Paquistão renovará frota de submarinos com projeto chinês ‘tipo exportação’

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2009-PLAN-ss-01

Na última terça-feira (31.03), chefes navais do Paquistão notificaram oficialmente o Comitê de Defesa da Assembléia Nacional local, de que o governo de Islamabad aprovou a compra de oito submarinos de ataque de projeto chinês.

Os militares paquistaneses selecionaram o modelo conhecido por S20, de 2.200/2.300 toneladas (submerso) e propulsão diesel-elétrica, acerca do qual existem poucas informações confirmadas.

Acredita-se que o S20 seja uma versão simplificada – de exportação – do navio Tipo 039A, um classe Song modernizado com alguns sistemas e sensores do modelo Yuan (Tipo 041) – o mais moderno submarino convencional de ataque da Marinha do Exército de Libertação Popular.

Considerado na China como um barco de desempenho comparável ao dos mais letais submarinos convencionais do Ocidente, o Yuan é um barco grande, que mede 75 m de comprimento e desloca 3.600 toneladas. Sua capacidade de destruição repousa sobre um carregamento de mísseis antinavio YJ-12, e um mix de torpedos Yu-4 (de busca passiva) e Yu-3 (de busca ativa).

Os representantes da Marinha paquistanesa não informaram se os seus novos submersíveis serão dotados de sistema Stirling, de propulsão independente do ar (AIP, na sigla em inglês), que os chineses costumam usar em seus navios. E nem a que profundidade essas embarcações poderão chegar – dado que as marinhas consideram, normalmente, altamente confidencial.

Mas a notícia da negociação com a China não é nova.

Preços – Ela era conhecida desde 2011, época em que, nos meios diplomáticos de Islamabad, circulou a notícia de que a Marinha desejava contratar seis – não oito – submarinos de propulsão diesel-elétrica.

Os entendimentos com a indústria naval chinesa tiveram início depois que a Marinha do Paquistão considerou inaceitáveis os valores pedidos (e várias vezes recalculados) por empresários da Alemanha para fabricar três submarinos convencionais de ataque (supostamente equipados com AIP).

Fontes da indústria de Material de Defesa da Europa Ocidental estimam que cada submarino S20 não sairá, aos paquistaneses, por menos de 500 milhões de dólares – valor que pode parecer alto para um barco chinês de pouco mais de 2.000 toneladas, mas é consideravelmente menor que o que vem sendo pago pela Marinha da Índia para renovar a sua própria flotilha de submarinos.

Scorpene - construction à Cherbourg
Scorpéne sendo construído em Cherbourg, França

 

Os indianos fecharam com o grupo DCNS, da França, a contratação de seis navios classe Scorpene, ao custo unitário de 763 milhões de dólares.

Presume-se que, na Marinha paquistanesa, a flotilha agora encomendada à China vá substituir completamente os barcos franceses classe Agosta: dois classe Hashmat (Tipo 70) comprados na década de 1970 e três Khalid (Tipo 90B) contratados nos anos de 1990.

Características – A primeira notícia sobre a existência do projeto S20 data de fevereiro de 2013.

Dados não confirmados oficialmente estimam que as características do navio sejam as seguintes:

  • Comprimento: 66 m;
  • Largura: 8 m;
  • Calado máximo: 8 m;
  • Deslocamento (submerso): 2.200 toneladas;
  • Velocidade máxima: 20 nós (aproximadamente);
  • Tripulação: 40
  • Armamento: 6 tubos de torpedos aptos a lançar torpedos pesados e mísseis antinavio.
  • Capacidade especial: disseminar minas e transportar equipes de forças especiais.
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aldoghisolfi

A notícia é a confirmação de um dos meus posts anteriores: os chineses estão fazendo excelentemente as suas lições de casa.

Vendendo, e muito, na sua de influência e interesse geopolítico.

Já estão por aqui com muito dinheiro entrando na país e muito rapidamente vamos ter propostas na área militar.

aldoghisolfi

“… na sua…” = “… na sua área de …”.

John Paul Jones

Pra quem já teve submarino francês igual ao Paquistão e Portugal qq coisa é melhor do que o Scorpene !!!, experiencia própria …., até mesmo se arriscar com submarino chinês !!!

No escuro eu diria que eles estão certos ….

daltonl

Mas…um submarino português de origem francesa igualmente “afundou” um NAe da US Navy, no caso, o
USS Dwight Eisenhower e outro sob bandeira paquistanesa afundou uma fragata indiana no que é considerado o primeiro ataque feito por um submarino desde a II GM !

Os Daphnes foram considerados submarinos de sucesso
por tudo o que já li sobre eles.

O fato do Paquistão não ter escolhido o Escorpene ,que foi escolhido pela arquirival India, não se deve ao fato do Escorpene ser ruim, há outras variáveis inclusive o fato da
histórica proximidade com a China.

MO

Os paquistânicos ja usam equipamento Chinelico, acho que não havera grandes problemas deadaptação

Em tempo =

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2015/04/imagens-do-wood-chip-carrier-panamenho.html

8 photos

John Paul Jones

O Paquistão sequer considerou a proposta francesa e pergunta para um submarinista português o que ele acha de um daphne francês ….

John Paul Jones

Em tempo, duas perguntas:

1) Qual o programa de construção de Scorpene que NÃO atrasou ??, Malaio, Chileno, Brasileiro, Indiano ??; e

2) Qual o programa de construção de submarino alemão que atrasou ??.

Resposta: Não vale o papanicolous grego porque foi calote dos helenicos e Não vale os 209 construídos no AMRJ ….

daltonl

JPJ… há artigos na internet onde portugueses elogiaram seus Daphnes quando estes estavam em serviço e permaneceram em serviço por muitos anos. Tenho livros antigos que igualmente classificaram o Daphne como um bom submarino, não há necessidade dele ter sido o melhor, não é o que estou inferindo. Os paquistaneses não quiseram o Escorpe porque o Daphne os decepcionou, ou, podem existir outros fatores como de ordem econômica por exemplo ? Os Escorpenes indianos atrasaram ? Culpa dos franceses ou dos próprios indianos ? Pelo que entendi os indianos tem sua parcela de culpa. Fará tanta diferença assim se o… Read more »

Groo

Submarino chineses usando o sistema Stirling. Pensava que só a Suécia usava este sistema.