Thales expande oferta de sonares para equipar pequenos combatentes de superfície e navios de patrulha

1

Thales BlueWatcher_copyright Thales

Na Euronaval 2014, a Thales está anunciando o lançamento de uma nova gama de sonares compactos para os combatentes de superfície e navios de patrulha deslocando
300 toneladas ou mais. Fácil de instalar e operar, os novos produtos incluem um sonar de casco montado, o Thales BlueWatcher, e um sonar rebocado (towed array) associado, o Captas-1.

Diante de um número crescente de conflitos de crise e territoriais, as nações estão expandindo suas frotas de navios de patrulha e corvetas para defender seus interesses soberanos em águas territoriais e Zonas Econômicas Exclusivas. Essa demanda está levando os navios menores a necessitarem detectar e deter ameaças submarinas.

Até agora, os únicos navios equipados com sonares tenderam a ser os navios de guerra de linha de frente como parte de um grupo naval ou navios de guerra anti-submarino. Hoje, a Thales desenvolveu uma nova gama de sonares que são mais compactos, modulares e prontos para desdobrar em missões antissubmarino de baixa intensidade, de alto valor agregado, com capacidade inicial com altos níveis de desempenho e confiabilidade com menor custo.

Captas-1  _copyright Thales

A nova gama de sonares inclui:

  • O Thales BlueWatcher, um sonar de casco compacto que é fácil de instalar (plug & play) e oferece excelente desempenho: este novo sonar é baseado na mesma tecnologia do sonar FLASH de imersão para helicópteros, que é reconhecido internacionalmente pelo seu desempenho e está em serviço com a Marinha dos EUA, a Marinha Real britânica e da Marinha Francesa.
  • O Captas-1, a mais recente adição à família Captas: esta única configuração em anel de cerâmica utiliza os mesmos blocos tecnológicos como o Captas-2 e Captas-4, que estão em serviço com vários países da OTAN e fizeram esta família de produtos do mundo inteiro a referência em sonares de profundidade variável e baixa frequência. Com um sistema de enrolamento elétrico, o compacto e leve Captas é fácil de se empregar a partir de um navio menor.

A Thales desenvolveu este conjunto de sonar de alta performance especificamente para pequenos combatentes de superfície e navios-patrulha, demonstrando a a capacidade da empresa para fornecer formas inovadoras e rentáveis ​​para forças navais de todo o mundo para melhor proteger a soberania e os interesses de suas nações e alcançar uma vantagem operacional sobre ameaças subaquáticas.

Com a oferta ampliada da Thales de suítes de sonar de alto valor agregado, todos os tipos de navios agora podem ser equipados com sistemas de sonar que são adaptados para as suas missões e oferecer um excelente desempenho em todas as condições meteorológicas e em todos os estados do mar.

DIVULGAÇÃO: Thales

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Oganza

Tai uma boa solução para a nossa futura Guarda Costeira. Uai, se “não vai dá” para ter navio grande, vamos ao menos equipar bem os pequenos.

Tai uma empresa que soube jogar com as mudanças no cenário global e não teve o menos pudor em se desfazer do que não servia e investir em parcerias naquilo que viria a servir.

Sds.