por estas fotos lindas. Um grande abraço do MENDES.

fragatamendes

Prezado FERNANDO, isso mesmo posta as fotos pois assim muitos amigos como nós que gostamos deste assunto poderão ter a oportunidade de conhecer estas unidades navais da nossa MB que a mídia oficial e particular não costuma postar fotos delas e vão ter acesso a estas maravilhas que são suas fotos. Por falar em fotos eu gostaria muito de divulgar para os amigos assim como preservar as fotos que consegui juntar, hoje minha coleção tem mais ou menos 20.000 imagens se te interessar manda um endereço pelo meu e-mail que terei o maior prazer de te enviar um DVD (… Read more »

Ronaldo de souza gonçalves

A marinha do Paraguai é uma velharia danada,mesmo para um pais sem mar.Eu acho que eles deveriam fazer patrulheiros fluviais ou comprar alguns de segunda mão um pouco mais atuais,quanto ao Brasil devem fazer o mesmo pois se houver um conflito no Brasil seria na região amazônica .