Newly-designed-2nd-generation-Damen-OPV-2

Depois de passar a metade inicial desta década centrando esforços na oferta de sua linha de lanchas de patrulha costeira, o grupo holandês Damen se lança, finalmente, ao disputado segmento dos Offshore Patrol Vessels (OPVs), para atender a demanda que julga existir pelas chamadas “plataformas multi-missão”.

A 20 de abril, durante a conferência anual “OPV & Corvetas Ásia-Pacífico” (OPVs & Corvettes Asia Pacific), em Cingapura, a Damen apresentou uma prévia do que vem a ser a sua recém-projetada família de navios-patrulha de aguas azuis, com tonelagens que variam de 1.400 toneladas – inferiores aos dos bem-sucedidos modelos alemães Fässmer e Lürssen – a 2.600 toneladas, deslocamento mais apropriado para uma corveta.

São quatro os modelos:

  • 75 metros – 1.400 toneladas
  • 85 metros – 1.800 toneladas
  • 95 metros – 2.400 toneladas
  • 103 metros – 2.600 toneladas

Offshore_Patrol_Vessel_1800_Sea_Axe

A grande atração dos novos modelos é o chamado Sea Axe Damen (imagens acima), um tipo de costado alto – ou “arco reto”, como a Damen gosta de chamar – que  corre por quase todo o comprimento da embarcação de forma a facilitar o rebatimento das ondas, especialmente em zonas de mar agitado.

De acordo com Piet van Rooij, gerente de design e concepção da companhia holandesa, devido a este desenho singular do casco, estes barcos demonstrarão uma estabilidade superior – e isso permitirá à tripulação concluir que sua embarcação é muito confortável, mesmo nos diferentes estados de mar tempestuoso.

Uma vez que o casco é projetado para reduzir a resistência à água, a nova OPV também é muito eficiente na economia de combustível, e capaz de responder facilmente a uma aceleração dos motores, atingindo velocidades de até 25/26 nós.

OPV 2.400 toneladas
OPV 2.400 toneladas

C2 Center Mas a novidade representada pela nova família de OPV Damen não reside apenas no costado rebatedor de ondas.

Chamam a atenção, também, (1) a área protegida sob o convés de voo, e (2) a área de acesso ao navio à ré, que, por meio de uma rampa, recebe uma lancha de casco rígido, tipo RHIB, de nove metros de comprimento.

O navio foi concebido para incorporar módulos de missão dedicados, por exemplo, ao combate à pirataria, às operações de combate às drogas, guerra anti-mineração (AMW) e busca e salvamento (SAR).

Ao contrário de outras OPV, o centro de comando e controle (C2 Center) – que nessas unidades Damen recebe o nome de ponte multimissão (Multi-Mission Bridge) – está localizado logo atrás do passadiço.

Os dois espaços podem ser separados por meio de uma parede deslizante. Erguida, a antepara permite aos operadores do C2 Center trabalhar com melhor visibilidade e percepção das informações exibidas pelas diferentes telas dos consoles de instrumentos – e isso lhes possibilita, claro, maior concentração e eficiência.

Outro importante diferencial das OPV Damen é o seu hangar multi-missão (Multi-Mission Hangar), capaz de acolher, ao mesmo tempo, um helicóptero do porte do NH-90, de 11 toneladas, e um UAV (veículo aéreo não tripulado) da classe do Boeing ScanEagle americano.

O hangar é tão espaçoso que as duas aeronaves podem ser movimentadas sem que seja necessário mover a outra.

Além disso, dentro do hangar há espaço para uma oficina com estoque de peças de reposição, que atenderá tanto o helicóptero quanto o UAV.

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Oganza

Esse Axe Bow não é tão novo assim não, e sua eficiência já é comprovada… seu advento vem lá do final da década de 80. Hj a Damen já tem todo uma linha de patrulheros costeiros com o casco nesse conceito navegando, todos inseridos na família Stan Patrol… …as Guardas Costeiras da Romênia, Jamaica, Bahamas, Equador, Nigéria, Guardia di Finança da Itália, etc, etc… sem falar nos Fast Crew Suppliers espalhados por todo o mundo… totalizando umas 100 embarcações e todos navegando com o Axe Bow Concept. O conceito já é aplicado até em Offshore Carriers como o “Nexus” da… Read more »

Oganza

Recomendo tb o da Van Oord, que talvez seja a mais capacitada empreiteira naval do mundo. E para os que gostam de marketing, eles tem a melhor revista online que eu já li… absurdamente bem feita, fluida e intuitiva.

http://www.vanoord.com/

Grande Abraço.

rafael oliveira

A gente vê esse navio e depois vê o projeto do NaPaOc-BR e dá vontade de não acompanhar mais as notícias da MB.

Mas é claro que os “gênios” da EMGEPRON consideram o NaPaOc-BR, uma gambiarra com cara de modernidade construída no casco limitado da Barroso, melhor que esse projeto do “estaleirozinho” Damen.

Bem que o Joaquim Levy poderia incluir no ajuste fiscal o encerramento das atividades da EMGEPRON.

Abraço!

Oganza

Para quem se interessar, segue o pdf do OPV da post:

https://www.google.com.br/search?q=Brochure_Damen_Offshore_Patrol_Vessels_04_2015&ie=utf-8&oe=utf-8&gws_rd=cr&ei=umNJVaKtF_SIsQTH8oCQAQ

é o link do Google, é um link direto para baixar o pdf da Damen… e lá no site dos caras tem um vídeo interessante sobre o conceito dos Módulos de missão.

Rafael,
“Bem que o Joaquim Levy poderia incluir no ajuste fiscal o encerramento das atividades da EMGEPRON.” – kkkkkk Muito bom. 🙂

Grande Abraço.

rafael oliveira

Eu fui bonzinho aquela hora sobre o know-how, então agora resolvi falar a verdade, rsrs.

Abraço!

Iväny Junior

Um conceito interessante, inovador e diferente das “corvetas de patrulha”, que são o padrão da TKMS, BAe, Navantia e dcns.

Encomendas holandesas e nórdicas irão chancelar a qualidade do projeto.

Saudações a todos.

Iväny Junior

Oganza

O material da Damen é realmente de qualidade. Influência clara da Bauhaus.

Saudações.

Oganza

Iväny,

ééé os caras mandam bem na parada, são mais de 80 anos e mais de 50 instalações ao redor do mundo… é muito know how. Sem falar que a carteira militar deles é menos de 25% de seu faturamento.

Grande Abraço.