Amazul assina contrato com a Mectron para projeto do IPMS do submarino de propulsão nuclear

4

Concepção do submarino com propulsão nuclear Álvaro Alberto

Submarino com propulsão nuclear Álvaro Alberto

No mês de dezembro, a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul) assinou um contrato com a Mectron para o projeto do Sistema Integrado de Gerenciamento da Plataforma Integrated Platform Management System (IPMS), do submarino com propulsão nuclear que está sendo desenvolvido pela Marinha do Brasil, com assistência técnica do grupo francês DCNS. O IPMS é o sistema computacional com função de controlar e monitorar diversos equipamentos de submarinos.

O contrato contempla o apoio técnico nos serviços de engenharia para participação no desenvolvimento do IPMS. Com prazo de conclusão de dois anos, os trabalhos serão iniciados em fevereiro de 2015 e realizados por uma equipe de engenheiros da Mectron, juntamente com especialistas da Marinha do Brasil. Os serviços serão realizados no escritório técnico de projetos e submarino localizado no Centro Tecnológico da Marinha, em São Paulo (SP).

“Estamos orgulhosos por mais esta conquista e com a crescente participação da Mectron no Programa de Desenvolvimento de Submarinos, assegurando o domínio tecnológico nacional não só para a estrutura dos submarinos, mas também para os complexos sistemas neles embarcados”, diz Gustavo Ramos, diretor-superintendente da Mectron.

“O PROSUB da Marinha do Brasil, firmado no final de 2008 como parte do Acordo Estratégico Brasil-França, prevê a construção de quatro submarinos convencionais, um submarino de propulsão nuclear, um Estaleiro e uma Base Naval, em Itaguaí (RJ). O acordo prevê ainda que o submarino de propulsão nuclear seja totalmente projetado e construído no País”, disse o Vice-Almirante (RM1) Ney Zanella dos Santos, diretor-presidente da Amazul.

Sobre a Amazul

A Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. – Amazul foi constituída em 2013 com o objetivo de promover, desenvolver, transferir e manter tecnologias sensíveis às atividades do Programa Nuclear da Marinha (PNM), do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e do Programa Nuclear Brasileiro (PNB).

Sua missão primordial é apoiar o desenvolvimento do submarino de propulsão nuclear, tecnologia imprescindível para que o País exerça a soberania plena sobre as águas jurisdicionais brasileiras, a nossa Amazônia Azul.

Para cumprir seus objetivos, a Amazul pode estabelecer escritórios no Brasil e no exterior, fazer parcerias e participar minoritariamente de empresas privadas e empreendimentos.

Sobre a Mectron

Sediada em São José dos Campos, no estado de São Paulo, no maior polo da indústria aeroespacial do hemisfério sul, a Mectron possui mais de 20 anos de experiência e atua nos mercados de defesa e aeroespacial, desenvolvendo e fabricando produtos de alta tecnologia e altíssimo valor agregado, tanto para aplicações militares como civis.

DIVULGAÇÃO: CDN

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto

Como eu dizia em outro blog: isto, sim, é transferência de tecnologia!

Mauricio R.

Ah tá, A Mectron é uma empresa Odebrechet, eis a razão do contrato.

Carlos Alberto Soares

“Mauricio R.
18 de dezembro de 2014 at 0:40 #

Ah tá, A Mectron é uma empresa Odebrechet, eis a razão do contrato.”

É ! $$$$