A Israel Israel Aerospace Industries (IAI) anunciou na segunda-feira um teste bem sucedido de seu sistema de mísseis antiaéreos Barak 8 depois de derrubar um alvo que simulava uma aeronave hostil.

O teste, realizado em colaboração com o Ministério da Defesa, testou a próxima geração de defesas atualmente sendo instaladas em navios de Marinha de Israel para protegê-los de uma variedade de ameaças, incluindo os mísseis guiados terra-mar Yakhont na posse do Hezbollah.

O Barak 8 está sendo desenvolvido em conjunto com a Organização de Desenvolvimento e Pesquisa de Defesa da Índia (DRDO). Também será empregado pelas Forças de Defesa da Índia.

“O teste atual validou todos os componentes do sistema de armas para a satisfação dos representantes dos clientes”, disse a IAI em um comunicado. Especialistas israelenses e cientistas indianos, incluindo o Ministério da Defesa e representantes da DRDO, participaram do teste, junto com oficiais das forças armadas de ambos os países.

Joseph Weiss, presidente e CEO da IAI, esteve presente no local de teste.

“As impressionantes capacidades avançadas do sistema, comprovadas hoje neste teste complexo, são outro testemunho da resiliência da IAI, e capacidades avançadas e inovadoras”, disse Weiss. “o Barak 8 é um grande motor de crescimento para a empresa.”

Boaz Levi, vice-presidente executivo e gerente geral de Grupo de Sistemas, Mísseis & Espaço da IAI, disse que era o primeiro teste envolvendo um cenário operacional pleno.

Depois de ser detectado pelo radar do Barak 8, o sistema calculou o ponto de intercepção ideal, lançou o míssil na sua trajetória operacional e conseguiu interceptar o alvo. Todos os componentes do sistema de armas atingiram os objetivos do teste com sucesso, disse Levi.

“O radar rastreou o alvo, e no momento certo o sistema entrou em ação”, continuou ele.

“Ele construiu um cenário operacional e o míssil de missão foi disparado na hora certa. Ele recebeu atualizações ao longo de sua trajetória.

Em seguida, ele abriu seu olho e adquiriu o alvo através de um sensor independente, destruindo-o completamente “, acrescentou.

“Estamos nos movendo em direção a produção sistemática de Barak a 8”, disse ele.

Além da IAI, que é o contratante principal, o projeto Barak 8 envolve a ELTA Systems Ltd., uma subsidiária da IAI que produz radares do sistema, e Rafael Advanced Defense Systems, que fabrica o míssil.

O Barak 8 emprega um radar multi-missão de matriz ativa no estado-da-arte, um link de dados bidirecional e um sistema de comando e controle flexível, de acordo com a IAI. Ele tem estado em desenvolvimento há vários anos, e o teste de segunda-feira foi o último de uma série de testes.

FONTE: www.jpost.com / COLABOROU: Juarez Martinez de Castro

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
bjj

Na minha opinião uma das melhores opções para defesa AA das futuras fragatas do Prosuper. Uma Meko 600 com 32 células do MK41 para o Barak 8, um Oto Melara de 127mm, dois Oto 40mm twin (posicionados onde ficam os RAM da F-124, dando cobertura de 360 graus) ligados a um Sea Giraffe 4A e dois DT Ceros 200, além das EOS 500 e um Irts Artemis. Bota na lista dois lançadores quádruplos de Exocet B3, dois lançadores triplos de torpedos MK46, sonar UMS 4110 de casco e duas Searanger de 20mm secundárias. Liga tudo ao Siconta e passa a… Read more »

carlos alberto soares

Esse míssil é desenvolvido em cooperação com os Hindus e já é um sucesso, melhor relação na categoria no mercado certamente …..

carlos alberto soares

Não gostei do ângulo das filmagens, mas deve ter um motivo ? Não sei, talvez …..

Grulla

Só o Bosco,pra dar uma aula sobre esse míssil pra saber se ele é bom mesmo.

Bosco

Grulla,
Sem pretensão de “dar aula” mas um ponto que merece destaque é que o sistema de orientação do Barak 8 é constituído de um seeker duplo, formado por um radar AESA e um sistema de imagem IR. Esse sistema de orientação o torna mais capaz contra alvos de pequeno RCS e mais resistente às ECM.
Outro ponto é que terá uma versão de alcance estendido dotada de booster, com o dobro do alcance.

bjj

Bosco.

Apesar de gostar muito desta arma, algo que me chama a atenção é sua baixa velocidade (máx. Mach 2). Isso não seria um defeito frente as ameaças atuais, ou é plenamente suficiente para se contrapor a elas?

Bosco

BJJ, Se for mesmo comprovada essa velocidade reduzida o que se depreende disso é que podem tê-la reduzido para aumentar o alcance, tendo em vista que o míssil pesa menos de 300 kg e tem quase 100 km de alcance. Ou seja, ele tem um senhor alcance para um míssil sup-ar. Em sendo isso, a velocidade reduzida não implica na perda de eficácia em relação à defesa contra mísseis antinavios já que estes convergem para o alvo. Ou seja, o alvo não precisa ser “perseguido”, e aí, a velocidade é irrelevante. Para alvos que cruzem a “linha de tiro” ou… Read more »

bjj

Obrigado, Bosco.

Também achei esta informação um pouco leviana. Outro fato que me faz duvidar mais é que este míssil foi escolhido pela índia para equipar seus destroyers Kolkata, que em um eventual conflito com a China poderiam ter de se opor a mísseis supersônicos e aviões bem velozes como o J-10, J-11 e J-15.

Abs

Bosco

BJJ,
Mas como disse mesmo o míssil sendo supersônico ele está numa rota de colisão se dirigindo diretamente ao sistema defensivo, portando, mesmo um míssil Mach 2 é eficaz.
O Barak 8 foi pensando tendo em vista mísseis do tipo Sunburn e Yakhont/Brahmos, que são supersônicos.
Não é à toa que os mísseis Barak 8 têm um seeker IR tendo em vista a assinatura térmica majorada desse tipo de míssil (supersônico e sea-skmming).
Vale salientar que o RAM que visa também esse tipo de míssil tem velocidade de Mach 2.
Sds.

carlos alberto soares

Belo míssil, cumprirá plenamente seu objetivo. Bom para Israel e para os Hindus !