Indra fornecerá sistemas Satcom para novos submarinos da Thyssenkrupp

2
Submarino Type 212 - U33 - foto Marinha Alema

Submarino Type 212 - U33 - foto Marinha Alema

Sistemas de comunicação por satélite oferecem link confiável e seguro durante a navegação em superfície e cota periscópica, transmitindo por satélites comerciais e militares e reduzindo custos de operação


A Indra divulgou nota informando que a ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS), um dos principais construtores navais de todo o mundo, escolheu os sistemas de comunicações via satélite da Indra para seus novos submarinos. Trata-se de um sistema com a faixa de frequência “Banda Ku”, baseado em uma plataforma estabilizada em três eixos, já desenvolvido pela Indra em contratos de exportação anteriores com este cliente.

O terminal proporciona comunicações rápidas e seguras, aumentando a abrangência de banda de transmissão, tanto na capacidade de transmissão de dados, quanto na redução do tempo de exposição da antena para detectar navios e aeronaves. Além disso, estes terminais possuem a capacidade de utilizar satélites de comunicações militares e satélites comerciais, elevando a cobertura das comunicações, reduzindo os custos de operação.

Com este projeto, a Indra reforça a boa relação mantida com a ThyssenKrupp Marine Systems desde a primeira contratação, em 2010, para os primeiros terminais Satcom e sistemas de guerra eletrônica para os submarinos da classe U212, destinados à marinha alemã.

Nos últimos anos e graças à confiança do fabricante alemão, a Indra equipa, com seus sistemas de comunicações via satélite, submarinos das Forças Armadas de várias partes do mundo, entre eles de Portugal, da Itália e da Turquia.

Mercado em alta

Nos últimos anos, vários países elevaram a demanda de submarinos. A Indra conta com um amplo leque de soluções próprias que estão permitindo competir com sucesso no mercado internacional.

Neste sentido, além fornecer sistemas de comunicações por satélite (Bandas Ku e Banda X) conta com sistemas de defesa eletrônica, sistemas radar de baixa probabilidade de interceptação e sistemas de Identificação amigo-inimigo IFF (Identification Friend or Foe) que já ofereceu às Forças Armadas de vários países. A Indra oferece também serviços de manutenção de sistemas eletrônicos, óticos e sistemas sonar.

Submarino Type 212 - U31 - foto Marinha Alema

Sobre a Indra

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia, consultoria e outsourcing do país. A multinacional conta com escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros, quatro softwares labs e possui uma oferta diferenciada de soluções e serviços de alto valor agregado, que atendem os setores Financeiro, Energia e Utilities, Telecomunicações, Administração Pública e Saúde, Indústria, Transporte e Tráfego e Defesa e Segurança.

A Indra, presidida por Fernando Abril-Martorell, é uma das principais multinacionais de consultoria e tecnologia da América Latina e Europa. A companhia é parceira tecnológica global para as operações em negócios-chave de seus clientes. Oferece soluções de negócio, serviços de Tecnologia da Informação e sistemas integrados para clientes em todo o mundo. A Indra tem um modelo de negócio diferenciado, baseado em suas próprias soluções (cerca de 65% do total de sua receita em 2014) com clientes líderes em seus setores e regiões estratégicas. No exercício de 2014 registrou receita de 2,9 milhões de euros, 39 mil profissionais, presença local em 46 países e projetos em mais de 140.

DIVULGAÇÃOCDN Comunicação

FOTOS (em caráter meramente ilustrativo): Marinha Alemã

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Monteiro

Prezados, Por falar em sistemas integrados para submarinos, a AMAZÔNIA AZUL TECNOLOGIAS DE DEFESA S/A alterou o contrato MECTRON – ENGENHARIA, INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A. para serviços de engenharia para desenvolvimento de Sistema de Gerenciamento Integrado da Plataforma (Integrated Platform Management System – IPMS) no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), da Marinha do Brasil (MB). Os serviços a serem prestados pela METRON foram alterados e o valor do contrato, que era de R$ 7.500.000,00 (sete milhões e quinhentos mil reais) passou a ser de R$ 3.399.065,60 (três milhões, trezentos e noventa e nove mil e sessenta e… Read more »

rafael oliveira

Surpresa boa diminuírem o valor do contrato.