DCNS colabora na integração de VANTs na MB

2

VANT

A Prosin – Projetos e Sistemas Navais S.A, empresa brasileira de engenharia naval e de engenharia de sistemas, subsidiária da DCNS do Brasil, está realizando dentro do seu portfólio, atividades de pesquisa e desenvolvimento para sua matriz visando desenvolver soluções tecnológicas no Brasil. Entre elas a integração dos VANT brasileiros. Derick Furquim, engenheiro de sistemas na Prosin fala sobre o assunto:

Prosin realiza estudo para a integração naval de drones brasileiros

Como uma de suas atividades de P&D previstas para o ano de 2014, a Prosin vem realizando um estudo sobre a integração naval de veículos aéreos não tripulados (VANT) brasileiros a serem utilizados pelas Marinhas. Esse estudo tem como objetivo a identificação de VANTs fabricados por empresas brasileiras e uma análise sobre a integração dos mesmos em navios de superfície.

Também conhecidos como “drones” (do inglês, “zangão”), os VANT são definidos como Produto Estratégico de Defesa pela Estratégia Nacional de Defesa (END) de 2008 para as Forças Armadas. A Marinha do Brasil prevê o uso deste tipo de equipamento principalmente em operações de monitoramento, tanto na Amazônia Azul quanto em patrulhas na bacia hidrográfica do Amazonas.

A indústria de VANTs no Brasil enfrenta dificuldades relacionadas às vendas e prestação de serviços no país, devido a dois fatores: a falta de regulamentação da ANAC para voos comerciais de VANTs e a quase inexistência de compras por parte das Forças Armadas. Através deste estudo a Prosin busca também uma cooperação com os fabricantes brasileiros a fim de fortalecer a atratividade da oferta de VANTs.

DIVULGAÇÃO: DCNS

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
desastreBR
desastreBR

* ultrapassados