Nova edição da revista acadêmica Antíteses traz artigo de editor do Poder Naval

8

Capa Antiteses jan-jul2014 - Dossie Cultura MaritimaNovo número da revista editada pela Universidade Estadual de Londrina traz dossiê com 12 artigos sobre Cultura Marítima, um deles assinado por Fernando De Martini, do corpo editorial do site Poder Naval e da revista Forças de Defesa

 

As edições da revista acadêmica Antíteses, publicada semestralmente pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), incorporam regularmente dossiês temáticos, e a última edição traz o dossiê “Cultura Marítima”. Entre os doze artigos da área acadêmica que compõem o dossiê, um é de autoria de Fernando De Martini, também conhecido aqui como “Nunão”, que além de fazer parte do corpo editorial do Poder Naval e da revista Forças de Defesa finaliza, atualmente, seu mestrado em História pela Universidade de São Paulo.

A respeito do artigo de Fernando De Martini, “Toneladas de diplomacia num mar sem fronteiras: discussões sobre os poderes navais de Argentina, Brasil e Chile, no início do século XX”, escreveram os organizadores do dossiê, Francisco Eduardo Alves de Almeida (Escola de Guerra Naval) e José Miguel Arias Neto (UEL/UNICENTRO):

 “Trata-se da corrida armamentista que se estabeleceu na América do Sul, no contexto do desenvolvimento dos Impérios em final do século XIX e que resultou em uma disputa pela hegemonia militar, o que no período implicava em possuir o maior Exército e a maior Marinha. Não é ao acaso que os grandes empreendimentos capitalistas do período eram as indústrias química e metalúrgica. Mas Fernando De Martini aborda a corrida armamentista, no caso naval, dentro de uma perspectiva interessantíssima, que é a busca de articular as relações internacionais no grupo ABC – Argentina, Brasil e Chile no contexto do Pan-Americanismo e da influência dos EUA; o estado do desenvolvimento tecnológico que, rapidamente, impõe oscilações aos frágeis compromissos políticos e diplomáticos conquistados, e, finalmente, ao fato de que boa parte da intelectualidade latino americana discutia os programas de reaparelhamento naval dos três países a partir de uma perspectiva anti-americana.”

Para acessar o sumário da nova edição da revista Antíteses, com acesso a todos os artigos (além do editorial e apresentação) em PDF, clique aqui ou na própria imagem da capa, acima.

Se você é da área acadêmica, divulgue também a revista em sua faculdade / universidade.

Sobre a revista:

A revista Antíteses é um periódico semestral eletrônico on-line em Open Access, no sistema ahead of print e volume fechado, do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual de Londrina. Publica, após processo de avaliação entre pares, contribuições multidisciplinares inéditas a partir da perspectiva histórica, nos idiomas português, espanhol e inglês. É avaliada com conceito A2, um dos extratos considerados de excelência, pelo Qualis, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre Galante

Parabéns, Nunão!

MO

Isso eh uma loucuuuura, coisa de pinico de pardallllll !!!!!, ow fernandinho vc pensouem um nimitz no titulo é … kkkkkkkkkkkkkkkkk

Parabens !!!

GUPPY

Congratulations, Nunão!

Agora, como é que você consegue fazer tantas coisas diferentes ao mesmo tempo? Só a dedicação à Trilogia já é muita coisa, mais Mestrado, putz.

rafael oliveira

Parabéns Nunão!

Já salvei a revista para ser a leitura do fim de semana.

E que bom saber que algumas pessoas se salvam na FFLCH/USP rsrsrs.

daltonl

Bravo Zulu Nunão !

A esquadra de 1910…acho que seria algo como se nós tivessemos recebido um par de “Ticonderogas” com toda
a avançada tecnologia AEGIS, um par de CTs Spruance
e os 10 cts poderiam talvez ser comparaveis a10 fragatas Oliver H Perry e seria uma força formidável nos anos 80.

marciomacedo

Parabéns, Nunão. Elucidativa comparação que você fez no post anterior sobre a equivalência das marinhas do ABC no começo do século passado, com o exemplo dos Ticonderoga usado pelo Dalton.