No Credit Check Payday Loans

Jean Caleb Maroto Sousa

Enterro de Jean será às 15h30, no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap. O jovem faleceu neste sábado (24), após passar mal em treinamento.

ClippingNEWS-PAO aluno da Escola Naval Jean Caleb Maroto Sousa, de 22 anos, será enterrado às 15h30 deste domingo (25), no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste do Rio, informou o tio Danielson Borges. O jovem morreu neste sábado (24), após ser submetido a um treinamento na Base de Fuzileiros Navais, na Ilha do Governador, no dia 4. Ele estava internado na UTI do Hospital Naval Marcílio Dias, no Lins, Zona Norte.

Em torno de 9h deste domingo, o tio do jovem havia informado que Jean seria enterrado no Cemitério Jardim da Saudade de Edson Passos, em Mesquita, na Baixada Fluminense, no entanto, ele declarou às 12h que não houve disponibilidade e, por isso, a mudança.

Intoxicação

Uma das etapas do exercício, segundo a Marinha, consiste em atravessar um túnel de cerca de três metros de comprimento com a presença de fumaça. Na quarta-feira (21), um amigo de Jean contou ao RJTV que o próprio aspirante relatou ter sofrido intoxicação porque foi obrigado a repetir um exercício no qual os jovens entram sem máscara num ambiente fechado. Ele teria submetido ao teste mais de uma vez.

“Eles tinham que escapar dessa câmara. Era escuro, eles não achavam a saída, tinha um amigo dele junto, que passou mal também lá dentro. Ele saiu e o comandante mandou entrar novamente. Ele não achou novamente, entrou de novo, saiu e entrou de novo até achar a saída. Depois, ele começou a passar mal, tossindo, reagindo já ao gás”, afirmou.

Em nota, a Marinha informou que “nesse momento de dor, solidariza-se com a família do Aspirante Caleb, a quem apresenta sinceras condolências, e informa que está prestando todo seu apoio”.

A assessoria de imprensa disse ainda que a apuração dos fatos está sendo conduzida por meio de um Inquérito Policial Militar, instaurado no dia 8 de maio e com prazo de conclusão de até 60 dias.

“O exercício em questão é regular e faz parte da Prática Profissional Naval, prevista no Programa de Ensino da Escola Naval, tendo sido cumprida pelos demais 32 aspirantes fuzileiros navais sem incidentes. Ressalta-se que foi instaurado o competente procedimento, a fim de apurar as circunstâncias do fato, com prazo de conclusão de até 40 dias, podendo ser prorrogado por mais 20″, diz o texto. Outro colega de Jean, Vinícius da Silva Cunha também chegou à UTI, mas melhorou e foi liberado da unidade.

FONTE: G1

NOTA DA MARINHA SOBRE O FALECIMENTO DO ASPIRANTE

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 1º Distrito Naval, informa, com grande pesar, o falecimento do Aspirante do 3º Ano da Escola Naval Jean Caleb Maroto Sousa, na noite deste sábado, 24 de maio.

Apesar de toda a atenção médica dispensada desde o imediato atendimento no local do exercício até os cuidados especializados recebidos no Hospital Naval Marcílio Dias, o falecimento foi constatado às 19h35.

Reitera-se que as circunstâncias do fato estão sendo devidamente apuradas por meio de Inquérito Policial-Militar já instaurado.

A MB, nesse momento de dor, solidariza-se com a família do Aspirante Caleb, a quem apresenta sinceras condolências, e informa que está prestando todo seu apoio.

DIVULGAÇÃO: Assessoria de Imprensa do Comando do 1º Distrito Naval

Tags: , , ,

Jornalista especializado em temas militares, editor-chefe da revista Forças de Defesa e da trilogia de sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres. É também fotógrafo, designer gráfico e piloto virtual nas horas vagas. Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/alexandregalante

4 Responses to “Aspirante da Marinha será enterrado neste domingo no Rio” Subscribe

  1. aldoghisolfi 25 de maio de 2014 at 14:07 #

    “Eles tinham que escapar dessa câmara. Era escuro, eles não achavam a saída, tinha um amigo dele junto, que passou mal também lá dentro. Ele saiu e o comandante mandou entrar novamente. Ele não achou novamente, entrou de novo, saiu e entrou de novo até achar a saída. Depois, ele começou a passar mal, tossindo, reagindo já ao gás”.

    Apesar de que ninguém é obrigado a cumprir uma ordem idiotamente mal dada, penso que, penalmente falando, isso tem nome.

    A declaração do Comando está de acordo com o procedimento; gostaria que viesse a público a posição do MPF a respeito.

  2. fragatamendes 25 de maio de 2014 at 17:45 #

    Acho que o caso deve ser apurado a fundo doa a quem doer mas particularmente acho que o garoto já deveria ter algum problema de saúde que não foi detectado pela parte de saúde da MB, pois este tipo de treinamento, é realizado pelas três Forças Armadas Brasileiras a muitos anos, eu mesmo no meu tempo de EXÉRCITO fiz este tipo de treinamento e nós da 1ª/1º GaCosM do Forte do Imbuy atravessávamos um duto de manilhas com GÁZ LACRIMOGÊNIO se arrastando com entrada e saída por bueiros e nunca teve problemas e existia até um macete de ficar com o rosto o mais baixo possível pois o gáz subia dentro da manilha e bem na parte de baixo ficava com pouco gáz.

  3. Mauricio Silva 25 de maio de 2014 at 17:59 #

    Olá.

    O comandante da instrução teria de ter percebido o estado em que se encontrava o aluno. Se a incapacidade de percorrer o percurso do exercício o incapacitava para ser fuzileiro naval, que ele fosse dispensado. Um bom comandante deve, antes de tudo, saber a real capacidade de seus comandados, pois isso define o sucesso ou fracasso de uma missão. Mandar um comandado para uma missão que lhe pode ser fatal (e não logrará exito no seu cumprimento) é um crime.
    Nem todos tem condições de ser militar. E os comandantes militares tem o dever de saber e reconhecer tal fato.
    Uma morte injustificável e perfeitamente evitável.
    Minhas condolências aos familiares e amigos do aspirante. Que ele possa descansar em paz. Mas os responsáveis pela sua morte, não.
    Saudações à todos colegas de fórum. E meus pêsames aos amigos e familiares do aspirante.

  4. daltonl 25 de maio de 2014 at 21:04 #

    “Fair winds and following seas” Jean !

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Submarino ‘Tapajó’ (S 33) – Visitação pública em Santos/SP

Imagens da  visitação pública no Submarino ‘Tapajó‘ (S  33) em suas escalas no Porto de Santos/SP, ocorrida no período da […]

Navios de guerra estão abertos para visitação neste final de semana, em Santos-SP

José Claudio Pimentel Três navios de guerra e um submarino da Marinha do Brasil estão atracados, neste fim de semana, […]

Atleta do Programa Olímpico da Marinha é campeã mundial de Judô na Rússia

No dia 29 de agosto, a integrante do Programa Olímpico da Marinha (PROLIM), Terceiro-Sargento (RM2-EP) Mayra Aguiar da Silva, sagrou-se […]

Livro ‘As Garras do Cisne’ desvenda segredo da Marinha brasileira

Com base em documentos produzidos pela corporação, Roberto Lopes revela o objetivo da Marinha brasileira de se tornar a nona […]

Navios da Marinha do Brasil visitam o porto de Santos-SP neste final de semana

Está prevista a chegada e atracação no período da manhã de sexta-feira (29.08 – 7h) de um GT (Grupo-Tarefa) composto pelos […]

Futuros tripulantes indianos de Scorpene treinam em equipamentos fabricados na Índia

Sessões de treinamento da DCNS, referentes ao console dos sistemas de gerenciamento da plataforma e de manobras do submarino, foram […]