MPF investiga contrato de R$ 28 bilhões da Odebrecht no Prosub

Imagem 3D da nova base naval e estaleiro de submarinos em Itaguaí no Rio de Janeiro

Imagem em 3D da nova base naval e estaleiro de submarinos em Itaguaí no Rio de Janeiro
Imagem em 3D da nova base naval e estaleiro de submarinos em Itaguaí no Rio de Janeiro

ClippingNEWS-PAA pedido do TCU, o MPF em Brasília abriu investigação sobre o contrato de R$ 28 bilhões para a construção do estaleiro que será usado para a montagem do submarino de propulsão nuclear.

O procurador Ivan Marx já requisitou inquérito policial e se reuniu com os auditores de contas. Ele descobriu que há uma investigação em curso no Ministério Público Militar e agendou uma inspeção.

Marx já requisitou ao Itamaraty a coleção de telegramas trocados entre as embaixadas brasileira e francesa relacionada à compra dos submarinos da DCNS e à contratação, sem licitação, da Odebrecht para construir o estaleiro onde serão montados.

FONTE: O Antagonista

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
John Paul Jones

Discordo O projeto não vai parar por isto, o projeto vai parar porque vai ser colocado na linha de tiro da midia e com ou sem corrupção (pessoalmente acho que houve por parte do alto escalão do governo e não pela MB) o PROSUB será reavaliado pela Sociedade. Vamos abrir o contraditório aqui de novo mas não posso acreditar que vamos embarcar no Submarino Nuclear com uma Marinha que não consegue nem manter bem os 05 submarinos alemães mais antigos !!!. Temos submarinos sem radar operando, com periscópios e outros equipamentos obsoletos canibalizados, etc …. Será muito bom para a… Read more »

by Mauro

Caraca não acredito que a mídia seja culpada pela economia do pais ou que cause perdas e afaste os investidores a o contrario acredito que ela ajude e mostre a o estrangeiro que a um desejo de mudança com o fim da corrupção e mostre ao povo quem é quem, espero que nas eleições o povo veja que partido esta mais sujo e os políticos que estão roubando não se elejam mais. Pena que o pais tem memoria fraca, este não é o primeiro escândalo e não sera o ultimo.

Roberto Bozzo

Que se investigue e puna os responsáveis, mas que se mantenha a obra em andamento, sem prejuízo a MB……

Gayneth

Pra infelicidade de muita gente, esse é o tipo de projeto que não tem mais volta! ( Pelo estágio que ele se encontra ).

Walfrido Strobel

Projeto que não tem mais volta???
A Argentina em uma de suas crises ficou com submarinos quase prontos enferrujando até hoje.
Secou a grana, para tudo.

Bardini

Que não esqueçam de investigar a Kombi…

JapaMan

Que absurdo! Até aqui essa discussão chata de golpe! Infelizmente o Brasil se tornou um país dividido, polarizado. Nem aqui temos mais sossego.

EduardoSP

O que está paralisando o PROSUB não são as investigações sobre corrupção. É falta de dinheiro mesmo, além dos tradicionais problemas de planejamento e execução.

EParro

Cadê o Juarez?

Ivan da Silveiraa

Boa noite! Parte da matéria: Marx já requisitou ao Itamaraty a coleção de telegramas trocados entre as embaixadas brasileira e francesa relacionada à compra dos submarinos da DCNS e à contratação, sem licitação, da Odebrecht para construir o estaleiro onde serão montados………..sem licitação? Nem precisa aprofundar muito a investigação. Pois duvido muito que outra construtora nesse país ou fora do Brasil não tivesse condições de construir esse estaleiro. Basta alguns emails, telefonemas etc…Quanto ao comentário de alguns lunáticos partidários, não sei nem se vale a pena responder, parece conversa de louco, pelo jeito esses gostam de ser roubado, nem ligam… Read more »

Madmax

Submarino nuclear é em si uma pada de mal gosto. Um contrato de 28 bilhões para erguer um estaleiro. Meu Deus. 28 bilhões! Pare o mundo. Eu quero descer.

Madmax

28 bilhões, sem licitação para erguer parede?
Eu sou um asno mesmo pra estar pagando tudo isso com meus impostos.
Eu sou asno!

sergio ribamar ferreira

Não entendi o porquê de não investigar? nossos impostos que foram alocados para essa empreitada. Superfaturamento, obras sem licitação…Investigue!

zeabelardo

Miguel, surra quem tomou foram os cofres públicos.

EduardoSP

Eu não sei porque os americanos estariam preocupados com submarinos nucleares brasileiros. Eles devem estar rindo da nossa ingenuidade e soberba, da nossa incapacidade em perceber as nossas limitações, dessa nossa característica de querer fazer o grande sem saber fazer o pequeno e de querer obter resultados sem fazer muito esforço.

Resumindo, eles já perceberam que um país que não consegue construir NaPaCo de 500 toneladas não conseguirá construir e manter operacional um submarino nuclear.

Se eles estão se preocupando com o submarino nuclear brasileiro deve ser sobre a perspectiva de um acidente nuclear no Atlântico Sul.

Corsario137

Galante, Nunão, Poggio…

Solicito a devida moderação para que este espaço tão importante não seja invadido e dominado pela esgotosfera, afastando assim os foristas que recém ou historicamente fazem da trilogia uma formidável fonte de conhecimento e discussão sobre defesa.

Agradeço desde já pelas providências.

Abraço,

PREZADO CORSÁRIO 137, O PROCESSO DE “LIMPEZA” JÁ ESTÁ EM ANDAMENTO. INFELIZMENTE TEMOS PESSOAS QUE NÃO SABEM DEBATER DENTRO DO TÓPICO E COM ARGUMENTOS FUNDAMENTADOS.
OS MAIS DE 40 COMENTÁRIOS DE BRIGA POLÍTICO-PARTIDÁRIA FORAM APAGADOS.
A MODERAÇÃO

zeabelardo

EduardoSP, considerando que o Brasil consiga construir o submarino (lembrando que só existe um reator de teste em terra) é mais do que improvável que ele alcance os níveis de desempenho e discrição necessários. Os chineses que já produziram vários modelos ainda estão muito atrás. Apenas uma segunda geração teria real emprego militar.

Marcel Danton Silva

OBVIO! Quem tem senso de proporcionalidade sabe que esta cifra ENORME 28 bilhões só para as obras civis esta errada ou tem corrupção BRABA ai. Transferência enrustida de tecnologia?! CLARO que não! É roubo mesmo.

HMS TIRELESS

Quem me conhece sabe pois não sou novo comentando em sites e blogs de defesa que há muito tempo digo que a Base de Submarinos de Itaguaí, delírio do “Brasil-PuTênfia” dos Petralhas, tem tudo para ser o maior escândalo de corrupção de todos. Basta ver o próprio arranjo, onde o GF repassa os recursos à DCNS e esta contratou sem licitação a Odebrecht em que pese estar usando recursos públicos. Acho até que demorou para o MPF, tendo em vista o tamanho da Patranha, abrir o olho e investigar. No mais, não apenas esse espaço aqui como outros blogs de… Read more »

Jorge Tadeu

Prezados Srs. moderadores, boa tarde! Sugiro que se feche os comentários aos não pagantes – em prejuízo próprio – pois, é absolutamente absurda a discussão político partidária, acusando as investigações dos imensos sorvedouros de dinheiro público de golpe. att.

junior

O estaleiro vai se movido a energia nuclear também, por isso que custa essa quantia absurda rsrs