Navio-Patrulha Macaé

Navio-Patrulha Macaé

O Navio-Patrulha classe “Macaé”, construído no Brasil sob gerenciamento da EMGEPRON, é um navio versátil, apropriado para missões de vigilância e policiamento. Comprimento: 54,20 m Boca: 8,00 m Calado: 2,50 m Deslocamento carregado: 500 t Velocidade: 21 nós Raio de ação a 15 nós: 2.500 milhas Propulsão: 2 motores a diesel Tripulação: 40 Canhão de 40 mm L/70 Duas metralhadoras de 20 mm Casco em aço Superestrutura em alumínio.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
rafael oliveira

Bacana o vídeo! Quem quer vender, tem que fazer propaganda mesmo.

Sobre o canhão, foram comprados os novos Bofors 40mm MK4 para as Macaés?

eduardo.pereira1

Após ver o vídeo acabei por buscar ler e ver outras reportagens sobre esta classe de navio, acho bem moderna e e com armamento bem dozado para a função a que se presa e no post aqui do PN onde ha varias fotos do interior se percebe o estado da arte em equipamentos e eletronicos destes navios, parabens a MB e Engepron pelo belo projeto(advindo do projeto original frances) conforme reivindicaçoes da MB.

Sds Eduardo o observador.

eparro

Bem legal este NPa!

A “bichinha” é ligeira e esse canhão de tiro rápido parece muito bom mesmo.

Navio novo é outra estória!

Mas este aí é o Bofors 40mm Mk4?

rafael oliveira

Não, Eparro.

O Bofors 40mm MK4 é o que está no link abaixo: bem mais moderno e bonito.

É que ele foi testado em um navio da Classe Grajaú, ano passado, e havia negociações para a venda dele para a MB, inclusive com algum grau de nacionalização.

Mas não sei que fim deu essa história.

http://www.baesystems.com/campaigns/bae-systems-brasil/mar;baeSessionId=u1cWx3kmHGp8mkOVE7aZOsiPonYQgO2twLn_kfXCFzXoES84_IyZ!-577059306?_afrLoop=83438669781000&_afrWindowMode=0&_afrWindowId=null#!%40%40%3F_afrWindowId%3Dnull%26_afrLoop%3D83438669781000%26_afrWindowMode%3D0%26_adf.ctrl-state%3D3z8jgshse_4

Adam Foerster

Pena que não tem nenhuma cena do interior do navio. Especialmente da ponte de comando.

eparro

rafael oliveira 23 de janeiro de 2015 at 9:36 # Agradeço a atenção. Tive mesmo essa impressão, devido a “carenagem” do canhão, mas não tinha certeza. E tem outra coisa que fico em dúvida. Nas Macaé o reparo é Bofors de 40mm/L70 AOS simples já nas Amazonas, o reparo é um MSI 30mm DS-30B simples. Imagino que para cumprir o papel a que se destinam tanto um como outro devam ser adequados e suficientes, mas o deslocamento das Amazonas é mais de três vezes o das Macaé. Minha questão é os canhões não deveriam estar invertidos? Isto é, o de… Read more »

rafael oliveira

Eparro, os canhões de 40mm “combinam” mais com a Amazonas do que com as Macaés. Assim como o contrário vale para o de 30mm.

Mas a MB não encomendou a Amazonas – não escolhendo, portanto, o armamento. Comprou do jeito que estava.

E como trocar os canhões têm um preço, preferiu deixar do jeito que estava.

E até acho bastante sensata essa decisão, dado que não faz muita diferença mesmo. Melhor investir o dinheiro em outra coisa.

eparro

rafael oliveira 23 de janeiro de 2015 at 11:16 #

É, para quem vive com “a corda no pescoço”, em termos orçamentários, não há saída mesmo.

Uma pena!

Saudações.

Luiz Monteiro

http://www.naval.com.br/blog/2012/09/05/navio-patrulha-macae-e-transferido-para-o-setor-operativo-da-marinha-do-brasil/

Prezado Adam Foerster,

Segue acima o link com as fotos do interior, incluindo o passadiço que você citou em seu comentário.

Abraços

MO

em tempo =

NSS Felinto Perry (K 11) (+ NPaOc Amazonas P 120) em Santos)

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2015/01/nss-felinto-perryk-11-pwfr-demandando.html

Douglas Falcão

Sao bons meios para a atividade de guarda costeira que nossa marinha desempenha. Mas a velocidade é baixa. No crime, cada vez mais usam barcos de altíssima velocidade e com radares razoáveis. Como temos uma seria deficiência de apoio aéreo, creio que esses barcos deveriam ter capacidade de sprint sustentado acima de 34 nós. Os EUA com todo orçamento deles vem enfrentando problemas com lanchas sofisticadas de traficantes ultrarrápidas, que circulam abaixo dos radares. Recentemente a imprensa americana fez uma reportagem sobre isso. Aqui um navio mafiosos poderia lançar lanchas que facilmente chegariam incógnitas ao nosso litoral queijo suíço com… Read more »

rafael oliveira

Quando vi que o Luiz Monteiro havia respondido o tópico criei a expectativa de que ele respondesse sobre os novos canhões Bofors.

Pelo jeito, não há nada decidido oficial e publicamente.

MO, já estava para te cobrar as fotos do Amazonas, que sabia ter ele chegado a Santos. Linda imagem. Aliás, não lembro sua opinião sobre a “beleza” dele rsrs.

De brinde, fotos do Felinto Perry.

Muito obrigado.

Abraço!

Luiz Monteiro

Prezado Rafael,

Em 2010, a MB adquiriu em Singapura, 5 canhões de 40 mm de 70 calibres, para serem empregados nos NPa da classe “Macae”.

Os 5 primeiros navios desta classe utilizarão estes canhões. O sexto e o sétimo, que serão entregues no segundo semestre de 2016 e em julho de 2017, respectivamente, utilizarão um novo canhão de 40 mm, podendo ser o fabricado pela BAE.

Abraços

eparro

MO 23 de janeiro de 2015 at 23:42 #

E aí MO, sabes se haverá visitação?

_RJ_

eparro em 23 de janeiro de 2015 at 11:08
rafael oliveira em 23 de janeiro de 2015 at 11:16

Se vocês acharam grande na Macaé, o que dirá da Grajaú? É exagero de poder de fogo! (mas impõe respeito)

rafael oliveira

Prezado Luiz Monteiro, muito obrigado pela informação. Caro RJ, eu não achei o canhão grande para a Macaé. Para mim, tem o “tamanho/calibre” ideal para as três classes (Grajaú, Macaé e Amazonas). Só disse que “combinavam” mais com a Amazonas, acompanhando a lógica do amigo Eparro. Mas é claro que esteticamente o Bofors Mk4 ficaria melhor em todas elas, principalmente na Grajaú. Prezado Douglas, mas aí entra a questão do custo-benefício. Na esmagadora maioria das situações, a velocidade dos navios de patrulha dão conta do recado e optar por uma classe mais veloz sairia muito mais caro. E não sei… Read more »

eparro

_RJ_ 24 de janeiro de 2015 at 19:42 # rafael oliveira 25 de janeiro de 2015 at 9:24 # Meus caros, o bom da “conversa”, mesmo que escrita são as nuances das opiniões/interpretações. Hoje tive a oportunidada (dopo cinquant’anni) consegui visitar um navio da MB, o NPaOc Amazonas e conversando com um Capitão Tenente (infelizmente me foge o nome do oficial) ele me assegurou que o 30mm cumpre muito bem a missão para a qual se destina o NPaOc Amazonas. Quando mencionei a comunalidade ele também disse que esta seria uma situação ideal (todos 40mm). Já, sobre os Bofors 40mm… Read more »

rafael oliveira

Eparro, Nunca é tarde para uma experiência destas. Eu nunca tive. Só visitei navios-museus até hoje, pois tenho aversão a descer a serra com as estradas congestionadas rsrs. Há uma linha de comentaristas qualificados aqui do blog que afirma isso categoricamente: o 30mm dá conta da função, já que provavelmente apenas lidará com pescadores e, quando muito, piratas tupiniquins. O John Paulo Jones, oficial da MB comentou que, em algumas situações, um canhão maior seria mais eficiente – caso de barcos mais rápidos, em que um maior alcance é útil. Sobre a comunalidade, em casos de compra planejadas, vejo como… Read more »

eparro

rafael oliveira 26 de janeiro de 2015 at 11:27 # Quando o MO falou que poderia haver a visitação, não tive dúvidas, fui para Santos! Pensei, se não tiver visitação almoço lá, fico vendo uns naviozinhos entrando e/ou saindo do porto, passo na casa da titia tomo um café e subo. Que nada, teve visitação! Foi quase coisa de criança (pode, um vechio com quase 60 na cacunda). Além dos navios da MB, pude ver 2 “porta-bunecos” (de longe), um “cargueiro” com nome russo ou grego, na sequência da NSS Felinto Perry – K11, “um vermelhinho” da Hamburg Süd no… Read more »

MO

Er .. Graneleiro” grego Figalia Navigator, peguei ele saindo, e entrando em uma escala passada, o vermelinho era de só 333 m rsssss

ah legal ter servido pra alguma coisa a info entaum 🙂

rafael oliveira

Grande Eparro,

Saindo do ABC fica mais fácil mesmo.

De Sorocaba, já dá mais preguiça. Quem sabe numa próxima vez, de preferência no inverno, eu tome coragem de descer a serra.

Só faltou ver o MO por lá rsrs.

MO

tava no deck, fotografando, mas qqr dia “a gente combinamos and fazemos uma bagunça”

rafael oliveira

Opa, vamos sim!

Se dermos sorte, teremos vários porta bunecos e navios de guerra furtivos para fotografar rsrs.

MO

melhor, se dermos sorte vamos ver navios de briga dando tiros em porta bunecos … kkkkkkkkkkk

eparro

rafael oliveira 26 de janeiro de 2015 at 21:26 #

É, mesmo com Raposo e Rodoanel, é uma “puxada” mesmo.

MO 26 de janeiro de 2015 at 21:51 #

Meu, têm servido pacas! Agora vou ver se acerto aquele lance das escunas.

Pessoas, não vejo a hora!

Saudações.