PN no Dia do Marinheiro - Aderex II-2014 - 1
Vista da popa das fragatas Liberal e Greenhalgh, atracadas a contrabordo

Para comemorar o Dia do Marinheiro no sábado (13 de Dezembro), o Poder Naval visitou os navios que compõem a Operação Aderex-II/2014, que atracaram no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Dois outros navios que participam da mesma operação atracaram no Porto de Vitória, no Espírito Santo. O navio-tanque Marajó (G27) também atracou em Santos, mas num ponto do cais mais distante e não foi aberto à visitação.

As fragatas Liberal (F43) e Greenhalgh (F46) foram abertas ao público, que compareceu mesmo com o tempo nublado e com a chuva ameaçando cair.

PN no Dia do Marinheiro - Aderex II-2014 - 2
Galante, Lopes e Nunão no convoo da Greenhalgh, sob o pavilhão nacional

Os editores do Poder Naval e revista Forças de Defesa, Alexandre Galante e Fernando De Martini, acompanhados do jornalista Roberto Lopes (autor do livro “As garras do cisne”), aproveitaram para fotografar os detalhes de sistemas dos navios para o arquivo do blog e da revista e conversar com alguns militares, sempre muito prestativos e cordiais.

Só foi permitida a visita em áreas externas dos navios, nem o passadiço ficou aberto, como acontecia antigamente. Os navios trouxeram apenas um helicóptero, um Esquilo, que estava a bordo da Liberal.

Na fragata Liberal foram expostos no convoo um míssil Sea Skua e um torpedo antissubmarino Mk.44 de manejo. Na Greenhalgh, um torpedo, uma bomba de profundidade e um míssil antiaéreo Seawolf, todos de manejo (foto logo abaixo).

PN no Dia do Marinheiro - Aderex II-2014 - 3
Exemplares de manejo do torpedo antissubmarino Mk.44 e bomba de profundidade, que podem ser aerotransportados pelo helicóptero embarcado. Em primeiro plano, um míssil antiaéreo Seawolf

Pudemos constatar que os navios estão bem cuidados, mas o peso da idade já se faz sentir em algumas áreas do casco, principalmente na Greenhalgh, que fará 40 anos de serviço ativo em 2016, somando-se o tempo em que serviu também à Royal Navy, como HMS Broadsword (F88).

Levando-se em conta que esses navios são a espinha dorsal da Esquadra Brasileira, causa preocupação o fato de o governo continuar protelando a decisão do Prosuper (Programa de Obtenção de Meios de Superfície), que visa adquirir 5 novas escoltas de 6.000 toneladas.

A fragata Liberal, da classe “Niterói”, também completará 40 anos de serviço na MB, em 2018. Embora tenha passado pelo programa de modernização Modfrag, de 1997 a 2001, seus sistemas já não representam o estado-da-arte. A Liberal, assim como outros navios de sua classe, capitaneou a Força Tarefa Marítima da ONU no Líbano.

PN no Dia do Marinheiro - Aderex II-2014 - 4
Interior do hangar da Greenhalgh
PN no Dia do Marinheiro - Aderex II-2014 - 5
O hangar da Greenhalgh com espaço para dois helicópteros do porte do Lynx
PN no Dia do Marinheiro - Aderex II-2014 - 6
Lançador triplo de torpedos leves antissubmarino de 324mm
PN no Dia do Marinheiro - Aderex II-2014 - 14
Lançadores de chaff de boreste da Greenhalgh
Canhão de 40mm/L70 da Greenhalgh
Canhão de 40mm/L70 de duplo emprego, da Greenhalgh. Esse canhão foi retirado de uma fragata classe Niterói durante o Programa Modfrag e instalado nas fragatas Type 22 para reforçar o armamento antiaéreo e de superfície
PN no Dia do Marinheiro - Aderex II-2014 - 7
Lançador de míssil antinavio MM38 na proa e lançador de mísseis antiaéreos Seawolf, em primeiro plano
PN no Dia do Marinheiro - Aderex II-2014 - 8
Popa da Greenhalgh mostrando os sinais da idade no casco
PN no Dia do Marinheiro - Aderex II-2014 - 9
Lançador óctuplo de mísseis antiaéreos Aspide da Liberal e, em segundo plano no alto do hangar da Greenhalgh, lançador sêxtuplo de mísseis antiaéreos Seawolf
PN no Dia do Marinheiro - Aderex II-2014 - 10
Contêineres de mísseis antinavio MM40 Exocet a meia nau da Liberal
PN no Dia do Marinheiro - Aderex II-2014 - 11
Lançador de foguetes antissubmarino Bofors BOROC de 375mm
PN no Dia do Marinheiro - Aderex II-2014 - 12
Canhão Vickers Mk.8 de 4,5 polegadas (114,3mm), na proa da Liberal
PN no Dia do Marinheiro - Aderex II-2014 - 16
Canhão antiaéreo Bofors Trinity Mk.3 de 40mm, a bordo da Liberal
PN no Dia do Marinheiro - Aderex II-2014 - 17
Antena do sistema de CME ET/SLQ-1A no alto do passadiço da Liberal
PN no Dia do Marinheiro - Aderex II-2014 - 13
A Liberal atracada no Porto de Santos, por bombordo
Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Muito boas fotos !!

Resta saber se os contêineres e células dos lançadores estavam cheias….

Sds.

daltonl

Não que faça muita diferença, mas, no texto está escrito:

“Greenhalgh, que fará 40 anos de serviço ativo em 2016, somando-se o tempo em que serviu também à Royal Navy, como HMS Broadsword (F88).

A Greenhalgh fará 40 anos em 2019, já que foi comissionada na Royal Navy em maio de 1979.

No mais belas fotos, só faltou o MO 🙂

MO

Oi Dalto, não quis ir,tava fotografando la no deck, o Bozoh, Fernandinho and Dinah apareceram la depois da visita – tava esperando aquele supramax que aparece navegando nas fotos de frente pro convoo da Greenhalgh e do schaff, o Cepheus

thomas_dw

interessante que nunca se ve uma foto sequer do interior do navio, nao a parte restrita, mas as acomodacoes cozinhas etc.

MO

um porta bunecão de 113.000 t. (deslocamneto de cerca de 130.000 t.

o Bozoh and Fernandinho fotografaram tbm =

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/12/mn-costa-favolosa-icpk-suspendendo-de.html

MO

Thomas, ja vi estas fotos em algum lugar, eu tenho algumas, mas para achar onde tá ta punk, pois namaioria das vezes nao fotografei/fotografos la dentro (nãosei pq, deve ter dado branco )

Jairo Boppre Sobrinho

Srs

Mesmo com 40 anos, os navios estão muito bem! – as nossas forças armadas fazem o que podem com o que recebem – em que pese divergências de opiniões(de foristas – com o aproveitamento dos recursos, ou em quais equipamentos deveriam ser aplicados), o fato é que as nossas FA fazem um bom trabalho – e na minha opinião(de quem não conhece), e tenho certeza de que na opinião de todos aqui – os homens das mesmas são heróis!

Abs a todos

GUPPY

Belas fotos. Parabéns pela vista aos navios e prestígio ao Dia do Marinheiro.

Endosso o Admiral Dalton, só faltou o MO.

thomas_dw

seria interessante ver como sao ao acomodacoes a bordo, conhece um pouco mais como vivem os marinheiros, a cozinha de bordo etc. teve a algum tempo uma reportagem otima na ALIDE sobre um navio patrulha que fez isto.

Mauricio R.

O Modfrag veio, o Modfrag, não que ele corresse sequer algum risco de ser desembarcado pelo programa é somente uma referência, se foi mas o “Boroc” segue firme e forte em seu tombadilho.
Nem VL Seawolf, nem R2D2, nem RAM, e menos ainda SeaRAM, ou alguma dessas RWS; a posição “B” nas fragatas classe “Niterói” é dele e ninguém tasca!!!

MO

Mauricio, falamos disto no sabado a tarde … que coisa !!!, bom sei la eh crime ambiental inanfiansável mexer nas phorass destas MK 10, o orgulho (nao sei do que) na MB …

MO

Ah .. photos da Greenhalgh suspendendo de Santos, 15/12/2014, vulgo ontem, capturadas pelo Henrique, =

http://portaldoportossz.blogspot.com.br/2014/12/f-greenhalgh-f-46.html?spref=fb

fotos bem bonitas!!!! – reparar no uniforma (o detalhe) doscara, parece que continuava a sabotex e outros exercícios ….

MO

em tempo =

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/12/manobras-entre-3-e-6122014.html

23 photos – 13 ships- Incluindo 3 porta bunecos …

MO

pra variar – “preço de banana, serviço de macaco ” …

Luiz Monteiro

Prezados,

Parabéns pela reportagem e pelas fotos.

Trazendo novidades para o site…

A MB resolveu refazer o projeto básico das corvetas da Classe “Tamandaré”. Este “reprojeto” ficará pronto por volta de junho ou julho de 2015.

Somente, então, se dará continuidade ao detalhamento do projeto da Corveta.

A produção da primeira unidade será iniciada em 2016.

Abraços

marciomacedo

Comandante, por favor, explique o que significa “refazer o projeto das corvetas Classe Tamandaré”? Será um casco maior, com boca mais larga? E com sistemas de armas diferentes do que vinha sendo especulado até o momento?

MO

ih ja vão mudar as Tamanduás ?

juarezmartinez

Caro Marcio! Pode seignificar três coisas básicas: 1 Fizeram alguma cag…e se deram conta e para reprojetar é cag.. das grandes. 2. Receberam a visita do Sr. Levy mãos de tesoura e viram que acabou a brincadeira e em 2015 nem para o papel higiênico que dirá contratar construção de navios. 3.Conforme a minha fonte me comentou, alguém ligado a Vana disse que vão acabar as gastanças mirabolantes da marinha e provavelmente o Prosuper e as 6000 tons foram para o brejo e vão refazer o projeto e pode aparecer aí um Corvetão de Três mil e poucas toneladas ou… Read more »

rafael oliveira

Espero que seja para melhorar o projeto, especialmente aumentando a boca do navio.

Então, está mais que seja o caso do item 3 do Juarez.

Se disso resultar uma corveta melhor (mais estável, com maior convôo, com menor tripulação, etc), dará para dizer que “há males que vem para o bem”.

marciomacedo

Se vamos reprojetar a tamandaré para ter boca e tonelagens maiores, é melhor embarcar num projeto totalmente novo ou aproveitar uma plataforma já testada do porte de uma Niterói. Em minha modesta, modestíssima opinião, a Barroso poderia dar como filhote apenas o navio patrulha oceânico e já estava de bom tamanho.

Carlos Alberto Soares

Ótimas fotos, boa matéria.

MO, Abraços