Navio Escola Sagres parte de Lisboa rumo ao Rio das Olimpíadas

18

N.R.P._Sagres,_navio-escola._Forças_Armadas_Marinha_Portuguesa

O Navio-Escola Sagres partiu na tarde do dia 21 rumo ao Rio de Janeiro. A cerimônia, que ocorreu no início da tarde em Lisboa, teve discursos do Presidente do COP e do Primeiro-Ministro de Portugal, após a entrega da bandeira nacional ao Comandante do Navio-Escola Sagres, Comandante António Gonçalves.

A bandeira será transportada até o Rio de Janeiro a bordo do NRP Sagres e será devolvida ao Chefe da Missão Rio 2016 já em solo brasileiro, no momento da chegada à cidade-sede dos Jogos Olímpicos. Ela foi entregue por António Costa, após ter passado pelas mãos de José Garcia e do Porta-Estandarte, o velejador madeirense João Rodrigues, o mais olímpico de todos os atletas portugueses da história, que fará, no Rio de Janeiro, sua sétima participação em Jogos Olímpicos.

O NRP Sagres será a Casa de Portugal no Rio de Janeiro, em resultado da parceria entre a Marinha Portuguesa e o Comitê Olímpico de Portugal, constituindo um fator de motivação para os atletas da Missão Olímpica Portuguesa. É também a plataforma de excelência para realização de eventos promovidos pelas empresas associadas ao projeto e divulgação dos seus produtos.

Por volta das 16h30 (horário de Lisboa), o NRP Sagres partiu rumo ao Rio de Janeiro deixando para trás o Rio Tejo e a cidade de Lisboa. A tripulação do NRP Sagres é composta por 128 militares (9 oficiais, 16 sargentos e 103 praças), a que se somam dois mergulhadores e dois aspirantes da Escola Naval, um deles oriundo de Cabo Verde, que cumprem o seu estágio de embarque. Tratando-se de uma viagem de instrução, embarcam os 44 cadetes do 2.º ano da Escola Naval, Curso Jorge Álvares, acompanhados do respectivo diretor de instrução, do comandante de companhia e de um sargento. Além dos mencionados, também viaja um guarda-marinho da US Navy.

Pelo simbolismo desta viagem, em representação do Comitê Olímpico de Portugal, vai a velejadora Joana Pratas, que representou Portugal em três Olimpíadas: Atlanta (1996), Sydney (2000) e Atenas (2004). Ela fará toda a travessia atlântica até o Rio de Janeiro. No total, a bordo do navio-escola Sagres, está previsto que viajem cerca de 179 pessoas.

A cerimônia contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, do Ministro da Defesa, Azeredo Lopes, do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Macieira Fragoso, bem como do Presidente do Comitê Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, da Vice-Presidente e campeã olímpica, Rosa Mota, do Chefe da Missão Rio 2016, José Garcia, e do Porta-Estandarte da Equipe Olímpica na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, João Rodrigues.

Viagem terá paradas em Cabo Verde, Recife e Salvador

Na travessia atlântica até o Rio de Janeiro, o navio visitará a Cidade da Praia na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, entre 3 e 6 de julho, que é o primeiro porto da viagem. Depois da escala em Cabo Verde, prosseguirá para o Brasil, onde irá aos portos de Recife, em Pernambuco, entre 19 e 22 de julho, e Salvador, na Bahia, de 26 e 28 de julho. Em seguida, seguirá para o Rio de Janeiro, onde vai permanecer de 3 a 22 de agosto. Os portos de escala desta viagem do NRP Sagres foram definidos no âmbito da viagem de instrução dos cadetes do 2.º ano da Escola Naval – Curso Jorge Álvares.

O NRP Sagres vai estar aberto a visitas em todos os portos, estando previsto ficar três dias atracado na Cidade da Praia, três dias no Recife, dois dias em Salvador e 19 dias no Rio de Janeiro. Na cidade-sede, em resultado da excelente relação com a Marinha do Brasil, o NRP Sagres vai ficar atracado próximo à praça Mauá, no Cais da Portuguesa, que fica na Ilha das Cobras. Por norma, o Navio Escola Sagres abre a visitas entre as 10h00 e as 19h00, sujeito a confirmação para cada dia. Em média, o Navio costuma receber cerca de 10.000 visitas por dia.

Durante a estadia no Rio de Janeiro, o NRP Sagres servirá nas suas refeições oficiais uma grande variedade de pratos portugueses, com destaque para o Caldo Verde, o Bacalhau à Brás e o Pastel de Nata, além dos melhores vinhos nacionais.

Após a estadia no Rio de Janeiro, o navio iniciará a travessia atlântica de regresso a Lisboa, atracando novamente em Cabo Verde, desta vez no Mindelo, Ilha de São Vicente, de 10 a 12 de setembro. A chegada à capital portuguesa está prevista para 25 de setembro, quando termina a viagem que se estende por 97 dias.

Sobre o NRP Sagres

Último símbolo vivo da maritimidade portuguesa, o navio-escola Sagres foi construído em 1937, em Hamburgo. Lançado ao mar em 30 de outubro, recebeu o nome de Albert Leo Schlageter e serviu como navio-escola da Marinha Alemã. Para mitigar os prejuízos causados pelos submarinos germânicos, em 1948 foi cedido ao Brasil. Como Guanabara, foi navio-escola da Marinha Brasileira até 1961, quando Portugal o adquiriu para substituir a antiga Sagres. Incorporado na Marinha Portuguesa em 8 de fevereiro de 1962, além do nome, também herdou do anterior navio-escola a Cruz de Cristo que exibe nas velas, assim como a efígie do Infante D. Henrique, patrono e figura de proa do navio. Repositório tradição naval portuguesa, o NRP Sagres assume um papel crucial na formação dos cadetes da Escola Naval, que a bordo desenvolvem capacidades de liderança, temperam saberes técnicos e aprendem a respeitar o mar e os seus propósitos. Com uma história que se confunde com lenda, já efetuou três voltas ao mundo, visitou mais de 160 portos estrangeiros em 60 países e acolheu inúmeras figuras ilustres e milhões de visitantes. Na qualidade de Embaixador Itinerante, contribui para a afirmação de Portugal no mundo através da divulgação da cultura, dos valores e dos produtos nacionais, levando o solo pátrio às comunidades portuguesas espalhadas pelos cinco continentes.

FONTE: Jornal Mundo Lusíada

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato B.

Tudo isso e também é um lindo navio.

Dalton

Em 1932 a marinha alemã sofreu uma tragédia…um velho navio a vela convertido em navio
escola o “Niobe” afundou e levou consigo cerca de 70 homens.
.
Depois disso decidiu-se que os 3 novos veleiros escola seriam construídos com o que havia de
melhor em termos de segurança e qualidades marinheiras…um dos 3 era justamente o
“Alberto Leo Schlageter” hoje o “Sagres”.
.
Taí um navio que passou por muita coisa!!

MO

Hum eu tenho o buneu do N.R.P. Sagres; …. masssssssss preferiria o do N.R.P. Corte Real …

Nonato

Agora, a segurança das olimpíadas está garantida.
Navio de última geração.
Ironia à parte, dou o maior valor a coisas históricas.
Nos lembra de 1.500. Como era a vida numa caravela daquela época. Sem rádio, sem GPS, sem fogão…
E hoje ainda acham as coisas difíceis…

fidalgo

Um belo navio, o orgulho da marinha portuguesa e um embaixador de Portugal pelo mundo. Penso que será um espetáculo único vê-la entrar com as velas ao vento pela linda baía do Rio de Janeiro!
Para aqueles que queiram conhecer melhor as caravelas e as naus portuguesas do século XV e XVI, a cartografia e o império português dessa época, deixo um link para um documentário de grande qualidade histórica e de imagem em HD.

https://youtu.be/7xUEZt0_osc

Um abraço com mais de 500 anos

Marcos

Falando em Caravela…. que fim levou a “Caravela” Tupiniquim construída para os quinhentos anos de alguma coisa???

hernani

Marcos,
A réplica da caravela de Bartolomeu Dias que dobrou o cabo da Boa Esperança em 1488 e que foi construída para comemorar os 500 anos, anda por aí a navegar. se vir o documentário que eu deixei poderá constatar isso!

Um abraço

Oswaldo Neves

Há uma réplica da Nau de Cabral no Instituto Cultural da Marinha, entre a Praça XV e o 1° DN no RJ.

fidalgo

Marcos,
a réplica da caravela portuguesa construída para comemorar os 500 anos da dobragem do Cabo da Boa Esperança por Bartolomeu Dias em 1488, anda por aí a navegar no alto mar… no documentário que acrescentei ela participa ativamente.

um abraço

Fernando "Nunão" De Martini

Fidalgo, boa tarde. . Tudo indica que o Marcos, ao mencionar “tupiniquim” (grupo indígena que normalmente se usa para substituir “brasileiro” de forma afetiva ou pejorativa) não se refira aos 500 anos do feito de Bartolomeu Dias em 1488, comemorados aí em Portugal, e sim aos 500 anos do Descobrimento do Brasil por Cabral em 1500, comemorados aqui no Brasil. . Para aquela efeméride, celebrada em 2000, foi construída uma réplica da capitânia de Cabral. . Quer dizer, tentou-se construir. Foi um gigantesco fiasco que estourou o orçamento e não ficou pronto a tempo das comemorações, acumulando diversos problemas e… Read more »

Pesquisando melhor, vi que de fato há mais de uma caravela comemorativa / museu.
.
Este estaleiro português informa ter construído três caravelas: Bartolomeu Dias, Boa Esperança e Vera Cruz, entre 1987 e 2001, além de uma nau, em 2008.
.
http://www.samuelefilhos.pt/historia.html
http://www.samuelefilhos.pt/portefolio-caravela.html
http://www.samuelefilhos.pt/portefolio-nau.html
.
Só que mandar construir é uma coisa. Manter depois, de forma economicamente sustentável, é outra história, como mostra essa reportagem de 2012 sobre a caravela Boa Esperança:
http://videos.sapo.pt/zt4Rezvr41JuwK5reiI9

VO

Lembrando que esse Sagres foi o nosso Guanabara, até 1961.
Abs

fidalgo

Fernando, A sua pesquisa está correta, eu referi a primeira réplica da caravela de Bartolomeu Dias construída para comemorar os 500 anos da dobragem do Cabo da Boa Esperança em 1488. Nesse ano foi construída outra caravela para um museu sul africano que tem também o padrão colocado pelos navegadores. Há ainda também a Vera Cruz construída para os 500 anos da descoberta do Brasil. Já agora, foi também recuperado um navio de pesca longínqua do Bacalhau dos anos 30 do século passado, o Creoula. Está entregue à Marinha. Deixo o link, um belo veleiro e excelentes fotos! http://www.marinha.pt/pt-pt/servicos/ntm-creoula/Paginas/NTM-Creoula.aspx Um… Read more »

MO

Em tempo, a primeira VGM do NPo Almirante Maximiano (H 41), o “Tio Max” a SSZ!!!

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2016/06/npo-almirante-maximiano-h-41-pwpm.html

Lúcio Sátiro

Recolham as velas e guardem objetos de valor, se não quiserem voltar sem eles.

Juliana

Alguém que já visitou o navio sagres durante as olimpiadas, sabe me informar se é permitido entrar com carrinho de bebê e se é conselhado ir com criança?!

MO

Juliana, não creio que seja probido, mas ja visitei o Sagres, vc eventualmente tera dificuldades de deslocaamento dependendo dos pontos de visita, o ideal seria ir sem o carrinho a bordo

agostinho dos santos rodrigues

belo exemplar
de um navio a velas vi ele em algarve portimao quando estive la , muito interessante a historia sobre esse navio um licão de cultura pra quem aprecia historia