AF-1M

A Marinha do Brasil, em complemento à Nota publicada anteriormente, informa que duas aeronaves AF-1B encontravam-se realizando treinamento de ataque a alvos de superfície com a Fragata “Liberal”, a cerca de 100 Km ao largo do litoral de Saquarema-RJ. Durante o voo de afastamento do navio, em formatura tática, para a realização de um novo ataque, houve a colisão entre as aeronaves, com a provável ejeção do piloto e queda de uma delas no mar.

As operações de busca e salvamento foram iniciadas imediatamente com o emprego de navios, aeronaves, além de lanchas de apoio do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. A segunda aeronave conseguiu retornar e pousar, com segurança, na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia-RJ.

Até o momento, o piloto não foi encontrado. As buscas prosseguirão pelo período noturno com o emprego de navios e aeronaves.

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saydjarrad

O P-3 Orion foi acionado ?

Leandro Costa

Saydjarrad, mesmo que tenham sido acionados (e acredito que foram) não acredito que tiveram tido tempo de chegar até o local das buscas.

Luis

“Provável ejeção”
Detalhe terrível. O local de queda parece não ser o problema pra localização.
Torcida redobrada pelo piloto.

Glauco Callia

Sim. É difícil . Mas com certeza usarão todos os meios. O tempo é crucial . Temperatura da água a 20 graus. É torcer.

Antonio Carlos Jr Zamith

Agora explicado! Os 2 únicos A-4 modernizados se chocaram no ar. O espaço aéreo para eles e conseguiram isso. agora a aviação naval da Marinha de Guerra do Brasil só tem um A-4 modernizado. Pelo menos não foi pane que foi a EMBRAER que fez o serviço.

Caio

É confiar no equipamento de sobrevivência do nosso piloto e na agilidade do resgate , além de claro uma ajuda divina, esperar que dois episódios vom nossas aeronaves dw combate, em menos de dois meses não sejam um mal sinal.

Thiago Colt

As cadeiras dos caças AF-1 são projetadas para flutuar?
Há algum dispositivo de rastreamento na cadeira ou no traje do piloto?

JP

NPAOC APA, F Liberal, Greenhalgh, Constituição e União no local…

Tamandaré

Antonio Carlos, a aeronave que caiu era modernizada. A outra eu não sei se era modernizada, mas apesar do choque, conseguiu pousar em segurança.
.
Boa noite a todos!!

Glasquis 7 ex Glaxs7

Gente, a Nota é clara “…com a provável ejeção do piloto…” ou seja, nem mesmo se tem certeza de se aconteceu a ejecção ou não. a Fragata Liberal tem um helicóptero embarcado, acredito que o correto é ter ele em prontidão durante o exercício. Normalmente se adota esta medida nas Marinhas. Pelo que parece, na realidade, o piloto não ejetou, se fosse assim, não deveria ser problema localizá-lo.

Vamos torcer pra ele se safar desta!

Felipe

Vamos torcer para que o piloto esteja bem e seja salvo logo. Esse tipo de acidente acontece em qualquer marinha de guerra.

Anderson Rodrigues

A aeronave e o menor dos problemas, importante e que o piloto consiga voltar para a familia dele, força guerro estamos orando por voce.

Ivan da Silveiraa

Espero que o piloto esteja bem!

Benedito Matos

Tem 2 Fragatas (Liberal e Greenhalh) e o Apa, na área e mais 5 navios em direção a área de buscas (F Constituição e União entre eles e mais os RAm Tagaz, Sien Atlas e outro que não aparece a identificação) Fonte: Marine Traffic

MO

Apenas como adendo o Tagaz e Siem Atlas são PSV, sem capacidade de reboque

by Mauro

Que DEUS proteja este piloto, DEUS no comando.

Madmax

Irmãos, cadê o moço?

Miguel

Torcida pelo piloto, pagar com a vida voando nestas porcarias velhas comprados de milésima mão da Força Área do Kuwait, imaginem o desespero dos familiares.

Glasquis 7 ex Glaxs7

Miguel,

Foi uma batida não uma falha.

Nestes dias estive lendo um informe sobre o problema que se gera nos cadetes da FAB pela falta de um lift devido à baixa do Xavante. pra fazer a ligação entre o A29 e os caças. Os índices de reprovação chegariam na caça dos 50%. No comentário do Galante postava dados que indicavam que o tempo de reação das turmas era muito lento se comparado com as exigências dos caças da FAB.

Airacobra

Na torcida para que o SAR seja bem sucedido e o piloto esteja bem, o que mais me preocupa é a info “…com a provavel ejeção do piloto…” agora não é só torcer para ser resgatado, mas tbm para que tenha ejetado com sucesso, acredito não conhecer o piloto, pois os que conheci são na maioria das primeiras turmas, que já não voam mais.
Que Deus dê força e perseverança para que ele aguente bem até o resgate chegar e que conforte a familia até que ele chegue são e salvo em casa.

Rommelqe

Esperamos que o piloto esteja ileso! Aguardemos seu retorno sao e salvo!

Rommelqe

Esperamos que o piloto esteja ileso! Aguardamos seu retorno são e salvo!

Ednardo de oliveira Ferreira

Qual o equipamento que o piloto tem à disposição para ser localizado na água? O acionamento é automático? Pode acontecer de na ejeção ter ficado inconsciente.

kfir

me lembro de um video em que um piloto russo ejeta e o assento dele infla um bote, havia este recurso no jato da marinha?

Gerson

É mais fácil achar o avião e ver se o piloto ejetou ou esta ainda no avião!

Alias, Já deviam ter comprado mesmo que usados caças mais novos e modernos para a MB!

Farias Cardoso

Sucatas adquiridas do Kwait em 1998 durante o governo do FHC ( o projeto desses aviões é de 1952) obsoletos. Em 26 de julho outros dois colidiram durante treinamento. É UM PERIGO para os pilotos. Quanto não gastaram para reformar essas porcarias?

MO

Perdão, para comprender, o fato de ser a aeronave nova ou antiga influencia em uma colisão em voo ? (principalmente em manobras cnjuntas em formação com outra aeronave ??

Por favor, fiquei meio perdido com esta afirmassaum …

O que seria uma sucata, e o que seriauma aeronave para desenvolvimento de aviação de asa fixa de combate em uma Marinha, F 35´s ???

Jagderband#44

Se não conseguiu ejetar, presto condolências à família e amigos deste aviador naval. Se ejetou, espero que tenha sobrevivido a esta madrugada com água a 19C.

A6MZero

Segundo alguns boatos, a segunda aeronave que após a colisão ainda conseguiu pousar, ficou bastante avariada sofrendo até mesmo um pequeno incêndio após o pouso.

Alguém pode confirmar a veracidade dessa informação?

Dalton

Farias… os A-4 adquiridos do Kuwait foram entregues novos em folha a partir de 1977 e eram de uma versão bem superior aos A-4s utilizados então pela Argentina ou seja as aeronaves voaram menos de 20 anos com as cores do Kuwait e estavam perfeitamente conservadas até porque o clima seco e o fato de não operarem a partir de NAes ajudou na preservação. . O problema é que passados 20 anos da compra pelo Brasil apenas duas aeronaves foram modernizadas de um total de apenas 12 selecionadas quando originalmente se pensou em modernizar 18 aeronaves todas a serem entregues… Read more »

Leandro Costa

Enxergo tanto os Skyhawk quanto o São Paulo como mantenedores de doutrina. Coisas para deixar a chama viva até que se consigam condições para realmente se ter uma aviação de asa fixa embarcada.
.
Falando nisso a quantas andam a modernização dos Traders?

Leandro Costa

Mo, não influencia em muita coisa, ainda mais que ambas as aeronaves foram recentemente modernizadas e se as aeronaves estão voando, é porque equipes de terra deram o OK para o vôo. . Eu acho a aviação embarcada simplesmente fascinante e uma ferramente extremamente versátil com a qual o Brasil deveria poder contar sempre, o que infelizmente não condiz com a realidade de repasse de verbas que temos. . E aviação embarcada de asa fixa não se faz apenas com caças, é bom que isso fique claro, assim como aviação militar em geral não se faz apenas com caças. Poucos… Read more »

MO

Oi Leandro, sim, presumia isto, era mais em relação a critica sobre a aeronave e sua “pafirmada” qualidade de sucata …

é o tal negocio né, se voa e é a jato e é militar = caça

se voa, é a jato e é civil,= é boeing

E assim vamos indo com a nata dos entusiastas militares locais

Agradeço ao amparamento a minha pergunta e raciocinio, …. alias cade o pessoal do dicionário agora para enriquecer os debates ?

Abs !

Airacobra

MO e Dalton, sempre “hararão” uns e outros “especialistas” de plantão para falar asneiras, ao invés de estar preocupado com a integridade e o bem estar do irmão de farda, bem como também pra lamentar que o avião perdido já era um dos modernizados. Vale ressaltar que nesses quase 20 anos de operação do AF-1 na MB essa foi o primeiro acidente com perda da aeronave, o que é um grande marco, enquanto que na USNavy sempre cai todo ano alguns F/A-18 E/F Super Hornet, esse ano mesmo houve uma colisão com perda das aeronaves, agora o que tem a… Read more »

MO

Oi P 39

foi o que falei, aquele lance ciclico, de tempo em tempos …

Abs !!!

Airacobra

Leandro Costa, concordo em genero numero e grau.

Jagderband#44

Airacobra, na USN cai tantos F8 não? Ah claro! Esqueci do fato que eles possuem mais ou menos 600 F/A 18 e o USMC mais ou menos uns 250!!!

Jagderband#44

*F18

Airacobra

É bem por ai MO, e jagderband#44, quanto mais anv se opera e voa mais propicio a acidentes se está, mas independente da pequena frota da MB quase 20 anos sem um mízero acidente é um grande marco, que atesta a excelente qualidade dos oficiais, praças e servidores civís envolvidos na operação da anv, mesmo a despeito da idade do AF-1, avião só voa se estiver com revisões e inspeções em dia, tem algo que não está 100% groundeia, aviação principalmente naval é assim, e todos profissionais envolvidos que deram sangue e suor por essas excelentes marcas estão mais que… Read more »

Jagderband#44

Concordo Airacobra!

Airacobra

Jagderband#44, quando eu li seu “nega de dedo” quando escreveu F8 querendo escrever F18 me bateu um saudosismo do gunfighter, e lembrei que o crusader operou por muito tempo no convôo do foch, belo avião.

Leandro Costa

P-39, JV44, eu concordo que, com o aumento da frequência de vôos e até da complexidade e risco dos vôos em si, aumenta-se a possibilidade de acidentes, claro. Mas o aumento da frequência e complexidade dos vôos em si tende à diminuir a propensão de acidentes, por incrível que pareça. . Quanto mais o piloto voa, ele conhece melhor os limites da aeronave, o que ela é capaz ou não de fazer, fica com os sentidos cada vez mais afiados para lidarem com emergências em vôo, sem contar que o próprio piloto passa à se acostumar mais com as exigências… Read more »

Airacobra

É vero Leandro

Glasquis 7 ex Glaxs7

Como suspeitava, o piloto não ejetou. Ele foi encontrado na nacele da aeronave.
Meus sentimentos à Família e ao Corpo de Aviadores da Marinha.

Glasquis 7 ex Glaxs7

Bom dia,

A informação de que o piloto foi encontrado na nacele do caça é falsa. Nem o piloto, nem o avião foram encontrados.

Ainda estamos na torcida.

Tadeu Mendes

Airacobra,

A maioria dos acidentes na US Navy, sao com os antigos F-18 (legacy), gastos ate os ossos.

Eu penso que o desgaste mecanico e as forcas aerodinamicas, sao fatores que com o passar do tempo, comprometem a integridade operacional da aeronave.

Voce comentou que os A/F-18 Super Hornets caem todos os anos. Eu nao me lembro de que os Super Hornets tenham sofrido acidentes por causa de fatiga mecanica ou colisoes.

Leandro Costa
Dalton

Tadeu… os F-18s “legacy” estão passando mais uma vez por programas que aumentarão ainda mais a vida útil deles em razão dos atrasos na entrega de FA-35B para o USMC e F-35C para a US Navy então não quer dizer que as aeronaves que estão voando estão “no osso” o que ocorre é que nem todos os “legacy” receberão tal tratamento razão pela qual a US Navy já enfrenta e haverá até uma piora na disponibilidade de aeronaves. . Quanto aos acidentes envolvendo o “Super Hornet” há vários casos desde pelo menos 2005 quando 2 colidiram, um “E” e um… Read more »

Reinaldo Deprera

Obrigado ao Capitão de Corveta, que colocou sua vida em risco pelo amor ao país e deu sua contribuição à aviação naval brasileira. Infelizmente, parece que o pior aconteceu.
Que esteja com Deus. Que Ele dê todo o conforto necessário à família.

ELEAZAR MOURA JR.

E esta aeronave já havia sido modernizada pela EMBRAER e recebida recentemente!