Grã-Bretanha convoca embaixador da Espanha por atividade ‘provocativa’ em Gibraltar

4

Gibraltar_aerial_view_looking_northwest

LONDRES – O governo da Grã-Bretanha disse nesta quinta-feira que convocou o embaixador espanhol devido ao que descreveu como atividade “provocativa” da Marinha da Espanha perto do disputado território britânico de Gibraltar.

A Grã-Bretanha, que administra o território rochoso localizado na entrada do mar Mediterrâneo, disse que um navio da Marinha espanhola tentou redirecionar duas embarcações comerciais que transitavam nos arredores do porto de Gibraltar na quarta-feira, alegando que estariam em águas espanholas.

Os britânicos contestaram a alegação, dizendo que as embarcações se encontravam em águas internacionais. “Isso representa uma tentativa cínica do governo espanhol de prejudicar a economia de Gibraltar, em uma contravenção da legislação internacional”, disse David Lidington, ministro britânico para assuntos europeus.

“Condeno essa atividade provocativa”, disse ele, alertando a Espanha para que não deixe que esse tipo de ação ocorra novamente.

O incidente é o mais recente de uma longa disputa diplomática entre a Grã-Bretanha e a Espanha sobre Gibraltar, que o governo espanhol cedeu aos britânicos há cerca de 300 anos, mas que agora as autoridades espanholas querem de volta.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Soldat

Apesar de está me convertendo aos Âmis(USA)=(Inglaterra e Israel).

A minha opinião é a seguinte já esta´na hora dos ingleses saírem do território Espanhol e pararem de ficarem ameaçando só por terem armas nucleares.

Go Home Ingleses.

Observador

O Reino Unido é um leão que está ficando velho. Logo, está perdendo as garras e os dentes. Hong Kong, foi devolvida em 1997 à China não apenas pelo vencimento do prazo de cessão de 99 anos; foi devolvida também porque os britânicos não teriam a menor chance de manter – e lutar – pela posse deste território. A invasão de Goa mostrou aos europeus que não vale a pena brigar para manter um território exíguo junto ao um vizinho forte militarmente. A presença britânica em Gibraltar custa caro. Vamos ver até quando o contribuinte britânico vai suportar a conta.… Read more »

Carlos Alberto Soares
Aureo Andrade de Lima

MISSÃO DE SALVAMENTO E RESGATE DA VIDA DOS ASTRONAUTAS DA NAVE ESPACIAL APOLO XIII NO ANO DE 1970 MEMORIAS DO ET AUREO ANDRADE DE LIMA O Destroyer da Classe Fletcher, “SANTA CATARINA D 32″ o mesmo que ADMIRAL NOBEL E IRWIN “USS IRWIN DD-794”. Gosto de relembrar que servir neste navio e exercia a Especialidade de Eletrônica abordo todavia, as vezes me emociono, meus olhos enchem de lagrimas, não consigo conter a emoção pois, ele é possuidor de muita Bravura, heroismo e Conquista, é o maior Navio de Glorias da Marinha Dos Estados Unidos, me sinto honrado por ter servido… Read more »