Colômbia e Brasil devem construir conjuntamente um navio de patrulha amazônico
A Colômbia assinou um convênio com Brasil para desenhar e construir conjuntamente um navio patrulheiro amazônico. A “Corporación de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo de la Indústria Naval, Marítima y Fluvial” – (Cotecmar) por parte da Colômbia e a Empresa Gerencial de Projetos Navais – Emgepron, por parte de Brasil foram às empresas que acordaram materializar uma idéia recente gerada a partir da venda de 4 navios de patrulha fluvial LPR-MK2, construída pela Cotecmar e adquiridas pelo Exército e pela Marinha do Brasil.
O acordo foi assinado pelo almirante Jorge Enrique Carreño Moreno, presidente da Cotecmar e vice-almirante (r) Marcilio Carmo Pereira Castro, presidente e CEO da Emgepron. Da mesma forma, se contou com a participação de vice-almirante Roberto Sachica Mejía, chefe de Planejamento Naval da Marinha da Colômbia e o Almirante Sérgio Ricardo Segovia, Chefe Adjunto de Logística e Mobilização da Marinha do Brasil.
Foi estabelecido que o projeto inicial fosse apresentado pela Cotecmar dado a sua experiência na Colômbia na fabricação das Patrulheiros de Apoio Fluvial Pesadas (PAF), que integram a Armada da Colômbia e está atualmente desdobrando nos principais afluentes fluviais do país, este desenvolvimento completamente realizado na Colômbia e cuja versão mais recente corresponde às PAF de quarta geração. Contam com um heliporto para um helicóptero médio e as suas estações de armas são controladas para o desenvolvimento nacional chamada “Arpón”, que protege o artilheiro do fogo inimigo (Carlos Vanegas – correspondente Edefa na Colômbia)
FONTE: Defensa.com
Na verdade as LPR são lanchas e não navios, como diz a fonte da notícia.
São lanchas modernas e bem artilhadas. Tem grande mobilidade e velocidade.
Tomara que tenha um armamento respeitável.
Os projetistas não deveriam esquecer dos novos morteiros automáticos.http://www.youtube.com/watch?v=3LfWKfCaIiM
a Emgepron mal consegue projetar barco escola….
Do que adianta projetar se não vamos comprar ?!?!?!
Lancha patrulha fluvial pesada classe Zúñiga ??? Que destrói a coluna inimiga ??? Brincadeiras a parte, é uma das várias iniciativas de integração militar dentro da América do Sul que faz parte da política do MdD do B (Ministério da Defesa do Brasil) que também incluem o Unasur I (treinador básico), repasse da modernização dos Tucanos para a Colômbia, o emprego do Guarani pelos argentinos e elaboração de uma versão 8 x 8 a pedido argentino do Guarani, participação Colombiana e oferecimento do do KC-390 as demais parceiros Unasul com preço diferenciado, oferecimento do IA2 para teste aos parceiros da… Read more »
Em algum lugar da internet, não salvei o link, esse navio era apontado pela nossa MB, como inadequado; pois o helicóptero no convoo; ficaria mto exposto.
Parece haver a interferência de outros interesses, nesta questão.
Maurição,
Mas salvo engano, navios de patrulha fluvial que têm convoo não adotam hangar devido às condições menos agressivas do ambiente fluvial.
Isso é relativo caro joseboscojr, os navios da classe Pedro Teixeira que operam em Manaus, tem um hangar para acomodar um helicoptero Esquilo.
Veja na foto do NA PARÁ junto a um classe P. TEIXEIRA com aeronave no hangar.
http://www.naviosbrasileiros.com.br/ngb/p/p130/P130-f12.JPG
Valeu Jacubão.
Minha impressão foi porque eu procurei navios de patrulha fluviais com helicópteros e não achei nenhum que tivesse hangar.
Que seja o início de uma integração entre os países sul-americanos onde podemos também adquirir aquele navio de assalto anfíbio do Peru para fazer dupla com o NDM Bahia ou até mais.