Nota do Comando de Operações Navais sobre a matéria ‘Porta-aviões São Paulo terá tripulação reduzida para cortar gastos’

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NAe São Paulo - foto 15 Nunão 2011 - Poder Naval - Forças de Defesa

Em relação à matéria publicada em 22 de janeiro pelo sítio “Poder Naval”, intitulada “Porta-aviões ‘São Paulo’ terá tripulação reduzida para cortar gastos” o Comando de Operações Navais esclarece que a decisão de reduzir a tripulação do Navio Aeródromo (NAe) “São Paulo” visa a direcionar para outros navios da Esquadra parte da tripulação que não estará diretamente envolvida nos reparos, a fim de manter o adestramento dessa parcela de pessoal.

É importante destacar que o NAe “São Paulo” permanece como um importante meio estratégico para o cumprimento da missão da Marinha, principalmente no que tange à tarefa básica do Poder Naval referente ao Controle de Área Marítima.

Em decorrência disso, a Alta Administração Naval estabeleceu uma Coordenadoria específica, na estrutura da Diretoria-Geral do Material da Marinha, a fim de conduzir a avaliação da modernização do Navio, que envolve, principalmente, estudos relativos a novos arranjos de sua propulsão, bem como, a necessária inspeção técnica do estado do seu casco, esta já realizada em 2015. Tal avaliação exige um trabalho minucioso, que demandará um tempo compatível com a sua complexidade para ser concluído e alcançar os resultados esperados, durante o qual, o NAe permanecerá ativo, porém sem operar, realizando apenas as tarefas de manutenção rotineiras.

O tempo necessário para o retorno do NAe “São Paulo” à plena atividade operativa dependerá, obviamente, das diversas metas que serão apontadas pela avaliação, a cargo da citada Coordenadoria, bem como, da disponibilidade de recursos orçamentários alocados à Marinha, a partir dos próximos anos, a qual será determinante para garantir a execução do projeto de modernização.

Tão logo o Navio recupere a sua condição operativa, será restabelecida a lotação de pessoal necessária à sua plena operação.

Por fim, a Marinha reitera o interesse na garantia da segurança e da manutenção do NAe “São Paulo”, almejando a breve retomada de sua total capacidade de operação.

Informo, ainda, que a divulgação da redução da tripulação do NAe “São Paulo” para a imprensa ocorreu de forma não compatível com as Normas e Regulamentos da MB, fato que será apurado por meio de procedimentos administrativos.

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carlos alberto soares

A culpa vai ser do aspone do setor de imprensa.
Depois farei a contradita, agora tenho que descansar para digerir esse comunicado.

Mario Heredia

Bom, se alguém vazou a informação, que este infeliz seja colocado para limpar o casco do Nae sozinho. Com relação a solução dada de realocar parte da tripulação em outras atividades, não vejo nada demais. O Nae SP não está operacional, sendo assim o lógico a fazer mesmo é ocupar a tripulação em outros navios ou outras atividades, ou o correto seria deixar todos em casa até acabar a reforma? Este navio já consumiu muito dinheiro do contribuinte, espero que consigam faze-lo voltar a navegar de forma digna. Eu adoraria ver esse opala velho de guerra, passar por uma reforma… Read more »

Ed "árabe" lima

Kkkkk cara ,eu sou servidor,e a cada dia q vejo algum manda chuva colocando a culpa de sua incompetência,falta de conhecimento ,e desrespeito pela inteligência da população ,além claro da total indiferença do governo pelas f.a.,negando recursos,roubando e aumentando impostos…eu mais me convenço q só começando agora um investimento grande em educação ,sem demagogia utopista,talvez daqui uns 30 anos o Brasil seja um país decente,que cuide de seu povo,e que não seja feliz só em carnaval…desculpe,desabafo…salamaleico.

Ed "árabe" lima

Imprensa livre sempre!

Bueno

“É importante destacar que o NAe “São Paulo” permanece como um importante meio estratégico para o cumprimento da missão da Marinha, principalmente no que tange à tarefa básica do Poder Naval referente ao Controle de Área Marítima” “o NAe permanecerá ativo, porém sem operar,”
Um meio importante na ativa mas inoperante, com tantos meios ou quase todos na ativa e fora de operação. MB não cumpri a sua tarefa básica. Bem esclarecedora esta a nota

john Paul jones

Ainda bem que eu não esculachei a MB na nota anterior !!! ha ha ha ha

Imprensa Livre !!!

john Paul jones

vamos voltar a Agencia de Noticias TASS da URSS na Guerra Fria ….

Mario Heredia

Ed, acho que precisaremos de mais de 30 anos para que isso aconteça. Só com muito investimento em educação para colhermos um futuro melhor, no entanto os que aí estão preferem um povo burro, pois facilita a perpetuação no poder.
Somos brasileiro, não desistiremos nunca. Eu poderia mandar minha filha e meu neto para um país melhor, mas acredito que um dia isso aqui encontra gente séria e o rumo da nação muda.

Ed "árabe" lima

Sr.Mário,de coração te falo…se Vsa tiver condições mande os pró Canadá,ou Austrália q tem ótimos intercâmbios…pq eu sinceramente não vejo luz fim do túnel.eu trabalho na saúde aqui do rio e vejo coisas que nem Lúcifer concordaria.escolas estaduais sem merenda,dando caixinha de suco quente e pacotinho de club social genérico…dinheiro pra marinha falta,pra educação…mas estima se q só a Petrobras foi roubada em quase 100 bilhões…aí mantém se esse porta aviões francês dos anos 60 só pra dizer q tem,nem navega! O “anão diplomático” e real…e maltrata seu povo demais…salamaleico.

Nonato

E o povo do Rio não se revolta? Apoiam Piciani e Pezao que apoiam o governo Federal? Por quê só tem gente para protestar contra aumento de passagem?

Mario Heredia

Nonato, Isso é resultado da falta de cultura. Um povo (brasileiro) que acha bonito gastar R$ 30 Bi para fazer copa, gastar R$ 50 Bi para fazer olimpíadas, mas não abre a boca para questionar a falta de recursos na área de educação, saúde e outros segmentos importantes, é um povo fadado a miséria.
As vezes nosso país lembra a Roma dos Césares. Pão e circo, basta ter festa e cerveja gelada e nosso povo esquece a realidade.
É lamentável o que vivemos aqui.

Ed "árabe" lima

Perfeito,sr Mário! A falta de consciência e opinião e tão evidente…que esses protestos viram manobras políticas! Pagam uns arruaceiros pra quebrar pardal de trânsito!o papel da imprensa e tão forte e claro no Brasil…que se não fosse por ela nada seria descoberto,lava jato,valerioduto,desvio daqui e de lá…a imprensa ,blogs como este do sr galante são a maior arma do povo brasileiro,não um porta aviões comprado por um megalomaníaco que queria ser o messias!eu lembro na minha infância(anos 80/90)época de copa do mundo,olimpíadas as ruas eram todas pintadas,bandeirinhas de sacola de mercado…festa! Agora…olimpíada aqui no rio…bilhões gastos como disse sr Mário… Read more »

Rafael Oliveira

1 – A MB falhou ao não divulgar essas informações anteriormente.

2 – E falhará novamente se punir o responsável pelo vazamento.

Esse tipo de informação tem mais é que ser vazada. Ou a MB tem vergonha das suas decisões?

E antes que alguém fale que isso envolve segurança nacional, o NAe SP não está operacional há anos e não tem valor militar algum no estado em que se encontra.

Seria bom se ele afundasse, tal com,o submarino Tonelero.

Spieth

Sr Comandante de Operacoes Navais (o qual nao sei nem o nome) Mui respeitosamente, Ate quando o Sr. vai ficar brincando de democracia enquanto um comuna e o seu ministro da defesa com a secretaria executiva dormindo com o Stedile do MST? Enquanto o Sr. brinca de chefe de operacoes navais que se resume a duas ou tres unidades operacionais e mais de 30 pegando e encostadas no barranco, os caras do PT estao afundando o PIB em mais 3% este ano e com inflacao de dois digitos! O Sr. sabe eu sei, todos sabemos que sempre o primeiro corte… Read more »

Oganza

Essa “nota” deveria ir para o Vestibular… tipo: Identifique os eufemismos; 🙂 Teria sido melhor a MB ficar calada… – Depois de “permanece como um importante meio estratégico para o cumprimento da missão da Marinha” – E assim continuará… fundeado no AMRJ. – “tarefa básica do Poder Naval referente ao Controle de Área Marítima.” – Não controla nem a Baía de Guanabara, na verdade a MB inteira não tem “capacidade operativa” para o controle do litoral do RJ. – ”o NAe permanecerá ativo, porém sem operar” – Essa foi a melhor de todas… – Em fato, a própria definição/diferenciação de… Read more »

carlos alberto soares

Caro Oganza 25 de janeiro de 2016 at 16:10
Cara, roubou minha resposta.
Retrato da MB, está muito mal, ai vem e remenda …. piora !
Shalom

Marcelo Tadeu

Oganza,

“tarefa básica do Poder Naval referente ao Controle de Área Marítima.” – Não controla nem a Baía de Guanabara, na verdade a MB inteira não tem “capacidade operativa” para o controle do litoral do RJ.

kkkk, essa foi genial e eu nem concordo muito com as suas mensagens. Olha que sou do RJ, kkkk!!

Vivaldo Jose Breternitz

A Marinha se esmera: cada vez mais ridícula. O silêncio era, obviamente, a melhor resposta. Um navio que não navega, porta-aviões que não porta aviões….

general=lee

Esses marinheiros graduados ,(oficiais) acham que nós leigos somos idiotas…..é! me lembra daquele quadro da praça é nossa…Brasileiro é muito bonsinho”….e …..sera? sds.

carlos alberto soares

Tem uma vantagem, vira tudo dióxido de ferro de novo.

FJJ

Após anos acompanhando o site de longe, acho que farei meu primeiro comentário…. Como qualquer um que acompanhe este assunto, imagino que todo mundo aqui adore um belo navio de guerra, quem dirá um porta-aviões. Já tive o prazer de estar a bordo do Minas, do SP e de 2 CVN’s diferentes americanos, realmente são lindos demais. Tremenda emoção, adoraria passar um tempo maior neles e acharia o máximo se o Brasil tivesse uns desses também… Dito isso, até hoje, sendo profissional da área de relações internacionais, não consegui encontrar ninguém que me esclarecesse a necessidade e a viabilidade do… Read more »

Roberto Santos

A culpa é do Tenente RM 2 que é o elo mais fraco dessa historia.
Porta Aviões lixo que deveria ser vendido como ferro velho e apurar sim quem foi os Idiotas que a troco de troco, incentivaram a compra desse caixão marítimo.

leandro moreira

Este porta avioes foi comprado no governo FHC, bem como os velhos Leopard e os M60 que so deram dor de cabeca.

Ze Abelardo

Piada. Manter adestramento. Para onde os marinheiros vao?

Isso ai e Reserva branca. Faz tempo que a MB se vale desse artificio.

O navio chega a ser canibalizado, mas tecnicamente continua “ativo”.

A sorte do SP e que nao tem sistemas comuns com o resto da esquadra.

Ze Abelardo

Leandro, quem foi atras do SP foi a propria MB. Vamos ter coerencia.

Ze Abelardo

Com relacao ao M60, ele nao deu problema algum. Alias e um excelente CC. O leopard belga foi um erro do EB pois a mira era exclusiva do modelo. Tanto que compraram os leos alemaes com suporte do fabricante.

Bosco

Navio que não navega não era pra ter tripulante e sim zelador.

dieter91360

Bom, me parece que a compra do ex Foch da França foi um dos piores negocios até hoje feitos pela MB,não???

leandro moreira

Ze Abelardo, a adocao de dois cc diferentes gerou muita dor de cabeca sim, pois fois uma tarefa muito dificil manter duas linhas de manutencao e logistica, ja para a Marinha foi o que deu pra fazer com a verba destinada por FCH, perguntei a um oficial de uma OM em Curitiba sobre as aquisicoes para as FFAAs e ele respondeu, ” e uma transformacao ” vejo muitas pessoas reclamando dos militares sobre nao fazerem nada, ora, vc acha que se eles estivessem descontentes eles ja nao teriam agido???

zorannn

Dieter!
.
O A-12 foi praticamente doado. Porque US$12 milhões não paga nada. O valor é simbólico.

TIP

Blá, blá, blá!!!! Permanece como importante meio operativo! Para que? Para festas e formaturas! ! Com dinheiro meu, seu, nosso!
Mante-lo, a tal custo, é a justificativa para a esquadra?
Sinceramente senhores tenho vergonha de ver as ffaa gastando mais de 70% de seus orçamentos em pensões, soldos de ativos e inativos. Sobra o que? São quase 6% do PIB (significativo para padrões mundiais) em folha…. Ou humanos para a profissionalização ou mais festas ocorrerão no convés onde deveriam operar aeronaves!
Desculpem o desabafo…

Oganza

Bosco 25 de janeiro de 2016 at 19:29
“Navio que não navega não era pra ter tripulante e sim zelador.” – KKKKKKKKKKK
Grande Abraço.

Oganza

dieter91360 25 de janeiro de 2016 at 19:33 – “Bom, me parece que a compra do ex Foch da França foi um dos piores negocios até hoje feitos pela MB,não???” – O pior é que não foi não. O pior foi esse PROSUB… Escrevam ai: – Daki a 15 anos vc’s irão enfim conseguir contabilizar o que a MB perdeu com esse Buraco Negro de dinheiro. – FOFOCA: por conta de uma parceria, na semana passada fui conhecer uma certa empresa do Sul do país que talvez seja a que tenha o maior expertise em Elétrica Naval da AL. Depois… Read more »

spacejockey

Sempre fui favorável a se investir numa frota de submarinos de respeito, assim se nega o uso do mar. PA eh p potencias militares q projetam poder. Imagina uma frota de uns 24 submarinos, um quarto nuc lear e o restante convencional. O restante tenta fazer com aeronaves baseadas em terra mesmo. Para complemento grande qtidade de lanchas ligeiras armadas de misseis, como o Iran faz (@ estratégia do inseto) Ateh o Astros pode ser empregado em defesa de costa. Quer porta aviões com grupo aéreo de verdade ? Então compra a poha do F 35 duma vez e por… Read more »

Bardini

Oganza,
.
Nem aço INOX se faz direito por aqui pois não existe empresa que consiga competir em questão de custos e qualidade com o que vem de fora, imagina investir em mão de obra e em alguns casos infraestrutura para fabricar uma liga especial destas que você citou…
.
Enfim, um artigo a respeito do assunto, com alguns números para quem quiser dar uma olhada:
http://www.nucleoinox.org.br/upfiles/arquivos/downloads/apresentacoes/feinox2013/Apres_Albano_Setembro2013.pdf

Control

Srs

Jovem Oganza

A tecnologia dos cabos para aplicações em ambientes de alta salinidade e umidade e de grande durabilidade não tem nada de extraordinário, porém o problema é de demanda no Brasil.
Se a MB quiser que eles sejam fabricados aqui, poderão ser feitos, porém a um custo bem mais alto do que se for importado.
Não é uma questão de domínio tecnológico, mas sim de mercado,
Aliás, você mesmo já disse isto, porém encerrou citando que não há competência para sua produção local, o que não é o caso. Não há é vantagem econômica.

Sds

Oganza

Bardini,

vlw adoro esses reports… já salvei e vou zapiar com calma.
Grande Abraço.

Oganza

Control, Tem sim e infelizmente não é só isso… parte de toda infraestrutura de um País é determinada e controlada por parâmetros ditados pelo Estado e isso vai do mercado financeiro a construção de estradas: Vc não pode abrir um Banco sem “X” de Capital/de Correntistas e sem a aprovação do BC, assim como vc não pode fornecer um serviço de internet sem certas concessões e/ou infraestrutura… – Mas ai vem a “pegadinha/omissão” – A indicação/recomendação para fios de cobre feita pelo IMETRO e representada pela norma técnica ABNT NBR NM 280:2011 ainda restringe sessões de 1,5 a 4 mm2… Read more »

Safe

Será que a Academi (Antiga Blackwater) possui serviços navais?Talvez uma força naval privada fosse mais apta a desenvolver seus trabalhos doq nossa gloriosa MB.

Brincadeiras de lado acho que a nossa marinha é a força mais retrogada no Brasil tanto em relação a equipamentos como em filosofia, onde os oficiais são verdadeiros membros da nobreza com sua filosofia de pisar em seu subalterno e suas ideias distorçidas da realidade.

beto

o PN ta com moral em, direito ate de nota de esclarecimento de comando

franklin junior

É importante destacar : 1. ” …o NAe “São Paulo” permanece como um importante meio estratégico para o cumprimento da missão da Marinha…” ou seja, continua a dominar o ego(mania de grandeza de nosso almirantado) de q POSSUIR esse ferro velho(de mais de 50 anos) inoperante e obsoleto e desarmado e dispensável serve ainda p/ METER MEDO num utópico adversário. 2.”…durante o qual, o NAe permanecerá ATIVO, porém SEM OPERAR, realizando apenas as tarefas de manutenção rotineiras.” ou seja, mentalidade avantajadamente otimista do comando herdada da piada do cara que GANHOU UMA FERRADURA e depois disso vivia dizendo q TINHA… Read more »

Airacobra

Pelo que deu a entender, a informação do primeira materia não foi fornecida oficialmente pela MB, então nesse caso deve ter sido vazada, fato confirmado com a parte do texto que cita que será aberto um procedimento administrativo para apurar o fato, resumindo a história, vão apurar e punir o militar ou servidor civil que vazou tal informação, principalmente se for militar, vai ser a famosa caveira com dois c…

zorannn

Oganza! . Muito legal seus comentários! . Na construção civil existe uma certa ‘rivalidade’ entre arquitetos e engenheiros civis. Isto pelo simples fato de que o arquiteto ‘viaja na maionese’ criando projetos lindos no papel e o engenheiro civil é quem calcula tudo para tornar a ‘viagem na maionese’ possível. Na minha época na faculdade fui abençoado por ter entre meus professores, engenheiros que participaram da construção de Itaipu, das estações de metrô de São Paulo (estações São bento e Sé) entre outras obras. E oque vc citou é assim em todas as áreas. . Na construção do edifício Citicorp… Read more »

Airacobra

Realmente como citaram ai em pra cima realmente deve ter sido coisa de RM2, kkk, pois ta no sangue do militar de carreira que certas informações da caserna não se passa para a imprensa, para isso existe os RP e comunicação social

Airacobra

O que para a imprensa é um furo de reportagem, para a MB é uma dor de cabeça, pois somente a tom de exemplo seria algo como um pai que sempre educou seus filhos a não comentar nada de dentro de casa na rua, nem o que tem de equipamento, de móveis, bens, nem como os problemas, a situação financeira e por ai vai, ai do nada um filho rebarbado comenta na rua que o pai não ta conseguindo manter e nem pagar o carrão que tem, e o carro ta na garagem por falta de manutenção e pq ta… Read more »

carlos alberto soares

Oganza 25 de janeiro de 2016 at 21:29
Importa-se e ponto.

carlos alberto soares

Os IKL se não me falhe a memória usam Siemens.

carlos alberto soares

Caro Control 25 de janeiro de 2016 at 22:36 Concordo e acrescento: Nexans produz na Europa, porquê não fazê-lo no Brasil ? Furukawa(Nexans) produz no Japão, porquê não fazê-lo no Brasil ? Outras de 1ª linha, Empresas mundiais também com forte presença no Brasil que fazem companhia as duas já citadas: Prysmian (Pirelli) General Cable ( Phelps Dodge Corp, Alcoa, Temos 2 ou três fabricas de porte médio especializadas em cabos especiais para alta temperatura e salinidade (Cofibam/ICE/SãoMarco) + (São homologados em NI’s e renomados laboratórios nacionais) porquê não fazê-lo no Brasil ? Simplesmente porque não compensa. Reposição ? Compra-se… Read more »

MO

Em tempo:

PCTC “Falstaff”, 5.430 veiculos de capacidade

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2016/01/pctc-falstaff-slco-suspendendo-do-tev.html?m=1

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