Falando em testes, há 25 anos o Su-33 enganchava pela primeira vez no Kuznetsov

4

Sukhoi Su-33

Su-33 - primeiras operações no Kuznetsov - foto 2 Sukhoi

Aproveitando as recentes imagens dos primeiros testes de jatos F-35C em navio-aeródromo da Marinha dos EUA (USN), vale lembrar que um marco histórico foi comemorado no último dia 1º de novembro: os 25 anos do primeiro pouso de um Sukhoi Su-33 no convoo do navio-aeródromo Almirante Kuznetsov (Адмирал Кузнецов), numa época em que, para ser exato,  o navio ainda se chamava Tblisi (Тбилиси) e o jato era denominado Su-27K. 

O pouso de 1º de novembro de 1989  foi realizado pelo piloto Viktor Pugachev, herói da União Soviética, após vários voos de aproximação a altitudes cada vez mais próximas do convoo, seguidos de toques e arremetidas, desde o mês de outubro.

Su-33 - primeiras operações no Kuznetsov - foto 3 Sukhoi

Os trabalhos na criação do Su-27K / Su-33 começaram em 1971 no birô de projetos Sukhoi, para operações com decolagem em corrida pelo convoo (com auxílio da rampa “ski jump” ao final) e pouso enganchado em cabos de parada. As mudanças na aeronave incluíam o gancho de parada e asas dobráveis para acomodação no hangar. Os protótipos do Su-27K foram completados entre 1986 e 1987, e em 1989 começou a montagem dos primeiros exemplares de produção. Em 1998, o Su-27K recebeu a nova denominação Su-33 por decreto presidencial.

Su-33 - primeiras operações no Kuznetsov - foto Sukhoi

FONTE / FOTOS: Sukhoi (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em russo)

NOTA DO EDITOR: reparar na fragata que acompanha as operações, na primeira foto.

VEJA TAMBÉM:

 

 

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
luizblower

A fragata é uma T22? Romena? Ou a RN gosta mesmo de ficar de olho? 🙂

daltonl

Em 1989 a Royal Navy não havia ainda se livrado de nenhuma de suas T-22s. Há muita coisa na internet sobre o estado do Kuznetsov e pelo menos desde o ano passado há referencias a ele até como uma espécie de navio “punitivo” para marinheiros indisciplinados pois as condições de vida a bordo não seriam nada agradáveis. Desde 2010 os próprios russos anunciaram que o navio precisa passar pela chamada modernização de meia vida mas apenas reformas “tapa-buracos” tem sido feitas o que poderá comprometer a utilização do mesmo. Os EUA fizeram algo semelhante nos anos 90 com o então… Read more »

Melky Le Faucheur

Falando em Rússia…

Off Topic:
A Novela Mistral Continua…

Ivan

Luiz Blower, É normal navios da Otan acompanharem os deslocamentos russos, assim como foi na época dos ‘soviéticos’. No Mar do Norte esta missão deve ficar com a Royal Navy, mas eventualmente com a Royal Norwegian Navy, Royal Netherlands Navy ou Royal Danish Navy… tudo ‘royal’! A terceira matéria indicada acima, HMS Liverpool escolta navio-aeródromo russo Admiral Kuznetsov , trata deste assunto. Uma parte do texto: “Nas fotos, o destróier britânico HMS Liverpool escolta o navio-aeródromo russo Admiral Kuznetsov e a fragata Admiral Chabanenko enquanto estes passavam por águas territoriais britânicas.” “O destróier Type 42 estava como atuando como “Fleet… Read more »