China entrega primeiro OPV classe P-18N à Marinha da Nigéria

1

CSIC_P18N_Nigeria_AAD_2014_2

De acordo com a imprensa chinesa, o primeiro de dois navios-patrulha offshore (OPV) da classe P-18N encomendados pela Marinha Nigeriana foi entregue ontem na China pela Shipbuilding & Offshore International Company (CSOC) do Estaleiro Wuchang em Wuhan. O CSOC faz parte da parte da Corporação Estatal de Construção Naval, China Shipbuilding Industry Corporation (CSIC). Esse OPV, batizado como NNS Centenary, é o primeiro navio-patrulha que China exportou para a África Ocidental.

Em abril de 2012, a Nigéria assinou um contrato com a China para construir dois OPVs P18N. Nos termos do contrato, o primeiro deveria ser construído em Wuhan com o início da construção em outubro de 2012, enquanto que a segunda unidade estava prevista para ser parcialmente construída na Nigéria

Na feira de defesa AAD 2014, que ocorreu em setembro deste ano na África do Sul, um representante do CSOC deu as seguintes especificações para o navio:
Os navios-patrulha offshore P18N têm um deslocamento de 1.700 toneladas, comprimento de 95m, boca de 12,2 m e calado de 3,5 m. A propulsão é de dois motores diesel MTU 20V 4000M. A velocidade máxima é de 21 nós. A autonomia do navio é de 20 dias no mar (alcance de 3.000 milhas náuticas a 14 nós) para uma tripulação de 70 marinheiros.

P18N

Os sistemas do navio incluem:

  • Radar de Rastreamento de TR47
  • Radar de Vigilância SR60
  • Radar de navegação (de origem chinesa)
  • Lançadores de despistadores PJ46
  • Duas antenas de comunicação sob radomes
  • Rádios UHF / VHF

A classe não está equipada com sonares.

O Sistema de Gerenciamento de Combate (CMS) foi desenvolvido pelo Instituto Wuhan Digital Engenharia.

Estes OPV são equipados com um canhão principal PJ26 de 76 milímetros e dois PJ14 de 30 milímetros. A classe pode acomodar helicóptero Z-9 graças ao seu convoo e pode também operar UAVs de asas rotativas.

Foi informado que a classe P18N foi projetada pelo China Ship Design and Research Center ou 701 Institute of the China Shipbuilding Industry Corporation (CSIC) na Wuhan University of Science and Technology.

As missões principais do P18N vão incluir a patrulha afastada e próxima do litoral, protegendo áreas EEZ, conduzindo missões de busca e salvamento, prevenção de poluição marinha e anti-pirataria.
A Nigéria, maior produtor de petróleo da África, tem visto um aumento da pirataria no Golfo da Guiné nos últimos anos.

FONTE: Navy Recognition

NOTA DO PODER NAVAL: a China continua a preencher os espaços na África e a venda de navios-patrulha à Nigéria certamente atrairá mais clientes para a exportação de outros navios de guerra. Enquanto isso, o Brasil…

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Não fosse pelo comprimento, que já sabemos ser curto p/ a parte de baixo do Atlântico, o design seria superior aos das “Tamanduás” corveta e opv.