Type 052C HHQ-9 destroyer Luyang II class Lanzhou People's Liberation Army Navy china Active Electronically Scanned Array(AESA) Type 730 CIWS C-805 602 anti-ship land attack cruise missiles (7)

ClippingNEWS-PAA China não tem base legal para reclamar “direitos históricos” sobre a maior parte das águas do Mar da China Meridional, decidiu nesta terça-feira em Haia a Corte Permanente de Arbitragem (CPA) sobre esta disputa, que provoca tensões no Sudeste Asiático.

“O Tribunal chega à conclusão de que não há base legal para que a China reivindique direitos históricos sobre as zonas marítimas dentro da ‘linha das nove raias'”, afirma a Corte em um comunicado.

Pequim reivindica a quase totalidade deste mar, rico em combustíveis, o que provoca uma forte divergência com os vizinhos, Filipinas, Vietnã, Malásia e Brunei.

Para apoiar suas reivindicações, a China criou pequenas ilhas ou recifes e construiu pistas de pouso, portos e outras instalações, como faróis, por exemplo.

Mar da China

O governo das Filipinas apresentou uma demanda em 2013 à CPA, por considerar que a China viola com suas pretensões a Convenção da ONU sobre o Direito do Mar (CNUDM).

A CPA destacou ainda que a “China violou os direitos soberanos das Filipinas em sua zona econômica exclusiva” ao “interferir em sua exploração de pesca e petróleo com a construção de ilhas artificiais”.

Pouco depois do anúncio da sentença, Pequim destacou que não aceita nem reconhece” a decisão da CPA, tribunal que tem o apoio da ONU.

“A China indicou múltiplas vezes que a CPA, a qual compareceu de forma unilateral o (anterior) governo filipino, não tem nenhuma jurisdição sobre o tema”, afirmou a agência oficial Xinhua.

Ao mesmo tempo, o governo filipino elogiou a decisão da CPA, em uma declaração do secretário das Relações Exteriores, Perfecto Yasay.

FONTE: Exame.com / AFP

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex

Acho melhor certos países asiáticos largarem suas diferenças e se unirem em “bloco”: Japão, Coréia do Sul, o ideal seria que voltasse a ser um só país, juntando-se ao Norte; Indonésia, Filipinas e outros, contra do dragão chinês. Digo e repito, daí partirá a 3ª grande guerra. Não será ao contrário das duas primeiras, iniciadas em solo Europeu, mas sim em terras asiáticas, depois….o resto se envolve. Inclusive boa parte da América LatRina! Quem sabe depois dessa tragédia armagedônica, esse país realmente mude para melhor? Só falta do louco do Trump vencer as eleições nos States. O ocidente está se… Read more »

kfir

Então é guerra? Alguém poderia por gentileza falar com mais propriedade sobre o tema…
A sentença diz , se eu entendi, que a china tomou território marítimo de outro pais …

Miguel

Estranho um mar que se diz Mar da China, não ser da China….
Pergunta: Os EUA se submetem a Haia?

kfir

Miguel por favor leia o mapa de novo e considere.., os contratos mútuos existem para que não nos matemos.. pois caso contrário seria, como realmente é, a lei do mais forte, no entanto se deseja evitar a devastação…e o desperdício de vidas.
.
O que me ocorre é saber, se esta havendo reunião entre os países vitimas do império chinês, e se há programação para aquisição de meios…

Madmax

Os chinas vai continuar cagan… e andando pros outros, cim haia ou srm haia, como sempre fizeram.

Madmax

*vão

Miguel

Historicamente a China nunca teve uma politica expansionista, pelo contrário foi invadido por diversos povos, daí a histórica muralha, foi humilhada pelos ingleses na guerra do ópio e pela ocupação japonesa na Manchúria. O que Mao Tse Tung deixou de legado ao povo Chinês não foi o Comunismo e sim deixar a China e seu povo de pé e orgulhoso de seu potencial!

kfir

Miguel, ou vc tem problemas ou é militante do PC do B, Mao tse tung matou milhões e milhões de chineses.. . hoje os chineses são escravizados em indústrias como a Foxconn, os caras se jogam para a morte de dentro das fábricas, aquilo hoje é o inferno. . . O horror da China comunista e seus pavorosos campos de morte . http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=94 . Para o Grande Salto para Frente, A china de 1959 a 1961, o número de mortos varia entre 20 milhões e 75 milhões. No período anterior foi de 20 milhões. No período posterior, dezenas de milhões… Read more »

Bruno Correia

Sem o apoio direto do Tio Sam o Japão, Correia do Sul, Taiwan e Filipinas conseguem dar conta da Chima?

horatio nelson

o território tem sempre q pertencer ao país mais forte e ponto final. não interessa se está a 10 km ou a 12.000 km…países inferiores tem q se submeter a países superiores esse é o mundo q vivemos e não no mundo da lua de(haya) se o país inferior axa q pode ter alguma ambição q a conteste belicamente e então as leis naturais serão aplicadas….se vc não tem condições nem de manter seu território pra que vai querer um q pode até ser“seu por proximidade“ mais não o é de fato ??? os mais fortes é q podem ter… Read more »

Celso

Tvz eu esteja equivocado ao nao ser um profundo conhecedor da historia desta nacao atual, mas, me corrijam…..esta China q esta ai no mapa, nunca foi deste tamanho e tao unida como alguns aqui afirmam, muito pelo contrario. Afinal de contas, o idioma oficial eh o mandarim, porem existem pelo menos outras dezenas de dialetos e idiomas….e nem vou citar aqui o Tibet q foi incorporado a forca nos idos 50 e onde os ditos chinas massacraram a populacao…alias, ate hoje o fazem. Nao acredito q em caso de conflito, a China vai conseguir manter este mapa tal qual ele… Read more »

Miguel

kfir, pare de divulgar dados mentirosos da mídia burguesa, alias estas bobagens de mises e escola austríaca ninguém minimamente sério acredita ou segue. quanta bobagem entre 20 ou 75 milhões como brincam com números…..haja vala e ataúde..rsrsrsr

Andromeda

Celso, boa observação. Ao longo da história a china foi uma sucessão de estados governados pelas mais diversas etnias com tamanho e composições diferentes. A china atual é apenas mais uma dessas fases que a região vive. A extensão territorial atual é a mesma que da última dinastia existente antes do governo comunista assumir o país, a dinastia Qing, de origem Manchúrio. Com base nessa fato os comunistas ocuparam Tibet e outras regiões alegando direito histórico sobre os mesmos. O fato é que fica difícil determinar o que a china de fato foi ao longo da história pois o lugar… Read more »

moises

Madmax 12 de julho de 2016 at 15:40

O objetivo das movimentações em Haia por parte de Filipinas e aliados não é fazer a China desistir dos objetivos deles, é dar legalidade a uma retaliação com o envolvimento de terceiros, criando apelo legal internamente e anulando o argumento da “intromissão externa”.

Não que isso aumente a possibilidade de uma retaliação, a chance de alguém bater de frente com os chineses continuam quase nulas, mas é melhor pros envolvidos ter a legalidade embaixo do braço do que não tem nada, pelo menos podem tentar pedir ajuda que é melhor que nada.

Delfim Sobreira

Indústrias bélicas ocidentais vão fazer a festa, e não é pra menos. Apenas estas poderão abastecer os vizinhos da China com armas.
A questão é que os chineses possuem contingentes militares gigantescos.
A alternativa seria então a retirada de investimentos da China, derrubando sua economia e consequentemente sua capacidade de fazer a guerra.

Carlos Crispim

Os chineses avisaram desde o começo que não se submeterão à decisão da corte de Haia, claro, é óbvio que não vão obedecer, a pretensão deles é tão ridícula e seus argumentos completamente esdrúxulos, vejam no mapa que eles querem tomar conta do mar todo, que é bem longe da China até encostar na frente dos outros países, é como se o Brasil traçasse uma linha no Atlântico Sul margeando toda Argentina até as Falklands e dissesse que tudo a partir dessa linha pertence ao Brasil por direito histórico, algo completamente louco e insano. Na visão deles Filipinas, Vietnã, Malásia… Read more »

kfir

Bem imagino que alguém já esteja fazendo cálculos probabilísticos e viabilidade de combate, nao era para ter alguma empresa brasileira visitando estes países?
em 2020 a china terá
.
aramada xingling em 2020 mesmo com pecinha caindo é muita coisa.
.
.http://www.globalsecurity.org/military/world/china/navy.htm
.
SSB Ballistic Missile Submarines 78
Aircraft Carrier 2
Destroyers 30
Frigates 46
Light Frigates / Corvettes 30
Guided Missile Boats 94 ( “navios pequenos”) mais para 50 metros
Torpedo Boats
Mine Warfare 90
Amphibious Warfare Ships 54
Amphibious Warfare Craft ( desembarque) 305
AGI Surveillance 23

kfir

Japão ( se isso é só para se defender…)

.
Submarines (17 in Service)
Helicopter destroyers – DDH (4 in Service)
Landing ships – LST (3 in Service)
Destroyers – DDG/DD (36 in Service)
Destroyer escorts – DE (6 in Service)
Mine countermeasure vessels (27 in Service)
.
.
Malasia
4 fragatas
4 corvetas
6 navios patrulhas
+/- 8 unidades de ataque rápido…
.
.
Vietnam People’s Navy
.
Submarines (5 in Service)
Frigates (7 in Service)
Corvettes (11 in Service)
Patrol vessels (23 in Service)

theogatos

“Japão, Coréia do Sul, o ideal seria que voltasse a ser um só país, juntando-se ao Norte; Indonésia, Filipinas e outros”… é serio isso? Fazer frente ao dragão é uma coisa, criar um país em forma de balaio de gatos é outra.. Essa sugestão poderia até ser muito pior pela criação de tensões internas (já que se tratam de culturas completamente diferentes e conflitantes) neste novo país que acabariam gerando um clima de disputas que minariam o poder que estes países hoje têm somados, mas separados! . “dados mentirosos da mídia burguesa”… nossa, chega a ser engraçado esse comentário de… Read more »

Bardini
junior

As ilhas mal existem, a China que está erguendo elas artificialmente.
_ _
Essa imagem mostra bem: https://s1.ibtimes.com/sites/www.ibtimes.com/files/styles/embed/public/2015/02/17/south-china-sea-dispute.jpg
_ _
Além disso a maioria das ilhas fica longe da China e bem perto da costa dos outros países, querem erguer as ilhas e deixar os outros países praticamente sem acesso ao mar. Não vejo como ilhas submersas longe da costa da China podem pertencer a eles, é bem diferente da situação das ilhas Malvinas ou Falklands por exemplo. Desse jeito Paracel Storm vai se tornar realidade hehe

Luciano

Certo, mas e agora? As Filipinas vão evitar um atrito direto, claro, mas farão o que? entrar com um processo na ONU? Mas ai a própria China embarga tudo e fica nisso?

Lúcio Sátiro

Senhor Miguel, perdoe minha grosseria , mas vá esquerdizar suas tolices e sua ignorância, seu messianismo fanático da religião marxista lá na USP ou na UFRJ entre os adolescentes massa de manobra da sua seita. Os dados citados pelo Kfir nem de longe dão a dimensão exata de todo o horror ocorrido na China de Mao, os números continuam crescendo e jamais conheceremos a exatidão da catástrofe.. O Professor R. J. Rummel também ficou horrorizado em suas pesquisas sobre o assunto ao ponto de cunhar a palavra “Democídio” para o que houve não somente lá, mas também na URSS, Camboja,… Read more »

Walfrido Strobel

Olhem a que ponto chega a briga pela ocupação das ilhas no Mar da China. As Filipinas construiram esta pista para operar os C-130 doados pelos USA no arquipelago de Kalayaan.
https://2.bp.blogspot.com/-LgnBkKTUG5c/Ub5iKyS3s_I/AAAAAAAANSY/CiYt1FA0BXI/s1600/airstrip.jpg

Pedro

Miguel deve ser militante do PC do B para ignorar o massacre que Mao Tse fez na China. Milhoes de mortos e os comunistas continuam fechando os olhos.
Os comunistas/socialistas/keynesianos ficam brabinhos quando se fala em Mises, mas eh porque ele expoe todas as falacias socialistas e suas mentiras. Alem de ter previsto a queda do comunismo ja em 1920 e detonar as medidas intervencionistas dos governinhos de esquerda que so deixam destruiçao por onde passam.

Jacinto Fernandes

Acho que alguém sustentar que a política chinesa não é expansionista só pode ser fruto de uma profunda, profunda mesmo, ignorância da história chinesa recente. Nos últimos 60 anos, a China teve inúmeros confrontos militares com seus vizinhos. Em 1962 houve a guerra sino-indiana, que ainda hoje gera tensão na região, em 1969 houve o conflito sino-soviético; entre 1980 e 1990 houve o conflito entre a China e o Vietnam, Há a questão do Tibet… e todos os países daquela região do Mar do Sul da China têm conflitos com a China que quee ver reconhecida sua soberania na região… Read more »

kfir

MAIS DADOS para análise do cenário . FILIPINAS . .Porta avioes : 0 Fragatas 3 corvetas 12 submaniros 0 naviso de defesa costeira : 39 ( aqui entre nós O BR precisa de mais navios) https://www.youtube.com/watch?v=rDph12cn-gs . . . Republic of Korea Navy . Submarines (15 in Service) Midget submarines (2 in Service) Amphibious assault ships (1 in Service) Landing ships (5 in Service) Destroyers (12 in Service) Frigates (12 in Service) Corvettes (18 in Service) Mine countermeasure vessels (10 in Service) Patrol vessels (80 in Service) Auxiliary vessels (7 in Service) . . Pelo que vejo aqui, a prioridade… Read more »

Walfrido Strobel

A Coreia do Sul está fora desta disputa com a China. Tem alguns problemas com o Japão em relação a poucas ilhas e uma guerra em aberto com a Coreia do Norte para se preocupar.

Jagderband#44

Vai dormir Miguel. China não é comunista/socialista a mais de 30 anos. Conversa pra boi dormir.

Carlos Campos

China não é expansionista kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk acho que alguém tem que cutucar a china pq ela está muito espaçosa, Japão, Índia e as Filipinas já seriam o suficiente para um chega pra lá, a índia poderia agir pelos bastidores causando tumultos internos na China principalmente no Tibete, conforme os anos passam a China fica mais forte belicamente atualmente já está np Nível do Japão………. O Japão precisa acordar que EUA não vão proteger seu país pq por lá a sociedade tá ficando cada vez mais frouxa e democrata se é que vcs me entendem

kfir

Carlos Campos
Foi isso que pensei, tumultuar de dentro pra fora, acirrar os animos…

kfir

Já existe entendimentos bilaterais contra a China… é recente.. http://www.reuters.com/article/us-southchinasea-philippines-vietnam-idUSKCN0XA0N2 . World | Wed Apr 13, 2016 6:09am EDT Related: World, United Nations . Exclusive: Philippines, Vietnam to explore joint patrols in South China Sea – sources . Defense officials from the Philippines and Vietnam will meet this week to explore possible joint exercises and navy patrols, military sources said, shoring up a new alliance between states locked in maritime rows with China. . o que dá uma armada de : . 5 subs Fragatas 10 corvetas 23 navios de defesa costeira : 62 . . sera que eles pretendem… Read more »

DanTO

Por partes: A China é e sempre será expansionista tal qual qualquer outro “império”. A história dos EUA, da Rússia, entre outros, é exemplo disso. Alguns, havendo espaço, expandem sua área territorial; outros, quando a realidade se mostra mais complexa, expandem sua área de influência econômica. Na América já passamos por isso: após a consolidação territorial norte-americana (o Panamá foi o último suspiro), decidiu-se pelo soft power (a CIA e suas operações de manutenção da área de influência são o tempero do negócio). Theogatos, sobre a ação alemã contra a Tchecoslováquia, vale o mesmo que foi dito sobre a China:… Read more »

Renato Carvalho

De algum lugar tem que sair matéria prima pra alimentar 1,3 bilhões de chineses, a guerra é inevitável, ficando a saber somente os players…

Renato Carvalho

Corrigindo, 1,3 bilhão*

theogatos

Prezado DanTO, . Foi justamente o paralelo que eu quis criar… . Apesar das origens destes povos serem germânicas e mais recentemente alguns dos países citados terem feito parte do Império Austro-Hungaro (também de origem germânica), eu me referi mais às “vistas grossas” que se faz sobre movimentos expansionistas da China em alusão ao que se fez na época… Com esse pensamento de “complacência” citado corretamente por você, podemos assistir ali o nascimento de um grande conflito, mesmo porque os povos na região são menos próximos ao chinês (principalmente o Malaio e o Indonésio) do o Austríaco é do Alemão…… Read more »

Aki vrx (Shandow)

Tenho a opinião de enquanto não for feito uma união entre os envolvidos os chineses não vão recuar. Mas se for criado alguma união imagino que países de fora do bloco vão querer entrar. A estratégia da China é de apenas ficar enrolando os envolvidos enquanto expande o controle sobre a região, os chineses oferecem acordos bilaterais porem continuam avançando. No momento os envolvidos diretamente parecem baratas tontas, sem saber o que fazer cada um fica gritando voluntariamente mas ninguém escuta, os únicos que podem causar problemas aos chineses são os vietnamitas e talvez os indonésios, os filipinos que expulsaram… Read more »

DanTO

Prezado Thegatos, Então concordamos em boa parte. Todavia, não creio que a China pague para ver um conflito de grandes proporções a ponto de incluir OTAN e Rússia, por exemplo. É mau pros negócios e a China entende de negócios como ninguém. Uma coisa é pressionar aqui, ocupar ali… outra coisa é passar da exibição para o fight (vide Turquia e Rússia pouco tempo atrás). Meter o pau em países menores, de pouco poder de fogo (em termos não só militares como, também, políticos/diplomáticos e econômicos) é muito mais fácil e, exatamente por isso, mantém a instabilidade planetária que alimenta… Read more »

Ivan da Silveiraa

Boa noite

Concordo com o Carlos Crispim. É nítido a intromissão da china no território dos vizinhos. Basta ver o mapa, somente o mapa. Nós gostaríamos de ver um país fazendo o mesmo com a gente? Não! isso não é correto. Vivemos em um mundo de leis e relações mútuas, onde o ideal é que todos usufruam do melhor dos povos. Na minha avaliação de leigo, seguindo esse mapa, a China até pode levar esse mar apenas para si, mas perde algo fundamental que é ter vizinhos relações de confiança com os vizinhos! Isso é sério.

Abraço!

MARCOV

Concordo com a maioria dos comentários. Lembrem-se de que a China é composta de 56 etnias diferentes. Algumas regiões, como a dos Uighures, foram artificialmente inundadas por chineses da etnia Han e em poucos anos o povo Uighur passou a ser minoria em sua própria terra.
Os chineses, etnia Han, são acostumados a dominar as demais regiões com o uso da força.

Fernando

Miguel e outros que defendem a pobre China. Além de tudo que o Kfir, Pedro Sátiro, Carlos Campos e outros já disseram, acrescento outro fato. Quando você diz que a China nunca invadiu país algum, você se engana ou mente, seu “herói” homicida, Mao, invadiu o Tibete, tanto que o Dalai Lama está no exílio até hoje, e segundo fontes bem mais confiáveis que a Voz da Rússia ou a Xinhua, ou seja os mais de 150.000 exilados tibetanos pelo mundo, Mao assassinou mais de 1 MILHÃO de tibetanos na sua “limpeza” étnica e religiosa. Mas esse é só 1… Read more »

Walter Luiz Saint Martin

Senhores
Não conheço este Miguel, mas o comentário dele foi claramente irônico, sendo finalizado com um “rsrsrs”.

William Duarte

Historicamente a China “nunca” teve pretensão expansionista…. kkkkkkk Fale isso com um Tibetano, o qual tem até a sua milenar cultura destruída e apagada por Pequim. Quem defende a China é por ela desafia os EUA, e querem uma nova ordem mundial, porém em verdade, a China é o grande desafio para o Mundo Ocidental. A China é uma ameaça real para um conflito sem precedentes. A China é uma ameaça para o mundo e quase todos os seus vizinhos sabem disso.

Luiz Paulo

A China vai ignorar a decisão agora, mas quando as coisas esquentarem os asiáticos vão poder utilizar ela (com os EUA de olho) para fazer a China voltar pro seu devido lugar. ——- Aos amiguinhos ‘isentos’ de meia tigela, tipo Miguel, que não conseguem lidar com a realidade, adoram chamar outros de ‘seletivos’ mas eles mesmos são os que mais distorcem os fatos a seu bel-prazer . R J Rummel, um dos estudiosos mais reconhecidos no mundo no que se refere a catalogação de genocidios/democidios/massacres etc. Passou a vida toda dedicada a isso. Com fontes, metodologia, conceitos e tudo mais,… Read more »

Luiz Paulo

Desculpem, *biografia = bibliografia.

Aqui um sumário das tabelas – https://www.hawaii.edu/powerkills/NOTE5.HTM

https://www.hawaii.edu/powerkills/20TH.HTM