Egito e Arábia Saudita podem comprar os porta-helicópteros ‘Mistral’ destinados à Rússia

47

VLADIVOSTOK-on-22-04-2014-at-ST-Nazaire-8.-Van-Ginderen

ClippingNEWS-PAO governo da França tem uma proposta conjunta de Egito e Arábia Saudita para a compra de dois porta-helicópteros da classe Mistral construídos pelo estaleiro francês DCNS e originalmente vendidos à Rússia. No início da semana, os presidentes francês, François Hollande, e russo, Vladimir Putin, chegaram a um acordo para o cancelamento da entrega dos dois porta-helicópteros, que estão prontos no Porto de Cherbourg.

Com a anulação do acordo de venda, a França busca novo cliente para compensar o prejuízo. O Brasil chegou a ser cogitado como possível comprador, mas o país não tem recursos no momento para adquirir os navios.

Egito e Arábia Saudita demonstraram interesse pelos navios, que constituiriam uma força de intervenção integrada dos dois países no Oriente Médio – uma resposta a desafios como o Estado Islâmico, a ascensão de grupos xiitas no Iêmen e ao jogo de forças com o Irã no mundo muçulmano. Leia matéria completa no site do Estadão.

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Amaral dos Santos

Atenção, corrigir o título, saiu EGITA.

Zacarias Tadros

Enquanto isso para nós vem o Siroco.

Oganza

HUmmmm, sem falar que essa semana a Arábia Saudita e os EAU mandaram mais de de 2 centenas blindados para o Yemen, incluindo MBT Leclerc… Estão querendo cortar toda e qualquer influência iraniana na região… os EU já devem ter dado o recado: – Nós vamos embora, vc’s vão ter que se virar e começar a se coçar. Essa força de intervenção conjunta, se bem criada e bem coordenada pode ser bem interessante, mas para quem? Agora a Arábia Saudita tem feito movimentos fortes, principalmente com relação a Turquia e em um momento onde o mundo ocidental se pergunta quem… Read more »

MO

Oganzas, me diaga oque Arabianos e Egipcianos fariam com isto ???????

Bardini

Para EUA e Otan sairia melhor que encomenda se estes navios fossem pra lá por tais motivos. Mas não seria mais interessante para os dois paises ficar cada um responsável por um navio e operá-los ai sim em forma de coalizão? Se der encrenca, cada um pega o seu e vai pra casa…

Luciano Meron

Mas um só navio deste tipo em cada força é realmente útil? E quando estiver em manutenção? Não deveria ter ao menos um par em cada força naval?

Luciano Meron

Quanto a ação no Yemen….é o quintal da Arábia Saudita, eles nao deixariam intervenções iranianas a preço barato.

O ISIS já deu várias demonstrações de ousadia, porém ele cresce onde há vácuo de poder (Iraque e Síria). Como Oganza falou, essas embarcações permitiram uma projeção de poder pelo mar…unidades bem adestradas de reação rápida poderiam ser usadas para conter o ISIS ou qualquer outro adversário, ou pelo menos ser um reforço nesse sentido. Mas volto a perguntar, somente esses navios seriam suficientes para garantir a formação de uma doutrina e unidades nesse sentido?

Oganza

MO, na prática, de efetivo? Nada. Isso ai pra mim, de bate pronto são duas coisas: 1- A AS não quer melar a mão de verdade, por enquanto, e ai propõe que o Egito mele… a AS só paga as contas e claro, dão uma passeiozinho nakeles golfos que por sinal são lindos. 2- Irã… Os caras estão dando o discurso de que estão dispostos a inclusive fazer alguma coalizão… o problema é que AS, EAU, Bahrein, etc lá no fundo não se bicam e hj estão não com interesses em risco e sim com suas zonas de conforto ameaçadas… Read more »

Oganza

Luciano Meron,

se essa, repito, SE essa aquisição for realmente séria, por enquanto será uma aquisição de propaganda… estamos falando de Árabes muuuuito ricos que por enquanto tentam ganhar a discussão mostrando o seu “Garanhão Puro Sangue” – Ou seja, o talão de cheque.

Só que quem vai lavar, escovar, dar banho etc é o Egito.

Grande Abraço.

Bardini

Hehe, Daqui a pouco aparece maluco dando ideia de trazer os dois pra cá pra montar a força de coalizão da unasul.

Delfim

Hmmm… o Reino bancando as despesas militares do Egito ?

Depois dos Rafales, agora o Egito ganha um Mistral de presente da AS… a custo de nada ? Vamos voltar a ver uma nova República Árabe Unida ?

Adivinhem que país não-muçulmano está entre Egito e AS, e não deve estar nem um pouquinho feliz com isso.

Thauno

Gostaria de dizer o seguinte fato o Obama (USA) esta usando o metodo que cuba fez com a venefavela, dando corda para se enforcarem! entrem si; a AS esta fazendo papel de fantoche pois é sunita. E não quer perder seu espaço para os xiitas do iRÃ.

Tamandaré

Thauno,

Cuba não deu corda para os venezuelanos se enforcarem, até porque são eles que sustentam Fidel!

Rogério Mendes

Que façam um bom uso pois se viessem para cá virariam sucata como o resto de nossa marinha.

Marcelo Bardo

Para nós eu acho que nem mesmo o Sirocco virá.

claudio quadros

Pode escreve o Mistral vai vim para MB porque ninguem interecas barcos Fransceses so o Brasil logo vai se anuciando Mistral com esquadrao F 35 b ou Herret H8 do corpo fuzileiro americanos dos fuzileiros americanos vao da baixa la pode vim para o Brasil so fa Mistral eles vao fica rolando ai ate vim para o Brasil como foi siroco .Podem fica traquilo vai vim o Mistral

Carlos Victor

Se os franceses e o governo brasileiro desse uma força na negociação, um tipo de financiamento como no caso dos gripen,acho que esses mistral viriam facil para o brasil.
Esclareçam uma dúvida por favor: é legal um tipo de compra casada na para a MB? Por exemplo: se os franceses facilitarem aa compra dos mistral,a a marinha escolheriam os mesmos como vencedores do prosuper… Isso é legal ou ilegal?

Marcos

Modo irônico:

A MB poderia muito bem comprar os dois, mais um lote de F-35B, esquecer os submarinos convencionais e de supetão comprar quatro Barracudas de prateleira e doze Fremm. Iriamos ser o terror dos mares.

Marcos

Saindo do modo irônico.

Dois Mistrais, doze Fremms e quatro Barracudas, mais um lote de 24 F-35B sairiam mais baratos do que a MB vem fazendo para não chegar em nada.

Alguém vai dizer: os franceses não venderiam as Barracudas para nós.
Eu respondo: não vendem as Barracudas? Então não quero as doze Fremms e nem os dois Mistrais. Tchau!!!

claudio quadros

Mistral vai vim sim para o Brasil estes navio ideal temos duas frota com F 35 B estariamos melhor marianha do 3 mundo vamos fazer abaixo assinado para compra mistral e F 35 B ou ate herrer DOS CUZILEIROS AMERICANOS

claudio quadros

Desculpa quiz dizer fuzileiros americanos

Juarez

Marte….Terra hamando…….

Grande abraço

Juarez

hamando não chamando.

Grande abraço

claudio quadros

Pessoal pode fica traquilo mistral vai vim MB tudo que franca nao consegue vende para outros paises vem Para o Brasil

MO

baseado cientificamente no que esta afirmação ?? … rsssss

Juarez

Ahh, agora entendi a broma.

Grande abraço

Alex Barreto Cypriano

A Arábia Saudita é uma grande compradora de armas dos EUA, mas agora, da França… acho que os BPCs em questão, apesar de suas capacidades, vão encalhar na prateleira.

Antonio

BRICS…Pfff!…

Antonio

Mais: eu gostaria muito de saber em que mundo a maioria dos debatedores aqui vive…rsrsrsrsrsrsrs

Claudio Donitz

Egyptian General Denies Interest of Egypt, Saudi Arabia in Mistral Warships

sputniknews.com/military/20150808/1025519204.html#ixzz3iEbRNrRX

Carlos Victor

Se a França nao conseguir vender pra ninguém, vai empurrar para o Brasil. (Tomara)

claudio quadros

Pessoal pode fica traquilo mistral vai vim MB tudo que franca nao consegue vende para outros paises vem Para o Brasil vcs viram siroco falou tanto ia para Chile ia Portugal veio Para o Brasil vai se igual os Mistral os arabes nem marinha tem nem o egito vcs acha que Israel vai deixa te navio desse seu quintal como a turquia que se rei do oriente eles vao vim para Brasil unica soluçao p pirata .vende para o Brasil

Antonio

Legal, mas o Brasil PODE comprar? PENSE, cidadão, PENSE…

Jr

Claudio quadros, só se os franceses venderem fiado para nós. Li uma reportagem em um site frances mostrando tudo que teria que ser trocado nos navios caso o novo comprador fosse uma marinha ocidental e te digo que teria que trocar praticamente tudo dentro dele, dessa vez os franceses se deram muito mal. Quero ver quem vai ser a marinha trouxa que vai comprar essas duas jamantas. Para vender essas coisas os franceses vão ter que fazer um belo descontão tipo aqueles depois do natal ou vender para a marina Indiana, das ditas pretendentes é a única que esta acostumada… Read more »

claudio quadros

Com fe Deus vamos compra com desconto deveremos fica com dois olha caso do siroco ia para Chile ou Portugal veio para o Brasil os indianos ja tem seu abacaxi e seu porta avioes e um problema eles Mistral deve vim bem baratinho vem para o Brasil vai para fundo mar como recife prefiro paga nos dois 1 bilhao do que gasta 1 bilhao no Sao Paulo se reproveita alguns equipamento outros navios estao dando baixa nosso Sao paulo so da meia sola bicho volta fuciona agora mistral com herrer ou F35 B terrmos marinha respeito. me perece que mistral… Read more »

MO

irmao diz uma coisa para mim, os francelicos nos vendem o Mistral por mixaria com desconto, pergunto, sua operação eh com desconto ? aonde tem “Herer” a disposição e quanto custa adquirir e OPÈRAR um F 35 ?

Mistral não EH Nae, nem por reza brava virar, não é assim irmão

CESAR

Uma pena, uma excelente arma .
Será que o SIROCO vem ou não vem

Mauricio R.

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

“sem falar que essa semana a Arábia Saudita e os EAU mandaram mais de de 2 centenas blindados para o Yemen, incluindo MBT Leclerc…”

Esse não tem doca alagavel, basta um cais de porto:

Ex-HSV-2 “USS Swift”

(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2015/08/hsv-2-swift-supporting-saudi-operations.html)

Mauricio R.

O “Mistral” não foi concebido p/ operar “Harrier” e menos ainda F-35B.
Somente helicópteros.

claudio quadros

Poderemos modifica pista dele como foi feita nau Minas Gerais epoca segunda guerra tinha pista pouso simples depois foi auterada angulo reforma minas gerais foi feita Holanda ele foi melhor porta avioes que Sao Paulo se Minas gerais operou praticamente toda sua vida ultil saudade MInas

MO

não eh bem assim, o Mingão teve seus momentos SP tbm … vide por exemplo o NGB …

Danilo José

E o Brasil, nenhuma verba salvadora poderia garantir os dois BPC para o corpo de fuzileiros ?

MO

o problema Danilo eh que Não ha dineheiro ara comprar, se comprar nao ha como operar, se operar nao ha como manter, se passar por tudo isto não ha escolta para tal, se ainda passar por isso tudo é muita coisa para ir a itaoca ou carga para o Haiti, teriamos que redefinir o que pretendemos fazer comeles, dois Porta Treco de cabotagem, ficaria muita coisa para pouco uso (teorico) com a atual linha de pensamento vgente no GF / Relações Exteriores

claudio quadros

Do geito franca ta vai acaba vendedo mistral com preco pagamos Sao Paulo 24milhoes dolares governo esta apavorado vai acaba comprondo mistral te militares do seu lado MB precisa se modeniza eles Vao vim comk veio novos helicoteros e sinal eles ja esta lista

carvalho2008

Mestre Claudio Quadros,

Sim, os Franceses estão afoitos para resolver seu mico dos dois navios parados, dizem que podem estar gastando alguns milhões de euros em manutenção, mas ao contrário do São Paulo a época, estas são plantas novas a atualizadas para as missões de hoje. O SP a sua época, foi vendido barato porque alem de antigo e já carecendo de reformas, não tinha como operar o Rafale…então foi uma conta para “deixar de gastar”….os Mistral apesar de seu custo de manutenção, não fica bem assim…com todo e qualquer desconto…ainda assim será bem caro…

Mauricio R.

Os navios foram vendidos ao Egito:

“PARIS — Egypt has agreed to buy two Mistral warships which France built for Russia before scrapping the sale over the Ukraine crisis, the French presidency said in a statement Wednesday.”

“President Francois Hollande and Egyptian President Abdel Fattah El-Sisi “have agreed on the principle and terms and conditions of Egypt’s acquisition of the two Mistral-class vessels,” the statement said.”

(http://www.defensenews.com/story/defense-news/2015/09/23/france-says-egypt-buy-mistral-warships/72667012/)