Operacao Celeiro 2016 - navios MB suspendem de Ladario - foto via 6 Distrito Naval - MB

O Comando do 6º Distrito Naval e meios de comunicação da Marinha do Brasil divulgaram nestas últimas duas semanas notas com informações e fotos da Operação Celeiro 2016.

A Operação Celeiro 2016 foi realizada entre os dias 1º e 16 de abril, aproveitando o favorável regime de águas para a navegação nos Rios Paraguai e Cuiabá. O objetivo foi a realização de adestramento de Operação Ribeirinha, execução de Patrulha, Inspeção Naval, além de Assistência Hospitalar (ASSHOP) e Levantamento Hidrográfico na região de Cáceres, em proveito da segurança da navegação.

Operacao Celeiro 2016 - navios MB e lanchas EB - foto via 6 Distrito Naval - MB

A operação contou com a participação de 9 navios, 2 aeronaves, lanchas e viaturas responsáveis pela Segurança da Navegação, do apoio cojunto de embarcações do Exército Brasileiro (EB), além de tropas do Corpo de Fuzileiros Navais e do EB, totalizando o envolvimento de 800 militares. No período da operação, o aviso hidrográfico fluvial Caravelas teve como missão a atualização hidrográfica em 100 km na calha do Rio Paraguai, no Mato Grosso, empregando equipamento de tecnologia de ponta, denominado ecobatímetro multifeixe.

Coletiva de imprensa – No terceiro dia da operação (3), foram divulgadas diversas informações em coletiva de imprensa, realizada  a bordo do Navio de Transporte Fluvial Paraguassu, atracado em Cáceres – MT. O Comandante do 6º Distrito Naval, contra-almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, disse na ocasião que a operação é mais uma oportunidade para o Comando do 6º Distrito Naval e suas Organizações Militares buscarem a manutenção do adestramento e a presença da Marinha do Brasil na região.

Operacao Celeiro 2016 - foto via Marinha do Brasil

Já naquele terceiro dia de operação, eram contabilizados os seguintes resultados de cada sub operação:

Operação “Celeiro Sul”: manobra de Operação Ribeirinha com movimentações de tropas iniciadas em 3 de abril, quando navios e aeronaves iniciam seus deslocamentos para a região do exercício (45 Km ao Sul de Cáceres). A sub operação contou com a participação conjunta de tropa do Exército Brasileiro e de 2 lanchas Guardian.

Operacao Celeiro 2016 - foto 2 via Marinha do Brasil

Operação “Celeiro Norte”:  atividades realizadas simultaneamente nas regiões de Alta Floresta, SINOP, Sorriso, Lago do Manso e Cáceres, que já em 3 de abril somavam 148 embarcações foram inspecionadas, sendo 14 notificadas.

Operação ASSHOP “Cáceres” : atividades realizadas pelo navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano na região de “Porto Carne Seca” e na cidade de Cáceres, totalizando naquele terceiro dia 840 atendimentos médicos/odontológicos, além da distribuição de 6.600 medicamentos.

Operacao Celeiro 2016 - foto 3 via Marinha do Brasil

Operação “Navegação Segura”: conclusão do levantamento de duas Cartas Náuticas no Rio Paraguai pelo aviso hidrográfico Fluvial Caravelas. No dia 3, o aviso navegava pelo Rio Cuiabá, com previsão de atracação no dia 8 de abril em Santo Antônio de Leverger. Na sequência, o planejamento incluía o Levantamento Hidrográfico em 100 Km, no Estado de Mato Grosso (Rio Sareré, Bracinho e região de Descalvados).

Lanchas do EB – No dia 11, aproveitando a visita de autoridades de Mato Grosso ao navio transporte fluvial Almirante Leverger, atracado em Cáceres-MT, o tenente-coronel Ricardo Kleber Lopes Coelho, Comandante do 2º Batalhão de Fronteira de Cáceres, deu informações sobre a participação do Exército Brasileiro (EB) na operação.

O tenente-coronel afirmou afirmou que era uma satisfação apoiar a Marinha nas operações, complementando: ”Nossas lanchas Guardian ajudaram na fiscalização, patrulha e Operação Ribeirinha. Também é uma forma de estreitar os laços operacionais entre a Marinha e o Exército Brasileiro”.

Operacao Celeiro 2016 - EVAM de bebe no dia 11 - foto via 6 Distrito Naval

EVAM – Ainda na segunda-feira, 11 de abril, foi cumprida uma missão de EVAM (Evacuação Aeromédica). Naquela manhã, o Comando do 6° Distrito Naval encaminhou uma aeronave à Aldeia Uberaba, na região de Porto Índio, a 150 quilômetros de Corumbá, para resgatar um bebê de 8 meses. A aeronave estava destacada na Operação Celeiro, que a Marinha do Brasil promovia no Estado de Mato Grosso.

O bebê apresentava, nos últimos quatro dias, quadro de vômito, diarreia e desidratação. Durante o voo, que durou cerca de uma hora, o bebê esteve acompanhado da mãe, Sra. Laura da Silva, de 29 anos, e de um médico da Marinha, que prestou os primeiros socorros. Na chegada ao heliponto do 4° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-4), uma ambulância do Corpo de Bombeiros transportou o bebê para o Hospital Santa Casa de Corumbá.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guizmo

Nunão, me diga uma coisa: em termos fluviais, pode-se considerar a MB uma potência naval?

Fernando

A segunda foto me lembrou as incursões navais no Vietnã

Guizmo

Legal Nunão, obrigado. Interessante saber dos meios colombianos, eles realmente estão fazendo a lição, mas como vc disse, nossa área de patrulha é maior….
Enfim, valeu!