PRESIDENTE DUTRA1949

SINDMAR realiza Mostra de fotos e Semana de palestras

O Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante – SINDMAR e o Centro dos Capitães da Marinha Mercante – CCMM realizarão, de 31 de agosto a 4 de setembro, na sede do sindicato (Av. Presidente Vargas, 309/13ºandar, Centro),a Mostra Navios que fizeram História, com palestras e exposição de fotografias de navios do século XX.

A mostra reúne 36 fotos, a maioria selecionada do acervo do capitão de longo curso (CLC) da Marinha Mercante Carlos Eugênio Dufriche (1936-2015). Dentre as fotografias expostas estão as de embarcações da época da II Guerra Mundial, supertanques, cargueiros e transatlânticos, entre outras.

evento-3

Durante a mostra serão apresentadas duas palestras por dia, sobre temas de interesse marítimo. Asapresentações são destinadas a alunos das escolas preparatórias de oficiais da Marinha Mercante e, também,a todos os interessados na história da navegação marítimabrasileira.

A Mostra Navios que fizeram História será aberta nesta segunda-feira, 31 de agosto, e irá até 4 de setembro, podendo ser visitada das 14h às 17h. A programação das palestras é a seguinte:

 

2ª Feira, 31/8

14h30: A Marinha Mercante Brasileira na Primeira Guerra Mundial, com o comandante de longo curso da Marinha Mercante CLC Francisco Cesar Monteiro Gondar;

15h45: Navios Mercantes brasileiros na Segunda Guerra Mundial, com o oficial mercante 1OM Marcus Vinícius de Lima Arantes;

 

Feira,01/9

14h30: A evolução dos navios, da carga geral ao container – com CLC Álvaro  José de Almeida Junior;

15h45: Sindicato para quê? com OSM Edson M. Areias;

 

4ª Feira, 02/9

14h30: O primeiro gigante brasileiro nos mares – com  CLC Ronaldo Cevidanes Machado , VLOO ‘José Bonifácio’;

15h45: A evolução dos navios DPST –  CLC Jones Alexandre Barros Soares;

Jose Bonifacio - Luiz Gustavo Cruz Henriques da Silva coll

VLOO ‘José Bonifácio’

5ª Feira, 03/9

14h30: Navegando em zona de guerra (VLCC Cairu) – com  CLC José Menezes Filho;

15h45: Ore‐Oil Jurupema: o salvamento de náufragos no Oceano Índico – com  CLC Luiz Augusto Ventura;

Cairu 76 - R Cordeiro coll

VLCC ‘Cairú’

Jurupema - Fotoflite Markus Berger coll

O/O Jurupema

6ª Feira, 04/9

14h30: A história dos primeiros petroleiros e suas tripulações – com CLC Carlos Augusto Muller;

15h45: A estrutura sindical e o SINDMAR – com José Válido Conceição.

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MO

Meu só féra CLC Alvaro, primiro comnandante do F/C Copacabana OSM Areias, Grande Chefe de Maquinas , parte da História técnica da nossa MM CLC Cevidanes, Comandante do VLCC JB CLC Menezes, Comandante do Cairu na ocasião tenho cópia dadoas por ele de varias msgs recebidas pelo Cairu durante sua travessia no Golfo Persico a época CLC Jonas, Comandante dos primeiros DP da MM Brasileira, S/T Cartola e S/T Ataulfo Alves CLC Gondar tambem, muitos Comandos CLC Müller, o Primeiro Comandante do N/T João Cândido 1OM Marcus Vinicíus, muitas hist´rias contadas sobre o Lloys e a Fronape !!! Meu, vale… Read more »

Rodrigo Hemerly

Eu sou historiador formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e quem tiver interesse em aprender mais sobre história é só acessar minha página eletrônica no seguinte endereço eletrônico, a saber: https://www.historiahumana.com.br