North Korean leader Kim Jong Un (front) stands on the conning tower of a submarine during his inspection of the Korean People's Army (KPA) Naval Unit 167 in this undated photo released by North Korea's Korean Central News Agency (KCNA) in Pyongyang June 16, 2014. REUTERS/KCNA (NORTH KOREA - Tags: POLITICS MILITARY MARITIME) ATTENTION EDITORS - THIS PICTURE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. REUTERS IS UNABLE TO INDEPENDENTLY VERIFY THE AUTHENTICITY, CONTENT, LOCATION OR DATE OF THIS IMAGE. FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. THIS PICTURE IS DISTRIBUTED EXACTLY AS RECEIVED BY REUTERS, AS A SERVICE TO CLIENTS. NO THIRD PARTY SALES. NOT FOR USE BY REUTERS THIRD PARTY DISTRIBUTORS. SOUTH KOREA OUT. NO COMMERCIAL OR EDITORIAL SALES IN SOUTH KOREA

North Korean leader Kim Jong Un (front) stands on the conning tower of a submarine during his inspection of the Korean People's Army (KPA) Naval Unit 167 in this undated photo released by North Korea's Korean Central News Agency (KCNA) in Pyongyang June 16, 2014. REUTERS/KCNA (NORTH KOREA - Tags: POLITICS MILITARY MARITIME)  ATTENTION EDITORS - THIS PICTURE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. REUTERS IS UNABLE TO INDEPENDENTLY VERIFY THE AUTHENTICITY, CONTENT, LOCATION OR DATE OF THIS IMAGE. FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. THIS PICTURE IS DISTRIBUTED EXACTLY AS RECEIVED BY REUTERS, AS A SERVICE TO CLIENTS. NO THIRD PARTY SALES. NOT FOR USE BY REUTERS THIRD PARTY DISTRIBUTORS. SOUTH KOREA OUT. NO COMMERCIAL OR EDITORIAL SALES IN SOUTH KOREA

Analistas ocidentais receberam com desconfiança a notícia, divulgada no sábado (09.05) pela imprensa oficial de Pyongyang, de que a Marinha da Coreia do Norte disparou, com êxito, um míssil balístico de um de seus submarinos.

O anúncio chama o suposto míssil balístico de “arma estratégica de alcance mundial”, e diz que ele está apto a “destruir forças hostis que avancem sobre a soberania e a dignidade” do país.

Mas as fontes ocidentais argumentam: se não existem dúvidas quanto à capacidade dos norte-coreanos de lançar mísseis balísticos baseados em terra, a notícia do vetor com capacidade de navegar submerso deve ser encarada com ceticismo.

O engenho pode até existir, mas ele certamente não é comparável aos poderosos mísseis balísticos lançados por submarinos americanos, russos, franceses, britânicos e chineses.

Na melhor das hipóteses, a Coréia do Norte pode ter comprado planos de algum míssil de cruzeiro russo, ou de mísseis antinavio de longo alcance fabricados pela indústria militar chinesa.

missil_coreia_do_norte

 

Mesmo assim, um fato a ser observado é que, até agora, não se tem notícia de que a Marinha norte-coreana possua uma plataforma capaz de lançar mísseis de debaixo d’água.

As maiores unidades da frota submarina de Pyongyang são os 20 submarinos classe Romeo, de tecnologia (obsoleta) russa, construídos entre 1976 e 1995.

Em junho do ano passado, o “Supremo Líder” norte-coreano Kim Jong-un se deixou fotografar na vela (torre) de um dos arcaicos Romeo da sua Marinha.

Especialistas do Ocidente admitem que os norte-coreanos tenham modificado um desses submersíveis para disparar mísseis por meio dos tubos lança-torpedos.

A menos que o governo norte-coreano tenha arranjado recursos para financiar o desenvolvimento e a construção, em segredo, de um novo submarino de ataque, o que parece bastante improvável.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Iväny Junior

Ainda lembro do incidente bizarro em que um Mig-21 cubano estava sendo contrabandeado dentro de um container para a Coréia do Norte…

Talvez algum submarino cubano tenha conseguido passar na alfândega.

http://news.usni.org/2013/07/22/panama-finds-two-cuban-migs-on-north-korean-ship

Oganza

Não estou dizendo que o artefato não possa existir e nem que não foi disparado/testado. Mas sim que a foto toda me parece uma montagem. 1- olhem o que seria o reflexo da queima do propelente na água (mancha avermelhada no oceano): ela está completamente deslocada, deveria estar mais a direita, mais embaixo da queima real. 2- Pelo tamanho das ondas na perspectiva da foto, o artefato e o blaster deveriam ser “maiores”, com relação ao Líder Supremo (rsrsrs). Dado a essa perspectiva e provável distância, até o artefato me parece muito pequeno para entregar oq se alardeia que entregue.… Read more »

Oganza

A proporção nunca mente… rsrsrsrs

https://i.imgur.com/OYBInpa.jpg

Atentem para o tamanho do artefato com relação ao blaster e depois comparem o mesmo com o da foto de divulgação.

…o bolo sempre irá solar se não respeita-la.

Ps.: como eu disse, o Líder supremo nunca esteve na vela do Romeo durante o lançamento e provavelmente não esteve nem no lançamento. A luz do dia não coincidem… kkkkk

Grande Abraço.

Antonio M

E o grande picareta e seu assistente estaria apontando para o quê?!? Ou estariam dizendo “1, 2, 3 e já!!!!”

Oganza

Antônio,

acho que o 1,2,3 é o mais provável, mas pode ficar por conta da imaginação tb rsrsrsrsrs

Grande Abraço.

John Paul Jones

Caraca !!!

Só um idiota para fazer uma montagem destas ….

Quem ficaria aquela distancia do lançamento para se expor a um Buscapé gigante e Chines sendo lançado na primeira vez !!!

A foto deveria ter acrescentado um balãozinho com o grande mestre dizendo:

Ta vendo !!! Mifu ….

Fernando "Nunão" De Martini

Curioso também é que, pelo que já vi de outras fotos do líder supremo norte-coreano, ele aparentemente é destro:

https://media.boingboing.net/wp-content/uploads/2012/02/RTR2YAU5.jpg

https://i.dailymail.co.uk/i/pix/2013/04/06/article-2305067-191D42E7000005DC-213_306x444.jpg

http://reaganpluscats.com/wp-content/uploads/2014/10/Kim-Jong-Un.jpg

Por que diabos esticou o braço esquerdo para apontar na direção do míssil?

Dá a impressão de que até o braço esquerdo é montagem…

Iväny Junior

Não conseguiram importar um editor de imagem também, rsrsrs

Roberto Lopes

Oganza, A informação da minha reportagem sobre a presença do líder norte-coreano na vela de um sub classe Romeo está corretíssima. Só que ela se refere à foto de cima, onde o navio é visto pela proa. As fotos chegaram ao Ocidente por meio de uma reportagem do Telegraph, de junho de 2014, que pode ser lida em: http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/asia/northkorea/10902277/Kim-Jong-un-takes-a-submarine-ride.html No Google Imagens há não uma, mas diversas imagens do líder Kim Jong-un na vela do navio, acompanhando por dois ou três oficiais de sua Marinha. Quanto à sua observação sobre uma possível montagem da segunda foto, esta também foi a… Read more »

Oganza

Vlw Roberto,

vc está corretíssimo – “Em junho do ano passado, o “Supremo Líder” norte-coreano Kim Jong-un se deixou fotografar na vela (torre) de um dos arcaicos Romeo da sua Marinha.”

Minha interpretação é que foi completamente equivocada. 🙁

Ps.: Acho que me empolguei com a montagem. 😮

Obrigado pelo toque… Grande Abraço.

Reinaldo Deprera

Esquerdopatas/Antiamericanos, todos são uma comédia!

Save Ferris!

Pangloss

Nunão,

O líder (?) da Coréia da Morte usou o braço esquerdo para demonstrar de que lado do espectro ideológico ele está.

E, pelo jeito, encomendou a montagem da foto àqueles especialistas iranianos responsáveis (?) pelo vôo do caça stealth desenvolvido por Teerã.