Indústria naval: proximidade com a França traz consultoria francesa para o Rio

22

Bassin-deau-Centrale-Nantes-réduite-1024x683

Vinheta ExclusivoA aproximação da Marinha do Brasil com a indústria naval francesa, e as próprias carências dos estaleiros brasileiros determinaram que a HydrOcean, consultoria naval da cidade de Nantes especializada em hidrodinâmica e simulação numérica digital, anunciasse a abertura de uma filial no Rio de Janeiro.

A primeira equipe de engenheiros franceses deverá chegar ao Brasil na segunda quinzena de fevereiro.

A empresa foi criada em 2007 por uma equipe do Laboratório de Mecânica dos Fluidos da Escola Central de Nantes. Valendo-se de ferramentas digitais inovadoras, seus técnicos desenvolveram expertise na simulação dos fenômenos hidrodinâmicos em áreas marítimas, o que permite aperfeiçoar a construção dos cascos das embarcações, bem como influir no projeto visando a economia de energia por parte do navio.

O objetivo do trabalho prestado pela HydrOcean é permitir aos clientes economizar tempo na fase de concepção do barco, diminuir custos de investigação acerca da performance da embarcação e, sobretudo, reduzir os riscos do projeto.

20141205035554_ec2

Xangai e Cingapura – A HydrOcean já prestou serviços a diversos estaleiros fora do território francês.

Seus estudos de eficiência energética e economia de combustível para a construção e reforma de navios atenderam armadores e estaleiros na Grécia, Brasil, China, Cingapura e Coréia do Sul – tanto que, em seu atual programa de expansão, a companhia abrirá filiais também em Xangai e em Cingapura, além do Rio.

As simulações numéricas digitais desenvolvidas pela HydrOcean mostraram-se especialmente eficientes na redução do consumo de combustível (em até 10% no caso da reforma de um navio porta-contêineres) e nas emissões de gases nocivos.

Os conhecimentos aplicados pelo corpo técnico da HydrOcean derivam de um campo novo da ciência batizado de Dinâmica dos Fluidos Computacional. Por meio deles é possível examinar rapidamente um grande número de potenciais formas de casco.

Com o intuito de minimizar os riscos de um projeto, a HydrOcean simula o comportamento de um navio (ou de uma grande plataforma marítima de extração de petróleo) em situações de alto risco identificados pelo projetista naval, tais como impactos e manobras extremas.

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Filho

Off TOpic;

Outra Type 56 entra em servico na China…

China commissions Type 054A frigate into East Sea Fleet

http://www.janes.com/article/48139/china-commissions-type-054a-frigate-into-east-sea-fleet

João Filho

Leia-se: Type 54

Kojak

Sinceramente:

Não sei se é bom ou ruim.

France$e$ + GF + MB = $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Roberto Lopes

Kojak,
Pessoalmente, não tenho dúvidas de que a vinda HydrOcean é positiva para a indústria naval brasileira.
Até porque essa consultoria aceita treinar engenheiros e projetistas navais de outros países em Nantes.
Temos diversos núcleos de projetos navais privados e da Marinha, mas ainda nos falta a tecnologia de ponta do setor.

Kojak

“Roberto Lopes
21 de janeiro de 2015 at 18:14 #”

Caro Roberto Lopes,

que assim seja. Profissionalmente apoiado 1000%.

Profi$$ionalmente, fora …….. nosso Tesouro voltou aos tempos do Sarney.

Obrigado pela consideração e o comentário, o Senhor é especialista e confio no seu post.

Abç

Oganza

Para tudo… Olha sóóó… os caras tem uma piscina de ondinhas. Ironic mode [off] acho que os colegas tem o direito (e o dever) de saber que existe uma instituição conhecida como UFRJ que tem uma coisa chamada LabOceano. Pois bem, lá nós temos a mesma piscina de “ondinhas”, na verdade gostam de falar que é o tanque mais profundo do mundo para esses fins. E a coisa já está lá a mais de 10 anos. Não vou ficar recriando matéria velha aki, então segue: http://www.laboceano.coppe.ufrj.br/br/noticias/noticias.php –––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––– Agora o que devemos saber é como essa HydrOcean vai contribuir para toda… Read more »

Iväny Junior

Independente da proximidade, deveria ser trazida a melhor consultoria do mundo.

Existem uns 10 estaleiros/consultorias mais capacitados que a referida empresa. De cabeça, lembro 12 da Alemanha, EUA, Inglaterra, Coreia do Sul e Japão.

Mas aqui no brasil existe um francesismo que corrói cérebros, que impede o raciocínio lógico. O pior que é um dogma que atrapalha todo mundo que trabalha com humanística.

Afora isso, em OFF (mas nem tanto) olha o que os russos aprontaram em Cuba na reunião diplomática.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/01/150121_gch_navio_russo_cuba_eua_rb?ocid=socialflow_facebook

Oganza

Iväny, e dai? deixa o navio lá… essa imprensa não sabe de nada e não compreende nada mesmo… navio espião… kkkkk é um navio de inteligência de sinais e só isso. Grandes coisa… os EUA tem uma base inteira lá com uma estação de apoio a US Navy, uma estação aéronaval com 3 pistas, uma cadeia com 7 campos de detenção e mais de 3 mil militares Americanos… quer mais? Na área da base a US Navy ergueu 4 turbinas eólicas para geração de energia, sem falar que lá tb funcionam franquias da Subway, Pizza Hut, Taco Bell, Starbucks e… Read more »

rafael oliveira

Oganza, esses dias mesmo estávamos conversando sobre programas de longo prazo no Brasil… Imagine você sendo um engenheiro naval,que acabou de se doutorar na UFRJ, e vendo toda aquela propaganda do pré-sal, que seríamos a Arábia Saudita dos mares, que nossa Marinha seria a US Navy do hemisfério sul, etc. Aí você e seus colegas decidem fundar a HidrOceano Ltda. Depois de alguns meses de burocracia, ela sai do papel. Aí você vai e oferece seus serviços à Transpetro e te apresentam um tal de Youssef, que você tem que contratar como seu consultor para então ser contratado como consultor… Read more »

Pangloss

Oganza,

Seu comentário acerca das relações entre Cuba e Rússia (“Meu caro, nem Cuba quer saber da Rússia… isso é só “força do habito”. Todo mundo que é Dólar no bolso, inclusive os Russos.”) foi perfeito.

Eu só inverteria a “força do hábito”, ficando com “o hábito da força”).

Rafael Oliveira, parabéns pela espirituosidade de seu comentário. Mas tem gente que discorda, porque vê no Brasil um país de oportunidades incomparáveis.

Modo Dom Ináfio on: “Veja o meu cavo. Nem fei efcrever direito, e cheguei a Previdente da República. Em que outro lugar ifo feria pofível?”

rafael oliveira

Caro Pangloss, obrigado.

Para certas pessoas, realmente o país oferece oportunidades incomparáveis.

E outras pessoas, contrariando os prognósticos desfavoráveis, conseguem se virar e fazer algo de bom no país. Mas é difícil. Muito difícil.

Iväny Junior

Oganza

É uma atitude tanto quanto ostensiva colocar um navio de sensoreamento remoto no porto cubano exatamente enquanto acontecem as tratativas.

Essa ocupação de Guantánamo é mais antiga, e mesmo assim só foi ampliada nos termos atuais depois do término da guerra fria (embora hoje pareça estar se formando outra cortina de ferro).

Afora isso, o povo cubano merece uma abertura econômica para os EUA. Atletas de ponta e músicos são desconhecidos do mundo por estes embargos (os que não conseguem fugir). Ambos os países têm a ganhar.

Oganza

Iväny,

“tanto quanto ostensiva”… kkkk sério? Como eu disse: Os americanos não estão nem ai para esse navio.

“mesmo assim só foi ampliada nos termos atuais depois do término da guerra fria”… Sério? Já faz mais de 25 anos…

Perspectiva meu caro… Perspectiva… 🙂

Grande Abraço.

Oganza

rafael oliveira – 22 de janeiro de 2015 at 12:42 Realmente. Muito bom… 🙂 – Solução? Monte a sua HidroQualquerCoisa e esqueça, dê uma banana para o GF, Petrobras, MB e todo o resto que precisa de “Agrado”. Seu mercado é o mundo… temos que parar de ter “medo” de levantar âncora e ir para “mares desconhecidos”. A própria HidrOcean tem apenas 22% de seu faturamento em contratos dentro da França, estava pesquisando os caras agora. Como eu disse, é assim que o mundo funciona. Para vc ter uma idéia, nosso grupo tem na AL 17 patentes de processos e… Read more »

Kojak

Oganza,

Sem palavras ……………. reabristes minha mente e meus horizontes.

Obrigado.

Abç

Iväny Junior

Oganza Perspectiva só é construída analisando o passado e o presente. Pra ter chance de interferir ou provisionar o futuro. A presença do navio é ostensiva, os EUA não estão nem aí, ok, talvez sim, talvez não. Há mais de 25 anos “gitmo” vem sendo transformada em uma prisão/base de alta confidencialidade. A abertura poderia ser uma tentativa dos EUA manterem o território? Ou obterem ainda mais simpatia do povo cubano? É um amplo cenário pra pensar. Nesse meio está Cuba, sua viabilidade e seu povo. A taxação dos charutos cubanos vale essa abertura (rs)?. O potencial turístico e de… Read more »

Oganza

Iväny, passado e o presente? Vamos consertar algumas coisas, ok? GTMO não vem sendo transformada em um prisão/base de alta confidencialidade não, muito pelo contrario, a partir de 2002 ela foi na verdade Oficializada e se tornou de conhecimento público as suas instalações de detenção e interrogatório, que já eram utilizadas pela CIA desde 68, elas só foram ampliadas e muito. Essa “lambança” foi arquitetada por Donald Rumsfeld e sua política de Militarização da CIA. Antes disso nem os militares sabiam direito o que acontecia em algumas salas por lá. rsrsrsrs “tentativa dos EUA manterem o território?” – Fala sério…… Read more »

rafael oliveira

Oganza, entendo muito bem seu ponto – e ele é fabuloso – , mas ter um produto de classe mundial não é para qualquer um, muito menos no início dos negócios e muito menos sem ter muitos recursos bancando a empresa no início de suas atividades.

Creio que seja necessário um período de incubação – protegido, com acesso a recursos, etc. E creio que boa parte das empresas que pretendem inovar morram nessa fase, por falta de um “anjo”.

Mas é claro que quem tiver condições de navegar em mares desconhecidos terá, no mínimo, meu apoio moral.

Abraços!

Iväny Junior

Oganza De 1989 até 2002, foram 13 anos sem ninguém sequer pensar que aquilo existia. Então foi oficializada o espaço como prisão em 2002. Na época da coligação soviética, não dava pra fazer isso na ilha. Quanto ao território, ninguem vai tirar na prática de lá, mas, Cuba poderia tomar atitudes desagradáveis na ONU. Principalmente na região de gitmo, a população local tem verdadeiro asco á ocupação americana. “Apenas” por se tornar disponível, poderia não ser atraente. A posição geográfica e uma possível vitória “capitalismo x socialismo” funcionariam como propaganda para a economia de mercado. Principalmente, levantando o debate, eu… Read more »

Oganza

Iväni

Tá chegando lá…. rsrsrs

“China não venha querer ocupar o espaço soviético ali embaixo das barbas do tio Sam.”

vc começou a arranhar a coisa… bem de leve ainda…

Todo o movimento envolve um certo conisul tb…

…mas quando se sabe o objetivo as possibilidades se reduzem…

… Enxergue o objetivo e vc divagará menos.

Grande Abraço.

MO

em tempo =

encalhe de navio em SSZ – panamax 76.000 dwt – imagens da faina de desencalhe

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2015/01/mv-fu-may-elyn4-imagens-da-faina-de.html

rommelqe

A hidrodinâmica naval é simplesmente apaixonante. CFD e laboratorios físicos são inseparaveis ontem, hoje e sempre serão. O Brasil não só detem tecnologia hoje como a tem há muito mais tempo do que aparenta a publicidade oficial e privada. Mas isto é outra história, repleta de estórias também… Olha tenho vários conhecidos e amigos na COPPE – entre os quais o saudoso prof. Gentil, um dos maiores especialistas em corrosão no planeta em que piso – que não é a única entre as diversas instituições brasileiras que atuam nessa área naval/hidraulica/hidrodiâmica. O advento de empresas estrangeiras deveria ser apenas mais… Read more »