Aspirantex 2015: navios da MB previstos para atracar em Santos neste domingo

14

NDD Ceará - visita a Santos em 2005 - foto Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

Navios deverão abrir à visitação pública na segunda-feira, 2 de fevereiro, segundo nota do Comando-em-Chefe da Esquadra

Neste domingo, 1º de fevereiro, está prevista a chegada dos seguintes navios da Marinha do Brasil (MB) a Santos, com entrada no porto programada para as 14 horas:

  • Navio de desembarque de carros de combate Almirante Saboia
  • Fragata Liberal
  • Fragata Rademaker
  • Corveta Barroso
  • Navio de desembarque doca Ceará
  • Navio tanque Marajó

Os navios fazem parte da Operação ASPIRANTEX-2015, iniciada em 15 de janeiro e com término em 4 de fevereiro, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e a Argentina.

Segundo nota divulgada pelo Comando-em-Chefe da Esquadra, durante a estadia no porto de Santos os navios ficarão abertos à visitação pública, gratuita, no dia 2 de fevereiro, no período das 14h às 18h. Os visitantes poderão assistir a vídeos sobre as atividades realizadas pela esquadra, informar-se sobre a importância da “Amazônia Azul”, além da oportunidade de conhecer melhor as atividades desenvolvidas pela MB e os meios da Esquadra brasileira.

Ainda segundo a nota, além de Santos a operação inclui visita dos navios e aeronaves da Esquadra aos portos de Montevidéu (Uruguai) e Mar Del Plata (Argentina). A nota também destaca que a ASPIRANTEX é realizada uma vez por ano pela MB com o propósito de aprimorar o nível de adestramento das tripulações dos meios envolvidos, além de contribuir para a orientação e formação de cerca de 200 Aspirantes da Escola Naval nas suas opções de Corpo (Armada, Fuzileiros Navais ou Intendentes) além da escolha da Habilitação (mecânica, eletrônica, sistemas e administração), bem como familiarizá-los com a vida no mar.

NDD Ceará - visita a Santos em 2005 - foto 2 Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

A Operação consiste em executar exercícios no mar contemplando Operações de Ataque, de Esclarecimento, de Apoio Logístico Móvel e Antissubmarino além de ações de superfície, de defesa aeroespacial, de guerra eletrônica, de guerra cibernética, de lançamento de armas e, quando oportuno, a condução de atividades de Patrulha Naval nas proximidades da Bacia Petrolífera de Santos.

A Operação ASPIRANTEX-2015 está sob o comando do contra-almirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, comandante da 1ª Divisão da Esquadra (ComDiv1), tendo como capitânia o NDCC Almirante Saboia, de onde são coordenados e conduzidos os exercícios.

FOTOS em caráter meramente ilustrativo, mostrando o NDD Ceará saindo do Porto de Santos em 2005.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

A Fragata União partiu para o Líbano, então ao pesquisar encontrei na composição de navios a Fragata Liberal.

daltonl

De fato Nunão…erros acontecem, mesmo a União tendo suspendido faz duas semanas rumo ao Líbano.

Na pesquisa que fiz há uma foto onde é possível ver o
F 43 da Liberal quando visitaram o Uruguai no início da
ASPIRANTEX 2015.

http://www.anp.com.uy/inicio/novedades/noticias/aspirantexdosmilquince

MO

Fyi at 31/2325 h – ETA mantendo 01/1400 h … (erroneamente mantendo ETA tbm da F União)

MO

A quem possa interessar – manobras confirmadas:”MENOS A UNIAO, so se for o espirito dela – erro de info

ALMIRANTE SABOIA E OUT 1 01/02 13:30 CAPIMAR SR
NDD CEARA E 33/34 01/02 14:00 CAPIMAR SR
CORVETA BARROSO E OUT 1 01/02 14:30 CAPIMAR SR
FRAGATA UNIÃO E OUT 1 01/02 15:00 CAPIMAR SR
FRAGATA RADEMAKER E OUT 1 01/02 15:00 CAPIMAR SR
NT MARAJO E 33/34 01/02 15:30

Kojak

Pena não morar em Santos, estou a quase 550 km, não dá. Gostaria de fazer a visita.

Talvez o MO possa nos brindar com fotos.

Abraços.

eparro

Kojak 2 de fevereiro de 2015 at 0:28 # MO 1 de fevereiro de 2015 at 10:46 # Um breve relato, meus caros, desta minha visita. O início foi atrasado em 20min devido a uns professores da USP que estavam lá de “teretete” com um tal Contra-Almirante, que não era o Sabóia. Passado o atraso e liberada a entrada a tchurma, que estava lá, foi toda na direção do G25 NCDD Almirante Saboia. Com um monte de fardados solícitos explicando o que era um “turco” e o que era um guindaste, o convôo para helicópteros pequenos, tipo Esquilo e o… Read more »

MO

Risos Eparro, vc quer dizer o Vully, um graneleiro pequeno suiço de 181 m de comprimento – 34.000 dwt (um Handy Size) com apenas 10,00 m de calado, todo carregado com açucar para Casablanca, Marrocos, mas 300 m rsss ai até ele ficou lisonjeado com o coment 😛 Tive la tbm, mas com a preguiça fui so na barrroso, queria fotografar os AvIn, mas eles tiha suspendido demanha e aproveitei para ir no lado de mar da Barroso para fotografar o Maersk Lanco (este sim de 300 m) e o Rachel, e fui embora (apesar da canseira esperando oMaersk Lanco… Read more »

eparro

MO 2 de fevereiro de 2015 at 21:05 #

Putz, uma pena!

Quem sabe, na próxima, combinamos uma “cervejinha” depois das fotos.

Meu, o “bicho” passou levantando poeira lá.

Bem, uma coisa cê já percebeu que de golpe de vista eu sou apuradíssimo!

GUPPY

Prezado MO,

Então o Vully é de bandeira suíça. Putz, eu nunca vi um navio de bandeira suíça. Ou nunca me chamou a atenção, se já vi, pelo fato de a Suíça não ter um porto.
Já vi navio de bandeira boliviana mesmo sendo a Bolíviaum país central, mas sabemos da história, até Armada eles têm no lago Titicaca.
Aproveitando, você fotografou o Marajó-G21 no dia de Nossa Senhora das Candeias, viu?

Abs

MO

sim Gupppy, porto de registro Basel. O Vully eu nao tinha, alias passou desapercebido, não sabia quem me alertou sem querer foi o eparro (sabia del, mas nao dei atenção, por isso não me toquei que era suissico) e pior fotografo para um amigo suissico os navios suissicos aqui .. :-(, mas tenho um monte de suissicos … a bandeira boliviana é de conveniencia, comumente utilizada em navios em sua ultima viagem para o desmanche ou pre desmanche, os armadores sao de tudo qto é lugar, menos bolivianos, mas os suiços são suiços mesmo o Marajó (G 27) o 21… Read more »

GUPPY

Thanks, MO.

Marajó (G 21) foi feio, hen? E olha que já viajei no Ary Parreiras (G 21) de Recife para o Rio. Foi minha primeira viajem. E o Marajó (G 27), como já falei aqui no PN, foi o navio de três irmãos meus.

Abs