Home Divulgação Sindmar defende ações de longo prazo para o crescimento do setor

Sindmar defende ações de longo prazo para o crescimento do setor

2569
25

Valemax - imagem 2 Vale

Com a compra de 30 navios Valemax, avaliados em mais de US$ 2,5 bilhões, a China ampliará seu controle sobre as exportações brasileiras de minério de ferro e terá poderes para regular as taxas de frete do mercado internacional nos próximos dez anos ou mais. O Valemax é o maior graneleiro do mundo, com capacidade para até 360 mil toneladas.

“Mais uma vez, a China mostrou como o Estado deve adotar uma visão estratégica e de longo prazo, que proporcione a abertura de novas oportunidades para suas empresas e seus trabalhadores”, afirmou o presidente do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar), Severino Almeida, ao comentar o significado da operação num momento em que o Governo e a Petrobras discutem a venda de ativos rentáveis da estatal.

O presidente do Sindmar ressaltou que a China dá provas de sua sabedoria ao investir em um setor fundamental para o desenvolvimento, como o de logística e transporte marítimo. ”O Brasil, ao contrário, recorre a ações de curtíssimo prazo, visando resultados imediatos e ignorando o interesse da Nação. A consequência é o desmantelamento de organizações, a eliminação de postos de trabalho e a falta de perspectiva de um ambiente econômico mais próspero.”

Valemax - imagem Vale

O Valemax foi lançado em 2010 pela Vale que, no entanto, entregou ao mercado apenas 18 das 60 unidades planejadas. A mineradora sofreu um grande revés quando a China proibiu os navios de atracar em seus portos, alegando falta de segurança. O embargo foi suspenso em julho do ano passado, quando a mineradora já havia vendido ou alugado as embarcações, inclusive para alguns armadores chineses que agora encomendaram novos Valemax.

DIVULGAÇÃO: META CONSULTORIA E COMUNICAÇÃO (Assessoria de Imprensa do SINDMAR)

IMAGENS (navios Valemax, em caráter meramente ilustrativo): Vale

25 COMMENTS

  1. Os empresários gostam de receber grana barata do estado. Coloquem o seu próprio dinheiro na empresa. O governo já deveria ter parado de financiar empresas.Deveria financiar saúde, educação e segurança.

  2. Marcus Mendes, o nome desse modelo implantado no Brasil é capitalismo de estado. O estado é o motor da economia e assume os riscos. É o modelo defendido pela esquerda. Só diria que essas pessoas não são empresárias, são apenas amigos do poder e fantoches. Como sou de direita, defendo o que vc disse. O privado assume riscos e o estado cuida da segurança e da educação. Só acrescentaria é que o estado deveria criar regras justas e um ambiente estável para o privado poder investir. Nada disso existe hoje.

  3. Só sei que o dragão está com um apetite voraz.A Grécia irá vender a Autoridade Portuária de Pireu, o maior porto grego, à empresa chinesa de transporte marítimo COSCO, Conforme o acordo de €368,5 milhões de euros. O porto possui uma rota de acesso para a Ásia, o leste da Europa e o norte da África.

  4. A equação é simples senhores! Quanto mais interesses e propriedades essas potencias tem no estrangeiro menor será seu apetite para guerrear…já que perderiam TUDO. Ao contrario da Coreia do Norte….entenderam a geopolítica?!

  5. Querido, planejamento, esta palavra, em tempos de Mega analfabetismo funcional , quer dizer comunismo para muitos.
    Negam até o Estado em si em sua sina, sua interpretação de ______________, de Estado Mínimo.
    Então a fórmula é a seguinte :
    Planejamento = intervenção estatal no mercado = comunismo

    Assim funciona a mente de um __________________
    _
    COMENTÁRIO EDITADO. EVITE PROVOCAÇÕES TOTALMENTE DESNECESSÁRIAS AO DEBATE E MANTENHA O RESPEITO, SEM ATACAR OS DEMAIS, PARA TAMBÉM SER RESPEITADO.

  6. Zeabelardo, concordo em número e grau com você, mas também acrescentaria: diminuição da carga tributária , revisão da CLT, desburocratizarão. Sem isso não tem como sermos competitivos em nada!!!

  7. Mendes, Zeabelardo, Andrade,

    Vivemos hoje o que o Brasil dos anos 30 na Era Vargas…a solução? A mesma adotada anos depois do retorno da FEB do teatro europeu.
    Repito o que já disse varias vezes antes…o Brasil não estava e ainda não está preparado para se auto governar.
    Os mesmos atores do passado estão presentes em uma versão hodierna, populismo barato, demagogia vagabunda e uma igreja corrupta que apoia cegamente e por mero interesse um governo podre (vide as declarações da CNBB em 01/04/2016).

    CM

  8. Bem feito pra quem aceitou a China como “aliado e parceiro de mercado”.
    Se o fosse não faria isto conosco.
    Mas como dizia o Vader (aliás, cadê ele?), tem quem ache os dentes do dragão melhores que as garras da águia.

  9. Por que a Vale entregou os navios?
    O preço de um ou de 30 navios é 2,5 hj?
    Se forem os 30 então um meganavio desses custa apenas 75 milhões?
    Vender os navios não foi uma boa.
    Perdeu competitividade.
    Por que não manda fazer mais?
    2,5 bi para a Vale não significa muito.
    O preço do minério caiu. mas não era motivo para ficar em situação difícil.
    Cada empresa tem que se adequar à realidade e não ficar se queixando que o preço das commodities depois de ter subido digamos 2.000% voltaram aos valores anteriores.

  10. Não entendi uma coisa, alias um monte

    Valemax é apelido de um tipo de navio, não nome de navio

    Eles tem em media 403.000 t. E não 360.000 t.

    Nem todos eram da vale, muitos eram de armadores estrangeiros, afretados a vale, vom bandeira e guarnição estrangeiras

    Os da Vale TODOS tinham bandeira e tripulação estrangeiras

    Não wstou entendendo este papo e pelo visto acima levou meio mundo a discutir não sei o que

    no minimo tem informacoes incorretas e tbm nao sei onde estao ‘nossas perdas’, sr os navios eram afretados ou de subsidiarias da vale estrangeiras … nao havia um braseiro a bordo ou um de nacionalidade brasileira

    Soando como jogando.para torcida e desinformando com dados e infos equivocadas e ou erradas….estes navios NUNCA FORAM BRASILEIROS !!!

  11. MO 14 de abril de 2016 at 1:33
    Os navios mineraleiros classe VALEMAX foram lançados no mercado em 2010 pela mineradora brasileira Vale SA . O plano era construir cerca de 60 navios, mas apenas 18 foram entregues. A VALE sofreu um golpe quando a China proibiu esses navios de grande porte de atracar em seus portos, afirmando que eles eram inseguros. O embargo foi suspenso em julho do ano passado, mas naquele momento a VALE já havia vendido ou alugado os cargueiros para proprietários chineses, inclusive a Cosco.

    O mineraleiro VALEMAX pode transportar até 360 mil ton de carga. Eles são duas vezes maiores que os navios Capesize (aptos a cruzar a rota do Cabo), os maiores cargueiros de granéis sólidos de produção comercial, que possuem capacidade para 180 mil ton.

  12. E também as gigantes chinesas do transporte marítimo Cosco Group, China Merchants Group e ICBC Financial Leasing Co. fizeram encomendas para 30 navios mineraleiros VALEMAX avaliadas num total de US$ 2,5 bilhões de dólares.

    Essa medida vai ampliar o controle da China sobre as exportações de minério de ferro do Brasil nos próximos dez anos e aumentar a pressão sobre as transportadoras marítimas ocidentais, que vêm penando para encontrar cargas em meio a uma das crises mais duradouras do setor.

    As três titãs do transporte marítimo da China fizeram pedidos de dez navios cada uma para quatro estaleiros locais — Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding, Behai Shipbuilding, CIC Jiangsu e Yangzijiang Shipbuilding — com entregas programadas a partir de 2018. Sds.

  13. Na adianta construir um navio que não pode atracar nos portos do maior cliente. Isso foi um golpe dado pela China. Agora que ela vai possuir 30 navios Valemax as restrições de atracamento acabaram.

  14. Bem, não precisa desenhar.Mas o objetivo foi conseguido? Trouxe prejuízo para o Brasil ? A china levou vantagem? Se foi isso, tá tudo certo normal como tudo, quê se faz no Brasil.

  15. eles são ULOC Ultra Large Ore Carrier, o Cape Size tem este termo por não ser possível cruzar o Canal de Suez (os maiores, pois os Cape são a partir de 95.000 bdwt até 199.000 dwt, a partir dai VLBC (ou VLOC e os ULOC´s … não existe o navio VAlemax, este foi o apelidadodado a classe, pois os Valemax não são iguais, variam de 400.000 a 406.000 dwt

    Não são 18, são 24, todos ex Vale qqr coisa, nem todos eram de propriedade da Vale, mas todos afretados a Vale, aquele que teve problemas em Itaqui, o Vale Beijing (Sea Beijing listado na segunda relação abaixo) era da STX PAN Ocean sul coreense (a pseudo midia especializada (uma me…a só, portos e navios e aquelas midias de internet que cpiam tudo, sem verificar ou pesquisar, passou para ele, publicam) que foi uma das que divulgaram desinformações sobre os navios, armador e afins

    Sister Ships

    16 vessels found. Click here to view details

    LR/IMO Ship No MMSI No Vessel Name Built Gross DWT Shiptype Operator Status
    9566514 538004889 LIWA MAX 2012 201,384 400,315 Ore Carrier Vale SA In Service / Commission
    9522972 477510400 ORE CHINA 2011 201,384 400,606 Ore Carrier Hong Kong Ming Wah Shpg Co Ltd In Service / Commission
    9532513 477510300 ORE DONGJIAKOU 2012 201,384 400,606 Ore Carrier Hong Kong Ming Wah Shpg Co Ltd In Service / Commission
    9532537 477510200 ORE HEBEI 2012 201,384 400,535 Ore Carrier Hong Kong Ming Wah Shpg Co Ltd In Service / Commission
    9532549 477510500 ORE SHANDONG 2012 201,384 400,000 Ore Carrier Hong Kong Ming Wah Shpg Co Ltd In Service / Commission
    9532628 477178600 PACIFIC MARINER 2015 201,384 400,032 Ore Carrier Hong Kong Ming Wah Shpg Co Ltd In Service / Commission
    9532604 477178700 PACIFIC MERCHANTS 2014 201,384 400,101 Ore Carrier Hong Kong Ming Wah Shpg Co Ltd In Service / Commission
    9532525 477178500 PACIFIC WARRIOR 2012 201,384 400,398 Ore Carrier Hong Kong Ming Wah Shpg Co Ltd In Service / Commission
    9532616 477178800 PACIFIC WINNER 2014 201,384 400,065 Ore Carrier Hong Kong Ming Wah Shpg Co Ltd In Service / Commission
    9566526 538004900 SAHAM MAX 2013 201,336 400,694 Ore Carrier Vale SA In Service / Commission
    9566538 538004899 SHINAS MAX 2013 201,336 400,420 Ore Carrier Vale SA In Service / Commission
    9565065 538004888 SOHAR MAX 2012 201,384 400,315 Ore Carrier Vale SA In Service / Commission
    9532587 563254000 YUAN JIAN HAI 2013 201,384 399,995 Ore Carrier COSCO BULK In Service / Commission
    9532575 566863000 YUAN SHI HAI 2013 201,384 400,293 Ore Carrier COSCO BULK In Service / Commission
    9532551 566587000 YUAN ZHEN HAI 2013 201,384 399,997 Ore Carrier COSCO BULK In Service / Commission
    9532599 563950000 YUAN ZHUO HAI 2014 201,384 400,000 Ore Carrier COSCO BULK In Service / Commission

    Sister Ships
    8 vessels found. Click here to view details
    LR/IMO Ship No MMSI No Vessel Name Built Gross DWT Shiptype Operator Status
    9575448 538004438 SEA BEIJING 2011 199,959 403,818 Ore Carrier Sea Navigation Shpg Pte Ltd In Service / Commission
    9575462 538004765 SEA ESPIRITO SANTO 2012 199,959 403,627 Ore Carrier Sea Navigation Shpg Pte Ltd In Service / Commission
    9575486 538004778 SEA FUJIYAMA 2012 199,959 403,811 Ore Carrier Pan Ocean Co Ltd In Service / Commission
    9575474 538004826 SEA INDONESIA 2012 199,959 403,727 Ore Carrier Sea Navigation Shpg Pte Ltd In Service / Commission
    9575515 538005109 SEA MARANHAO 2013 199,959 403,844 Ore Carrier Sea Navigation Shpg Pte Ltd In Service / Commission
    9575450 538004553 SEA QINGDAO 2012 199,959 403,880 Ore Carrier Pan Ocean Co Ltd In Service / Commission
    9575498 538004918 SEA TUBARAO 2013 199,959 403,784 Ore Carrier Sea Navigation Shpg Pte Ltd In Service / Commission
    9575503 STX DALIAN 1707 2016 200,000 400,000 Ore Carrier Owner Unknown Launched

    Sister Ships

  16. Esta ação, traiçoeira, da China merece um contraponto nosso. O princípio da reciprocidade, mesmo que acobertado, deveria ser aplicado (dificultando a importação de chapas de aço, de alguns produtos manufaturados, ou mesmo navios).
    A China precisa entender que esta é uma via de mão dupla, que também tem a perder agindo assim. Se a Vale, então, não pode levar o minério de ferro, então que comece a vender o aço pronto e não, tão somente, o minério.
    Até mais!!! 😉

  17. Wellington, por estranho que pareça, as mineradoras (inclusive as que também são siderurgicas, tais quais usiminas e CSN), dizem (ou diziam) que vender o minério era mais lucrativo do que o aço…
    talvez o cálculo contábil considere o custo do minério de ferro muito baixo de forma que a diferença entre o custo e o preço de venda gere um enorme lucro.
    Já a diferença entre o preço de venda do minério e do aço geraria lucro percentual menor (margens de lucro).
    estranho é que o aço chega da China a preço mais baixo do que o produzido no Brasil, mesmo após o minério ter cruzado o globo e o aço também…
    quanto aos valemax, a vale estava transportando para países próximos.
    ou seja, se dobrou aos chineses desnecessariamente.
    é bom lembrar que a Vale tem que se impor e não se ajoelhar perante os clientes.
    se não quiserem minério, comprem só da rio tinto.
    menor concorrência, preço maior.
    se fosse o falecido ex-presidente da empresa, a história seria outra…
    mas entrou um presidente indicado pela presidentA…

  18. Deveriam barrar os valex chineses, que nem eles fizeram conosco e tirar o reconhecimento de economia de mercado da China.

  19. Sim Fonseca, entendo que a margem de lucro da venda do minério de ferro deve ser maior do que a venda de chapas de aço. Sei também que o mercado siderúrgico (fora da China) fica com um pé atrás quando uma mineradora (que fornece sua matéria prima), também é concorrente no seu mercado. Lembro de ter lido que o falecido ex-presidente da Vale, ou o seu antecessor, comentava destas questõe numa entrevista, vale lembrar que o ex-Presidente Lula pressionava a companhia a instalar novas siderúrgicas no país e uma das argumentações contrárias a esta iniciativa era justamente esta questão mercadológica. Talvez por isto a Vale resolveu recuar e aceitar estas condições (recuo no mercado logístico, para manter meu mercado consumidor de minério de ferro, afinal este é o meu carro chefe).
    Entretanto, meu posicionamento é em relação ao Governo Federal, bem como uma posição dos ministérios de Minas e Energia e o do Desenvolvimento. Ou seja, se a China (governo chinês) toma medidas de proteção de suas empresas logísticas, o nosso também deveria tomar as mesmas medidas. Dois pesos e uma única medida, é o toma lá, dá cá. Mas como temos uma PresidAntA covarde e medíocre (especialmente em relações internacionais), sofremos o que sofremos.
    Até mais!!! 😉

  20. A China pode ser Péssima em Democracia , mas nós nos últimos 12 anos, muito menos , houve aqui uma Ditadura , não aquela dos Parlamentos Fechados , mas do Parlamento Comprado !!

  21. Artigo da SINDMAR sobre da sabotagem com corrupção da máfia pt contra a nossa marinha mercante, pois entregou o FUNDO DA MARINHA MERCANTE para Renan das Alagoas através da TRANSPETRO FALIDA por 10 anos. E lembro de como a China enganou a Vale aparelhada e agora domina o transporte naval de minério de ferro. Quem ai reclamou dos yankess é um otário

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here