Lançamento de bombas e tiro real durante a Operação MISSILEX 2016

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Caça AF-1 modernizado lança bombas BAFG-230

Caça AF-1 modernizado lança bombas BAFG-230
Caça AF-1 modernizado lança bombas BAFG-230

No dia 13 de abril, em continuidade aos exercícios planejados pelo Comando da 1ª Divisão da Esquadra na Operação MISSILEX 2016, dois caças AF-1 pertencentes ao 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) participaram do lançamento de bombas BAFG-230 sobre “Killer Tomato”. Uma aeronave AF-1, modernizada recentemente, executou o lançamento de quatro bombas sobre o alvo. A realização desse exercício contribuiu para o adestramento das tripulações e dos pilotos da Esquadra no lançamento desse tipo de armamento.

Na mesma manhã do dia 13 de abril, as Fragatas “União” e “Constituição” realizaram exercício de tiro de superfície sobre alvo “Killer Tomato”, com canhão de 4,5”.

Tiro de canhão de 4,5'' da Fragata "União"
Tiro de canhão de 4,5” da Fragata “União”

FONTE: MB

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Juarez

Que emoção, meu Deus a MB realizando um ataque com bombas da II GG, com aviões da década de sessenta com doutrina da guerra da Coreia, muito bom, continuem assim daqui uns duzentos anos vocês chegam a doutrina guerra aeronaval atual.

G abraço

Airacobra

Não aprenderam com as lições das Malvinas

Airacobra

Mas mesmo que um dia tenha um ASM integrado é sempre bom treinar todos o perfis de ataque, se não me engano mesmo sem ASM integrados os pilotos de AF-1 treinam os perfis de lançamentos e depois seguem em direção ao alvo simulando o perfil do missil para treinar as defesas dos navios para ataques de ASM em perfil sea skimer

Marcelo

O que é um killer tomato?

Airacobra

Marcelo, bom dia, ao menos se não me falhe a memória, o killer tomato é um tipo de alvo inflável utilizado pela MB de formato redondo com diametro de aproximadamente entre 3 a 5 metros (não recordo exatamente as dimensões), geralmente na cor vermelha (bem parecido com um tomate mesmo, deve vir dai mesmo o nome), geralmente não se atira para acertar, pois se acerta acaba o exercício de tiro, kkk
Abraços, espero ter ajudado

Marcelo

Obrigado Airacobra. Seria interessante saber se os AF-1 bombardearam o casco da ex corveta, à la Guerra das Malvinas.

XO

É inserido um “erro” (deflexão) na solução de tiro, exatamente para evitar a destruição prematura do alvo…
Agora, sem, querer polemizar, treinamos com o que temos… se não o fizermos porque os meios estão defasados, faz-se o que ? Se já somos criticados treinando, imagine o que vai rolar…

Jagderband#44

Agora já podemos comprar uns Dassault-Breguet Super Étendard da ARA.

Fernando

Pessoal só critica… poxa a MB mostrando que ainda tem alguma capacidade, que suas embarcações não estão simplesmente paradas em algum porto e que suas aeronaves não estão estocadas nos hangares. Que essas imagens se tornem mais rotineiras.

Juarez

Fernando, tu leu ou não entendeu o que eu escrevi, mas vou desenhar, fica melhor:

Aviação naval de combate é para treinar o mais próximo da realidade e da doutrina operacional moderna, aquilo que tu viu ali, é coisa de aeroclube e custa muito caro para o contribuinte, brincar de tiro ao alvo.
Sabe o que aconteceria com aquele elemento de A 4 contra qualquer marinha sul americana de médio porte, dois piloto voltando a nado ou em dois caixões e vela preta.

G abraço

Juarez

XO, eu vou te contar uma “histórinha” para ilustrar o meu pensamento e para que tu possas entender a que me refiro: Na primeira operação Salitre, a FAb levou um pau da FACH que ficou na história, perdendo praticamente todas aeronaves em combate, porque???? Porque os Chilenos detinham na época uma aeronave ma is moderna, o T III, com P IV e a FAB ainda com F 5 não modernizado, P III e AIM9 B, sim, mas pricipalmente porque os nosso pilotos se ofereceram como”patos” no dog fight. No Debrifing de missão já no Brasil o, Brig Burnier que na… Read more »

Airacobra

Juarez, mas é exatamente o que eu citei no meu ultimo post, mesmo sem possuir misseis anti navio integrados ao AF-1 a MB treina os perfis de lançamento de tais misseis e após o lançamento os aviões seguem a trajetoria em direção aos alvos simulando o missil em seu perfil sea skiming para treinar as defesas dos navios, mas independente de treinar lançamento de misseis os pilotos também tem que treinar lançamentos de bombas, pois cada TO e situação pede um tipo de armamento, ou será que em uma situação em que não exista defesa aa por parte do navio… Read more »

Seal

Utilizando a plataforma AF1-M, a MB deveria ter feito igual a FAB. Utilizou as bombas BAFG 230 e MK-82 com kit Lizard que as transformam em “bombas inteligentes”. No mais, concordo com o Airacobra.
http://www.aereo.jor.br/2013/10/04/cacas-a-1-lancam-pela-primeira-vez-bombas-guiadas-a-laser/

Seal

Correção: *A1-M= AF-1M.

XO

Juarez, muito bom o seu exemplo… acho que o Airacobra já respondeu, melhor do que eu poderia… até porque, sou da superfície e, para nós, não adianta inventar, é diferente da aviação… apenas para ilustrar, houve tempos em que o HS não podia lançar AM39, sei lá porque motivo, mas, exatamente com a saudosa V33 fizemos vários dias de mar para aprimorar os procedimentos de OTHT… o AWS-4 é ruim, o SH era velho, mas o procedimento foi testado e tornou-se rotina para nós… ou seja, mesmo com meios ou equipamentos defasados, fomos qualificados para cumprir uma manobra tática ainda… Read more »

MO

XO … kkk Juarez … sacume né certas coisas não vem na wikipédia, google .. ai … kkkkk … trava as cabeça. os “celrebro” da overheating, chama o CAV da kbessa e coisas afins …. kkkkk

MO

em tempo

106.000 t.

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Marcelo ‘MO’ Lopes – 28/12/2015

9 Photos

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2016/04/ms-maersk-leticia-vrjc9-porta-container.html

XO

Posso estender o comentário com relação ao apoio de fogo naval, por exemplo… o alcance do 4.5 coloca o Navio junto do litoral, à mercê de VANT, aviação e toda a parafernália disponível pelo outro lado… se encararmos um conflito sem aliados, a missão é inaceitável, mas atuando em outro contexto, como parte de uma Força multinacional, é válido manter a capacidade de saber conduzir esse procedimento… o mesmo pode ser aplicado a um Grupo de ação de superfície… quem vai ser o oponente ? Temos ou não vantagem de armamento e/ou tática ? Mesmo diante de uma força mais… Read more »

Fernando

Juarez, compreendo o seu ponto de vista mas eu, e creio que outros colegas aqui, ao ler o seu comentário acabam por se sentirem lesados por palavras um tanto fortes ao se referir aos elementos em uso na MB e a força que essa teria frente as outras armadas da América do Sul. Não creio que a MB venha utilizando uma doutrina ultrapassada nem saiba utilizar oq tem de uma forma que possa colocar em prática técnicas de batalha modernas. Comparar com aeroclube é um tanto desnecessário.

Em tempo, uma imagem curiosa
http://estrategiaglobal.blog.br/wp-content/uploads/2014/12/AF-1B-BAFG-1.jpg

Marcelo

Bela foto, Fernando!

Alexandre Samir Maziz

Eu também concordo contigo , Fernando no seu comentário , aqui vai uma humilde opinião de um infante “burro” pé de poeira :Sabe o que aconteceria com aquele elemento de A 4 contra qualquer marinha sul americana de médio porte, dois piloto voltando a nado ou em dois caixões e vela preta.” , não vejo nenhuma marinha na América do Sul , em situação melhor que a nossa não , se alguém poder me responder se falei bobagem fico grato pois nosso espaço aqui é para um debate sadio , onde uns concordam outros discordam , desde já agradeço .… Read more »

Juarez

Eu vejo que existe uma dificuldade muito grande de se fazer entender, e ainda de se sair do mundo encantado das maravilhas.
Senhores eu me referi a doutrina, qualquer Marinha sul americana de médio porte abateria sumariamente as duas aeronaves.
Fernando, a doutrina utilizada é arcaica e não aprimora absolutamente nada, mas isto é a minha opinião e o tempo mostrará quem está certo, o que acontece, é que como nos caso das Malvinas, costuma cobrar um preço alto demais.

G abraço

MO

Juarez, como falei, não ta na wiki e nem tem no Battlefield ou Call of Duty … dificil de entender …. kkkkkkkk

em tempo, ex soviético buneco

M/S Marco Polo / C6JZ7

Primeira escala em Santos do navio mais clássico e de maior história da temporada 2015/2016 de cruzeiros na cidade,

32 PHOTOS

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2016/04/ms-marco-polo-c6jz7-maiden-call-santos.html

Airacobra

Juarez, mesmo a US Navy também treina lançamento de bombas burras, não vejo nenhum demérito nisso.

Robson

Em 1982 os ataques argentinos realizados com mísseis exocet, voando baixo e lançando de longe mostrou o caminho para a vitória… já os ataques efetuados com bombas provocaram danos mas muitos aviões foram abatidos… como o colega acima citou, como o alvo estava parado porque não lançar uma bomba com um kit de guiamento para testar a arma… não vejo com bons olhos treinar uma doutrina ultrapassada… hoje são saraivadas de mísseis, o mais longe possível da defesa anti aérea e pronto….

XO

Robson , a baixa disponibilidade de A-4 fez com o nível de adestramento caísse demais… O Esquadrão cumpriu essa missão e conduzirá uma série de exercícios em Natal com emprego de armamento… Ou seja, estão no estágio básico, cumprindo todas as etapas, sem atalhos, para incrementar o adestramento… Isso não se recupera de uma hora para outra…

Bosco

Vale salientar que em 82 estava no início a generalização de sistemas de radar com capacidade de detectar e rastrear contatos em voo ultra baixo (sea skimming). O engajamento de canhões e mísseis contra esse tipo de alvo só era possível via visual.
Hoje seria impossível se repetir a ação dos Skyhawks argentinos.

Mahan

Uê, mas não foi desse jeito que o Coventry foi pro fundo? Olha que além sea dart aida havia uma fragata com sea wolf junto. Se a Navy errou no emprego essa super marinha companheira hipotética poderia errar também. Quem não tem cão caça com gato.

Marcelo Andrade

Sim Juarez,
Levamos um pau na primeira Salitre mas
Aprendemos e em menos de 10 anos, entre a primeira Cruzex e a terceira, já operávamos em ambiente BVR. Pergunte aos pilotos franceses de Mirage 2000N , eles estão até hoje estudando pique aconteceu com eles face ao trinomio E-99/F-5M/Derby. Com a palavra o amigo Rinaldo Nery!!!

Jorge Alberto

Juarez, colaborando com tua colocacao…

Houve uma ocasiao em uma cruzex da vida, q o GDA foi “convidado” e eles sabiam q iriam combater contra os M2000, dessa forma, o comandante estudou a fundo os sistemas de armas descobrindo uma “falha” e conseguiram abater alguns M2000…

Entao sim, os pilotos de F-5 aprenderam da pior maneira possivel o q o comandante lhes disse depois: Estudar o inimigo eh tudo!

sergio ribamar ferreira

Boa noite para todos. não se enganem àqueles que há uma doutrina ultrapassada por olharem apenas exercícios básicos com armamento ultrapassado. A MB faz o que pode e há estudos e estudos para aperfeiçoamento dessa Força . A FAB e EB realizam também seus exercícios militares e vão aperfeiçoando-os. Será que existem só defeitos? Os Oficiais da e também da reserva projetam ,estudam e por fim treinam doutrinas diversas. Caso não fosse assim para que ter Forças Armadas? Por favor, critiquem, mas não desmereçam jamais o aprendizado e estudos dos militares. Eles fazem o que podem mesmo com todas as… Read more »

Juarez

Sergio, realmente tá difícil de se fazer entender. A MB faz e vai continuar fazendo arroz com feijão, porque????? Porque não tem outra opção, com os orçamentos de que dispõe e até porque ela entendeu colocar os ovos em outra cesta, condições financeiras que propiciem a constância necessária de voos e de DISPONIBILIDADE de equipamentos para formar uma doutrina moderna. some-se a isto que vários integrantes do VF 1 passam por lá e não conseguem fazer mais do que dois voos ano, é impraticável. Some-se isto que mesmo com a célula “modernizada” do A 4, faltam janelas de integração e… Read more »

Juarez

MO 18 de abril de 2016 at 19:40

Juarez, como falei, não ta na wiki e nem tem no Battlefield ou Call of Duty … dificil de entender …. kkkkkkkk

MO, tu tá certo, juro que dá próxima vez eu me calo, deixa eles…..

G abraço

Juarez

Jorge Alberto e Fernando, o aprendizado da Salitre foi o marco de mudança de doutrina dentro da FAB, e llgo após o 14 ter sido declarado operacional com o F M, pouco tempo antes do começa da Cruzex em natal, baixaram aqui 10 pilotos e instrutores IAF, e meu amigo nunca se voou tanto em 15 dias no esquadrão de forma tão diferente, combativa e profissional, desde a decolagem até os procedimentos de pouso e ali os Israelense cantaram toda a pedra, precederam todos os movimento táticos dos Franceses e deu no que deu. Como eles sabiam?? Simples, eles tem… Read more »

Airacobra

Juarez, concordo piamente quanto à qualidade com o intercâmbio com os israelenses, realmente eles são os papas da doutrina da aviação de caça, temos mais é que estreitar laços com países assim, e não tomarmos atitudes de anão diplomático como uma certa presidanta o fez.

Airacobra

Um vetor antigo porém modernizado não faz milagres, mas utilizado com a doutrina correta, pilototos bem treinados e usando 100% de suas capacidades terá melhores resultados que um vetor mais novo de melhor capacidade utilizado com uma doutrina defasada, é o ideal? Não, mas o importante é conseguir tirar sempre 100% de proveito de seu vetor, da situação e dos erros do inimigo.
Um dia que chegar o vetor no estado da arte teremos uma boa doutrina e é só manter-se atualizado com as novas doutrinas que surjam e que se adequem a seu novo vetor.

MO
Renato de Mello Machado

Sim é ele mesmo,já vi esse gaseiro aqui no porto da minha cidade.

MO

Qual é o porto ?

Renato de Mello Machado

Vitória ES.

Gelson Jorge Emerim

A impressão passada para o público leigo com estes tipos de exercícios é a de que a MB está fazendo alguma coisa, em meio a tantas críticas. Só que, na mesma medida, está se expondo ao ridículo, com equipamentos obsoletos e que ainda assim, mal consegue operar. Deixe a aviação de asa fixa para quem já domina o assunto (FAB). A MB deveria ater-se ao patrulhamento como primeira e absoluta prioridade. Qualquer coisa fora disso, no momento, é apenas propaganda enganosa (que já não engana mais ninguém). Quando a MB demonstrar alguma competência operacional e organizacional cumprindo a sua missão… Read more »

XO

Gelson, desculpe, mas expor-se ao ridículo porque o material é ultrapassado ? Isso não é motivo para deixar de realizar os adestramentos… ou você, como contribuinte, acha melhor ficar tudo encostado ? Acredito que não… eu, como Oficial de Marinha e contribuinte, não gostaria… se parar, que seja por questão de segurança da Tripulação…
Nosso maior problema não é operar e sim manter… mas concordo quanto ao “organizacional”, caso você tenha pensado em aprimorar a gestão…
Abraço…

MO

E la publico leigo tem noção de alguma coisa … publico leigo ta nem ai para este tipo de assunto, acho que vc não fez sua colocação direito Gelson, e as afirmacoes para quem é meio leigo tbm foram totalmente “leigas” …

Joker

Falcao Modernizado em Natal-RN, espera se outros Falcoes para o fim do dia.

Gelson Jorge Emerim

XO e MO, na medida em que os “leigos” começam a ver o seu dinheiro suado sendo mal usado e escorrendo em direção ao ralo, estes também começam a se interessar pelo assunto. Os militares, de modo geral, pensam que vivem num mundo à parte. Em muitos países eles são até considerados como desajustados sociais pois acreditam que pertencem a uma espécie de elite de guerreiros e que devem ser sustentados pelo restante da sociedade sem precisar prestar contas do que fazem. É uma filosofia feudal que sobrevive em alguns países apesar de toda a informação disponível. Eu vejo como… Read more »

XO

Gelson, sinto dizer, mas, essa descrição de militares que você faz não é real nem aqui nos EUA… e você está muito equivocado, meu caro, não somos sustentados pela sociedade, trabalhamos pelo salário e prestamos contas dos gastos… Você fala em “mostrar capacidade para cumprir o que deveria fazer então pode passar a pensar em uma etapa maior”… então, não é isso que o exercício demonstra ? Como eu comentei anteriormente, falar em aprimoramento de gestão é corretíssimo, mas é muito forte denominar-nos “aglomerado ridículo e mal organizado, indigno das tradições que alega ter”. Por fim, esse espaço é aberto… Read more »

Airacobra

XO, esquenta não, sempre foi assim e dificilmente vai mudar, se tem e treina reclamam, se tem e não treina também reclamam, se não tem e não treina reclamam, se não tem e treinam reclamam do mesmo jeito, se compram dizem que é gasto inutil para militares brincarem de joguinhos de guerra, vai entender, no mais, façamos nossa parte e deixemos que reclamem, abração e boa semana

XO

Airacobra, valeu pela força… muitas vezes, eu me calo porque concordo ou porque não tenho informações para argumentar… mas tem hora que não dá, cara… enfim, abraço…

MO

Em tempo

o ex Soviético ‘Aleksandr Pushkin’, buneco, suspendendo de Santos

M/S Marco Polo / C6JZ7

Suspendendo de Santos – 11/02/2016

21 Photos

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2016/04/ms-marco-polo-c6jz7-maiden-call-santos_73.html

Juarez

Xo e Aircobra eu vou me meter na discussão novamente(tinha jurado para o MO que não ia mais), vocês, não estão entende e estão pessoalizando o debate. Eu entendi o que o Gerson quis dizer, e não é dirigido ao “pessoal”, ma sim a forma como administram a instituição, principalmente nos últimos anos. Amigos XO e Aircobra, assim os considero, a MB, infelizmente está colhendo o que plantou, nós, e eu me incluo respeitosamente nesta critica, não estamos crivando o treinamento em si, mas como e,em como está sendo procedido e em que situação. Não há din din para quase… Read more »

Gelson Jorge Emerim

Disse que não mais comentaria mas, apenas para por uma pá de cal no assunto. Repito que não há nada pessoal contra ninguém no meu comentário. A minha crítica é para a organização da MB. Também gostaria de ver uma marinha bem equipada e eficiente e não isto que está aí. Das três armas é a que mais patetadas está fazendo. Isto está por demais evidente. Mesmo para um leigo, Eu não sabia que este forum era exclusivo para especialistas. … Agradeço ao colega Juarez pelo bom entendimento e pelo apoio, mesmo sem me conhecer. … Peço desculpas ao Sr.… Read more »

XO

Senhores, como ja disse em outras ocasioes, sim, precisamos melhorar a gestao, essa é minha opiniao pessoal… com relação aos outros tópicos, não vou polemizar, nem bater de frente… abraço a todos…

seal

Eu não vejo problema a MB voar o Sky Hawk A-4MKu, o problema é como gastar os parcos recursos que tem, com treinamentos que não agrega muito valor militar, com uma aeronave com aviônicos modernos . Nos EUA existe duas empresas privadas de aviação militar que utilizam o A-4N modernizado e outras aeronaves para treinar pilotos. Essas 2 empresas juntas tem mais aeronaves que toda as Forças Aéreas da AL. Uma é a Draken International baseado na Flórida, com cerca de 80 caças e a outra é a Discovery Air Defence que tem uma subsidiária nos EUA, A Top Aces.… Read more »

MO
MO

Acompanhando manobra de suspender em navio brasileiro N/M log-in Amazônia

N/M Log-in Amazônia / PPVA

Acompanhando a manobra a bordo

15 photos

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2011/02/suspendendo-com-o-nosso-log-in-amazonia.html

Renato de Mello Machado

Log-in Amazônia figurinha fácil no TVV-ES

MO

Aqui em SSZ tbm

Geovanne Medeiros Pinheiro

A MB continua com seu treinamento aqui em Natal, utilizando as instações da BANT. Consegui registrar estas imagens na chegada do N-1001 e N-1021 na cheda deles, as 16:35h.

http://www.fotoslivres.com/2016/04/falcoes-da-marinha-do-brasil.html

MO

ow, bonitona a pintura do Falcão 21

Bosco

Só de curiosidade, já que estamos falando de bombas e navios, há duas bombas guiadas que foram desenvolvidas exclusivamente para aplicação antinavio: a AGM-123 Skipper II e a JSOW C1.

E.Silva

Muita gente critica o fato da Marinha insistir em ter um Nae, que seria inviável pelos altos custos operacionais, até aí tudo bem, mas se não tem um Nae tem que ter uma aviação naval baseada em terra, criticar os dois não dá. Eu mesmo prefiro uma aviação naval baseada em terra, e de forma integrada com o SISDABRA para racionalizar a operacionalização das duas forças. Por mim bases aéreas como Santa Cruz e Natal, que fazem fronteira com o oceano, seriam de responsabilidade da Marinha, que poderia operar com caças de longa autonomia e o P-3. E deixava a… Read more »