Índia lança seu primeiro submarino ‘Scorpene’ construído localmente com assistência da DCNS

4

First Indian Scorpene - 1

MUMBAI, ÍNDIA: O Ministro da Defesa Manohar Parrikar lançou na segunda-feira o primeiro submarino Scorpene construído na Índia, no estaleiro no Mazagon Dockyard Ltd (MDL). O Scorpene, batizado de INS Kalvari, é parte do ambicioso Projeto 75 (P75I) do Programa de Submarinos da Marinha indiana, realizado com a colaboração francesa da DCNS, que incluirá seis desses navios que vão se juntar à frota nos próximos anos.

Parrikar, juntamente com o Chefe de Pessoal Naval Almirante RK Dhowan, ministro-chefe Devendra Fadnavis e outras autoridades participaram da cerimônia ‘puja’ para marcar o lançamento auspicioso do submarino que deverá ser incorporado em setembro de 2016. Atualmente, a Marinha Indiana tem 14 submarinos convencionais diesel-elétricos que incluem 10 classe “Kilo” russos e quatro classe U209/1500 da HDW alemã. Parikkar está na cidade para avaliar o progresso da Programa Projeto 75 realizado pelo Comando Naval Ocidental e também para obter um relatório sobre os destróieres Projeto 15B furtivos que estão sendo construídos no MDL.

scorpene-ssk

Acordo foi feito em 2005

Em 2005, a Índia escolheu o projeto Scorpene; comprou seis submarinos por US$ 3 bilhões (US$ 500 milhões por unidade). Estes submarinos estão sendo fabricados no âmbito de um acordo de transferência de tecnologia francesa para as docas estatais Mazagon em Mumbai e serão entregues entre 2016 e 2019. A construção começou em 23 de maio de 2009 e o projeto está sendo executado com quatro anos de atraso.

A Índia planeja incorporar o sistema de propulsão independente do ar (AIP) desenvolvido pela DRDO (Defence Research & Development Organisation) para os dois últimos submarinos que estão sendo construídos e também para equipar os demais submarinos P75I. O primeiro Scorpene será entregues em setembro de 2016, com os outros cinco submarinos seguintes em intervalos de 10-12 meses cada. O primeiro submarino INS Kalvari deve começar os testes de mar ainda em 2015. Foi relatado em novembro de 2014, que o sistema AIP desenvolvido pela DRDO para equipar os últimos dois submarinos Scorpene indianos estaria pronto para testes em fevereiro de 2015.

LAUNCHING OF SCORPENE SUB

Floating out of  project 75 (Scorpene) Submarine on pontoon

FOTOS: Divulgação

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

Esses desenhos são hilários.
Com certeza esse pequeno submarino não pode levar 18 torpedos, 18 Exocets e mais 30 minas.
Ele pode levar 18 de um ou de outro, mas nunca 36 mísseis e torpedos e mais 30 minas.
Em geral ele deve levar algo como 12 torpedos e no máximo 6 Exocets.
Em missões de minagem, provavelmente ele deve levar algo como 4 torpedos e 22 minas.

Iväny Junior

O “ornamento” dessa cerimônia doeu na vista. É o que aqui na minha terra chamamos de “apapagaiado”. Vixe.

Mauricio R.

A cor do casco é bastante estranha.

daltonl

O casco terá sua pintura terminada nos próximos meses e na verdade o termo “lançamento” tem sido confundido com o termo em inglês “undocking” ou seja, o submarino não foi lançado ainda e sim está sendo transportado para outro local para o término em cima de um “pontão flutuante” Quanto ao inventário de 14 submarinos convencionais na verdade o numero correto é 13, já que um deles naufragou em 2013 enquanto atracado. Quanto à quantidade de armas o Bosco já escreveu tudo, ou serão 18 torpedos ou 18 exocets ou 30 minas, mais provavelmente 4 ou 6 exocets e 14… Read more »