Almirante Othon

alteothon (1)

POR MERVAL PEREIRA

vinheta-opiniao-navalA história do Vice-Almirante (Engenheiro Naval) Othon Luiz Pinheiro da Silva, presidente da Eletronuclear, preso na Operação Lava-Jato acusado de corrupção, é a história de um projeto grandioso de tentativa de domínio por parte da Marinha brasileira do ciclo nuclear que acabou se transformando em um projeto de poder político e econômico de um governo megalomaníaco, que mistura o público com o privado com a facilidade populista com que manipula os símbolos do país, seja a Petrobras ou o programa nuclear.

O vice-almirante Othon, muito justamente considerado “o pai do programa nuclear brasileiro”, acabou ganhando um poder político que o fez poder escolher o comandante da Marinha e os dirigentes do programa nuclear e, segundo as acusações do Ministério Público, ganhar muito dinheiro através de uma empresa de consultoria que funcionava ao mesmo tempo em que ele comandava a Eletronuclear, que coordena as centrais nucleares brasileiras.

No comando da empresa desde 2005, teve que se licenciar em abril deste ano devido a denúncias de irregularidades em contratos firmados na construção da usina de Angra 3. Agora a empresa de consultoria está sendo investigada por ter recebido “pagamentos vultusos” de outras companhias que compõem o consórcio que atua nas obras de Angra 3.

Mesmo os companheiros de farda que se recusam a acreditar que o almirante Othon tenha cometido crimes se sentem incomodados, não apenas com o conflito de interesses claro, como também com o fato de sua empresa se chamar Aratec Engenharia, uma clara alusão ao complexo de Aramar, onde o país desenvolve o altamente secreto projeto de centrífugas nucleares implementado pelo próprio Almirante.

Ele já havia tido problemas na administração de verbas públicas durante o governo Itamar Franco, quando o ministro da Marinha Ivan de Silveira Serpa considerou que tinha muita liberdade de gastos no projeto nuclear e exigiu uma prestação de contas, que acabou não sendo aprovada.

Não chegou a haver acusações contra o almirante Othon, mas a seus métodos de trabalho, que não mediam gastos para seus homens, e em 1994, aproveitando que completava seu tempo de serviço militar ativo, deixou o programa, sendo reconhecido por todos como o grande responsável pelo projeto das centrífugas nucleares que deram ao Brasil a capacidade de enriquecer o urânio.

O seu retorno deu-se em grande estilo, quando foi convidado pelo presidente Lula em 2005 para presidir a Eletronuclear. A partir daí, seu poder foi sempre crescente, e é atribuído a ele a ideia da criação do Prosub, uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) formada pela empresa francesa DCNS e a Odebrecht, com a Marinha brasileira tendo uma “golden share”. A escolha da empreiteira Odebrecht, foi dito na ocasião, obedeceu a um pedido formal da empresa francesa, o que provocou muita polêmica, pois não houve licitação. A Odebrecht acabou criando uma subsidiária, a Odebrecht Defesa, que abriga em seus quadros diversos almirantes e oficiais da Marinha da reserva e reformados. Uma “5ª estrela” no linguajar coloquial da Marinha, comparável a postos no exterior onde os oficiais podem guardar dinheiro para a aposentadoria.

O projeto faz parte de um convênio Brasil-França assinado em 2009, e se compõe de projeto e a construção do Submarino com Propulsão Nuclear (SN-BR), a construção de quatro submarinos convencionais; uma Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), e um complexo de Estaleiro e Base Naval (EBN) que se encontra em construção às margens da Baía de Sepetiba, no Município de Itaguaí.

O homem forte do programa nuclear brasileiro é também considerado o responsável pela nomeação do Comandante da Marinha Moura Neto, que ficou no comando durante sete anos, de 2007 a 2014, nos governos Lula e Dilma, e do almirante José Alberto Accioly Fragelli, que exerceu o cargo de coordenador do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear. Moura Neto teria sido escolhido por defender o programa de construção do submarino nuclear, ao contrário de outro também cogitado.

Tudo indica que tamanho poder político e acesso a verbas praticamente sem controle, com força até mesmo para conseguir reverter decisões do Tribunal de Contas da União (TCU), e tantas injunções empresariais, desvirtuaram o sonho do vice-almirante Othon. Nunca a frase famosa do escritor e pensador inglês do século XVIII Samuel Johnson “o patriotismo é o último refúgio dos canalhas” teve tanto sentido quanto hoje, quando se tenta melar a Operação Lava-Jato acusando seus membros, a começar pelo juiz Sérgio Moro, de estar prejudicando a Pátria quando investigam a roubalheira na Petrobras, ou o pai do programa nuclear brasileiro.

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ze Abelardo

O almirante goza da presunção de inocência, mas isso não evita os questionamentos sobre o uso de verba pública.

Usando e abusando dos argumentos de segurança nacional, bilhões são gastos de forma obscura e sem controle.

Em países democráticos, os gastos militares sofrem cuidadoso exame por parte do legislativo. Os representantes conhecem com profundidade os temas militares e os discutem com facilidade.

Isso em nada afeta a segurança nacional, pois tem a obrigação legal de guardar sigilo de documentos reservados.

XO

Realmente, o debate é necessário… pena que uma parcela dos que dele participariam (guess who…) é totalmente despreparada ou desinteressada… tenho receio do que viria como resultado… mas isso não deve ser motivo para deixar a discussão de lado… como muitos dizem, a mentalidade e postura é que devem evoluir…

Vigilante

Lembram-se da mensagem escrita no celular do Marcelo Odebrecht: “PROSUB: Italiano”?

Pois é, o MP está investigando o suposto pagamento de propina por parte da Odebrecht pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) ao tal “italiano”.

O “italiano” nada mais é do que o Sr. almirante José Alberto Accioly Fragelli, que exerceu o cargo de coordenador do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, citado na reportagem acima.

XO

Rapaz, perdoe-me, mas qual é o seu embasamento para tal acusação ???

Roy Focker

concordo plenamente com este 1º parágrafo: “A história do Vice-Almirante (Engenheiro Naval) Othon Luiz Pinheiro da Silva, presidente da Eletronuclear, preso na Operação Lava-Jato acusado de corrupção, é a história de um projeto grandioso de tentativa de domínio por parte da Marinha brasileira do ciclo nuclear que acabou se transformando em um projeto de poder político e econômico de um governo megalomaníaco, que mistura o público com o privado com a facilidade populista com que manipula os símbolos do país, seja a Petrobras ou o programa nuclear”. Não sei se o sujeito é inocente, ou culpado, isso ele terá que… Read more »

Moita

Além dos pagamentos a Aratec, há ainda a delação de Dalton Avancini, ex-presidente da Camargo Correa, que relatou ter havido uma compromisso de 1% dos contratos ganhos para ser distribuído entre políticos e dirigentes, sendo que havia uma promessa de repasse também ao vice almirante.

Os pagamentos feitos a Aratec coincidem com o esquema citado pelo Avancini e com o reinicio das obras em Angra 3, são de origem das empresas que ganharam licitações para as obras e foram efetuados por empresas de fachada, sem funcionários, algumas compartilhando o mesmo endereço e sem comprovação de serviços.

Guilherme A C de Araujo

Chega ser inacreditável como se esta antecipadamente condenando as pessoas sem o menor pudor. O todo poderoso juiz Moro manda prender, quando bastaria intimar para depor, mas não, tudo tem que ser feito para um espetáculo digno de um reality show para a TV. A imprensa repercute o coro dos que se fazem de promotor, juiz, júri e carrasco, condena a todos se fundamentando na palavra de pessoas já condenados, transformadas em delatores confiáveis. Não conheço o almirante Othon Pinheiro da Silva, como também não conheço tantos outros já “condenados” pela galera enfurecida, que parece ter tomado conta das ruas… Read more »

Walter

Veja bem

Prenderam um Almirante sem ao menos ouvi-lo

E tem militar que acha que está tudo bem ?

Leiam texto deste link sobre “a estranha historia do Almirante”

http://tijolaco.com.br/blog/?p=28545

Jorge Papa

“MPF apura denúncia que ligaria militar à compra irregular de submarinos Luxo e viagem dão indício de improbidade. Marinha não explica ADRIANA CRUZ E HILKA TELLES O comandante da Marinha do Brasil, almirante Júlio Soares de Moura: investigado por improbidade Foto: Divulgação RIo – Num inquérito civil público aberto há um ano e que estava guardado a sete chaves, o comandante da Marinha do Brasil, almirante Julio Soares de Moura Neto, é alvo de investigação da Procuradoria da República no Distrito Federal por improbidade administrativa. O Ministério Público Federal apura três denúncias feitas por um advogado, cujo nome está sendo… Read more »

Juarez

XO 30 de julho de 2015 at 16:33 # Rapaz, perdoe-me, mas qual é o seu embasamento para tal acusação ??? A inteligência XO, se quiseres pesquisar, sugiro uma olhada no site”oantagonista.com”, existia uma dúvida se erl ele o Guido Mantega, mas ficou claro que era ele que o Marcelo Odebrecht se referia. Tu como XO deve ter trabalhado junto com A 2, então observe a reação maciça dos MAV pagos na base da tubaína emortadela usando clichês “patrióticos” para livrar a cara dele. Digo ainda, dá um pulinho lá no CON e pergunta sobre o cidadão, eles vão te… Read more »

Leandro Moreira

Ola a todos, o ano era 1993 qdo li em uma revista especializada, uma das tres que sou leitor assiduo, sobre como o processo de obtencao do submarino nuclear Brasileiro vinha se arrastando a varios anos, essa foi a primeira vez que tive contato com este assunto, mas foi so na administracao deste governo que ai esta que pudemos ver acoes concretas para o desfecho e obtencao do SNB. Outros governos que passaram nada fizeram, este fez, pensemos nisto.

Jorge Papa

“06/09/09 – 07h46 – Atualizado em 06/09/09 – 08h48 Lula e Sarkozy assinam acordo para construir submarino nuclear brasileiro Parceria prevê transferência de tecnologia e deve ser concluída em 2021. Projeto de € 6,6 bilhões faz parte da Estratégia Nacional de Defesa. Robson Bonin Do G1, em Brasília Foto: Ricardo Stuckert/Presidência Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy se cumprimentam em encontro na França em julho deste ano (Foto: Ricardo Stuckert/Presidência) Parceiro estratégico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ambicioso projeto de reaparelhamento militar das Forças Armadas Brasileiras, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, chega ao país… Read more »

Delfim

Para os indignados com a prisão de um oficial general, o santo remédio : posse comitatum.

Os problemas civis serão exclusivamente civis, e os problemas militares, militares. A sociedade civil terá que se virar sem muleta ou “garantia” militar.

Nada mais de GLO, COIN, obras de engenharia ou força militar em favela. Em troca, a sociedade civil perde a desconfiança do poder militar, e abre os cofres para o reequipamento militar, visando exclusivamente agressores externos.

Leandro Moreira

Legal Jorge Papa, outro dia li sobre os avancos nesta area e fiquei mais otimista.

Eduardo SP

Leandro,
O desenvolvimento de tecnologia nuclear militar tem uma história longa no Brasil. Vem lá dos anos 60/70.

Se o governo do PT pode “tomar ações concretas para a obtenção do SNB” é porque o desenvolvimento do domínio da tecnologia de propulsão nuclear foi feito antes.

Não se chega ao fim sem antes passar pelo começo.

Leandro Moreira

Muito bom seu comentario Guilherme A C de Araujo, fico imaginando a quem interessaria barrar o progresso do sub nuc Brasileiro. Para alguns,remover este governo vale ate mesmo destruir o Brasil.

Felipe Silva

É muito interessante ver as mentes dominadas pelo automatismo, acusarem de cara os EUA, coisa incutida na cabeça do pessoal que sem pensar, crê piamente que o mesmo está conspirando contra o Brasil, coisa que está sendo feita justamente pelos próprios comunistas que estão no poder.

helio

Parte da sociedade brasileira é vítima da lavagem cerebral diária da globo, via pessoas como o Merval Pereira, que defende fortemente os interesses americanos no Brasil, contra uma visão progressista e independente para o país. Leio, consternado, discursos que parecem congelados dos anos 1960, em que o tema ainda é a guerra fria. Enxergam vermelhos (risos) em todos os lugares. Para eles, o atual governo, é um governo comunista (risadas). O que está em questão é o desenvolvimento social (inclusão) e econômico do Brasil. É o estabelecimento do estado de direito (nunca se viu tanto figurão ser condenado, sem intervenção… Read more »

Ademar do L. L. Vila Nova

Merval Pereira é o rato maior da Globo, lacaio dos EUA que faz de tudo pra destruir todos os projetos ligados à soberania nacional do Brasil!
Um lixo que não merece nenhuma confiança!

john paul jones

Prezado Vigilante, o seu comentario acima sobre o tal Italiano ser o Alte Fragelli é tão desvairado e absurdo que eu não posso deixar de comentar. Esta matéria acima do Merval é profunda e cheia de verdades, obviamente a fonte do Merval é alguem muito bem informado da própria MB que viveu este cenario na decada passada, no entanto a citação do Alte Fragelli é no minimo estranha e me parece “pessoal”. Conheço o Alte Fragelli desde a EN quando foi o meu COMCA, sempre mantive próximo contato com ele e posso garantir a qualquer comentarista deste site a sua… Read more »

Juarez

JPJ, respeitando a tua opinião, se o Alm Fragely constatou irregularidas deveria ter denunciado e não ter se conformado com a atitude déspota do Moura Neto.

Grande abraço

O Nauta

Gostaria de deixar registrado que conheço o Alm Fragelli a mais de 20 anos e posso atestar a sua idoneidade, informo, ainda que é uma das pessoas mais honestas que conheci em minha vida, portando comentários descabidos e sem nenhum fundo de verdade considero um absurdo.

john paul jones

Comparo este comentario ao Alte Fragelli com a conclusão da Comissão da Verdade que citou os Altes Karam e Maximiano como torturadores !!!

LIXO …..

O Nauta

Prezado Juarez, A MB é um instituição secular e está acima de todos nós, quantas vezes durante a sua vida, você se deparou com uma situação que não concordava e mesmo assim seguiu em frente. O fato do Alm Fragelli não concordar com uma determinada situação, ou determinação, não o obriga a expor uma instituição como a Marinha do Brasil, até porque não sabemos a real razão que o fez sair do PROSUB. Portanto, não vamos julgá-lo e muito menos condená-lo, sem conhecer as reais razões que o fizeram sair. Acredite em mim, eu o conheço e posso afiançar que… Read more »

Luiz Monteiro

Nossa!

Só agora li o comentário do Vigilante.

Duvido muito que isso seja verdade. De onde você tirou isso?

Me solidarizo ao Alm Fragelli.

XO

Juarez, sinceramente, ainda acho forte esse papo sobre o Almte Fragelli… ele foi meu Comandante na EN, sempre tive ótima impressão do profissional e pessoa. Respeito seu comentário, mas achei muito irresponsável o Vigilante jogar essa acusação, sem citar nada… não acho correto… estamos aqui para debater fatos e não suposições… abraço…

Walter

O Jornal

The New York Times “comemora” a prisão do Almirante

brasileiro

http://jornalggn.com.br/noticia/o-new-york-times-a-lava-jato-e-o-programa-nuclear-por-tereza-cruvinel

Alguém

Incrível como a velha máxima do “chapéu de um oficial cabe na cabeça do outro” está mais viva do que nunca! Se o juiz de direito mandou prender um oficial general, com certeza tem provas e material necessário para indiciá-lo. “(…) conheço o Alte Fulano e atesto sua idoneidade blá blá blá…”. Discurso vazio e protecionista de oficias da MB, quem sabem de várias irregularidades administrativas que podem também atingi-los. Conheci um Comte da saúde que foi pego furtando, veja bem: Foi pego em flagrante furtando caixas de medicamentos do LFM. Sua punição?! Ser desembarcado para outra OM da saúde,… Read more »

Andre

Ja começou errado pela fonte! “tinha muita liberdade de gastos no projeto nuclear”? Se fosse assim não seria necessário ter o prosub. Onde, nesse texto da globo, eles mencionam os projetos SNB, SNAC 1 e 2? São projetos cancelados justamente por falta de verba!
“Tudo indica” a falta de compromisso com o Brasil nessa matéria, “quando se tenta melar” a soberania do país.

XO

Alguém… porque “protecionismo” ??? Externar a opinião sobre a pessoa, dentro do que se sabe, está errado ??? Nào percebi ninguém de Marinha por aqui contestando a decisão do juiz, apenas sugerindo ser melhor esperar que as devidas apurações confirmem ou não a suspeita…

Sugerir que “quem sabem de várias irregularidades administrativas que podem também atingi-los” não é prudente, rapaz… aliás, sobre as ocorrências que escreveu… você fez o que ???

lynx

Em que pese a minha adimiração pelo Merval, nesse episódio sua fontes lhe passaram uma sequência errada dos fatos, que levaram a conclusões equivocadas. Quando da exposição de motivos do CM ao então MD, Nelson Jobim, em 2009, não se tinha uma noção real das obras de engenharia civil necessárias, pois nem sequer podia-se dimencionar qual seria o perímetro da Base/estaleiro, uma vez que o terreno hoje utilizado pertencia a mais de um dono, inclusive privado. Também não se tinha idéia das dragagens necessárias e das exigências ambientais para sua execução, posteriormente apresentadas. Dessa forma, a empresa que seria formada… Read more »

JagderVband#44

MAV tomou conta deste forum também.

Alguém

XO, em nenhum momento citei nomes (por isso não vejo imprudência, já que é algo que várias pessoas na MB sabem e omitem), expus somente fatos do qual vivi. Será que algum oficial que exalta as qualidades de um superior teria a coragem de servir como testemunha, assinado e lavrado o inquérito, sobre essa idoneidade? Pergunto-me se sim, mas imagino a resposta. A verdade é que ninguém conhece ninguém, verdadeiramente. Quanto aos casos que mencionei, o Sr. sabe muito bem o que acontece na MB com quem delata algo, ainda mais se for um mero “mortal”. Se for um “semideus”,… Read more »

lynx

Se alguém está querendo me colocar o carimbo de MAV, esteja à vontade e F…-se. Quem me conhece sabe que tenho nojo do atual governo e em especial do partido que o sustenta. Espero que o STF e o juiz Sérgio Moro peguem todos, principalmente o Ali-Babá de Garanhuns. Quanto ao Alte Othon, não morro de amores por ele, mesmo com todo seu legado científico. Se roubou mesmo, que apodreça na cadeia. Se há maracutaias no Prosub, que prendam os culpados. Mas daí a concordar com o que o Merval escreveu, vai uma distância. Simplesmente porque a sequência dos eventos… Read more »

wfeitosa

Meu Deus … Agora querem me convencer que o sujeito por ter sido, ou ser militar, está imune a corrupção … Senhores, militares são uma fração da sociedade e ponto final … Nossa sociedade é corrupta desde Cabral pisou aqui, e é alimentada por corruptores de todos os tamanhos, vai de organizações como Odebrecht até o Zé borracheiro que se apropria da calçada publica para fazer valer o seu negócio … Uma parte do orçamento militar, que não é pouco não e foi engordado nos últimos anos, é destinado ao custeio de pessoal da ativa, da reserva, das filhas solteironas… Read more »

XO

Alguém, seguinte, a gente fala o que sabe e conhece… se fôr chamado, é o tal de “perguntado se”, “respondeu que”… por oportuno, quem é mortal ? QS, CB, 2T ??? E o semideus ??? O cochado ??? Na boa, meu caro Alguém, a MB não é perfeita, é formada por pessoas com defeitos e qualidades… meu ponto é o seguinte: você classifica como “protecionista” os comentários favoráveis a pesssoas que sào ditas suspeitas e não julgadas como culpadas de nada, até agora… volto a dizer, expressar o que se sabe sobre fatos e pessoas não é errado… e ninguém… Read more »

john paul jones

Senhores, minha indignação não é uma questão de corporativismo naval, quem me conhece neste site sabe que eu não “Coxo” a MB, em especial a administração anterior, mas sempre evito nomes.

Já disse aqui, na minha opinião a MB foi a FA que mais absorveu o modus PT de administrar, muita pirotecnia (PROSUPER, PRONAe, 2ª Esquadra …) e pouco resultado, mas o que foi colocado aí encima citando diretamente o Alte. Fragelli é descabido e leviano.

Acho que devemos evitar nomes neste forum de debates e expor idéias e criticas as instituições.

Por mim encerro esta discussão. abraços

TECMARTINS

Se investigarem a fundo, chegarão aos “SOPÕES” que caem de para-quedas na Emgeprom, se locupletando dos escassos recursos que a Ela são destinados.

Teresa Cristina Fragelli Senff

Meu nome é Teresa Cristina Fragelli Senff. Sou uma vigilante. Mas ao contrário de você não me escondo atrás de um apelido ou pseudônimo para falar o que penso. E nem tão pouco falo de quem não conheço e do que não sei. Ou me escondo para falar contra pessoas com quem tenho desavenças pessoais, trato pessoalmente. Foi assim que meu pai me ensinou. Para a sua informação o almirante José Alberto Accioly Fragelli é meu pai. Nunca conheci pessoa mais honesta e idônea. Posso falar, porque ao contrário de você, o conheço desde que nasci, há 52 anos. E… Read more »

Juarez

Sra.Teresa Cristina Fragelli Senff!

Desconheço qualquer ato que desabone seu Pai,o Alm Fragely, porém fica aqui registrado o pedido de que se o seu Pai presenciou ou tomou conhecimento de algum ato ilícito durante a gestão dele neste orgão, então, com todo respeito e de acordo com código de ética militar que venha a público e ajude o Brasil a prender e se livrar destes que saquearam a nação.

Respeitosamente.

Juarez Castro

O Nauta

Senhores Alguém (melhor seria ninguém) e Juarez, Coaduno com as palavras da Sra Cristina Fragelli, como lhes disse, conheço muito bem o Alm Fragelli, independente do Sr. Ninguém falar que nunca se conhece uma pessoa totalmente, gostaria de deixar registrado que servi com o Alm Fragelli durante muitos anos e diferente do Sr. Ninguém, todas as vezes que chegou ao conhecimento dele alguma irregularidade, ele sempre mandou apurar e punir o responsável. Sua conduta no PROSUB foi irrepreensível, como foi toda a sua vida a serviço da MB, desafio alguém a provar o contrário, se saiu do PROSUB, foi por… Read more »

Roberto Santos

L A D R Ã O…….SIMPLESMENTE, USOU O DINHEIRO PUBLICO PARA SE DAR BEM, E OLHA QUE NÃO É SÓ ELE

Flávio

Triste é ver nas páginas deste blog a publicação de textos como o deste mercador chamado Merval Pereira, Que se condene os culpados, caso sejam de fato culpados, mas cuidado ao dar espaço a vendilhões da pátria. Merval Pereira, Willian Waak. entre outros Globais. nunca defenderão o que os que abrem diariamente as páginas deste blog defendem, independente das posições políticas e partidárias individuais. Para esses colonos, vale o que é bom para seus colonizadores norteamericanos.

Wellington Góes

Já aparecem divergências entre o que quer o Juiz Sérgio Moro e o MPF, com às “prisões preventivas” pela PF. http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2015/07/moro-prorroga-prisao-temporaria-de-investigados-na-16-fase-da-lava-jato.html Venho dizendo a um tempo, a coisa está ficando grande demais, consequentemente perdendo o foco, o que pode prejudicar, mais do que ajudar na identificação dos verdadeiros atos ilícitos e a punição de seus responsáveis. O problema desta amplitude toda é gerar fatos que acabam por prejudicar tudo isto. Seja referente à investigação, seja em relação aos trabalhos dos projeto de Andra 3 e o próprio PROSUB. Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Até mais!!!… Read more »

Moita

Wellington,há uma confusão na forma como funciona o sistema judiciário. Ministério público, o poder judiciário e a polícia judiciária são órgãos distintos, com funções distintas e independentes, cada um com acesso distinto a informações/ações e que devem analisar seu parecer a partir dos instrumentos/ações que tem acesso. Divergências então são parte do processo afinal é assim que se chega a um processo neutro de investigação e julgamento. Se fosse o contrário, havendo cumplicidade entre pareceres, seria um julgamento de cartas marcadas. A PF fez as prisões, apreendeu documentos e eletrônicos e colheu depoimento dos presos, sendo que o almirante informou… Read more »

Check

EC725 e Prosub a serem investigados:

Lava Jato investiga Mercadante
http://www.oantagonista.com/posts/lava-jato-investiga-mercadante

“Coronel reformado, Oliva Neto ocupou até 2007 o cargo de chefe do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência. Desde então, ele reativou a Penta Prospectiva Estratégica e passou a prestar consultoria em todos os grandes projetos do governo do PT na área de defesa, não só na compra dos submarinos, mas dos helicópteros franceses EC-725 e em projetos da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.”

Marcos

Teoria da conspiração (mas tem de se escolher uma delas)

Antes da prisão temporária do Almirante Othon, já havia o pedido da Justiça brasileira junto à Justiça americana para ajudar nas investigações. Os teóricos da conspiração diziam que os EUA não iriam ajudar porque a eles não interessaria acabar com a corrupção no Brasil.

Mas então…
Após a prisão do Almirante Othon, agora a coisa trata-se de uma conspiração dos imperialistas para impedir que o Brasil, sei lá, desenvolva qualquer coisa.

Marcos

Quando soube que quatro Boeing 747F chegaram à Brasília carregados de Champanhe Dom Perignon para a Embaixada dos EUA, logo desconfiei de alguma armação.
Dito e feito!
Trata-se sem dúvida de uma conspiração dos EUA.
Agora estão lá, rindo e tomando Champanhe.
Que coisa!!!

joseboscojr

Um país que deposita toda a sua soberania na capacidade intelectual de um homem só, seja ele militar ou civil, tem mais é que se lascar mesmo.

john paul jones

Familia Oliva (Mercadante) = PT > isso é igual a Bosta de cachorro na calçada, tá quietinha lá sem atrapalhar ninguem, mas quando pisam encima e quebra a casquinha ninguém aguenta o cheiro rs ……