Marinha do Brasil selecionou míssil antiaéreo Sea Ceptor para novas corvetas classe ‘Tamandaré’

40

Sea Ceptor - CAMM - imagem MBDA

Reino Unido e Nova Zelândia já haviam se decidido pelo Sea Ceptor para suas marinhas, e a do Brasil torna-se a terceira do mundo a escolhê-lo

Nota publicada pelo fabricante europeu de mísseis MBDA na sexta-feira, 28 de novembro, informou que a Marinha do Brasil selecionou o míssil Sea Ceptor para prover defesa aérea de área local para sua nova geração de corvetas classe “Tamandaré”. Após a Marinha Real Britânica (RN) e a Marinha Real da Nova Zelândia (RNZN), a Marinha do Brasil (MB) torna-se a terceira marinha a escolher o Sea Ceptor. Segundo a MBDA, há discussões em estágio avançado com outras importantes marinhas do mundo, o que deverá estabelecer o Sea Ceptor numa significativa comunidade de operadores.

Sea Ceptor - CAMM - imagem 2 MBDA

O míssil já tem um contrato de produção concedido pelo Ministério da Defesa do Reino Unido em setembro de 2013, e o Sea Ceptor deverá substituir o sistema Seawolf nas fragatas Tipo 23 da RN a partir de 2016. O sistema será, posteriormente, transferido a novos navios da RN, conforme os navios Tipo 23 sejam retirados do serviço e substituídos pelas futuras fragatas Tipo 26. A MBDA considera esse compromisso de longo prazo com a RN uma garantia sólida, para cada novo membro da comunidade de operadores da arma, de longevidade do novo sistema.

Sea Ceptor - CAMM - imagem 3 MBDA

O Sea Ceptor, segundo a MBDA, provê cobertura 360º de defesa aérea de área local em quaisquer condições meteorológicas, dia e noite, contra ameaças múltiplas simultâneas, como mísseis antinavio em voo baixo sobre as ondas (sea-skimming), helicópteros e jatos de combate velozes. Ainda segundo a empresa, quando confrontado por ataques de saturação de ameaças diversas, o Sea Ceptor oferece uma clara vantagem graças à sua cabeça de busca ativa de avançada tecnologia. O míssil também é capaz de engajar alvos de superfície.

sistema Sea Ceptor - CAMM-M - imagem MBDA

Sea Ceptor - lançamento de Type 23 - imagem MBDA

A MBDA também destaca que uma importante característica do Sea Ceptor é sua tecnologia de “lançamento suave” (soft launch), que torna desnecessário um sistema de gerenciamento de efluxo do lançador. Isso permite reduzir a massa como um todo, oferecendo maior flexibilidade ao cliente para escolher a posição de instalação da arma, o que é de especial interesse para navios de menor porte. Ao mesmo tempo, essa característica permite fácil instalação em navios existentes, como “retrofitagem”.

A arma segue o conceito de “um míssil para atender às necessidades das três forças”, a chamada família CAMM (Common Anti-air Modular Missile – míssil antiaéreo modular comum) sendo Sea Ceptor o nome dado ao modelo quando instalado lançadores de navios, ou seja, a designação CAMM-M. Para o emprego em lançadores terrestres, é chamado de CAMM-L, visando a substituição do sistema Rapier. Também se planeja o emprego ar-ar.

sistema Sea Ceptor - CAMM-M - imagem 3 MBDA sistema Sea Ceptor - CAMM-M - imagem 2 MBDA sistema Sea Ceptor - CAMM-M - imagem 4 MBDA

Sea Ceptor - lançamento de célula com quatro mísseis - imagem MBDA

FONTE / IMAGENS: MBDA (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
marciomacedo

Agora, só falta a plataforma, que teve seu desenvolvimento suspenso por contingenciamento orçamentário.

marciomacedo

Bem, segundo o comandante, L

Bem, segundo o comandante LM, o contrato foi suspenso por 60 dias. Com o arrocho orçamentário do ano que vem, com certeza terá.

mm

Alexandre Galante

Alvíssaras!

Os mísseis estão garantidos, agora só faltam os navios 🙂

Vassili

Alexandre Galante,

Que mania essa que brasileiro tem de querer ter tudo rsrsrsrsrsss…………. ou um ou outro kkkkkkkkkk……. acabaremos por não ter nada kkkkkkkkkk

Brincadeiras a parte, o míssil sea ceptor promete ser muito bom na função à ele destinada. Considero acertada a escolha………….

Mas ainda não nos foi informado o valor da brincadeira. quando isso ocorrer, muita gente aqui vai reclamar, com certeza matemática.

Abraços.

HMS TIRELESS

Senhores, a aquisição do PANTSIR passa longe de ser uma unanimidade dentro das forças armadas. É fato sabido, e confirmado por ótimas fontes, que o exército em momento algum solicitou o referido sistema. Assim, resta claro que trata-se de um agrado político à Putin. Por outro giro, a associação entre a AVIBRÁS e a MBDA mostra-se como muito mais promissora no objetivo de atender às disposições da END e os interesses nacionais. O CAMM, ainda em desenvolvimento e por isso mais atrativo, destina-se a substituir o SAM Rapier no British Army e o Seawolf na RN, além de ser uma… Read more »

mdanton

Não foi agrado ao Putin, foi um agrado à JBS carnes, além dos Russos estarem deficitários em 1 bilhão de dólares com o comércio exterior …Brasil.

mdanton

Acho estranho os Ingleses venderem este tipo de míssil para o Atlântico Sul (Malvinas)…. qual a REAL intenção? rsrsrs.

aldoghisolfi

É preocupante a situação quanto aos tristes contingencionamentos… não vejo nenhuma luz para as FFAA nesta próxima administração.

Para o Exército, quem sabe, mais caminhões… para a FAB, temos a perspectiva do novo treinador… para a MB, quem sabe, mais umas lanchas colombianas…

Dão feijão e querem arroto de peru…

Gilberto Rezende

Embora a princípio seja uma má notícia para o Pantsir russo pois já coloca o sistema CAMM na força naval.. A MB tem uma parceria prioritária com a MBDA em função da longa, tortuosa mas exitosa história do Exocet na marinha brasileira. Entretanto a versão terrestre do CAMM no momento destina-se a proteção de alvos estratégico, um sistema estacionário para bases e grandes instalações. O acordo com a Avibrás é justamente para a produção de um modelo tático móvel como o Pantsir. O tempo é o fator que joga a favor dos russos uma vez que se coloque a necessidade… Read more »

Gilberto Rezende

aldoghisolfi os contingenciamentos e as nomeações conservadoras da ekipe ekonômica são temporários e são necessários tanto pela situação externa desfavorável como para acalmar a histeria pós-parto frustrado do mercado brasileiro e seus agentes que torceram fervorosamente por uma mudança que não veio. Tudo para lhes dar uma falsa sensação que perderam mas levaram (igual ao primeiro governo Lula). Enquanto eles se distraem com esta vitória de Pirro o governo seguirá com as mudanças sociais e estruturais que deve e vai fazer. Ao logo do mandato até 2018, 20 novas plataformas (unidades de produção) entrarão em fase comercial e as coisas… Read more »

Mauricio R.

É somente a seleção de um míssil ainda em testes, mto longe ainda de estar em serviço operacional; aonde quer que seja.
Nada de mais.

Santana Denis

O brasileiro é mesmo um povo estranho, parece ficar com uma garrafa de pinga na mesa esperando a tragédia acontecer para afogar as magoas. Gluf! Gluf! Salve Aristóteles.

Luiz Monteiro

http://www.naval.com.br/blog/2014/10/29/euronaval-2014-caracteristicas-das-corvetas-tamandare-e-do-npaoc-br/

Prezados,

Durante a Euronaval, quando a MB decidiu pelo Sea Ceptor e iniciou as negociações com a MBDA, o Poder Naval divulgou com exclusividade a configuração das corvetas da Classe ” Tamandare “.

Luiz Monteiro

Prezados Marcio e Nunao,

A suspensão de 60 dias ocorrida no meio do ano foi para definições técnicas e não por falta de recursos.

Toda as fases do programa CV03 foram custeadas com recursos de custeio da própria MB.

Todavia, as próximas fases precisarão de recursos vindos do Governo.

Abraços

marciomacedo

Obrigado pelo esclarecimento, comandante.

Knight

Luiz Monteiro 29 de novembro de 2014 at 16:57 #

Prezado Luiz Monteiro,

Como já estamos no final do ano, já deve ter havido uma definição do Governo para os recursos do projeto para o ano que vem.
Sem querer abusar da sua prestatividade, assim que você tiver essa informação poderia colocar no blog?

Obrigado.

Groo

Cadê o Bosco?

joseboscojr

Tô aqui. rsssrssss Não há muito o que falar. Parece que os dois sistemas que competiam na Marinha era o ESSM e o Sea Ceptor. Devo dizer que torcia para o ESSM devido ao alcance, que é o dobro e que nos colocaria como membro do clube dos que utilizam mísseis de defesa de área, independente das futuras fragatas de 6000 t. Mas que seja bem vindo o Sea Ceptor. Quanto a versão terrestre, eu o considero bem vindo, mas se for demorar uma eternidade, que venha o Pantsir também. Vale salientar que o CAMM é altamente móvel e é… Read more »

Luiz Monteiro

Prezados,

Neste mês de novembro foram decididos o radar e os mísseis a serem utilizados nas futuras corvetas da classe ” Tamandare “. A Vard Niteroi, pela última apresentação feita à MB, está com o projeto de detalhamento praticamente concluído.

Abraços

Luiz Monteiro

Prezado Knight,

A previsão orçamentária para 2015 já prevê os recursos para iniciar a construção da “Tamandare “.

Da mesma forma, o PROSUPER poderá ser autorizado pela Presidência, e o contrato com o estaleiro vencedor sendo assinado no final de 2015. Os primeiros desembolsos ocorreriam em 2016.

Abraços

mdanton

Nunão!
bom dia! Penso ser uma arma estratégica em virtude de suas características de “mobilidade” e estabilidade. Lembra um exocet que afundou uma nave inglesa na guerra das malvinas? Então foi este o motivo. Apesar que a venda esta sendo feita ao BRASIL…e não aos hermanos.
Os ingleses devem estar mais seguros em relação à política externa Brasileira do que NÓS. ou….. os “famosos códigos”, os protegem.
Quando a conta chegar ao insustentável para estas sociedades “bolivarianas” vai sobrar para o Brasil.

aldoghisolfi

joseboscojr, boa tarde!

Dissestes que ‘claro que há vantagens pontuais de um e de outro sistema, e por isso podem muito bem ser sistemas complementares’, ao referires CAMM e PANTSIR?

Achas que vamos ter a complementaridade nas novas fragatas? Os dois sistemas embarcados?

joseboscojr

Aldo,
Apesar de existir uma versão naval do Pantsir, não penso que seja adquirida pela MB.
Quanto ao CAMM e ao Pantsir serem complementares, seria no caso dos dois sistemas serem adquiridos e operarem juntos aqui no Brasil.
Não sei se isso vai acontecer.

juarezmartinez

Luiz Monteiro 30 de novembro de 2014 at 9:47 # Prezado Knight, A previsão orçamentária para 2015 já prevê os recursos para iniciar a construção da “Tamandare “. Da mesma forma, o PROSUPER poderá ser autorizado pela Presidência, e o contrato com o estaleiro vencedor sendo assinado no final de 2015. Os primeiros desembolsos ocorreriam em 2016. Abraços Comandante,nestes dois anos aí, o senhor pode riscar do caderno, não existirão. O fato da “presidanta” ter aceitado a troika” neo liberal” na economia mostra que a coisa está como nós já sabíamos, ou seja, a beira do holocausto financeiro. O dólar… Read more »

Corsario137

Caríssimos,

Iluminem esta anta que aqui vos fala com o vosso saber…

1. Essas Tamandaré = Novas Barroso ou são outra classe de corveta?

2. Elas vem do mesmo projeto dos NaPa? Seriam um “NaPa” bombado?

3. Quem vai contrui-las será a Engeprom?

Obrigado pelo esclarecimento.

rafael oliveira

Caro Corsário:

1 – É a mesma corveta.

2 – Acho que dá para dizer que o NaPaOc vem do mesmo casco da Tamandaré, que seria uma evolução do da Barroso.

3 – A Engeprom apenas gerencia o projeto, não constrói. Aliás, quem foi contratado para fazer o projeto mesmo foi a Vard Niterói, da Fincantieri. Quem irá construir o futuro dirá.

Corsario137

Rafael e Nunão,

Obrigado pelos esclarecimentos. Porém ainda estou confuso.

Os NaPaOc não foram comprados dos ingleses? Como então eles derivam de um projeto nacional? Ou esses NaPaOc a que vocês se referem não são os que compramos da BAE?

rafael oliveira

Obrigado, Nunão, pelos esclarecimentos!

Corsário, a MB pretende construir outro NaPaOc que não é derivado da classe Amazonas, da BAe. Ou seja, se tudo der certo teremos dois NaPaOc praticamente do mesmo tamanho.

Dê uma olhada aqui:

http://www.naval.com.br/blog/2014/10/29/euronaval-2014-caracteristicas-das-corvetas-tamandare-e-do-npaoc-br/

Corsario137

Nunão,

Entendi tudo agora.

Obrigado.

juarezmartinez

CaroCorsario 137, eu sei que apergunta não foi para mim, e o Nunão,colocou a opinião dele e com a tua permissão vou colocar a minha sobre Napaco cx Emgepron x MB. Tchê, todo mundo que é empresário, eu sou um caso, por teimosia obviamente, sabe que no Brasil, hoje não temos competitividade nem para produzir palito de fósforo. Tu deves ter acompanahdo o desfecho do estaleiro AS aqui em Rio Grande e vai acontecer com outros Brasil afpra com esta história de querer produzer navios e plataformas na” marra”. Qual é o problema? O de sempre, carga tributária em cascata,… Read more »

Corsario137

Juarez,

Entendidíssimo.

Grande abraço.

Oganza

Juarez, vc disse tudo e mais um pouco. Só para ter uma ideia, por conta do meu trabalho tenho que acompanhar nossos projetos no Brasil com muito mais frequência e na empreitada do Porto de Rio Grande nós decidimos por conta própria e do nosso bolso trazer instrutores técnicos da Inglaterra e Alemanha para formar 3 turmas de 120 técnicos em 6 anos. Veja bem, estamos falando do RS onde se tem um IDH e Qi diferenciado se comparados ao meu Pará por exemplo. Foi uma dificuldade, coisas básicas como entender conceitos de proporção, pressão e conversões métricas rasteiras como… Read more »

Alex

Preferiria algo com um alcance maior. 25 km? Defesa de ponto, não é? Brasil! Sempre patinando lentamente. Existem especialista realmente nessas negociações? E como fica a visão estratégica? Acho que nem visão tática têm. Só operacional. Guerra se vence com estratégia e bons meios. Mas por aqui, só se pensam em treinamento. Na hora do pega para capá?…..