Conheça a história e o futuro da Força de Submarinos da Marinha do Brasil

0

Nunca antes neste país publicaram uma série de matérias sobre o tema nesta profundidade!

Fordefesa 11  - 64-65

Fordefesa 11 - CAPA NOVAA Força de Submarinos da Marinha do Brasil completou 100 anos no dia 17 de julho de 2014. Atualmente, a Força conta com cinco submarinos convencionais modernos, quatro deles construídos no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) e aguarda a entrada de pelo menos outras cinco unidades nos próximos dez anos, uma delas de propulsão nuclear.

O submarino é hoje a arma que recebe mais investimentos na Marinha do Brasil por meio do Programa de Submarinos (Prosub), que inclui uma nova base e estaleiro (em Itaguaí – RJ) para fabricação dos cinco novos meios previstos para entrega ao longo dos próximos anos, os primeiros já em construção.

Fordefesa 11 - pags 76-77

 

Na nova ordem mundial, com o surgimento das ameaças assimétricas e as disputas crescentes sobre recursos energéticos, o submarino foi escolhido na Estratégia Nacional de Defesa como plataforma ideal para a defesa dos recursos naturais do Brasil, como as reservas do Pré-Sal, privilegiando a negação do uso do mar. Mas nem sempre foi assim. No início, em 1914, e até mesmo já bem depois da Segunda Guerra Mundial, os submarinos eram meios importantes, mas bem secundários em prioridade frente às unidades de superfície. O crescimento de sua importância, chegando aos programas de construção no Brasil, é contado nas nas páginas na edição número 11 da revista Forças de Defesa.

Na sequência de matérias da revista, mergulhe conosco no submarino Tapajó e leia as entrevistas com dois comandantes de submarinos brasileiros.

Fordefesa 11 - pags 78-79

Fordefesa 11 - pags 82-83

Fordefesa 11 - pags 84-85

Fordefesa 11 - pags 94-95

Fordefesa 11 - pags 104-105

Fordefesa 11  - 110-111

Para saber mais sobre o assunto, neste ano em que é comemorado o centenário da operação desse meio na Marinha do Brasil, adquira a sua revista Forças de Defesa número 11, clicando aqui.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments