HMS Visby - foto Forças Armadas da Suécia

A Rússia foi acusada de ter enviado o submarino ao local, mas negou. Porém, segundo jornal sueco, a Holanda também nega que seja um submarino de sua marinha

O misterioso submarino detectado frente ao litoral de Estocolmo, que o exército sueco está procurando no Mar Báltico, é holandês, afirmou nesta segunda-feira uma fonte do ministério russo da Defesa, citada pela agência Interfax.

“Recomendamos (às autoridades suecas) que peçam informações ao comando das forças navais da Holanda”, declarou a fonte ante as insinuações da imprensa sueca de que se trata de um submarino russo.

“É um submarino de propulsão diesel-elétrica holandês Bruinvis que, na semana passada, realizava exercícios, incluindo voltas de emergência à superfície, bem perto de Estocolmo”, afirmou a fonte.

A embarcação atracou na sexta-feira no porto de Tallin, capital da Estônia, e provavelmente retomará sua rota hoje (segunda-feira)” ante de voltar à Holanda, afirmou ainda.

O exército (sic) sueco iniciou no sábado uma operação militar de envergadura com mais de 200 homens, barcos furtivos, draga-minas e helicópteros em uma zona do mar Báltico de cerca de 50 km, depois de informações que apontavam para uma “atividade submarina estrangeira” diante do litoral de Estocolmo e a publicação de uma foto de um “navio estrangeiro”.

A Rússia desmentiu no domingo as informações da imprensa sueca segundo as quais as forças armadas suecas estavam atrás de um submarino russo avariado frente a Estocolmo.

“Não há qualquer situação irregular e ainda menos acidentes que envolvam navios russos”, afirmou o ministério russo da Defesa em um comunicado.

Suposta imagem de intruso no arquipélago de Estocolmo - foto via Forças Armadas da Suécia

Porém, reportagem de hoje do jornal sueco Expressen informou que a Holanda nega que seja um submarino de sua marinha. A informação de que o submarino seria holandês, propagada pela agência de notícias Ria Novosti e a mídia russa, foi negada pela Marinha Holandesa. Meios da holanda que participaram de recente exercício na região teriam deixado a Suécia antes do registro de presença submarina no local.

Permanecem, então, as especulações que incluem a mídia da Polônia e da Ucrânia de que seria um submarino nuclear russo, embora nenhuma dessas alegações seja considerada de credibilidade ou confirmada. Submarinos nucleares russos em geral operam no Atlântico, e não no Báltico.

FONTES: Terra (em português) e Expressen (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em sueco)

FOTOS (corveta Visby em operações no último sábado e suposta imagem de intruso): Forças Armadas da Suécia

COLABOROU: Sandro

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
juarezmartinez

Oljha pessoal, se desta vez a” Voz da Mentira” estiver certa e os eurobâmbis estão batendo aspas entre eles, realmente tem que passar a régua, mandar para casa, e rezar para o Putin não querer dar uma de macho, porque em tudo sendo verdade, é o cego guinado o manco.

Grande abraço

Carlos Soares

Fosse Holandês, os Suecos seriam informados.

Os países mantem boas relações.

Israel está longe ….. foi o Lenin ?

daltonl

Para quem não sabe ou não lembra, em 1981 um submarino soviético encalhou próximo a uma importante base naval sueca. Os suecos reagiram imediatamente enviando barcos lança-torpedos e helicópteros e as baterias de costa entraram em alerta devido a aproximação de navios soviéticos que aproximavam-se para tentar liberar o submarino e foram “convencidos” a retirarem-se. No início o comandante do submarino não permitiu que oficiais suecos subissem a bordo, mas, recebeu instruções de Moscou para permitir e o que constatou-se foi que os instrumentos técnicos estavam em perfeita ordem e armas nucleares encontravam-se a bordo. No fim os soviéticos pagaram… Read more »

Soldat

E isso a Urso……..