Rússia amplia frota do Pacífico com submarinos melhor armados e mais silenciosos

16

Submarino russo Severodvinsk, Projeto 885 ou classe Yasen

Submarino classe Borei
Submarino classe Borei

Por Rakesh Krishnan Simha

Submarinos russos estão operando no Oceano Pacífico em níveis não vistos em décadas. Pela primeira vez desde a Guerra Fria, a frota russa do Pacífico está dispondo de submarinos que são mais silenciosos, mais bem armados e têm maior alcance.

De acordo com um estudo intitulado “O reequilíbrio da Rússia na Ásia” pelo Lowy Institute for International Policy, o pivô da Rússia para a Ásia está resultando em uma renovação em grande escala da sua frota do Pacífico, que durante a próxima década vai passar de seu menor ao seu maior trunfo naval.

“Novos submarinos “Hunter-Killer” e de mísseis balísticos foram destinados para a frota, o que proporcionará peso significativo para as aspirações de projeção de poder de Moscou”, diz o estudo. “A Rússia irá operar seusnovas SSBNs da classe “Borei” de sua base no Pacífico recém-atualizado na Península de Kamchatka. Seus seis novos submarinos de mísseis guiados da classe “Yasen” são esperados para começar a entrar em serviço em 2017, e está atualizando seus antigos Akula, Oscar e Sierra.”

De acordo com o analista militar russo, Dmitry Gorenburg, “É provável que a Frota do Pacífico se torne a maior frota da Rússia durante a próxima década, em reconhecimento da crescente importância geopolítica e a concentração de poderes navais na região.”

Alterando o foco

SSBN da classe Typhoon
SSBN da classe Typhoon

Durante a Guerra Fria, a Marinha soviética era conhecida por suas mega-armas, como o submarino classe “Typhoon”. Com um deslocamento de 48.000 toneladas submerso foi quase tão grande quanto um porta-aviões e superou o maior submarino da Marinha dos EUA por cerca de 20.000 toneladas. Este leviatã soviético poderia fazer chover 200 ogivas nucleares em cidades inimigas e instalações militares em uma única barragem. No entanto, como a Guerra Fria terminou, estes navios majestosos mostraram-se incapazez de se adaptar à nova era de cortes de custos.

Com a reformulação e fortalecimento da frota, o foco está agora na expansão da frota, especialmente com o submarino da classe “Borei”. Embora seja menos de metade do tamanho de um Typhoon, o “Borei” é uma grande ruptura com a escola da Marinha Soviética da guerra submarina. A classe “Borei” representa a nova geração de submarinos russos extremamente silenciosos, que terão mais sobrevivência no teatro submarino. Além de ser mais barato para operar, eles também exigem muito menos tripulantes. Ao mesmo tempo, eles possuem poder de fogo, e são capazes de lançar de 16 a 20 mísseis nucleares, com até oito ogivas redirecionadas de forma independente.

Classe Borei
Classe Borei

A Rússia espera substituir seus submarinos da Guerra Fria com um total de 12 SSBNs “Borei”, diz Gorenburg. “Oito já estão contratados para serem construídos nos próximos anos, com mais quatro esperados para serem encomendados na próxima década. Os novos submarinos são susceptíveis de ter uma versão atualizada para a subclasse “Borei II”, com a eletrônica melhorada e outros componentes atualizados. A marinha planeja localizar seis na Frota do Norte e seis na Frota do Pacífico.”

O Kuzbass, um submarino de ataque de ataque classe “Akula”, é outro navio formidável que a Rússia está reintroduzindo em sua frota. Para aumentar a discrição, o submarino carrega um mecanismo anti-vibração de dois níveis. Todas as unidades são colocadas sobre fundações elásticas e cada uma é separada da seguinte por amortecedores pneumáticos. Isso ajuda a diminuir o impacto de explosões subaquáticas em mecanismos e tripulantes do submarino. Atualmente está concluindo os testes de mar, em breve retomará o serviço ativo com a Frota do Pacífico.

Submarino Kuzbass (K-419) da classe Akula (Project 971)
Submarino Kuzbass (K-419) da classe Akula (Project 971)

Poder e projeção

O aumento no tamanho, poder de fogo e alcance de submarinos russos está em sintonia com reascensão da Rússia. Durante a Guerra Fria, a Marinha dos EUA gostava de se gabar que seus submarinos eram muito mais silenciosos, que os secretos soviéticos nunca se preocuparam em rebater. No entanto, com a abertura da Rússia, as verdadeiras capacidades dos submarinos russos estão vindo à tona. Submarinistas russos muitas vezes contam sobre como eles têm quase riscado as quilhas de navios norte-americanos, sem os americanos saberem. Eles podem estar mais perto da verdade do que os especialistas imaginam.

O almirante Mark Ferguson, comandante das Forças Navais dos EUA na Europa, disse à CNN que a Rússia tem colocado em operação submarinos e mísseis em escalas que a América tem problemas para acompanhar. Moscou está implantando novos submarinos que são mais difíceis para a Marinha americana monitorar e detectar.

Eles são mais silenciosos, mais bem armados e têm um maior alcance de operação, observou Ferguson. “Os submarinos que estamos vendo são muito mais furtivos. Estamos vendo [os russos] com sistemas de armas mais avançados, sistemas de mísseis que podem atacar alvos em terra a longas distâncias, e também vemos que sua proficiência operacional está cada vez melhor à medida que vão mais longe das águas domésticas.”

O almirante James Stavridis, um ex-comandante da OTAN, acrescentou: “Nós não podemos manter a consciência situacional de 100% da atividade submarina russa hoje.

Perspectiva futura

Existe agora um plano para desenvolver uma nova classe de submarinos nucleares multiemprego, com o objetivo de construir algo mais barato e menor do que a classe “Yasen”. Este seria um submarino de ataque com armamento de mísseis reduzido, comparável à classe americana “Virginia”. A Marinha Russa espera começar a construção destas submarinos ainda em 2016, com o objetivo de construir um total de 16 a 18 deles.

Enquanto isso, a Marinha EUA tem 53 submarinos em seu inventário, mas por causa de decisões de desmantelamento e de orçamento, esse número cairá para 41 unidades no ano 2020.

Submarino russo Severodvinsk, Project 885 ou classe Yasen
Submarino russo Severodvinsk (K-329), Project 885 ou classe Yasen

Gato e rato

Durante décadas, os submarinos russos e norte-americanos realizaram um jogo de gato e rato sob os oceanos. Agora, parece que não importa quão silenciosos os submarinos da Marinha dos EUA são, os russos podem pegá-los.

Um relatório da Strategy Page datado de 18 de fevereiro de 2015, diz: “No início de 2014, especialistas em detecção de submarinos da Marinha dos EUA tomaram um susto quando um navio russo de AGI [Auxiliar Geral de Inteligência, ou reconhecimento eletrônico] classe “Vishnya” foi visto várias vezes ao largo da costa leste da Flórida, nas proximidades de bases aéreas e navais submarinas. O Vishnya foi acompanhada por um rebocador de alto mar. Ambos os navios utilizaram portos cubanos para reabastecimento. Os dois navios, aparentemente, apareceram pela primeira vez em Cuba, em fevereiro.

“O medo da equipe de detecção submarina foi a constatação recente de que os computadores tornaram-se baratos e poderosos o suficiente para tornar possível detectar submarinos através de sinais fracos (como perturbação das águas superficiais acima deles) que deixam ao navegar. Tem sido conhecido há décadas que esses sinais reveladores existem e que com poder de computação suficiente e sensores suficientemente sensíveis pode-se usar este método para rastrear submarinos em tempo real.

Em outras palavras, já não importa quão silencioso um submarino seja, mas sim se ele esteve lá ou não e em movimento. Especialistas da Marinha dos EUA fizeram cálculos e perceberam que se aproxima rapidamente o tempo, se é que já não chegou, quando os sensores serão sensíveis o bastante e os computadores suficientemente rápidos para desmascarar todos as submarinos atuais.

Sub noise levels
Comparação entre os níveis de ruído de submarinos americanos e soviéticos/russos ao longo do tempo

Todo esse tipo de coisa é geralmente conhecido nos círculos acadêmicos, mas exatamente o que as Marinhas ou as Agências de Inteligência sabem é ultra-secreto. Acredita-se que os russos, durante décadas, têm feito muito trabalho teórico nessa área. Desde o início de 1990, a Rússia teve acesso à tecnologia do computador mais rápido e mais recentemente à tecnologia de sensor comercial. Assim, no papel isso coloca os russos muito perto de um grande avanço”.

Durante a Guerra Fria, a maior parte da força de submarinos da Rússia no Pacífico era composta de submarinos de ataque. Projetados para encontrar e matar submarinos inimigos, a sua principal tarefa era impedir os SSBNs inimigos de lançar um ataque nuclear e matar submarinos de ataque rápidos inimigos antes que eles encontrassem SSBNs russos. No teatro submarino do século XXI, a frota do Pacífico será uma frota mais arredondada com uma maior proporção de SSBNs – apenas o suficiente para manter os americanos em alerta.

K-329 Severodvinsk
K-329 Severodvinsk

FONTE: Russia Beyond the Headlines

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner

E em breve serão encomendados mais seis improved kilo para o Pacífico.

Miguel

Parabéns aos Russos.
Impressionante como o líder Putin colocou a Russia de pé novamente, os outros atores jogam damas e os Russos Xadrez.

Carlos Campos

fenomenal, com a queda da economia americana e Rússia anos atrás investindo pesado, no quesito submarino os Russos vão encostar nos EUA, o problema é se Rússia entrar em uma crise economica demorada, as notícias que tive a uns meses atrás não era boa sobre a saúde economica do país, e não vejo uma Russia x EUA e sim Russia x China.

Math Arriero

Senhores não entendi uma coisa nisso.
Eles vão reativar um submarino akula nos próximos anos??
Lembro de ter lido que os russos deixaram 3 submarinos akula na reserva e os outros eles desmontaram.
Seria muito interessante, acho o akula o submarino mais imponente de todos,apesar de seus altíssimos custos…….

Antonio Carlos Jr Zamith

Brilhante artigo. Só que os planos de expansão da frota submarina russa e outros para ter o mesmo poder da URSS vai estrangular a economia russa que vive de petróleo. Como o barril esta em U$43 e devia estar a U$100 para salvar e economia deles em estagflação não vai durar muito devido ao bloqueio econômico do ocidente pela invasão da Criméia. Além dos sistemas de detecção sempre ir à frente. Quanto os submarinos nucleares “riscarem” os dos EUA só acredito os AIPs. Propaganda russa igual da URSS. Quando hillary ganhst ela deverá ter mais atenção, que obama bonzinho ,… Read more »

Nonato

Por que o barril de petróleo deveria estar a cem. Por volta de 2002 estava a 20 dólares. De repente, por especulação, foi para 160 dólares em 2008, a 30 dólares em 2009, depois voltou para a casa dos 120, em Janeiro foi a 25 e agora está a 44.
Mas os países que dependem do petróleo aproveitaram mal quando estava a 160…
E continuaram dependentes do petróleo…

Nonato

Doze submarinos é muito pouco…

Dalton

Na verdade a força de submarinos russa irá encolher de tamanho assim como a força de submarinos da US navy também irá encolher, não há nada que se possa fazer diante de um número maior de submarinos sendo retirados e um número menor sendo incorporados. . Quanto à “perspectiva futura” duas correções: . O número de SSNs da US Navy deverá chegar a 41 unidades apenas em 2029 gradualmente aumentando a partir de 2030 isso se não estenderam à vida útil de alguns submarinos como já se pensa em fazer; . Não há nenhum submarino nuclear de ataque em construção… Read more »

bosco123

Dalton,
Eu nem me dou o trabalho de comentar textos chinfrins como este. Eu não sei o que ocorre quando se explora o tema defesa nas mídias russas, mas geralmente são textos mal elaborados, parece que feitos pelos estagiários. Era para um país com aquela dimensão no setor “defesa” , a maior potência nuclear do planeta, ser melhor guarnecida de especialistas em seus órgãos de comunicação. Lá a mídia consegue ser pior do que a daqui.
Este texto todo é recheado de imprecisões e equívocos (pra não dizer, imbecilidades).
Eu passo!

Aéreo

Concordo Bosco com a péssima qualidade da imprensa russa no tocante a informação sobre defesa.

Porem questiono, a brasileira é melhor? Seja ela especializada ou grande mídia a quantidade de imperfeições e até mesmo má fé é enorme.

fonseca

Bosco, o que acha dessa planejada futura classe de navios russos?
http://sputniknews.com/military/20160723/1043533409/russia-nuclear-battleship.html

Antonio Carlos Jr Zamith

a economia russa esta em crise pior que o Brasil devido a bloqueio do ocidente contra a invasão da Ucrânia e o barril estar muito abaixo de U$100 que o salvaria. Hoje U$43,7. Ditador PutinKGB gasta em armas para se fazer de machão, pois só que os apóia são comunas e nazistas pelo mundo

pedro

foram os ancestrais de putin colocaram os nazistas de joelhos

MarceloDellapoor

Estamos vivendo as novas doutrinas, pois as novas regras da corrida armamentista levaram ao impasse sem precedentes, a Rússia investe pesado neste seguimento em grade numero onde se soma em qualidade eficácia uma tecnologia bem afrete de seus concorrentes, o fato e o que espera para este futuro, só o relógio do tempo pode da essa resposta…

Roberto Maia

A Rússia está, extremamente correta, investindo mais em submarinos, não é preciso ser muito inteligente, para perceber que: 1 – Num planeta, em que 3/4 da superfície é água, país que tiver a maior e mais poderosa marinha de guerra, tende a predominar, sobre os outros,militarmente, PORÉM: 2 – Quem tiver muito mais submarinos e mais modernos, prevalecerá, sobre todos os outros em uma guerra total (por terra, pelo ar e pelo mar), principalmente porque, submarinos, são muito mais difíceis de serem detectados e destruídos, do que qualquer embarcação de superfície (porta aviões e sua escolta). 3 – Está ,extremamente,… Read more »

Rubens

Sr. Roberto,
Acredito que as coisas são sejam tão fáceis assim. A forma que você as coloca, parece-me bem superficial e sem embasamento, digo com todo o respeito ao senhor.
Será que é tão fácil assim se aproximar de um porta aviões para atacá-lo. Você acha mesmo que eles percorrem assim, sem nem uma retaguarda, ASW, etc?