Indústria Naval pede união entre empresários e governo para evitar demissões

83

EISA 006a
Com o crescente desemprego em todo o país, fruto da atual crise política e econômica, setores como a agricultura, a construção civil, e administração pública são alguns dos que mais sofrem. No Rio de Janeiro, no entanto, o caso mais alarmante ocorre na indústria naval, principal geradora de empregos do estado, que cortou cerca da metade de suas vagas em 2015.

Os estaleiros do estado se veem como reféns da situação caótica que se instaurou no setor petroleiro. A Petrobras, envolta em graves problemas financeiros decorrentes das investigações da Operação Lava Jato e da constante queda do preço do barril de petróleo, não está em condições de realizar, na média de anos anteriores, as contratações de que a indústria naval tanto depende. No que se desenha como um efeito em cadeia, empresas prestadoras de serviço aos estaleiros, já em dificuldades, também acabam arrecadando menos e demitindo mais.

Metalúrgicos fazem protesto contra demissões: cenário desaminador
“O setor metalúrgico está hoje em crise”, avalia o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, Manuel Monteiro, responsável pelo setor de indústria naval. “Nós começamos 2016 com um quadro realmente muito ruim, a situação é crítica. Nós tivemos três mil trabalhadores demitidos no estaleiro Eisa, aproximadamente seis mil no estaleiro Inhaúma, antigo Ishibrás, na Enseada, alguns estaleiros, como o Sermetal, fecharam, e nós não temos perspectiva de reabertura desses que fecharam ou mesmo de melhora nos que vêm reduzindo postos de trabalho”, afirma. O diretor faz um apelo: “Falta um envolvimento maior dos empresários no sentido de buscar uma solução para o problema, com os trabalhadores e o governo. Acho que todos devem estar juntos para que possamos reverter esse quadro”.

As demissões no Eisa, que ocorreram em dezembro de 2015, exemplificam bem a gravidade da situação, apontada pelo diretor sindical. Os 3 mil funcionários demitidos da empresa chegaram ao estaleiro para trabalhar na manhã do dia 15 de dezembro, uma segunda-feira, e se depararam com portões lacrados. Sem perceber de início o que acontecia, receberam então uma carta da presidência que os informava de seu desligamento da empresa, resultado da recessão econômica e dos desdobramentos da Lava Jato.

“Temos discutido a redução das demissões, mas as perspectivas não são boas, por conta da Transpetro, da crise da Petrobras, e também do preço do barril de petróleo, que caiu muito. Isso inviabiliza, inclusive, a questão do pré-sal”, aponta Manuel Monteiro.

O diretor acredita que um maior envolvimento do governo é necessário para que o quadro apresente alguma melhora, mas a crise dificulta: “Uma solução depende de uma mudança na estrutura de governo, por conta dessa crise política que o país atravessa e da Operação Lava Jato. Nós esperamos que este quadro que está sendo colocado se desfaça a partir do momento em que a Lava Jato entre em reta final. Acho que haverá uma mudança a partir disso”.

“Há a lei de leniência, que nós temos discutido em Brasília. Contudo, o governo segue não enquadrando os empresários da forma que deveria. Isto é, punir o empresário, prendê-lo se for o caso, mas que a empresa possa ter vida própria. O CNPJ dela tem que estar ativo para que a gente possa estar buscando a retomada da geração de emprego”, acrescenta Monteiro, defendendo que os trabalhadores das empresas envolvidas em escândalos de corrupção não sejam indiretamente prejudicados.

Uma crise dessa envergadura na indústria naval pode trazer graves consequências também para outros setores, dependentes da venda de produtos e serviços para os estaleiros. Estes, aponta o diretor sindical, são “geradores de empregos indiretos”. “Isso (crise no setor) mexe com toda a cadeia produtiva de estado. Há, por exemplo, os fabricantes de válvulas, equipamentos no geral para a indústria naval, que também vão entrar nessa onda das demissões pelo que vem acontecendo. As empresas que prestam serviço aos estaleiros também estão tendo que demitir trabalhadores”, afirma Manuel Monteiro.

FONTE: JB, via Portos e Navios

Subscribe
Notify of
guest

83 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clibanario

A Lava Jato, vamos ser sinceros, nas suas investigações, tem sido mais deficitária ao Brasil do que o que se poderia recuperar em termos financeiros. Vemos Municípios com problemas para receber os royalties do Pré Sal, empresas sendo fechadas e com problemas de caixa, contratos sendo rescindidos com essa desculpa, empresários sendo vistos com desconfiança e com chacotas só pelo simples fato de terem contrato com a Petrobras, enfim toda uma Nação parada para ver como terminará esta palhaçada. Agregando a isso, a crise entre Cunha e Dilma, a qual se juntou Temmer. Todo um efeito cascata, que atinge quem… Read more »

Jose Souza

com o petróleo sub $30 a caminho dos sub $20 … não tem “união” que salve …fora a falta de credibilidade dos “empresários” do setor.

burusera

Mas não foi a união de empresários e governo a causa de todas estas demissões? Trabalhando no ramo desde 2008 eu vi o samba do crioulo doido em primeira mão! Junte empresários aventureiros que cobram até pelos botões da farda do peão, empresas interessadas em lucrar mais com prazos estourados e aditivos de contrato do que com qualidade e competitividade e um trabalhador que não termina o primeiro grau e que recebe por estar com a carteira assinada e não pelo que produz. Acima disso, uma PeTrobras com um cheque em branco dos contribuintes pagando a farra toda e se… Read more »

Jose Souza

Clibanario..
Culpar o combate a corrupção pela crise no setor… e ser muito inocente… veja como esta o mercado no setor … e os indicadores futuros…

Pré-sal esta morto… abaixo dos $45 o barril… se paga para produzir… e com o fim dos embargos contra o Irã… vai bater perto dos $20.

moises

É cada uma… A culpa é dos corruptos que além de roubar bilhões ainda reduzem as operações para deixar a população refém de seus roubos, e assim aceitar esse tipo de comentário: “Melhor deixar que roubem do que o país parar”. Realidade é que o pobre SEMPRE sofre quando o corrupto está no poder, seja quando o corrupto está livre para roubar dezenas de bilhões enquanto pobres se amontoam nos chão de hospitais fedendo a excrementos (meu tio ficou nessa condição), ou seja quando o corrupto desesperado pela ameaça de perder seu poder começa a parar obras e demitir funcionários… Read more »

carlos alberto soares

Kkkk …. Rsrsrsrs …..

Clibanario

Não sou contra a Lava Jato, de forma alguma. Só estou chamando a atenção da forma como está sendo conduzida. Ha uma espetacularizacao ridícula dos fatos, como estão sendo apresentados. Toda a economia de um País de nossas dimensões parada, aguardando o que? Os valores a serem recuperados não chegarão a um por cento do que foi desviado e, prestem atenção, do que está deixando de ser gerado/ganho/produzido desde o inicio. E no final as penas que cada responsável serão desproporcionais aos estragos que causaram pois serão ridiculas. Os mais apenados serão beneficiados com fatores legais que diminuirão suas condenações.… Read more »

David Soares

Prezado burusera 18 de janeiro de 2016 at 21:53
Faço coro a sua publicação!!!
Sr Clibanario, não. A Lava Jato só expôs o cancro apodrecido para a sociedade cuidar e evitar que a infecção mate o corpo todo.
Não devemos nos esquecer do básico: não se deve roubar, corromper ou enganar. O empresário, o politico ou seja quem for, assumiu os risco de cometer uma pratica ilegal para auferir benefícios a si ou a outrem então que arque com as consequências que espero sejam severas e desencorajem outros a cometer o mesmo erro.

Clibanario

Outra coisa, Moisés, tente fazer esse belo discurso para um peão soldador de uma empreiteira da Petrobras que acabou de levar um pontapé na b**** , pois nesse emprego lhe deu a oportunidade de não depender dos sistemas de saúde e de educação do governo, pois o salário que ganhava era bem acima da media do pessoal de sua formação. Com o que ganhava viu a oportunidade de dar uma educação melhor para os seus filhos e conforto para a sua esposa, que mesmo trabalhando fazia os seus planos com certa tranquilidade. Você teria essa coragem? E você, José Souza,… Read more »

moises

Clibanario, o que você sugere são duas coisas que não se associam, não há coerência. Não há como ceder pra bandidos que querem usar o sofrimento do trabalhador como moeda de troca por sua impunidade e ter justiça ao mesmo tempo, não há como ser a favor da Lava Jato e querer ceder, não existe isso, se a estratégia que estão usando é fazer o trabalhador de refém em troca de sua absolvição, então ou se é a favor da justiça ou da manutenção da corrupção. É difícil pro funcionário que sofre com esse terrorismo, perdendo seu emprego, mas infelizmente… Read more »

Trollbuster

Clibanario 18 de janeiro de 2016 at 18:15

É para deixar roubar então ?

O que este rapaz tem é um fenômeno que vocês verão muito no Brasil .. O SAM – Síndrome de Abstinência de Mortadela.

Rafael Oliveira

Clibanário, . Pelo que você escreve, a impressão que se tem é que se a Lava-Jato acabasse hoje, a Petrobrás voltaria a contratar navios e sondas em um ritmo intenso e a indústria naval se recuperaria. . A União, estados e municípios teriam arrecadação recorde e a vida do brasileiro melhoraria muito. . Você só se esqueceu que há um governo incompetente nos governando e que mesmo se a Lava-Jato não tivesse ocorrido, a Petrobrás estaria com problemas de caixa e endividada, em razão de ter sido usada como ferramenta de controle da inflação, como financiadora de projetos artísticos, esportivos… Read more »

Clibanario

Interpretem e deturpem como quiserem minhas palavras, moises e rafael. Responsabilizem quem quiserem (desde que suas excelsas pessoas fiquem isentas) pelas más ações perpretadas por esses cidadãos, pois os fatos aí estão para quem quiser ver. Moises o desafio que lhe propus continua. O peão soldador está muito retado por nao puder comprar aquele Celular porradao no natal, pois perdeu o emprego e irá engolir o seu discursuzinho de peessedebista frustado, que só agora se preocupa com o povo. Aliás, você nao me respondeu sobre os inqueritos arquivados no governo FHC. Nao sou petista, e muito menos peessedebista, pois o… Read more »

Velame

O engraçado é que agora ninguém mais é petista!! Só rindo mesmo!

Rafael Oliveira

Eu não sou completamente isento. Votei no Lula em 2002. O PSDB é uma porcaria. Mas é uma porcaria menos pior que o PT. No estado de SP, pelo menos os professores, policiais e médicos recebem seus salários e décimos terceiros em dia, ao contrário de outros estados que já foram governados pelo PT e seus aliados (DF, RJ e RS, principalmente). Eu não sou político para ter que fazer discurso para peão que perdeu o emprego. Se ele ganhou acima da média durante o “ressurgimento da indústria naval”, deveria ter poupado algum dinheiro para tempos difíceis ou investido na… Read more »

Clibanario

Velame, nunca fui petista. É facil vir com esses chavões de “ninguém é mais petista” e sair correndo, achando que falou uma pérola para encerrar uma troca de idéias.

Velame

Cidadão, aqui na trilogia já estamos cansados desse pessoal da tubaina com mortadela. Existem outros blogs por aí onde sua conversa de petista enrustido vai colar. Aqui não!

Clibanario

Dom Velame (barão? Conde? Duque?). Vossa Excelência (é assim que devo me dirigir?). Já sei: Doutor (é mais tubaina com “mortandela”, como preferes?). Não sei quem es, muito menos me interessa. Vejo que tens aquele ranço de “você sabe com quem está falando?”.
Va provar algum vinho e discutir sobre o seu bouquet, caro peessedebista.

Hawk

Quando há inflação? Quando o estado gasta mais do que arrecada! E sendo assim é só cortar o que está causando despesa nas contas públicas que não é muito difícil de deduzir e nem que para isso ocorre algumas privatizações em setores que causam prejuízo. Mas quem vai fazer isso?

Clibanario

Rafael, sei que é opinião sua que devemos respeitar. Mas, PSDB menos pior que o PT? Vejo que nao viveu ou se esqueceu de ter vivido os oito anos de FHC. Foi nessa época que, a pretexto de enxugarem e tornarem mais “eficientes” as empresas que apareceram as “saudosas” reengenharias, os impraticaveis 5 “S”, os inesgotaveis ISO 9000 (alguém se lembra disto?), os gurus e suas intermináveis palestras e por aí foi. Poderia escrever um tratado sobre isso, mas foi dificil ver 10 colegas bons serem substituídos por 2 ou 3 que receberiam 1/4 do que cada um dos que… Read more »

Nunes-Neto

Falam tão mal o FHC, mas foi ele que reequilibrou a economia, foi o pai do real,se não fosse por ele o PT n tinha surfado no equilíbrio do real, que inclusive o Lula era contra…

Juarez

O cidadão, não foi o cinco S, ou qualquer outra destas teorias que levou o Brasil para o lixo, foi sim a educação faz de conta, aonde se formam analfabetos funcionais nas universidades, a legislação trabalhista de período pre´diluviano, e falta total de infra estrutura fisica, intelectual e principalmente tributária para se ir adiante que este tipo de empreendimento . Qluaquer bestunto com dois miolos no cérebro sabia que o voo de galinha iria terminar logo ali. O Dr. Sergio Moro e a Lava jato estão fazendo o que tem qeu ser feito passar a régua nesta vagabundagem que está… Read more »

Rafael Oliveira

Clibanário, . Quanto à comparação entre PT e PSDB me referia ao governo do estado de SP. Se a gente levar em conta que dois dos candidatos do PT a governador de SP, vencidos no 2° turno pelo PSDB, foram presos (um ainda está, por nova prática criminosa), dá para presumir que os candidatos do PSDB eram menos piores. . Eu era estudante nos tempos do FHC, mas, intui que seria interessante mudar e, por isso, votei no Lula em 2002. Uma falha terrível da qual me arrependo. Para o bem e para o mal, durante os anos 90 as… Read more »

Clibanario

Pois é Juizarez, os seus clientes (mesmo indiretos) tem mais que comer merd…, mas muita mesmo. Você se diz pequeno empresário, pensando que nada irá refletir no seu empreendimento, se sentirá inexpugnável, que eles continuem comendo merd… . Tenho pena de você, com tão funesto e escatológico pensamento. Vou ser mais claro, para não ter que desenhar: o Brasil está parado por disputas politicas, ou estão tentando para-lo (ainda existe esperança). Vemos uma disputa do poder pelo poder e não vemos alternativas democraticas e legais para substituir os 2 pólos divergentes. Rafael, vc votou em Lula em 2002… e depois?… Read more »

Fabio Souto

Senhores como fica a questao da entrega dos navios patrulha que estão no Eisa?

Rafael Oliveira

Eu mencionar que votei em Lula em 2002 foi para fazer meu “mea culpa”. Depois votei nos candidatos do PSDB nos segundos turnos para presidente. Torço para que o Partido Novo emplaque, pois simpatizo mais com suas ideias do que com o PSDB. Sabe porque as exportações não estão ocorrendo? Porque se tivessem já tinham aparecido na propaganda eleitoral do PT. Se até o João Cândido foi lançado ao mar antes de estar pronto só para aparecer no horário político, imaginem o que um marketeiro faria com a 1ª exportação de um petroleiro nacional. No mais, se as exportações de… Read more »

Marcelo-SP

COMENTÁRIO APAGADO – PROVOCAÇÃO DESNECESSÁRIA

Clibanario

COMENTÁRIO APAGADO – PEDIDO DE DESCULPAS DESNECESSÁRIO

moises

COMENTÁRIO APAGADO – PEDIDO DE DESCULPAS DESNECESSÁRIO

marujo

COMENTÁRI0 APAGADO

zorannn

De boa!! Que se dane os empregos!! O bom funcionário, bem preparado e atualizado arruma emprego e qualquer lugar!! perder o emprego é a coisa mais normal do mundo!! Se não for funcionário público, qualquer um está sujeito a perder o emprego de uma hora para outra. Bons funcionários (pessoas que se atualizam e não ficam acomodadas) não ficam desempregados.E as excessões, se reinventam e vão fazer outra coisa na vida. Agora querem que o governo socorra uma industria que não consegue produzir 1 navio de patrulha que preste? Colocando mais dinheiro?? Mais assistencialismo?? E o dinheiro onde vão conseguir?… Read more »

Luciano

COMENTÁRIO APAGADO – LEIA O AVISO MAIS ACIMA

Luciano

Desculpem, editores, nao tinha lido o aviso. Nao se repetirá.

Marcelo-SP

Toda vez que alguém pede “união” de governo e empresários, em nome de “empregos”, eu seguro a minha carteira. Governo tem que criar bom ambiente para andamento da economia. E empresários tem que ser eficientes. Ponto. Quando falam em “união”, geralmente é contra o contribuinte.

Juarez

COMENTÁRIO APAGADO – APRENDAM A DEBATER SEM ESSAS BRIGAS ESTÚPIDAS

Clibanario

COMENTÁRIO APAGADO – APRENDAM A DEBATER SEM ESSAS BRIGAS ESTÚPIDAS

Clibanario

COMENTÁRIO APAGADO – APRENDAM A DEBATER SEM ESSAS BRIGAS ESTÚPIDAS

Velame

COMENTÁRIO APAGADO – APRENDAM A DEBATER SEM ESSAS BRIGAS ESTÚPIDAS

Clibanario

COMENTÁRIO APAGADO – APRENDAM A DEBATER SEM ESSAS BRIGAS ESTÚPIDAS

carlos alberto soares

Vamos lá, com as notícias da SETE BRASIL de ontem, já era. O PETROS está falido e ponto. A indústria naval brasileira faliu e ponto. Todos aqui serão testemunhas, até o final do ano o que não parou ….. pára. Porquê ? Porque temos planejamento, estrutura tributária equilibrada, M.O. treinada e com ótima produtividade, enfim somos muito bons e temos um governo que não interfere em nada, deixa a livre iniciativa correr etc etc etc ….. e isso há mais de 13 anos ….. Permitiram que se criassem muitos estaleiros com grana de BNDES, BB, CEF etc …. Enfim nós… Read more »

carlos alberto soares

Estaleiros que foram “criados” para atender ao sistema PETROBRAS:
http://www.valor.com.br/empresas/4400042/metade-das-empresas-do-ibovespa-perde-mais-de-50-do-valor-de-mercado

////////////////////////////

Sabem o que é aço em chapas grossas ? Boa parte atende a demanda naval.
http://www.valor.com.br/empresas/4399790/vendas-de-aco-caem-226-em-dezembro-segundo-inda

//////////////////////////

http://www.valor.com.br/empresas/4400990/voto-contra-da-petros-cria-impasse-na-recuperacao-da-sete

//////////////////////////

Quem é do setor naval, boa sorte e muita saúde.
Para quem não é …………………………………….. boa sorte e muita saúde.

carlos alberto soares

Há ótimas matérias e uma oportunidade de se recompor cronologicamente ……
http://www.naval.com.br/blog/?s=estaleiros

Clibanario

COMENTÁRIO APAGADO – SAINDO NOVAMENTE DO TÓPICO

Clibanario

COMENTÁRIO APAGADO – SAINDO DO TÓPICO MAIS UMA VEZ

Rafael Oliveira

COMENTÁRIO APAGADO – VOCÊS CONTINUAM SAINDO DO TÓPICO

Clibanario

COMENTÁRIO APAGADO – SAINDO DO TÓPICO MAIS UMA VEZ

moises

COMENTÁRIO APAGADO

Rafael Oliveira

COMENTÁRIO APAGADO

Oganza

COMENTÁRIO APAGADO

Oganza

COMENTÁRIO APAGADO