AMRJ realiza docagem do NAe ‘São Paulo’ para vistoria no casco visando modernização

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Docagem do NAe São Paulo, em 2008

Docagem do NAe São Paulo, em 2008
Docagem do NAe São Paulo, em 2008 – Foto: Alexandre Galante

Roberto Lopes
Enviado Especial ao Rio

O porta-aviões “São Paulo” (A-12) foi docado novamente no dique “Almirante Régis”, do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), desta vez para que os técnicos dessa organização militar possam realizar uma inspeção detalhada em seu casco.

A vistoria vai determinar que tipo de recuperação o casco necessita. As conclusões desse trabalho vão integrar um relatório mais amplo, previsto para ficar pronto até julho, com a listagem de todos os itens do navio-aeródromo que requerem restauração e/ou modernização.

Segundo o Poder Naval pôde apurar, somente depois dessa espécie de auditoria na embarcação, que será acompanhada de um levantamento de custos para o equacionamento de cada um dos problemas, é que a Marinha vai determinar a extensão da modernização a que o “São Paulo” será submetido — e em que prazo.
De acordo com uma fonte ouvida com exclusividade por este blog, a modernização do navio terá início no segundo semestre de 2015.

Docagem do NAe São Paulo, em 2008
Docagem do NAe São Paulo, em 2008 – Foto: Alexandre Galante
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ernani

E há grana ?

Oganza

Galante, Enfim, não vou ficar aporrinhando sobre o assunto até pq toda a Trilogia sabe o meu posicionamento quanto ao NAe São Paulo e é um fato tb que é puro desperdício de energia, a minha, ir contra fatos e decisões mais do que consumadas/tomadas. Então, seria possível fazer um “Time Lapse” dessa reforma? Assim, a Trilogia, valendo-se de seu “acesso” privilegiado junto a Marinha e ao Arsenal, poderiam escolher um ponto, de preferência elevado, próximo a doca do Arsenal que desse para enquadrar todo o São Paulo e boa parte do “pátio”. Assim, uma vez por semana vc’s tirariam… Read more »

Oganza
Oganza

Galante,

uma pena que perdemos a docagem, oq por si só já é um evento.

Grande Abraço.

Oganza

Quanto ser sempre o mesmo ângulo, os agrimensores do próprio Arsenal podem dar uma excelente ajuda… Eles entendem tudo sobre isso rsrsrs 🙂

Grande Abraço.

thomas_dw

é triste escrever isto, mas o Sao Paulo é um pesadelo daqueles … quem sabe a MB desiste dele e compra um Mistral ou dois.

Victor Matheus

Parece que estou revendo um filme! 🙁
Eu me lembro de ter visto no YT um vídeo que mostra o A-12 sendo docado no Alt. Régis!
Att.

Luiz Monteiro

Prezados,

Esta docagem durará 90 dias.

Toda a estrutura do navio, os equipamentos e sistemas vêm passando por inspeção minuciosa. Encontrando-se algo que não esteja “conforme”, será reparado ou substituído.

Outrossim, vale ressaltar que, até a presente data, estão mantidos todos os principais pontos do PMM do NAe “São Paulo” devidamente publicados neste site:

http://www.naval.com.br/blog/2014/12/04/porta-avioes-sao-paulo-sera-modernizado-de-2015-a-2019-para-operar-ate-2039/

Prezado Victor Matheus,

Você realmente deve ter visto o vídeo no YT, pois esta é a quarta vez que o NAe “São Paulo” é docado no AMRJ.

Abraços

Victor Matheus

Vlw caro Luiz! Pra mim era a terceira vez.
Abraços!

Gutex

E alguém saberia informar quantos dias de mar o NAe São Paulo fez, entre seu comissionamento na MB e estas quatro docagens? Infelizmente a média: dias de mar/docagem deve ser ridícula, para não dizer cômica.

wenerassis

De volta para minha terra versão marinha do brasil. O bom filho a casa retorna, lar doce lar…

thomas_dw

A ultima vez que o SP tentou sair – houve uma pane e voltou, a única função que o SP cumpre plenamente é a orçamentaria.

Se a memoria nao me falha. o sistema de ar condicionado pifou e o interior do navio virou uma sauna, causando um enorme problema.

John Paul Jones

Caraca !!!

Chamem o Stephen Hawking para fechar este novo Buraco Negro Naval !!! ha ha ha.

E o pior, o dinheiro vai escoar para os nossos “corsários” franceses, ou seja, as influencias macabras da administração anterior persistem na MB ….

Que São Paulo nos ajude !!!

John Paul Jones

Mistral também Não pelo Amor de Deus !!!!

Precisamos de Fragatas !!!, Navios de Escolta !!!, abaixo os Anfibios !!!

Kojak

Oganza

https://www.youtube.com/watch?v=NHJeuhvhciE

Sugiro esse ritmo musical para sua ideia que é ótima, está com imagens também fica bem ilustrado.

Chibuk

Mauricio R.

E o rebocador se chama “Safo”…
Batam 3 vezes na madeira, não importa que a foto seja de 2008!!!

“…quem sabe a MB desiste dele e compra um Mistral ou dois.”

E a MB pularia assim facinho da frigideira p/ o fogo???
Melhor procurar conseguir a ponte 360°, p/ os NAPA “Macaé” e se é que isso vai realmente adiante, os OPV “Amazonas”.

Andre Luis

Então este Navio já está em manutenção há 10 anos e vai ficar em manutenção por mais 5 anos????
Mas o que é isso?? Mas o que é isso?????

Se é para não ter um Porta-Aviões, por que estamos gastando dinheiro com um porta-aviões????

Mania de grandeza do Brasil não tem limites.

Kojak

E o Chile, pés no chão …..

http://www.infodefensa.com/latam/2015/03/10/noticia-lockheed-martin-modernizara-p3ach-orion-chile.html

Nesse vetor fizemos um ótimo trabalho, mas gostaria de saber dos dentes e da manutenção, este assunto para o PA.

Luiz Monteiro

Prezados, Longe de querer criticar ou defender o uso de NAe pela MB, pois deixo isso para que vocês opinem, trago uma experiência vivida a algumas décadas atrás: A cerca de 25 anos atrás, conversando com oficiais da Armada Argentina, eles me diziam que eram totalmente favoráveis à desincorporacao do NAeL 25 de Maio. Acreditavam que, com a economia que fariam ao retirar este meio, conseguiriam concluir a construção dos 4 submarinos TR1700 restantes; construiriam as 2 corvetas Meko 140 que faltavam e ainda lançariam o progama de construção de 4 contratorpedeiros com capacidade AAW. pois bem, desincorporaram o NAeL,… Read more »

Luiz Monteiro

Corrigindo. “Há cerca…”

Kojak

CA Luiz Monteiro Saudações http://www.flightglobal.com/news/articles/brazilian-navy-restarts-kc-2-turbo-trader-contract-406169/ http://www.naval.com.br/blog/2015/01/07/como-sera-o-futuro-kc-2-da-mb/ Reza a lenda que o contrato está sendo cancelado, verdade ? Não há previsão de um ou dois vetores para alerta antecipado, teremos um Nae sem essa capacidade, mesmo com apoio da FAB seremos uma esquadra de costa sem os awacs navy, correto ? O Almte Julio na época da apresentação dos A 4M comentou em vídeo estar tão entusiasmado com os resultados que iria modernizar as demais células, este assunto está prosseguindo ? Quais serão os armamentos ? Ar-ar: Python IV e V, Derby, A-Darter? Ar-mar: Exocet AM-39, Harpoon, Gabriel? Casulos de guerra… Read more »

Kojak

CA Luiz Monteiro

Saudações

Vosso comentário 14 de março de 2015 at 20:47 #

Os Argentinos estão a mais tempo com políticos piores que os nossos no comando, nós estamos correndo para alcança-los.

Estamos perto.

Respeito os Militares Argentinos em geral assim como nossos Militares em especial( em que pese as exceções em ambos), mas gostaria de em vida vê-lo no Comando da MB.

Editores,

favor liberar meu post anterior, há dois link’s e é endereçado ao nobre CA Luiz Monteiro.

Obrigado.

NOTA DOS EDITORES: COMENTÁRIO COM LINKS LIBERADO.

Kojak

Obrigado Editores. Em que pese eu não ser fã da reativação do Nae vou colocar um paradoxo em minha opinião: Para esse Nae os A 4 M são os mais adequados. Coloca-los em padrão “M” os contratados, 12 com dois entregues, essa clinica deveria ter o comando total dos Israeli dentro da Embraer, realizando um verdadeiro Overhall. Sou favorável a modernização das demais células sob comando dos Israeli, na Embraer. Caso o Nae vá a “pique”, esses vetores devem ser utilizados em dois esquadrões, um na BANSPA e outro na BANT (integração com a FAB). Dotados das mais modernas e… Read more »

Wagner

Eu jogaria fora e usaria o dinheiro para comprar algumas Buyan-M.

Essa coisa não tem utilidade militar e ainda é um perigo para seus tripulantes, a qualquer momento rompe uma tubulação e aí vem tragédia… já aconteceu antes.

Não vejo utilidade alguma nesse casco que já está podre.

Não tem nem corveta nesse país para proteger o mar de pirataria e fica , bom, desnecessário falar mais.

Que os deuses protejam os tripulantes desse navio, que, são muito bravos e corajosos !!!

MO

A pirataria local é regional, não oceanica,são proximos de portos e fundeadouros, nao existe pirataria oceanica no Brasil, o que uma corveta faria em uma Baia ? ou em um fundeadouro ??? Acho que vc pensou errado

Fernando "Nunão" De Martini

“…nesse casco que já está podre.”

Wagner, pelo que posso supor da afirmativa acima, você acabou de voltar do dique Almirante Régis, onde constatou com seus próprios olhos que o casco está podre. Então peço que conte aqui pra gente sobre onde está mais podre, onde está menos podre etc.

Queremos detalhes, por favor.

MO

alias acho que uma coisa que penso justamente no NAe que naoesta ruim é justamente o casco ….

Tem problemas, tem, estão / irão resolver = não sei, mas nao creio que tenha problemas de casco naum

em tempo =

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2015/03/pcc-gral-manuel-belgrano-dfrh2.html

4 photos

Iväny Junior

Espero que não se torne um maracanã.

Kojak

“MO
16 de março de 2015 at 19:21 #”

MO saudações

algo aparessidú ?

http://www.infodefensa.com/latam/2015/03/16/noticia-astinave-entrega-armada-ecuador-lancha-guardacostas-baltra.html

MO

eu penso em ações anti pirataria embarcações deste tipo, o que fariaum Cv contra um lancha ? … se eh que me entende, pelo padrao nacional de pirataria (pirataria daqui … )

daltonl

“Essa coisa não tem utilidade militar e ainda é um perigo para seus tripulantes, a qualquer momento rompe uma tubulação e aí vem tragédia… já aconteceu antes.” Sim Wagner…já aconteceu antes inclusive em navios mais novos da US Navy, no mar ou mesmo em manutenção e vidas também foram ceifadas. O velho cruzador Barroso por exemplo, então com cerca de 30 anos, sofreu uma explosão no fim dos anos 60 que ceifou a vida de 11 tripulantes…ele foi reparado e retornou ao mar. Certas profissões apresentam maior risco à própria vida e uma delas é ser militar e/ou ser tripulante… Read more »

Rafael M. F.

Dalton, não esqueçamos da perda do encouraçado Aquidaban (112 mortos) e do cruzador Bahia (339 mortos). Ambos em explosões nunca esclarecidas.

daltonl

Rafa…

eu estava pensando em algo mais corriqueiro e com poucos homens mortos e/ou feridos.

Aquidaban e Bahia , penso eu, estão em outro patamar de tragédia.

abs

Mauricio R.

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

É pura tecnologia, arremessar aviões com imãs:

(http://defensetech.org/2015/03/19/navy-prepares-to-fire-an-electromagnetic-aircraft-catapult-on-new-carrier/)