Compre seu livro ‘Monitor Parnaíba – 75 anos’

8

Livro Monitor Parnaíba - 75 anos - Capas - WEB

A editora Aeronaval Comunicação, que produz a revista Forças de Defesa, está lançando a primeira edição do livro “Monitor Parnaíba – 75 anos”, feito a partir de encomenda do 6° Distrito Naval.

Escrito pelo historiador e integrante do corpo editorial de Forças de Defesa, Fernando De Martini, o livro “Monitor Parnaíba – 75 anos” tem capa dura, 80 páginas e 100 fotos e ilustrações, sendo que a grande maioria delas é inédita. O livro tem 28cm de largura e 21cm de altura (quando aberto, 56cm de largura, para exibir as imagens com riqueza de detalhes)

A narrativa mostra a evolução da construção naval militar brasileira desde a época da Guerra do Paraguai até a incorporação do Parnaíba, marco da retomada dessa atividade na década de 1930, além da operação do navio desde então até os dias atuais, contando também muito da história da própria Marinha em todo esse longo período.

Nas palavras do autor:

“A publicação deste livro tem significado especial para mim e para Alexandre Galante, que o diagramou, por ser o primeiro de muitos que pretendemos produzir sobre temas navais. Ele é resultado de um trabalho em campo para conhecer cada compartimento do navio e sua operação, embarcando no próprio monitor e em sua longa história, e de um trabalho de pesquisa em arquivos, tanto de documentos escritos quanto iconográficos.

Livro Monitor Parnaíba - pag 44 - 45 - Cópia

Mais do que narrar os 75 anos do monitor Parnaíba celebrados em 6 de novembro de 2012, ocasião que gerou a iniciativa do 6º Distrito Naval em encomendar o livro, nossa proposta foi subir ainda mais no rio da história: retrocedemos outros 75 anos no tempo para narrar a origem dos monitores, seja no primeiro combate entre navios encouraçados na Guerra Civil Americana em 1862, seja nos primeiros navios do tipo construídos poucos anos depois, no Brasil, para serviço na Guerra do Paraguai. Tudo isso passando pela evolução da Marinha e pelos altos e baixos da atividade de construção de navios de guerra no País, na qual o batimento de quilha do Parnaíba em 11 de junho de 1936 e sua incorporação, em 6 de novembro de 1937, são marcos iniciais de uma de suas fases de maior dinamismo até hoje. E prosseguimos rio abaixo nessa narrativa até chegar aos dias de hoje.

É significativo que nosso trabalho de escrever e diagramar o livro, realizado entre o final de 2012 e os primeiros meses de 2013, teve sua publicação enfim viabilizada perto de outra data importante para essa história: os 150 anos do início da Guerra do Paraguai (em novembro / dezembro de 1864), conflito que influenciou o desenvolvimento da Marinha do Brasil e, especialmente, de sua presença na Fronteira Oeste, como é o caso da Base Fluvial de Ladário que tivemos o prazer de conhecer e mostrar na obra.

Parnaíba lançamento

Contando com prefácio do comandante da Marinha, almirante de esquadra Julio Soares de Moura Neto – que comandou o navio na década de 1980 – e mensagens dos comandantes de Operações Navais e do 6ºDN à época da celebração dos 75 anos do navio, o livro também valoriza o primoroso trabalho de José da Silva, autor da ilustração do perfil do navio, que se destaca nas páginas centrais. Também não podemos esquecer de ressaltar a organização de Dinair Alves, também da Aeronaval Comunicação, para viabilizar a produção, sem falar na contribuição de militares e civis para a realização do nosso trabalho de pesquisa, para os quais agradecemos especialmente na própria obra, além do apoio do pessoal do 6º DN e da Flotilha de Mato Grosso ao trabalho em campo. Também contamos com o patrocínio de Emgepron, Casa do Marinheiro e Logsub para a impressão.

u17_operacoes-aereas

Para quem aprecia a história naval, acreditamos que o livro dos 75 anos do monitor Parnaíba proporcionará bons momentos de leitura e reflexão, navegando nessa narrativa a bordo do ‘caverna-mestra da Armada’, o ‘Jaú do Pantanal’.”

No Rio de Janeiro é possível compra o Livro “Monitor Parnaíba – 75 anos” diretamente na Banca do Osny na Rua São José, em frente ao nº 90 – Centro – RJ, Telefone (21) 2220-0553, já em São Paulo é possível adquirir o livro diretamente da Agência Look  na Av. São Luiz 258 Loja 27 – República, Telefone (11) 3256-0435.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MO

A foto da capa é sesacional !!!

Zampol

Chegou!

Acabei de recebê-lo, uma horinha atrás!

Foi uma epopeia porque passou por tantas mãos e viajou tanto. Mas chegou!

Agradeço publicamente o empenho pessoal de Dinar Alves em fazer a expedição em tempo.

Valeu a pena!

Que venham outros. Tantos quantos são os feitos, personagens e equipamentos que fizeram da História das nossas Forças Armadas uma parte consistente, indissociável e bela da História do Brasil.

Parabéns ao Nunão por esse livro é sucesso também nos próximos trabalhos.

fragatamendes

Já comprei o meu e estou ansioso para receber esta MARAVILHA.

MO

Vc vai pirar Mendes, muito bom mesmo padrão do gringo, distou do estilo requenguela das poucas publicações navais / martiima locais …excelente … veja o desenho do Zé … cois di loko !!!!

Fernando "Nunão" De Martini

Mendes, como o livro tem cerca de 100 fotos, sendo a maior parte delas material inédito, acredito que você vai gostar.

Aguarde também a novidade que trarei aqui a partir desta semana, e que também tem a ver com o assunto.

Abraço!

fragatamendes

Já estou ansioso para ver o que tu vai postar, tomara que sejam aquelas fotos que tu me falou que tirou em LADÁRIO e que ficou de postar. Um abração do MENDES.

fragatamendes

Tu tens razão MARCELÃO, o meu chegou hoje e me surpreendeu pois é fantástico, o NUNÃO está de parabéns. Agora é a vez do livro sobre o P16 PARAGUASSU.

MO

seesta moda pegar, oxala seja sobre um monte ..