LAAD 2015: Cotecmar e Thales firmam convênio de cooperação naval na Colômbia

0

Assinatura MoU Thales Cotecmar na Laad 2015 - foto via CDN

Em nota à imprensa distribuída na quarta-feira, 15 de abril, a Thales informou ter assinado com a organização colombiana Cotecmar (Corporação de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento da Indústria Naval, Marítima e Fluvial) um convênio com o objetivo de incrementar a cooperação com a indústria militar colombiana e o desenvolvimento de várias oportunidades para o setor naval do país.

O convênio foi firmado pelo contra-almirante Jorge Enrique Carreño Moreno, presidente da Cotecmar, e Pascale Sourisse, vice-presidente sênior executiva de Desenvolvimento Internacional da Thales, durante a LAAD – Feira Internacional de Defesa e Segurança, realizada entre 14 de 17 de abril, no Rio de Janeiro.

“Este tipo de aproximação é uma ótima oportunidade para a industria naval colombiana. Com este acordo, buscamos somar intenções e cooperar no desenvolvimento de projetos que nos permitam encontrar novos cenários para que ciência, tecnologia em inovação continuem se integrando em planos presentes e futuros. Nossa missão, como corporação de ciência e tecnologia, é aplicar e transferir conhecimento na oferta de valor representada em produtos e serviços ao país”, explica Carreño.

“Colômbia é um país chave para a Thales. A Thales e a Cotecmar celebraram juntos o grande sucesso da modernização das fragatas da Colômbia, que se deveu ao trabalho em conjunto com a Armada Nacional – Departamento de Armas e Eletrônicos (DARET), uma sinergia espetacular. A Thales segue propondo uma relação de confiança com a Cotecmar para entregar soluções adaptadas às necessidades da Armada Nacional Colombiana, realizar joint-ventures e trabalhar em seus novos projetos na Colômbia e América Latina”, adicona Sourisse.

A Thales adquiriu e desenvolveu uma grande experiência no campo de Equipamentos e Sistemas Navais. Já a Cotecmar tem o propósito de liderar o desenvolvimento científico e tecnológico da Armada Nacional, atendendo às necessidades de apoio e desenvolvimento de sua frota, a promoção do crescimento sustentável do componente naval, marítimo e a indústria fluvial em toda América Latina.

Ambas as partes vislumbram, no exercício das suas atividades econômicas, diferentes oportunidades com a Marinha da Colômbia e outras Marinhas ou Marinhas de Guerra, incluindo, mas não de maneira limitada, os sistemas de combate, comando e controle, comunicações e sistemas de informação, sonares, radares etc. A Thales e a Cotecmar desejam investigar possíveis áreas de cooperação no escopo de um ou mais destes projetos.

Assinatura MoU Thales Cotecmar na Laad 2015 - foto 2 via CDN

Sobre a Cotecmar

A missão da Cotecmar como indústria nacional colombiana é oferecer condições favoráveis ao desenvolvimento para que seus aliados possam crescer de maneira conjunta, aplicando constantemente ciência, tecnologia e inovação com base no círculo virtuoso universidade, empresa e estado.

Desde o início, trabalha em sinergia com o Ministério de Defesa Nacional e a Marinha colombiana para posicionar produtos navais, marítimos e fluviais, conseguindo produtos e serviços que deem resposta às necessidades do mercado na região e sobretudo vinculando novas tecnologias e usos para diversos cenários sociais e de segurança

Sobre a Thales

Operando na América Latina há 50 anos, a Thales é líder mundial nos mercados de Defesa, Segurança, Aeroespacial, Espacial e de Transportes. Em 2014, a empresa gerou uma receita de 13 bilhões de euros, contando com 61.000 colaboradores em 56 países. Com seus 22.000 engenheiros e pesquisadores, a Thales tem a capacidade única para projetar, desenvolver e implementar equipamentos, sistemas e serviços que cumprem com os complexos requerimentos de segurança. A Thales tem um excepcional alcance internacional, trabalhando diretamente com clientes em todo o mundo.

DIVULGAÇÃO / FOTOS: CDN

NOTA DO EDITOR: os programas de modernização da Armada Nacional da República da Colômbia (ARC) são tema de reportagem publicada na última edição (número 13) da revista Forças de Defesa.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments