Corveta Tamandaré - V35 - programa CV03 - ilustração Marinha do Brasil

 

Os 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo serão celebrados nesta quinta-feira, 11 de junho

No dia 8 de junho, a Marinha do Brasil divulgou em sua página no facebook uma imagem com a concepção artística da futura corveta Tamandaré (V 35) que deverá ser a líder de uma classe de mesmo nome (programa CV03), navegando próxima a uma plataforma de petróleo. Trata-se basicamente de imagem espelhada da concepção mostrada na LAAD 2015, em abril (clique aqui para acessar matéria a respeito).

A ilustração fez parte de um “teaser” (divulgação parcial de mensagem, para gerar interesse) em duas etapas, divulgadas nos dias 7 e 8, que depois formou um banner de divulgação sobre a Data Magna da Marinha  (11 de junho de 1865, Batalha Naval do Riachuelo).

Teaser 150 anos Riachuelo parte 1 - imagem Marinha do Brasil Teaser 150 anos Riachuelo parte 2 - imagem Marinha do Brasil

O banner que agora está destacado no site da MB, e cuja chamada é “Vitórias no passado, conquistas para o futuro”, dá acesso a um vídeo (mais abaixo) alusivo àquele combate da fase inicial da Guerra do Paraguai ou da Tríplice Aliança (1864-1870), batalha naval cujos 150 anos serão celebrados nesta quinta-feira, 11 de junho.

Banner Riachuelo 150 anos com Corveta Tamandaré - V35 - ilustração Marinha do Brasil

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Augusto

Já vi concepção artística da Tamandaré, já vi mock up do Gripen e já ouvi muitos planos para as décadas de 2030, 2040… só não vi meios para a guerra real, que costuma bater à porta sem avisar.

rafael oliveira

Parece-me que o convôo ficou mais curto, mas pode ser apenas impressão minha.

wwolf22

eu vi direita ou tem mesmo um esquilo pousado ali ?!?!
qual heli as Tamandaré operarão ??

rafael oliveira

Nunão, de fato, por esse ângulo é possível perceber que o convôo não é pequeno.

Wolf, é um Esquilo sim. Em tese. ela foi/será reprojetada para operar o Seahawk, de forma que também poderia operar o Lynx.

Mas não duvido que seu heli orgânico venha a ser o Esquilo mesmo.

MO

se nao for o jet ranger MBR ….

Em tempo: imaginem um deste na Marinha

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2015/06/csv-normand-clipper-2fku5-craane.html

13 photos – including General Arrangement plan

rafael oliveira

Nunão, interessantes os números calculados e as demais considerações. O Luiz Monteiro afirmou aqui no PN que um dos motivos para o reprojeto da CV03 seria para que ela pudesse operar aeronaves de 10 T, o que é o caso do Seahawk. Acredito que além do peso, devem ter sido levadas em consideração as dimensões desse helicóptero (19,75m de comprimento e 5,2m de altura) no projeto do convôo e do hangar, para os quais as medidas de 21m de comprimento seriam suficientes para caber o helicóptero. O que eu não sei é se essas medidas seriam suficientes para operar segura… Read more »

daltonl

Só como curiosidade para quem não sabe um “Seahawk ”
pode ter seu comprimento reduzindo dos 19,75m para
12,50 m já que seu terço posterior pode ser “dobrado” o
que facilita a hangaragem.

Como o Nunão notou, um hangar pode ser menor por dentro do que aparenta ser por fora por conta de certas “intrusões” como “plataformas”, “tubulações” ,”armários” ,etc

Iväny Junior

Vai sair mais caro que uma MEKO A100 ou uma K-130? Se for, parem por aí e comprem um dos modelos alemães. Simples.