larus-9642588-4500dwt-WS-guaruja-34-ml-14-05-16-6 cópia

Encontra-se em fase final de construção o PSV (Platform Supply Vessel) nacional “Larus” (IMO 9642588, 4.500 dwt, 85,25 m de comprimento),casco nr.34, pelo estaleiro Wilson, Sons, no Guarujá/SP, com previsão para entrega para o armador Wilson Sons Offshore S/A, Rio de Janeiro, em junho de 2016.

larus-9642588-4500dwt-WS-guaruja-34-ml-14-05-16-7 cópia

Para ver / saber mais:

larus-9642588-4500dwt-WS-guaruja-34-ml-14-05-16-10 cópia

A embarcação é propulsada por 4 motores diesel Cartepillar 3512B-TA1.926 bhp x 1.800 rpm cada, dois propulsores azinutais, velocidade de 10 nós e é equipado com bow thruster tipo twart de hélice de passo controlável.

larus-9642588-4500dwt-WS-guaruja-34-ml-14-05-16-13 cópia

Fotos: Marcelo ‘MO’ Lopes – 14/05/2016

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Miguel

Que beleza, quem viu a transformação deste lado do Guarujá, sabe como o Brasil mudou de 2003 pra cá, para avançarmos na cabotagem devemos urgentemente revogar a Lei 9.432/97.

Jagderband#44

KKKK

Miguel

Quanto a fatos e fotos só sobra o kkkkk

Campos Junior

Liga não MO. Mais um zumbi…

Miguel

Não vou desenhar….

Juarez

MO, deixa este debil mental mortadela de lado, vamos ao que interessa:

Na primeira foto, ele está dentro de um dique que foi alagado ou é impressão errada minha???

G abraço

Luiz Monteiro

Prezado amigo Marcelo, Posso estar enganado, mas vou tentar traduzir o que disseram o Miguel e o Jagderband#44. O Miguel está dizendo que, de 2003 para cá (Governo do Partido dos Trabalhadores), o Guarujá se modernizou muito. Provavelmente por causa do estaleiro que aí se encontra. O Jagderband#44 discordou do posicionamento do Miguel, e riu. O Miguel se equivocou na digitação e respondeu: “Quanto a fatos e fotos só sobra o kkkkk”. Acho que, na verdade queria dizer: Quando há fatos e fotos, para quem não tem argumentos só resta rir. Não sei se foi isso que ambos quiseram expressar,… Read more »

Juarez

MO, deleta esse Zé Ninguém e toca para frente., eu gosto destas postagens tuas, especialmente estes navios de apoio, a propósito quando der e tu tiveres tempo, posta ficha técnica da motorização.

G abraço

Alfredo Duarte dos Santos

Marcelo,
Acompanho o site há muito tempo e também o santosshiplovers. Admiro demais o teu trabalho, feito única e exclusivamente com conhecimento, paixão e entusiasmo. Qualquer indivíduo minimamente esclarecido sabe da importância de uma indústria naval e respectiva marinha mercante para um país que almeja desenvolvimento sustentado e protagonismo internacional. Você compartilha profundo conhecimento e novidades sobre o assunto. Um oásis no deserto, e sem “boquinha”, que a esquerdalha tanto preza.
Continue com o trabalho e simplesmente desconsidere a obtusidade arrogante, a única coisa que nos últimos 13 anos realmente cresceu como “nunca antes neste país”.
Abraço.

EParro

MO, ótimas fotos!

Aliás, neste aí “as chaminés” estão carenadas e bem “bunitinhas”.

shipbuildingbr2013

Realmente MO

Eu também achei essa serie nova feia pra caramba no desenho. As classes anteriores eram mais bonitinhas, agora pior ainda é a versão PSV do mesmo desenho dos Oil Spill que saíram recentemente (esse valeram só pela pintura mesmo….rsssss).

shipbuildingbr2013

O mais importante é que é um bichão e com certeza vai fazer o trabalho.

Quanto aos UT-722 são lindões mesmo e são uns monstros e não da nem para comparar, e covardia.

Em tempo até onde sei os UT-722 não são mais construidos, nem aqui e nem lá fora, sendo substituídos por projetos mais novos ainda.

Renato de Mello Machado

Gosto muito de seu trabalho pois na cidade quê moro é praticamente um porto,e muitos dos navios quê aparecem em suas fotos eu vejo aqui.Continue postando por favor.

Clodorencio Piloto

MO, não manjo muito de navio, mas aquele tipo de psv que você citou como xBow são aqueles invocados com a proa “invertida”?
Desculpa se o termo não é esse, mas acho interessante aquela montagem em navios. Dão uma aparência de que sao resistentes e encaram condições mais extremas de mar, além de um ar de modernidade.

carvalho2008

Bom, eu sou fã do material do MO….

É isto ai, alterar a legislação da cabotagem e viabilizando um nicho de mercado que possa alicerçar a industria naval nacional….isto é o que permitirá um pequeno calço…quer na construção de cascos mais simples ou manutenção de outros…isto facultaria em um primeiro momento preencher algum tipo de projeto mais simples para as zonas distritais e num 2o. momento o amadurecimento para projetos mais complexos de 1a linha ou de manutenção para a MB…