China Carrier

Por Saibal Dasgupta

Pequim: A China anunciou no último dia de 2015 que está projetando e construindo o seu segundo porta-aviões “completamente por conta própria”.

O porta-aviões vai servir como uma base para os jatos J-15 e outros aeronaves avançadas, acrescentou, sem especificar quando será lançado.
O anúncio foi feito no dia em que o presidente Xi Jinping prometeu desempenhar um papel maior nos assuntos mundiais com “responsabilidade e de ação”.

“O mundo é tão grande, os desafios tão complicados”, Xi disse em sua mensagem televisionada. “Para aquelas pessoas devastadas por dificuldades e guerra, precisamos oferecer não apenas simpatia e compaixão, mas também responsabilidade e de ação.”

Xi disse que a China vai contribuir para a paz mundial e tratar a espada como arado. “Ao transformar antagonismo em sinergia, a hostilidade em amizade, juntos vamos forjar uma comunidade de destino comum para toda a humanidade.”

Ele disse que a China sempre recebeu o mundo com os braços abertos, e irá estender a mão para quem está em dificuldade, da melhor maneira que pode. “… e nosso círculo de amigos vai crescer”, disse ele.

“Nós temos apenas uma Terra, uma casa para todos os povos de todas as nações. Nós esperamos que a comunidade internacional possa trabalhar junto pela paz em um espírito de cooperação.

O porta-aviões de 50.000 toneladas está sendo construído na base naval de Dalian no nordeste da província de Liaoning.

Abaixo, assista ao último vídeo divulgado pela Marinha do Exército Popular de Libertação da China que mostra a rotina das operações a bordo do atual porta-aviões Liaoning

FONTE: The Times of India

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago Silva

Olha eles estão de parabéns, se o novo porta aviões for dotado de catapultas que nem mostra na concepção artística será uma ótima oportunidade para colocar em operação os seu equivalente do E-2 norte-americano, isso sem contar na grande variedade de vetores que eles tem hoje a disposição. Respeito os chineses no ramo da defesa porque eles realmente levam a sério, o assunto é tratado com muita atenção pelo governo e começa a dar frutos cada vez maiores, este porta aviões pode ser o primeiro de uma família porque capacidade para construir e verba para arcar com os custos eles… Read more »

americomatheus

Enquanto isso em um país latino membro dos BRICS…

Lemes

Na matéria não da indicações se o PA será stobar ou catobar.

edcarlos

Pela imagem vai ter ski-jump e catapulta.

O dragão querendo salvar o mundo?! Não sou mãe Dináh, mas prevejo coisas terríveis para o futuro. Não estou dizendo que a China é uma ameaça para o resto do mundo. Apenas vejo que a China se prepara para futuros intempéries.

Saudações!

Marcos

A China terá é muitos problemas à frente, muitos internos: população envelhecendo, excesso de poluição trará problemas de saúde, separatismo, isso num país de mais de 1 bilhão de pessoas.

Seal

E pensar que em 2009 , a China veio pedir ajuda ao Brasil para aprender a operar um porta-aviões. Naquela época a China afirmou a sua intenção de operar e mesmo construir porta-aviões, afirmando que a China era o único dos principais países do mundo que não possuía esse tipo de armamento.A China não tinha nenhum navio com estas características e os factores como a logística, gestão de pessoal, gestão de material, manutenção interna, que implicam manter em funcionamento um pequeno aeroporto flutuante são importantes para uma força que não tem experiência na construção e operação nesse tipo de equipamento.… Read more »

Rodrigo

O rápido despontar de uma marinha poderosa e sobretudo MODERNA…..começando pelos uniformes das tripulações…modernos, práticos e de excelente bom gosto…por falar nisso quando será que teremos um almirantado com pensamento de grandeza e de modernidade… começando por ter a coragem de retirar pra sempre aquele “mescla” horroroso e caxangá ridículo do nosso pessoal? Mantenhamos “nosso modo operacional”, estilo e modelo “americano” mas nos libertemos do modo “cerimonial” britânico……começando pelos uniformes. Que alguém com poder de mudança e boa vontade melhore aqueles uniformes, tornando nosso pessoal da armada mais militarizado…..é somente minha opinião!

Carlos Campos

nossa que palavras bonitas do presidente, chega quase eu acredito que a China quer a paz e desenvolvimento humano das nações, sobretudo na Ásia. E parece que com mais PA a China vai fazer da Classe Izumo um porta F35

BrancoF-16

minhas considerações sobre o post 1- pela imagem da foto inicial ele terá (leigo falando) 4 formas de lançar aviões, 2 pela rampa e 2 por catapulta, achei bem interessante essa ideia, se é eficaz se vale a pena não sei. 2 – amigos esse atual porta aviões chines ta bem cuidado pelo que da para ver das imagens do vídeo em estão de parabéns. 3 – Esse modelo de su-27 naval chines ai tem força para decolar de um espaço tão pequeno da quela rampa, sempre me impressiono quando vejo, bela maquina criada pelos russos. 4 – o dragão… Read more »

Antonio

BRICS não, americomatheus: RICS…rsrsrsrsrsrs

Marcos

No mesmo período em que eles reformaram integralmente o PA russo, o Ferruginha está navegando na Baia da Guanabara.

carlos alberto soares

Marcos 1 de janeiro de 2016 at 13:14
Os problemas já estão “rolando”, mas a ditadura “comunista” abafa.
Seal 1 de janeiro de 2016 at 13:43
Aguardemos.
Eu daria o A 12 de presenta para eles, de “tanque cheio” e documento transferido no nome. (rs).
Que construam quantos quiserem, existe algo chamado coalizão, outro chamado alimentos, mais um chamado energia …..
Portanto …..

cerberos

esse avão seria ideal para o são paulo, se livrava das problemáticas catapultas, e tem real capacidade defesa e ataque e só precisa apenas de 150 metros para descolar. MIG-29k

Conqueror

A China colocaria a MB nos “trinques” por um valor muito menor do que cobrariam europeus e norte-americanos…

Mas brasileiro ainda acha que chinês só sabe fazer pastel e bugiganga.

Daniel

O problema de brasileiro, normalmente, é apenas brincar de supertrunfo. A China foi destruída pelas chamadas “potências ocidentais” (toda, diga-se de passagem) e, através de uma revolução, expulsou os gringos do poder. Espertamente, aproveitou-se do cenário internacional para levar ao país apenas o que lhe interessava, dentro de um projeto de pais. Geralmente, com mãos de ferro e planejamento centralizado, é bem mais fácil administrar e desenvolver um país/economia de baixa complexidade. A inserção no cenário global deu-se de forma tímida até hoje, apesar do assento no CS da ONU. Hoje, como maior economia global, como maior credor dos EUA,… Read more »

carlos alberto soares

cerberos 1 de janeiro de 2016 at 19:31
Beleza, vai compra-lo ? Ai ele decola em qual PA ?

americomatheus

Deixe me dizer uma coisa sobre o brasileiro; O povo brasileiro não tem um instinto beligerante, uma união patriótica e o mais importante, não surgimos com uma “doutrina do destino manifesto” como os EUA. O Brasil surgiu por acaso, foi feito “nas coxas”, permitimos uma miscigenação desenfreada e uma mistura de cultura e religiões que ninguém sabe qual é qual. Os países importantes no mundo eram separatistas quanto ao povo, cultura e religião, aqui temos a chamada amalgama que na minha humilde opinião foi o principal motivo para o Brasil não ser protagonista no mundo. Enfim, já que há 500… Read more »

_RR_

cerberos ( 1 de janeiro de 2016 at 19:31 ): – cerberus… – Um Mig-29, limpo e com muita sorte, decola em uns 400 metros de pista; e isso um Mig-29A… O Mig-29K, que, salvo engano, é consideravelmente mais pesado, dificilmente conseguiria isso… – No caso específico do NAe indiano e do russo ( assim como no vídeo que postou ), ele é auxiliado pela rampa ‘sky jump’. Além dela, o NAe tem também os retentores no convés, que seguram o trem de pouso e mantém o avião parado enquanto os motores desenvolvem a potência necessária para permitir a saída… Read more »

_RR_

Conqueror ( 1 de janeiro de 2016 at 22:57 ):

Conqueror,

O problema é o que os chineses tem a disposição e que interesse ao Brasil… A pergunta, logo, não é se eles podem, e sim se o que eles tem atende as necessidades da MB.

_RR_

Daniel ( 2 de janeiro de 2016 at 2:23 ):

Daniel,

O império chinês se auto destruiu na corrupção generalizada, disputas internas de poder, e por ignorar o potencial de seus prováveis adversários…

helio

Para conhecimento, publicado nos meios de comunicação, relatório dos EUA informam que o Brasil foi o terceiro maior comprador de armas em 2014. Esta informação não deve destoar para quem lê as revistas especializadas, vez o investimento nas três FAs. Foi uma inversão de recursos extraordinária, tendo em vista não estarmos em guerra, não enfrentar nenhuma disputa territorial nem ser país árbitro da paz mundial. O país investe para proteger riquezas que podem vir a ser disputadas, mas dependerá sempre mais de arbitragem que de guerras, como foi a guerra da lagosta com a França, e, portanto, não precisa ter… Read more »

helio

de nossa população

cerberos

RR esse mig 29k da filmagem não é um mig normal, a Russia esta desenvolvendo tecnologia para que eles possam decolar em navios menores que os atuais porta aviões

_RR_

cerberus ( 2 de janeiro de 2016 at 13:30 ), – O que eles podem tentar fazer é diminuir o peso das estruturas ( adoção de novos materiais ) e/ou adotar uma motorização mais potente para poder equilibrar a relação peso/potencia… E só… Qualquer outra modificação iria exigir uma alteração substancial da aerodinâmica da aeronave, o que iria criar um novo produto… – Por fim, o vídeo que você postou, salvo melhor juízo, é de um treinamento realizado nas instalações da NITKA, próximo a Yeysk, Krasnodar. Ali, os russos praticam decolagens em um simulacro do convés de voo do NAe… Read more »

Marcelo

Tá na hora do Japão pensar em adquirir uma dúzia de F-35Bs, e quem sabe o terceiro navio da classe Izumo ser um pouco maior e mais voltado à aviação como o novo USS America. Só para não ficar muito para trás e pelo menos a frota ter uma defesa aérea orgânica de longo alcance. V-22s já compraram.

Control

Srs A China segue com seu planejamento para ter uma marinha capaz de atuar a nível global, dentro de seus planos de se tornar a potência dominante nas próximas décadas. A expansão da força aeronaval chinesa, o projeto da rede de bases navais chinesas entre a China e a América do Sul e as declarações do presidente chinês deveriam servir de alerta para um certo país que dorme em berço esplêndido, para que este pondere sobre a sua posição bem no meio do próximo campo de disputa mundial: a luta pelo controle das terras agriculturáveis da América do Sul e… Read more »

Caio

Caro Américomatheus o problema do Brasil não é a mistura de povos, cultura ou religião é sim a falta de uma elite desenvolvimentista e patriótica, pois os EUA, também receberam gente de todos os cantos, foram cerca de quarenta milhões de imigrantes , do século XIX, anos quarenta do século XX . O que desagradava e muito a elite wasp, pois,italianos, polacos, russos, latinos, alemães, noruegueses e muitos eslavos, e orientais não faziam parte do ideal anglo-saxao e protestante, todavia a elite nativa americana sempre exibiu e até hoje exige que os imigrantes se enquadrem , ao pensamento americano e… Read more »

Thiago Soares

Teria o samurai alguma chance contra o dragão? Claro que eles não ficariam sozinhos, os cowboys os ajudariam, mas que o ódio e a vontade de retaliação do dragão é enorme, isso é…

Wellington Góes

Ninguém reparou a arte do J-10 ‘naval’ com dupla empenagem vertical (lemes).

americomatheus

Sim Caio, o problema do Brasil é que ao invés do Mayflower com os puritanos recebemos as treze caravelas de Cabral com degredados, bandidos, assassinos, estupradores e psicopatas em geral.

carlos alberto soares
Iväny Junior

Caros

Não sei se os amigos repararam mas na ski-jump vai saltando um delta-canard bimotor que é o mesmo que está na catapulta da pista transversal. Acho que a concepção foi feita na época que a dassault estava em apuros e alguns cantaram a compra pela Chengdu como certa… o avião é bem parecido com um rafale e está presente em maior número que o próprio Flanker! Wellington, digo que é um rafale porque o J-10 não é bimotor.

Saudações.

Fernando "Nunão" De Martini

Ivany,
.
O jato do qual você está falando seria, até onde sei, a concepção de uma versão naval de um hipotético J-10C, bimotor e com empenagem dupla. Creio que é para essa versão mais avançada que o Wellington fez referência em comentário mais acima.
.
Abaixo, imagens em maior tamanho mostrando o conceito do J-10C, que já se chegou a afirmar que voou em 2013 (no entanto, sei muito pouco sobre o assunto):
.
https://tinypic.com/6fwbdd.jpg
.
http://www.pakwheels.com/forums/attachments/aircrafts-trains/795374d1198136100-5th-gen-j-10c-paf-variant-800px-super-10_3_j73_pakwheels-com-.jpg
.
https://i1225.photobucket.com/albums/ee393/houshanghai/285_132055_4d6f19edfd117f8.jpg
.
http://www.pakwheels.com/forums/attachments/aircrafts-trains/518361d1189049100-5th-gen-j-10c-paf-variant-800px-super-10_2_jqy_pakwheels-com-.jpg

Iväny Junior

Nunão

Esse eu não conhecia. Mas ampliando a imagem da concepção do NAe e comparando com o J-10C dá pra ver que o último tem uma fuselagem divisora entre os motores (a lá Flanker), coisa que não percebi na primeira. No mais, tudo interessante.

Bardini

Se esta imagem ai é a imagem do projeto que será executado, tirando pela ala aérea “operando” eu acredito que o deslocamento mínimo deste PA não fique abaixo das 60000 tons, no mínimo.

Os Chineses aprimoraram mesmo o Designe russo. Agora, eles pegarem aquele sucatão soviético e deixa em ponto de bala como visto no vídeo é de se “tirar o chapéu”.

Alex

Achei tão bonita a declaração do chefe chinês. Deveriam parar de construir navios e plantarem flores para dá-las ao mundo! rsrsrsrs. Cada uma! Enquanto isso, nas américas do sul….a anta está aprendendo a nadar…???? sem comentários!