amazonia_azul

O Senado aprovou nesta quarta-feira (28) a criação do Dia Nacional da Amazônia Azul, a ser comemorado anualmente em 16 de novembro. A data foi definida por meio de emenda da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 30/2014, que agora segue para sanção presidencial.

O texto original do senador Benedito de Lira (PP-AL) instituía o dia 10 de dezembro como data para comemoração. A Câmara, entretanto, alterou o dia para 16 de novembro, quando, em 1995, entrou em vigor, na comunidade internacional, a Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar, decorrente de sua ratificação por 60 países.

A Amazônia Azul é a área oceânica ligada ao território brasileiro que corresponde a 52% da área continental do país. É uma zona econômica exclusiva do Brasil, com aproximadamente 3,6 milhões de km² – o equivalente à superfície da floresta amazônica. Pela Amazônia Azul circulam 95% do comércio exterior, além de dela serem extraídos 91% do petróleo e 73% do gás natural produzidos no Brasil.

A intenção da proposta é conscientizar a população quanto à importância de o Brasil controlar esse pedaço de mar. A comemoração da data também é uma oportunidade para a promoção de ações que disseminem o conhecimento sobre mar brasileiro e para o desenvolvimento de hábitos e comportamentos que façam a população reconhecer a relevância dessa área.

FONTE: Agência Senado

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Oganza

Vai ser feriado?

Se não for feriado não interessa ao Brasileiro.

Mais um dakeles motivos “corretos” por meios completamente equivocados.

Grande Abraço.

Antonio

‘Amazônia Azul’…Pff!…

Antonio

Ah!, o ufanismo… hoje, como na ditadura…

luciano

E nossa Amazônia VERDE? Nao merece atençao?

Wellington Góes

Desnecessário!

joao.filho

Maravilha!!! Isso sim fazem muito bem no Brasil. Dia do soldado, do aviador, do marinheiro, da amazonia azul, do espaço, do escambal…

Que tal Dia do ladrao, dia do comunista, dia do guerrilheiro, dia do incompetente??? Isso sim, está mais perto da realidade.

Mais vergonha na cara, compromisso com o futuro e seriedade mesmo, só em outro pais.
Ninguem mais leva essa b@sta a serio.

Trovão Azul

Na boa mais um feriado ? O que precisamos msm é no minímo de 4 portas aviões e uns 10 submarinos nucleares , e primeiro só em 2025 ñ vejo do por que então cria esse dia da Amazônia Azul se ñ temos meios para se impor pois a nossa MB só vem se afundado a cada dia pelo o desgoverno. Na boa vamos deixa para os EUA de mão beijadas e pedir uma esmola pelo menos de 1 milhão por cada barril do pré-sal queles retirarem talvéis assim sairemos da crise mais rápido , ñ que eu ñ seja… Read more »

Antonio

Submarino nuclear em 2025? E O PRIMEIRO?? E PRÉ-SAL??? Na boa, quem acredita nisso tudo deve acreditar em Papai Noel e no Coelhinho da Páscoa também…rsrsrsrsrsrsrss

Trovão Azul

Antônio Sob os submarinos nuclear para 2025 é o que dizem o desgoverno mas ñ acredito mais em nada destes pretranhas , jà o pre-sal é bem real e como eu disse é melhor deixa para os EUA jà que em breve ñ teremos meios diponivéis para defende-lo das mãos ambiciosas , ñ adianta a Fab ter aviões de combate novos ,Eb ter astros 2020 , se ñ tivemos umas duas esquadra bem armadas para defende o nosso litoral , em fim continuaremos sendo para o mundo um país que só que saber de samba e futebol , sendo um… Read more »

Sandro

Eles tem que se preocupar é em fazer com que a marinha brasileira tenha condições de proteger nossas águas , e não ficar fazendo data comemorativa , investir na fabricação de fragatas ; corvetas e submarinos para nos defender e evitar que outros Países entram sem nossa autorização .

Antonio

O petróleo da camada de pré-sal só se viabiliza com o preço do barril bem acima do nível atual, ou seja, o tal do pré-sal JÁ ERA.
E levando-se em conta que as nações DE VERDADE, que se prezam, com ‘N’ maiúsculo, estão investindo pesado na busca de novas fontes alternativas de energia, isso fica ainda mais evidente…

PH

Dia da Amazônia Azul, é para comemorar o cancelamento do SisGAAz? Ou para comemorar pq em 2057 teremos UM submarino nuclear?

Antonio

Teremos?

Antonio

Dia da Amazônia Azul deve ficar conhecido como DIA DO UFANISMO BABACA (ou da BABAQUICE UFANISTA, tanto faz)…

MO

Concordo inteiramente,sempre achei este termo Amazonia Azul redicolu … kkk

PS = Tava com saudade ja, ce sumiu …

Lc

Segundo o Defesanet, o SISGAAZ já era.
Caixão e vela preta. Parabéns aos adoradores do “nuncaanteznaifstóriadeftepaif”.
Quanto à criação do dia da amazônia azul, peço licença à Legião Urbana:
” Vamos comemorar como idiotas a cada Fevereiro e feriado…”
“Tá tudo morto enterrado agora…”

Sds.

Delfim

Comparando com o dia da mandioca, já é uma melhora.