Apesar da crise ucraniana, França vai fornecer à Rússia os navios tipo Mistral

51

BPC russo Vladivostok - imagem via DCNS

Apesar da crise ucraniana, a França não pretende renunciar ao fornecimento à Rússia de dois navios de guerra tipo Mistral. Portanto, o contrato no valor de 1,2 bilhões de euros escapa a sanções da União Europeia contra Moscou.

Em 8 de maio a Secretária de Estado norte-americana para assuntos da Europa Victoria Nuland avisou as autoridades francesas que seria indesejável fornecer os navios Mistral à Rússia. Mas de acordo com o jornal Le Monde, esta declaração de Nuland “irritou” as autoridades de Paris que não querem pôr em perigo as suas relações econômicas com a Rússia, especialmente na esfera energética.

“O contrato já está assinado, a Rússia pagou o seu valor, a ruptura do acordo implica multas…..então o caso vai resultar em sanções para a França”, declarou em 11 de maio o presidente da França François Hollande. Declarou que as sanções contra a Rússia podem ser endurecidas no caso de frustração das eleições presidenciais na Ucrânia, marcadas para o dia 25 de maio.

1-BPC Russe_Standard

FONTE: Voz da Rússia

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alfredo Araujo

A Banânia Navy não se interessou… então o contrato terá q ser honrado…

Jean-Marc Jardino

Amizade é amizade, negocios, sao a parte…………viva ao capitalismo.

Corsario137

Com o perdão da palavra, mas a França sempre foi e continua sendo a “puta da Europa”. Pagou, levou. É cultural.

Edgar

A Reuters detalha um pouco mais do que a Voz da Rússia:

http://www.reuters.com/article/2014/05/12/us-france-russia-mistral-idUSBREA4B05920140512

Wagner

E quem disse que Washington manda em Paris, ou em Moscou ???

O problema é entre França e Rússia, no máximo.

Típico exemplo da arrogância imperial norte-americana.

Parabéns aos franceses !

Wagner

ps: ainda acho estranho a parte de cima da proa desse navio !

Parece que falta uma ponta ali !

eduardo.pereira1

Ea França nao aguentooooooooou e abriu as patinhas !!!kkkkkkkkk

Como na propaganda dos pôneis;
– Ai que medinho !!rs

eduardo.pereira1

Parabens aos franceses por mostrarem que nao se pode contar com eles!!

Sds.

Corsario137

Eduardo,

Sempre roeram a corda. Só dão trabalho.

eduardo.pereira1

Pois é Corsario, e iriamos sobrar se entrasse-mos na onda do Rafale ( e olha que torci pelo bicho por um bom tempo,rs),mas os caras só pensam em seus interesses(nada contra desde que cumpram com suas alianças e acordos com os amiguin).

juarezmartinez

Eduardo, acho que é cedo ainda para ter como favas contadas a concretização do negócio, ainda mais de onde veio a “fuente”, a laboriosa Voz da Rússia”, a mesma que anunciou que marinherios americanos do Donald Cook teriam pedido a baixa da navy após a simulação de ataque do Su 24.
Se, realmente, a coisa tomar rumos desagradaveis na Ucrânia, Tio Sam vai lembrar aos Franceses, a lista de baixas americanas na Normandia e na retomada da França, e em seguida veremos os Franceses mudarem o discurso.

Grande abraço

eduardo.pereira1

Juarezmartinez , o que disseste é fato , aguardemos novas atualizaçoes desta tensa novelinha do tio Putin c/ Hollande e a Ucrania no meio como balança .

Sds

João Filho

Um famoso general disse: “Prefiro ter uma divisão alemã em frente do que uma francesa na minha retaguarda…

Edgar

Juarez, como disse em meu comentário, a Reuters também confirmou.

Luiz Monteiro

Prezados,

Inicialmente, cabe salientar que a MB tem interesse na obtenção, por construção ou por compra de oportunidade, de Navios-Doca Desembarque (NDD) ou Navios de Propósito Múltiplo (NPM).

Os navios da Classe “Mistral” são considerados pela MB, como sendo NPM.

Certamente a DCNS participará do PRONANF, que visa a obtenção de até dois NDD ou NPM. Todavia, pelo que eu saiba, até o momento, o Governo Francês não ofereceu para a MB qualquer navio da Classe “Mistral ” hoje em operação na Marinha Francesa, ou mesmo os navios em construção para a Marinha Russa.,

Luiz Monteiro

Por mais absurda que possa parecer, a decisão do Governo Francês de entregar os 2 navios para a marinha russa é coerente do ponto de vista de quem trabalha com seleção e compra de equipamentos militares.

Essa decisão traz segurança para quem compra equipamentos de origem francesa. Do contrário, certamente a indústria bélica da França teria sérias dificuldades para vender seus produtos daqui para frente.

Mesmo após a Guerra das Malvinas, a França entregou para a Argentina os 9 Super Etendard que faltavam da compra de 14 unidades encomendadas em 1979.

Luiz Monteiro

Outrossim, esse tipo de contrato possui cláusula prevendo além da devolução do valor pago (no caso 1,2 bilhão de Euros), multa não compensatória equivalente a 30% do valor total do contrato.

Franz A. Neeracher

@Luiz Monteiro; concordo plenamente!

Outro detalhe; os navios não são 100% franceses; boa parte foi construída na Rússia e levada de barça para a montagem final na França.

juarezmartinez

Caro comandante LM! Entregar os SUE ao Argentinos depois da guerra com ela vencida pelos “Jacks” foi o “natural caminho” de apaziguar ânimos por acá, porém, eu respeitosamente lhe afirmo: Se, e tão somente se, os Argies tivesses repelido a retomada das ilhas e metido o Exocet no Hermes, eles estariam até hoje esperando pelos Franceses para receber as aeronaves. Volto a afirmar aos senhores que se a crise na Ucrânia ficar osca, e a OTAN encrespar, os Franceses vão ter que achar um comprador para os navios, e nós já vimos este filme antes…….. Agora, pelas declarações com o… Read more »

Ribeiro

Senhores, alguém tinha dúvida disto… ou que a UE vai continuar suprindo suas necessidades de energia com a Rússia…
A crise da Ucrânia não passa de um jogo de interesses econômicos entre os que tem poder… Como sempre digo, não estão nem aí para o povo ucraniano (assim como para os sírios, líbios, etc)…
Se o interesse fosse pelo povo como é pregado em ambos os lados…. teríamos crise no Congo, Haití e em outros países miseráveis neste mundão…

Abraços

Corsario137

Ribeiro, Aproveitando a oportunidade, gostaria de desmistificar um pouco essa coisa da relação de dependência energética da Europa Ocidental ao gás russo. São dependentes do gás russo: Polônia, Hungria, Ucrânia e outras republicas do leste. Na Alemanha só 4% da matriz energética depende de gás russo. É coisa pra caramba? Sim, é. Mas está longe de ser algo vital. Os alemães não querem mais usinas nucleares nem termoelétricas a disel mas se precisarem lançar mão dessa tecnologia em prol da soberania eles já anunciaram serem plenamente capazes de fazer. O Reino Unido não usa gás russo. A França importa cerca… Read more »

daltonl

João Filho… essa falta de combatividade francesa na verdade é um mito, até Hitler considerava o soldado francês o mais temido e os meus ancestrais italianos levaram uma sova dos franceses em 1940 quando achavam que seria fácil devido a França já estar lutando contra os alemães. Sorte dos britanicos terem o canal da mancha como proteção, bem mais efetivo que a tal linha Maginot. Wagner… não trata-se simplesmente de “arrogancia imperial norte-americana”. A defesa da Europa repousa em grande parte nos EUA, na verdade, os europeus não conseguiram lidar sózinhos nem com a Libia que está no “quintal” deles.… Read more »

Franz A. Neeracher

O interessante nessa crise da Ucrânia, é como todos fazem um uso absurdo de propaganda na imprensa. Por motivos familiares e de trabalho, tenho moradia em 5 países, sendo um deles a própria Rússia. Conversando com civis e miltares, entende-se muito bem o ponto de visto russo nesse epsódio; isso nunca sai nos jornais ou na tv. Os russos se sentem traídos e mal entendidos pelo Ocidente……os motivos: Fins dos anos 80 (quando muitos aqui no fórum nem tinham nascidos) ocorreu o fim da antiga URSS…..todos os países estavam numa grande crise financeira, política e de identidade. O Pacto de… Read more »

daltonl

Franz… só um detalhe: os paises do Pacto de Varsóvia eram em grande parte controlados pelos russos, ou seja, não tinham opção e eu pessoalmente conheci cidadãos destes países que simplesmente fugiram e conseguiram cidadania nos EUA durante a era Reagan. A Russia não dependia tanto dos pacto de Varsovia quanto os EUA dos paises europeus que compunham a OTAN, então prevendo uma recuperação russa, que aconteceu, foi sábio manter a OTAN não ? Não há como comparar o grau de democracia que havia nos anos 80 e ainda hoje nos países ocidentais , então, respeito sua opinião, mas não… Read more »

Franz A. Neeracher

Oi Dalton Não se preocupe….não sairemos “no braço” por termos opiniões diferentes…….:-) Veja bem; boa parte do que eu escreví não é a minha opinião; mas sim o que os russos pensam e falam sobre o assunto que eu achei interessante e resolví compartilhar com os amigos do Poder Naval…… O que eu quis dizer com “farinha do mesmo saco” é que a maioria dos países defendem apenas os seus Interesses…… Agora mudando de destróier para contratorpedeiro: voce ja terminou aquela pesquisa com o levantamento do nome de todos os soldados falecidos naquela famosa batalha a muitas décadas atrás?? Forte… Read more »

daltonl

Imagine Franz…se iriamos “brigar” por conta disso, é que apesar de não ter essa sua experiencia multinacional que grandemente admiro, pude ouvir de tais pessoas como não era fácil o regime comunista e tão logo foi possivel as nações do Pacto de Varsovia depuseram os tais tiranos. Talvez quem sabe o tratamento que os russos etnicos recebam nos países que voce conhece seja resultado do que esses paises passaram nas mãos dos russos ?? Quanto a minha pesquisa, bom, o que eu estava fazendo era colocar os nomes dos mortos por ordem de Companhia ou tropa já que no livro… Read more »

Corsario137

Caro CVN76 Seu comentário de 13 de maio de 2014 at 13:04 # me assustou. Se realmente os russos pensam isso eles são mais loucos do que eu temia. Segundo seu comentário eles se sentem traídos? Como assim? Os outros povos e nações do leste europeu lhe devem “fidelidade” por a Rússia “ter permitido” a independência deles? Ou seja, eles não tem direito a autodeterminação? Existem para não desagradar a Rússia? Se a URSS colapsou não é culpa dos EUA nem de ninguém. O sistema comunista/socialista faliu no mundo todo. Eles (os russos) não deram a liberdade a essas repúblicas,… Read more »

Corsario137

O que mais me chocou foi isso: “Agora na Ucrânia, o Ocidente ultrapassou a linha vermelha…..primeiro passo seria a Ucrânia tornar-se membro da UE, com certeza algum tempo depois o país iria ser membro da Otan.” Como assim? E se a Ucrânia quiser fazer parte da UE, ela não poderia? Ainda mais da OTAN? Por que? Quanto ao exemplo das bases russas no México ou no Canadá, esqueceram de Cuba? da Venezuela? Que recebem submarinos e cruzadores russos? Cuba fica a uma remada da Flórida e sempre foi aliado da URSS, membro do COMECON, lembra? Isso é a coisa mais… Read more »

Corsario137

E digo mais, com a ascenção crescente da China e da Índia, mas principalmente da China, até a Rússia deveria cogitar em fazer parte da UE e da OTAN kkkk.

Franz A. Neeracher

Oi Corsário Acho que você não leu direito o que escreví……:-) Os russos senten-se traídos pelo Ocidente, por esse não ter cumprido com a palavra de que os países do Pacto de Varsóvia ficariam de fora da Otan…… Os russos vêm com preocupação a Otan crescendo cada vêz mais em direção as fronteiras russas….se esse medo é justificado ou não, é uma outra pergunta. Outra preocupação dos russos; o tal escudo contra mísseis de países como o Iran que estão montando na Romênia e Polônia….os russos pensam que é algo contra eles….os russos até fizeram uma proposta de então construírem… Read more »

Franz A. Neeracher

Esquecí um outro detalhe: Você se diz “chocado” com a reação dos russos…. Como reagiria o Brasil numa situação dessas? Procure se colocar no lugar dos russos… Eu me lembro que só por que os americanos a alguns anos atrás reativaram a IV Frota a choradeira que deu por aquí… “Vão nos tomar a Amazônia” “Já estão de olho no Pré-Sal” Até o embaixador e o ministro da defesa dos EUA tiveram que dar explicações ao governo brasileiro…. O que o Brasil faria se os EUA, China, Rússia, França ou outro país começasse a instalar bases nos países fronteiriços com… Read more »

Corsario137

CVN76, Obrigado pela sua resposta! O primeiro ponto que você cita é que o ocidente teria “traído” a Rússia ao incluir países do Pacto de Varsóvia na OTAN. Isso pra mimé um completo absurdo (lembrando que não sobre você mas sobre a opinião dessas pessoas). Os países estavam no pacto sem muita opção. A URSS era forte e mantinha seus satélites no cabresto. Quando esse poder deixou de existir criou-se um vácuo. E quando existe vácuo de poder, existe oportunidade para alguém ocupar. Ou a UE, ou a OTAN, ou os dois, e ainda os próprios países poderiam se fortalecer… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Não há traição. Há autodeterminação das nações. Se a URSS ou a Rússia perdeu a Guerra Fria a consequencia é essa. Como se pode falar de traição entre inimigos? Isso é non sense pra mim.” Corsário, Se levarmos em conta o acordo entre as partes citado pelo “CVN76”, é claro que a parte russa pode reconhecer o fato como uma traição e tentar buscar um contra-ataque para recompor suas posições: “A Alemanha Ocidental queria se juntar com a sua metade Oriental…..mas para isso era preciso o ok dos russos. Em troca de uma grande ajuda financeira e da promessa de… Read more »

Corsario137

Nunão, Só me diz uma coisa: onde está este tratado, acordo ou convenção? onde que quem assinou o que? Ou entre países existe acordo de fé? Isso é uma ivencionice! A Rússia não permitiu nada a Alemanha. Ela simplesmente não conseguia segurar mais, não tinha capacidade, colapsou! Ou só eu que era vivo e me lembro do caos que foi a queda do regime na Rússia? Não teve essa de acordo, foi ao sabor dos acontecimentos. E na minha opinião exsitem coisas bem diferentes aí. A autodeterminação da Ucrânia em participar da UE não pode ser comparada ao que os… Read more »

Corsario137

E, mudando ou não um pouco o foco da discussão, é por isso que mais do que nunca temos que reforçar nosso orçamento em defesa, transformar isso em Lei, sei lá. Os EUA e a Europa estão dando este tom de cada um por si e Deus por todos, ou seja, não sei até que ponto podemos contar com os outrora aliados.

Fernando "Nunão" De Martini

“Nunão, Só me diz uma coisa: onde está este tratado, acordo ou convenção? onde que quem assinou o que? Ou entre países existe acordo de fé? Isso é uma ivencionice! A Rússia não permitiu nada a Alemanha. “ Não pergunte pra mim!!! rssrsrs Pergunte para os russos o que eles acham disso! Lembrando que foi o “CVN76” que disse que essa é a percepção russa, conforme ele pôde apurar, simples assim. “Uma potência invadir um vizinho mais fraco sem que tenha havido nenhuma agressão é, repito, inadimissível. É assimétrico, é repugnante, é fascista.” A política entre as nações, desde as… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Só relembrando as 11 lições de McNamara (que, obviamente, precisam ser analisadas criticamente), conforme o descritivo do vídeo acima:

1. Empathize with your enemy.
2. Rationality will not save us.
3. There’s something beyond one’s self.
4. Maximize efficiency.
5. Proportionality should be a guideline in war.
6. Get the data.
7. Belief and seeing are both often wrong.
8. Be prepared to reexamine your reasoning.
9. In order to do good, you may have to engage in evil.
10. Never say never.
11. You can’t change human nature.

Franz A. Neeracher

Oi Nunão!

Meus parabéns, bem colocados os seus argumentos….lúcidos e sem emoções……

O que eu venho tentando dizer ao amigo Corsário:

Para vencer o inimigo; é muito importante saber o que e como ele pensa!!

As vêzes precisamos ultrapassar as nossas convicções e tentar se colocar no lugar dos outros!

Seria um bom tema para sentar-mos num barzinho, tomar umas cervejas e filosofar sobre o assunto…..:-)

MO

Franz, to dentro, mas so com suco 🙂

Fernando "Nunão" De Martini

Putz, “CVN76″… Meu saldo de milhagem tá fraco, mesmo para um boteco no meio do caminho, tipo em Tenerife…

Avise quando der as caras por aqui!

Sniper

Concordo com o Corsário (que aliás, tirou as palavras do meu teclado, quando eu ja estava prestes a comentar sobre essa visão dos Russos acerca dos povos que lhe sao vizinhos, que diga-se de passagem eh uma otica que nao me surpreende nem um pouco). No fundo, o que motivou o sentimento russo de traicao do ocidente foi o fato de que Estados soberanos tomaram decisoes soberanas em se alinhar em tal ou qual bloco. Algo repugnante, subversivo e inaceitável pra qq russo médio(se eh q existem…). Por outro lado, o princípio da soberania dos povos nao comporta a dimensao… Read more »

MO

Em tempo =

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/05/mv-sian-c-mpjd7.html

Loading of Steel plates at Usiminas Termial (Cosipa 3)

14 photos

Desconfio que estas chapas de aço seja para os Suezmax da Transpertro (classe JC) em construção no Atlantico Sul, Suape

Corsario137

Nunão e CVN76

Obrigado pelo vídeo, verei nessas noites de insônia.

Quanto a argumentação, eu entendi perfeitamente o que o CVN explicou quanto “o sentimento” do povo russo, só não concordo com eles. Como não concordaria com a invasão da Polônia nos anos 30, ainda que entendesse o Lebensraum de Hitler.

De qualquer forma a conversa foi muito boa, sempre aprendo mais e poucas coisas me deixam mais feliz do que isso.

Fernando "Nunão" De Martini

Corsario,

Só deixo claro que não estou concordando com o Putin, apenas tentando entender suas ações, rsrsrsrs

Bom vídeo de insônia! (se bem que isso não é algo para desejar a ninguém, e eu bem sei disso!)

Franz A. Neeracher

MO

Suco??? Suco de malte você quis dizer, não é??

MO

Sim Franz, suco de juice mesmo, nao bebo tolerancia zero para alcool, fico tonto ate com bombom de licor .. er .. digo mais que ja sou …

Franz A. Neeracher

Mo A boa notícia é que aquele boné do USS Barnstable County LST 1197, que eu consegui numa Unitas a uns 25 anos atrás e depois caí na besteira de emprestar para um primo meu, finalmente consegui de volta.!!! Fui na casa dele numa hora em que ele não estava e peguei de volta!!!!! Fiz que nem o Putin na Criméia…….:-) Agora o meu filho mais velho resolveu tomar de mim!!! Senão eu passaria para você……por falar nisso, guarde bem aquele do USS Miami SSN 755….agora que ele foi retirado de serviço muitos anos antes do planejado por causa daquele… Read more »

MO

Sim Franz todos devidamente guardados, nao so ele,como do Mount Whitney e todos osoutros, perder apenas uma vez quando os pedreiros de casa me roubaram uns 30 sem perceber …. (nesta leva incluindo o Honululu, Norfolk, Chosin, Nassau, Dwight D. Eisenhower, Phillipine Sea, Oldendorf, Hatsuyuki … so consegui repor o Philippine Sea 🙁

Qdo seu filho mais velho enjoar … rsss tamos ae …

Sniper

Ops! ERRATA: onde mencionei soberania dos povos, leia-se AUTODETERMINAÇÃO dos povos.

Ozawa

França suspende entrega de navio de guerra para a Rússia
Governo de Hollande afirma que ações recentes na Ucrânia inviabilizam fornecimento de porta-helicópteros
por O Globo / Com agências internacionais
03/09/2014 14:29 / Atualizado 03/09/2014 14:47

FONTE: http://oglobo.globo.com/mundo/franca-suspende-entrega-de-navio-de-guerra-para-russia-13816481

Fernando "Nunão" De Martini

Obrigado pelo link, Ozawa.