Home Noticiário Nacional Justiça condena vice-almirante Othon a 43 anos de prisão

Justiça condena vice-almirante Othon a 43 anos de prisão

11349
103

alteothon (1)

Othon Pinheiro foi condenado por crimes durante as obras de Angra 3. Outras 12 pessoas foram condenadas, entre elas a filha do almirante.

O ex-presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, foi condenado ontem a 43 anos de prisão por crimes cometidos durante as obras da usina nuclear de Angra 3. Outras 12 pessoas envolvidas também foram condenadas.

Othon vai cumprir pena por corrupção, lavagem de dinheiro, embaraço às investigações, evasão de divisas e organização criminosa. Segundo as investigações, Othon, que também é vice-almirante da Marinha, cobrou propina em contratos com as empreiteiras Engevix e Andrade Gutierrez. O caso é desdobramento da Operação Lava Jato.

Ao todo, são 15 réus na ação.Réu na ação penal que investiga crimes na construção da central nuclear, o empresário foi condenado pelo juiz da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, Marcelo Bretas.

Leia matéria completa no G1.

NOTA DO PODER NAVAL: entrevistamos o Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva no dia 8 de janeiro de 2009. Othon é engenheiro naval, mecânico e nuclear. Foi o fundador e responsável pelo Programa de Desenvolvimento do Ciclo do Combustível Nuclear e da Propulsão Nuclear para submarinos da Marinha. É o autor do projeto de concepção de ultracentrífugas para enriquecimento de urânio e da instalação de propulsão nuclear para submarinos. Desde outubro de 2005 era diretor-presidente da Eletronuclear. Ouça a entrevista dele aqui.

103 COMMENTS

  1. que sirva de lição, ainda existe outros que pensao mais no proprio bolso que na MB. e tem gent que os defende segamente , triste!

  2. Falta uma investigação criteriosa sobre todos os contatos na administração Moura Neto. Só assim terrenos uma real compreensão do tamanho do rombo desse projeto Prosub.

  3. Zamzam, uma coisa não invalida a outra. Mérito do Othon e da MB no que tange ao desenvolvimento e avanço.

    Quanto a se tornar um ladrão do mais baixo calão, ele deve apodrecer na cadeia!

    Sds o/

  4. O pretexto da Lava-jato é prender criminosos. Se isso importar na destruição de algum projeto ou empresa nacional, será mera consequência de práticas criminosas estarem irmanadas com as atividades que supostamente são de interesse nacional.
    .
    O fato do almirante ter contribuído para o desenvolvimento do programa nuclear brasileiro não o autoriza a receber propinas sem que seja punido pelo Poder Judiciário.
    .
    Ainda bem que ainda há alguns juízes, promotores e policiais que prestam nesse país. E, infelizmente, também existem aqueles que defendem bandidos em razão de alinhamento ideológico, corporativismo ou qualquer outro sentimento menor, e tentam esconder isso sob o manto do nacionalismo.

  5. Há homens não nunca foram a todos os lugares dentro de si, e que nem sabem que eles existem
    este almirante ao ser levado lá não deveria ter aberto a porta;
    .
    Provérbios 14
    …11A casa dos ímpios será destruída, mas o tabernáculo dos justos florescerá. 12Há caminhos que ao ser humano parecem ser as melhores opções de vida, mas ao final conduzem à morte.
    .
    .
    que todos nós possamos considerar nunca abrir a porta pra o mal.

  6. Ainda hoje via a palestra do ex presidente do ABN Anro Bank, para ter sucesso tem de se pensar nas consequências, e os alicerces morais do empreendimento, pois funcionários, mesmo que produtivos, e não por meios éticos são um veneno…

  7. Uma pena que esse Sr. tenha se perdido depois de uma carreira bonita. A marinha tem o privilégio de ter os únicos 2 oficiais generais das Forças Armadas que já foram presos. O outro é o Almirante Euclides Duncan Jannot de Mattos preso por alguns dias anos atrás pela PF. O inquérito corre até hoje. Triste que haja gente desse nipe em postos tão altos.

  8. Engraçado.
    :::
    Os donos da verdade que por aqui postam, por coerência, deveriam exigir dos Estados Unidos, que abdicassem de todo o conhecimento utilizado no seu programa espacial que teria vindo dos cientistas alemães (seriam também nazistas?). Aí pode? Hummmmm.
    :::
    E caso o almirante tenha roubado para si, puna-se o mesmo conforme determina a legislação. Mas e se esse dinheiro (ou parte) foi utilizado para conseguir (comprar) informações que abreviaram pesquisas caríssimas agilizando o Prosub. E aí? Como ficamos? Oh dúvida cruel!
    :::
    Aguardemos o desenrolar do caso.

  9. Hoje de manhã, a Rádio Bandnews ainda noticiou que ele seria julgado ainda pela justiça militar referente ao vazamento de informações secretas do Programa Nuclear da MB.

  10. Se roubou – Papuda nele …..

    É uma pena, vai perder a sua patente e a condição de VA.

    Temos que ter em mente no Brasil aquela máxima de filme americano: O CRIME NÃO COMPENSA !!!, independente de qualquer motivação tecnológica, politica ou pessoal ….

  11. Se é ladrão que se dane, não tenho bandido de estimação.
    .
    E lamento profundamente que não haja pena de morte para crimes de corrupção no Brasil, pois para mim seria o ideal.

  12. Procurem saber o que ocorreu com o Cmdr. Randy Cunningham. Único às da Marinha Americana na Guerra do Vietnã. Comandante da escola Top Gun. Virou deputado, roubou e foi para a cadeia. Exemplo de que passado glorioso não garante imunidade. Espero ver esse país chegar perto desses exemplos.

  13. Primeiro que eu não sou dono da verdade.
    .
    Segundo que eu não tenho poder para exigir nada dos EUA – nem de ninguém.
    .
    Terceiro que o almirante foi remunerado ao longo de sua carreira na MB e após vestir o pijama. Por isso, o conhecimento por ele gerado não lhe pertence, mas, sim, à MB/União.
    .
    Quarto que eu não vi nenhum mísero indício de que o dinheiro obtido por propina tenha sido empregado na aquisição de informações para o programa nuclear brasileiro.
    .
    Quinto, que mesmo essa finalidade não extingue a punibilidade do crime por ele cometido.
    .
    Sexto, num projeto multibilionário como o programa nuclear brasileiro, dizer que foi preciso que um almirante desviasse R$ 4,5 milhões para comprar informações é, para dizer o mínimo, ridículo.
    .
    Sétimo, o mercado de venda de informações deve estar bem barato para se conseguir comprar algo importante com R$ 4,5 milhões.
    .
    Oitavo, parem de assistir filmes de espionagem e assistam filmes de corrupção. Aí vão entenderão melhor o caso.

  14. Eu me pergunto será que não conseguimos fazer nada nesse pais sem que seja necessário envolver corrupção?

    Acredito que o vice-almirante cometeu o erro, mais pergunto será que o mesmo o vez por vontade própria ou foi levado a faze-lo pois sem o “molhar a mão” nada se faz nesse país?
    Essa minha pergunta e para a nossa reflexão, não estou defendendo o errado, mais perguntando como mudaremos esse status quo?

  15. A prática de corrupção, envolvendo o recebimento de dinheiro para si ou para outrem, não exime o acusado de cumprir pena por seus crimes. O fato de ser um dos pais do programa nuclear da MB não lhe serve de “imunidade penal”. Se roubou ou deixou roubar, cadeia nele, simples assim!

  16. Mera coincidência, todas as empresas nacionais sendo varridas de uma paulada só!As lideranças de grande projetos sendo perseguidas e destruídas.Quem ocupará o vácuo deixado?

  17. Rafael Oliveira, assino embaixo todos os seus comentários. Algumas pessoas realmente vivem no mundo da lua ao defender criminosos, bandidos comuns, e ainda acusar os EUA, total inversão de valores, é o fim da picada, isso explica por que ainda somos um país de quinto mundo. Quem leu desde o começo as investigações desse meliante Othon e sua filha, a arrogância e prepotência nos depoimentos à PF, é de dar nauseas, o cara é dono de 5 empresas de fachadas para receber propinas e disse que todo dinheiro recebido era pagamento de traduções que a filha fez; quanto à finalidade das empresas disse que não sabia dizer o que elas faziam, nem se tinham funcionários. Ao mostrar as ditas traduções, apresentaram textos traduzidos da internet, patético, são bandidos comuns, é como disse um procurador da Lava-jato, a corrupção está na falta de leitos nos hospitais, nos buracos nas estradas, nas escolas caindo aos pedaços…

  18. Obrigado, Carlos Crispim!
    .
    São bandidos desqualificados ainda por cima. Roubam milhões e não conseguem nem contar uma versão decente para os fatos. A desculpa sempre são as consultorias que não prestam qualquer tipo de serviço.
    .
    Esse sujeito lembra um ex-presidente e o sucesso empresarial de seus filhos, consultores de wikipedia e google translator.

  19. “No Brasil kafquianamente imbecilizado, midiotizado, manipulado, plutocratizado, deturpado, moralmente, da atualidade, que caminha a passos largos para a instalação de um governo – de fato – de exceção e fascista – e, ainda por cima, entreguista e anti-nacional – a partir de 2018, ele está sendo condenado por uma justiça em que muitos membros recebem acima do teto constitucional, perseguem jornais que os denunciam, e podem fazer palestras remuneradas sem ter que declarar quanto estão, conforme resolução do CNJ divulgada no início deste mês de julho.” TEXTO COLADO DO SITE http://jornalggn.com.br/noticia/a-lava-jato-e-o-vice-almirante-por-mauro-santayana (leiam a matéria completa está bem escrita)

  20. Braziliano! Ou vc é maluco ou parente do referido almirante. Não se preocupe. Ninguém vai perder tempo com os artigos que vc indicou.

  21. Braziliano,
    Na verdade foi um desserviço a colaboração do Von Braun e dos outros cientistas espaciais nazistas. Eles fizeram com que o lobby do foguete saísse vencedor o que claramente se mostrou um equívoco. Colocar cargas em órbita utilizando foguetes é uma insensatez completa mas que ganhou força por eles terem aproveitado os tais alemães. Tivesse metido eles na cadeia e já teríamos colônias em Alfa Centauri.

  22. Esse papo furado de programa secreto é ótimo. O programa secreto era a filha dele ganhar por serviços não executados, trabalhar 5 minutos por semana (era o tempo que ela perdia na sede da empresa de traduções, melhor trabalho que esse não existe).

    A defesa do próprio almirante já confessou parcialmente o delito admitindo que realmente recebeu de empresas fantasmas e que não era por serviços da filha, apesar de negar que o dinheiro venha de corrupção mas sim serviços dele.

    Aliás, mexeram os pauzinhos para desmembrar os processos da Lava Jato achando que iam pegar um juiz amigão, comemoraram o desmembramento e no final o juiz carioca deu uma pena bem maior que as penas que o Moro está dando.

  23. Nao acredito no que vejo aqui, para capturar um único corrúpto se justifica paralizar um projeto estratégico que comprometa a segurança do país ? Nao sei… nao gosto de corrúptos, mas esta lava jato tem o princípio básico enrraigado em sabotagem, só nao ve quem nao quer. Talvez alguns desses comentários sejam redigidos por agentes pró américa, formadores de opiniao. Nao tenho nada contra ser pró américa, mas antes de tudo o brasileiro deveria ser pró Brasil

  24. Peço aos iluminados súditos da Marilena Chauí e leitores assíduos dos blogs progressistas que me apontem fatos que corroborem vossas teses:
    .
    Qual decisão da Lava-jato paralisou o PROSUB?
    .
    Qual era o papel do Othon no PROSUB nos últimos anos?

  25. Bosco, fiquei curioso com seu comentário. Quer dizer que o lobby dos foguetes foi um atraso? Quais seriam os outros desenvolvimentos tecnológicos que nos permitiria colocar coisas no espaço?

  26. O VA era presidente da Eletronuclear, empresa responsável por construir e operar usinas elétricas nucleares. Não me consta que sua prisão esteja impedindo nenhum projeto militar de prosseguir.

    A Eletronuclear constrói Angra 3 com tecnologia nuclear alemã aliás, tecnologia velha, adquirida por meio do acordo nuclear da década de 70 do século passado. Não creio que essas atividades tenham relação direta com PROSUB e submarinos nucleares.

    O pessoal não perde a oportunidade de torcer os fatos para tentar justificar o injustificável. Inventaram até essa estória do VA ser corrupto para o bem do país, comprando informações sigilosas com dinheiro de propina de empreiteira. Alguém já escreveu que o nacionalismo é o último refúgio dos canalhas, e essa argumentação prova isso.

  27. Só queria ter visto as provas. Até agora, o que o condenou foi o depoimento de um criminoso, acusando-o de receber uma quantia que qualquer consultorzinho por aí recebe. Que dirá alguém especializado numa área tão fechada.

  28. Felipe,
    Tivessem optado por focar a tecnologia espacial na aviação com o desenvolvimento de aeronaves reaproveitáveis que voassem cada vez mais alto e cada vez mais rápido, voando horizontalmente e utilizando o oxigênio do ar como comburente (motores aspirados), até o limite da atmosfera e só então utilizar o motor foguete (só que aí, vinte vezes menos potente do que o utilizado no primeiro estágio de um lançador espacial convencional) para levar a carga ao espaço, e não existiria o índice tão nefasto de insucessos. Cada lançamento orbital bem sucedido é saldado com palmas e gritos de euforia, como se dissessem: ufa!!! Conseguimos mais uma vez!!
    Hoje, ainda patinamos e ficamos achando que o meio mais adequado de se chegar ao espaço é utilizando um monstruoso foguete descartável gigantesco, apontado pra cima, lançado a partir de um local próximo do Equador, que se dependura unicamente nos propulsores foguetes para ir contra a força da gravidade, e que consome horrores de combustível num tempo curtíssimo, e que vai sendo descartado a medida que vai subindo e só o que se aproveita é a carga útil no nariz que não raro tem massa de apenas 2% do total. Ou seja, toda vez é preciso um elefante novo pra levar um sagui numa viagem só de ida.
    Essa ideia do avião aeroespacial perdeu força para os amantes dos foguetes que tiveram um impulso extra com os nazistas pós a SGM e pra piorar, com a disputa ideológica com os comunistas da URSS. Como era muito mais acessível optou-se pela solução “mais fácil” em vez da solução mais correta.
    Só agora volta-se a falar dos “espaçoplanos” ou coisa que o valha. Um exemplo bem interessante é o Spaceshipone e o foguete Pegasus, lançado de um L-1011.
    Só pra se ter uma ideia, o Pegasus atual, com uma massa total de 18 t coloca em órbita uma massa de 600 kg. Maior que a carga de 400 kg que o “nosso” foguete VLS com 50 t podia colocar em órbita.
    E ainda nem estamos falando de tecnologias que hoje estão à mão dos projetistas, como por exemplo o scramjet, o turbofoguete, etc. Tecnologias estas que foram desenvolvidas em passo de tartaruga por conta de que não havia verba para ambas e preferiu-se a que estava mais à mão.
    E se formos ainda colocar o politicamente correto na conta, que deteve o avanço na década de 70 dos aviões supersônicos por conta do boom sônico, e hoje estaríamos, se não em Alfa Centauri, pelo menos indo na Austrália em 2 horas de voo e com colônia na Lua e base em Marte. rrss
    Um abraço.

  29. O que está paralisando vários projetos do Min. da Defesa é a crise econômica pela qual estamos passando. A condenação e prisão do VA Othon, não é causa da paralisação, mas talvez seja parte da solução. E sobre o fato dele ter desempenhado papel importante, os romanos simplesmente diriam: Corruptio Optimi Pessima

  30. – Cada um procura o seu caminho, uns procuram os atalhos para enriquecer, pois não se contentam somente com o salário que percebem.
    As oportunidades, as propostas de se corromperem surgem para todos, Momento que se percebe quem é honesto ou desonesto.
    Justiça foi feita, e ela deve ser respeitada, doa a quem doer.
    Não cabe a nós condenar a Lava Jato ou o Dr. Sergio Moro, que só está aplicar a lei. Poderia o juiz se chamar João, José ou Ricardo, no presente caso coube a distribuição ao Dr. Moro, e verdade que ele investido como magistrado cabia julgar procedente ou não a denúncia, para condenar ou absolver o Réu (s). Mas contras as provas robustas colhidas pela PF na fase de inquérito, foram suficientes para o MPF apresentasse denúncia contra o Réu(s) e, tipificando a conduta criminal do Almirante e demais réus. Ao Juiz coube cumprir a lei. baseado no Código Penal vigente, e sentenciando e condenando-os, determinando apenas a aplicação das sanções previstas nos artigos em que se baseou a denúncia. Disso ele não pode fugir, senão estará sujeito ao MPF recorra da absolvição, e a sentença absolutória, uma vez o 2º entendendo haver haver provas robustas e suficientes, desconstituir a sentença, e baixar para o 1º grau para que seja julgada novamente. É assim que funciona a lei dos homens, e ela devemos se sujeitar, e aceitar.

  31. Muito obrigado por se dar o trabalho de tecer esse comentário, Bosco. Mais uma novidade pra mim. Pelo visto estamos derramando bilhões de dólares na lata do lixo com cada foguete que sobe e fica por lá mesmo.

  32. Felipe,
    Avançou-se tanto nessa tecnologia de “foguetão” descartável que há projetos já bem adiantados que propõe reaproveitar os diversos estágios de modo a baixar os custos de lançamento. A confiabilidade também melhorou muito (mas as palmas na sala de controle continuam. rsss).
    O que era notório na segunda metade da década de 40 e na de 50 era que a tecnologia de aviação era muito mais avançada que a espacial. Os motores a jato já eram uma realidade e com alto grau de confiabilidade, mas por “obra do destino” os projetistas espaciais de repente se voltaram para uma tecnologia completamente incipiente: a dos foguetes de combustível líquido.
    Fato é que bem ou mal deu certo e é o jeito que até hoje se chega ao espaço (com avanços pontuais como o Space Shuttle, que era semi-descartado).
    Não creio que nem num futuro de longo prazo o foguete descartável será totalmente descartado. Sempre haverá um nicho em que ele poderá se manter, como por exemplo a colocação de cargas super-pesadas em órbita, mas com certeza absoluta o padrão de lançadores no futuro será de “aviões-aeroespaciais” reutilizáveis que decolarão e pousarão na horizontal. Deve ter pra todo gosto, mas deverá conviver sistemas de estágio único (SSTO) ou duplo (TSTO), total e parcialmente reutilizáveis.
    Haverá nichos também para foguetes com estágios recuperáveis e reutilizáveis, pelo menos na fase de transição entre os sistemas convencionais (lançamento vertical) e os aviões aeroespaciais.
    Um abraço.

  33. E há um outro aspecto a se considerar quando do desenvolvimento da tecnologia de foguetes tanto dos americanos quanto dos russos (ambos aproveitaram os cientistas nazistas – e sim, Von Braun era nazista e dizem que mais gente morreu no trabalho escravo na construção da V-2 do que pelo efeito militar delas) que é a aplicação militar. Os foguetes tiveram grande impulso no seu desenvolvimento por conta de sua aplicação como SSMs.
    Do V-2 ao ICBM e daí para por cargas em órbita utilizando o mesmo método foi um pulo.

  34. Só para colaborar um pouco com a questão do lançamento de cargas ao espaço, abordado muito bem por um especialista, assunto completamente “off topic” mas bem mais interessante que a notícia de mais um corrupto, não importa a patente do infeliz, sugiro uma pesquisa sobre Gerald Bull e seus supercanhões, a história de uma grande possibilidade perdida para a engenharia espacial (Projeto HARP).

  35. Bento,
    Bem lembrado! Há de se salientar que com o desenvolvimento de “canhões” eletromagnéticos (railgun e coilgun) esse método de utilizar um canhão ganha força e tem chances de ser utiizado no futuro para pequenas cargas.
    E só pra ficarmos no campo do provável e excluindo a ficção científica (como o elevador orbital) ainda podemos citar como método de colocar cargas em órbita além dos já mencionados (foguete convencional descartável, foguete convencional reutilizável, lançamento aéreo e naves aeroespaciais) a propulsão a laser, como por exemplo no “lightcraf”, que o Brasil estava pesquisando e que todo mundo que assiste ao Discovery Channel conhece.

  36. Zarapa91 4 de agosto de 2016 at 20:34

    É só digitar denúncia Othon Luiz Pinheiro no google que acha… estamos em 2016, até o processo dá pra ver na internet, não tem como esconder nada. Em resumo, na denúncia vai ter:

    Diversos aditivos nos contratos de Angra 3 em favor das construtoras, ações para excluir as competidoras do cartel, diversas ações de Othon favoráveis às empresas do cartel para cobrança de descontos e custos por atraso. Documentos e emails de funcionários comentando a relação “próxima” com o almirante, quando seriam chamados para fazer o acerto dos aditivos e movimentações das empreiteiras já sabendo que seriam as ganhadoras dos editais, com os valores que queriam e já planejando a distribuição entre elas.

    Provas que a empresa do almirante recebeu de empresas de fachada, que nada produzem. Os donos das empresas de fachada confessaram que os valores pra Aratec era só repasse das construtoras e a Aratec também é de fachada pois não tem funcionários, o escritório é vazio sua filha visitava o escritório 5 minutos por semana só pra pegar correspondências. Além disso, emitia notas de serviços com serviços inexistentes (pra que uma empresa sem endereço físico precisa de um projeto de linha de incêndio?). Pra piorar, as mesmas empresas de fachada foram usadas para pagar propina a outros denunciados em outras investigações de outras empresas públicas.

    O almirante abriu uma offshore no exterior (Luxemburgo) no mesmo mês da assinatura dos contratos de Angra 3 usando os serviços de um operador financeiro que abriu offshores para outros denunciados de receber propina em diversas outras investigações, e esses denunciados confessaram que ele é indicado pela Odebretch, o almirante não justificou a origem dos recursos dessa offshore.

    Ele e a filha dele não conseguiram provar os serviços prestados às construtoras, alegaram ser traduções e apresentaram provas falsificadas (copiadas da internet), depois o almirante mudou de versão e disse que era consultoria nas obras (sem provar do que especificamente).

    E olha que vem mais provas por aí, a Odebretch pelo jeito guardou tudo que é sujeira pra se salvar da cadeia.

    Ele pode ter feito muitas coisas positivas no passado e essas coisas devem ser reverenciadas mas se envolveu com gente errada e se manchou, então deve pagar. Uma coisa não anula a outra e essa defesa cega é prejudicial ao Brasil. Se ele quisesse limpar um pouco seu nome, entregaria os políticos que o envolveram nessa, mas pelo jeito que mentiram durante o processo, ele esta mais preocupado com seus ganhos do que seu nome.

  37. Mesmo Von Braun humildemente admitiu…há até vídeos atestando isso que o sistema americano
    de pousar na lua através do módulo lunar desenvolvido pela “Grumman” era um método mais
    eficiente do que o pensado por ele.
    .
    Em suma, embora importantes, os cientistas alemães não fizeram tudo no programa espacial dos EUA, o módulo lunar é apenas um exemplo.

  38. “POBRE DO POVO QUE PRECISA DE HERÓI (BRECHT)”
    .
    “Para um fácil entendimento, basta compreender que todo homem que se quer herói tem um grande pavor da existência, quase sempre herdada como culpa transferida por seus país. Uma obra do inconsciente psicótico dos adultos que a criança luta para escapar, como dizem os filósofos Deleuze e Guattari. O que “precisa de herói” também teme a existência, por isso ele nomeia alguém como seu herói para realizar seus anseios fóbicos. Ele também quando criança lutou para escapar dos pais, mas não conseguiu. Daí sua inautenticidade ontológica.”
    .
    Acho que isso responde em parte a necessidade de alguns enxergarem facilmente os seus “heróis” ! 🙂

  39. Quero ver se depois desta prisão o programa nuclear vai continuar ou não. Se não; os adeptos da teoria da conspiração começarão a ter razão. Neste malfadado país não se coloca um paralelepípedo sem corromper.

  40. Se o desvio do dinheiro era apenas para enriquecimento ilícito, ele pode fazer a delação premiada e receber redução de pena.
    Se, ao contrário, era para financiar operações secretas, dificilmente ele falará e vai para o sacrifício.
    Só o tempo dirá.

  41. Zarapa,
    Emails, extratos bancários, contratos e a própria defesa do condenado, está bom pra vc? O próprio condenado admitiu que o contrato com a empresa da filha era forjado. Apenas se justificou de que se tratava de pagamento por consultoria realizada antes de assumir o cargo. Verdade ou mentira, o negócio continua fraudulento.

  42. Braziliano,
    Esse senhor não tem relação com programa militar. Quem deve cuidar do problema dos Eua são os americanos, envie um email para a casa branca se está incomodado. Quem cria cobras debaixo da cama não deve se espantar por acordar dormindo com elas. Também acho engraçado que vcs falem tanto em soberania e em EUA, mas o país não tem sequer controle de seu território e suas fronteiras. Antes de debatermos espionagem e conspirações mirabolantes, poderíamos retomar as extensas aéreas controladas por bandidos ou ter um mínimo controle da fronteira que é uma terra de ninguém. Soberania é o estado impor a sua lei no território e estamos muito longe disso.

  43. Olá Zé Abelardo

    Obrigado por interagir.
    No caso de operações secretas, não vou além da especulação.
    Se eu soubesse algo, as tais não seriam secretas.
    Sendo ele um militar sujeito à hierarquia, existem outros “peixes grandes” na cadeia de comando, concorda ?
    Convém, portanto, apresentar o VA Othon como um ladrão comum e desviar o assunto de temas sensíveis.
    Podemos insistir até o final dos tempos, que ele não relação com qualquer programa militar.

  44. A PF, ao MPF e ao Judiciário não cabe fazer juízo de valor. Se os autoproclamados nacionalistas querem livrar a cara desse pessoal, é muito simples: proponham uma lei de anistia. Os ditos nacionalistas não se mexeram até hoje para fazer isso.

  45. Walter,
    1) Militar reformado não participa de ação secreta ou não. 2) Até o projeto manhattan já foi revelado, é impossível manter segredo eternamente sobre algo do qual participam muitas pessoas. Já existem até fórmulas para calcular o tempo para o segredo ser revelado.

  46. Walter,
    Se os autoproclamados nacionalistas estão tão preocupados com a soberania brasileira. Peço encarecidamente que se unam para recuperar o território pátrio tomado por organizações criminosas transnacionais e salvar centenas de milhares de brasileiros que vivem sob seu julgo.

  47. Walter,
    Cadeia de comando? A investigação é sobre a eletronuclear no qual ele era o presidente. A maior parte do dinheiro era para o próprio. Vai entregar quem? Como numa investigação vc vai delatar alguém sobre fatos não relacionados? Absurdo.

  48. Miguel,
    Acho que vc hibernou nos últimos anos. A cadeia está cheia de ricaços e o novo indiciado é o presidente do bradesco. Se vc tivesse a menor noção do que fala, saberia que é impossível a 1 instância condenar políticos com foro privilegiado. Espalhar mentiras é feio.

  49. Ufa! Não estou sozinho: http://www.defesanet.com.br/nuclear/noticia/23148/Editorial-DefesaNet—Prendam-o-Almirante/
    :::
    E para facilitar, vamos ao CTRL+C e CTRL+V:
    :::
    Editorial DefesaNet – Prendam o Almirante!

    DefesaNet reenfatiza a sua posição e os termos contidos no Editorial publicado, em 28JUL2015 (Editorial DefesaNet – A Geopolítca na Lava Jato Link).

    Não defendemos atividades ilegais e corrupção!

    Porém, não podemos nos afastar da posição já posta. E com muita tristeza acrescentarmos além da Geopolítica outro fato novo e determinante. É a entrada indelével e não tão discreta da “ideologia”.

    Em uma nota perdida comunicada em um congresso sobre energia nuclear e sem repercussão pela imprensa foi anunciado a primeira exportação de Urânio enriquecido pelo Brasil. É uma ação que coloca o Brasil no caminho de inserção no mundo real do poder mundial. (Brasil exportará urânio enriquecido pela primeira vez Link)

    Os principais pontos podem ser enumerados:

    Prendam o Almirante ! Ele é Culpado. Ele sabe muito.

    Prendam o Almirante ! Ele é milico e assim nos vingamos deles.

    Prendam o Almirante ! Ele é arrogante.

    Prendam o Almirante ! Ele gerenciou bilhões em verbas secretas, por 15 anos.

    Prendam o Almirante ! Ele enfrentou as grandes potências e venceu.

    Prendam o Almirante ! Seus pares na Marinha o detestam.

    Prendam o Almirante ! Ele é tão importante como o VA Álvaro Alberto.

    Prendam o Almirante ! Ele desenvolveu a tecnologia de Ultracentrifugação para enriquecimento de Urânio.

    Prendam o Almirante ! Ele trouxe o Brasil ao Século XXI.

    Prendam o Almirante ! Prendam o Almirante!

    Qual o Motivo?

    Ora, Prendam o Almirante !

    Após a ideologia e geopolítica trabalharem e uma condenação de 43 anos pela Justiça Federal em um futuro próximo o julgamento pelo Superior Tribunal Militar (STM), perda da patente e desonra.

    Prendam o Almirante!
    ____________________________________________________

    Em Tempo – DefesaNet não tem qualquer relacionamento famliar, profissional ou comercial com o VA Othon Pinheiro.

  50. Braziliano,
    Aquelas centrífugas que ninguém nunca viu por que são secretas? Brasil no século XXI? Olho pela janela e vejo cenas que poderiam ser do século XIII.

  51. Boa tarde Zé Abelardo e demais foristas.
    :::
    Que posso eu fazer se vocês preferem idealizar as relações internacionais como um “Far West”, onde TODOS os “estadunidenses e quejandos” são bonzinhos e o resto (NÓS) somos bandidos ou pior.
    :::
    O Sr. José Goldemberg, nascido no Brasil, não teve dúvidas em depreciar a tecnologia da MB com as centrífugas e tentar “abri-las” para a AIEA (Globalistas da ONU). Não conseguiu. Mas pela tua ótica lá só deve ter “porcarias do século 30 A.C.”.
    :::
    Permita-me portanto avalia-lo e aos que comungam de tua opinião, como “Trojans”. É desagradável, mas pelo conteúdo dos posts aqui veiculados é o que me resta.

  52. Zé Abelardo, quando vc ver alguns dos Marinhos indiciados por alguma coisa ai sim isso aqui mudou, após a concretização do GOLPE, a primeira coisa a ser enterrada é a operação Zelotes e os rolos do CARF com Bancos, RBS e demais grandões envolvidos. Cadeia só tem pobre, rico ganha tornozeleira e faz pose para a Veja.
    Uma pergunta- Qual o segredo da Coca-Cola, vou tentar descobrir por fórmulas…..só rindo!

  53. Acorda gente
    As duas histórias do Almirante Othon

    por J. Carlos de Assis

    Há duas formas de contar a história do almirante Othon Luiz Pereira da Silva, o herói do programa nuclear brasileiro condenado a 43 anos de prisão por um juiz entreguista e vaidoso cujo nome não vale a pena mencionar. A primeira é simples e direta: o Almirante, segundo o juiz, é um cleptomaníaco pervertido que não suportou a tentação de pegar uma propina da Andrade Gutierrez, construtora de Angra 3, no valor divulgado de 4,5milhões de reais. Assim, por esse ato de corrupção explícita, atirou no lixo os registros de uma notável carreira militar e de uma carreira científica ainda mais destacada, relatadas com inigualável acuidade pelos jornalistas Mauro Santayana e Luís Nassif em vários sites na internet.

    A outra história é a seguinte. O Brasil, país ainda em desenvolvimento, se meteu, à revelia e contra as imposições dos Estados Unidos, a desenvolver um programa nuclear de primeiro mundo do qual resultou uma tecnologia de ponta em centrífugas para gerar urânio enriquecido, um produto nuclear ultrasensível. Para o comando dessa tarefa designou o Almirante Othon, por sua notória especialização na área. Ele saiu-se maravilhosamente bem. Os americanos, através da Agência Internacional de Energia Atômica, quiseram bisbilhotar as centrífugas já que, com todo o potencial científico que tem, dispõem de uma tecnologia de enriquecimento menos eficiente. O Brasil recusou-se a abrir a exibir a tecnologia das centrífugas e os norte-americanos, pacientes como são, decidiram ficar de tocaia.

    Com os recursos do seu poderoso sistema de informação, a espionagem norte-americana, que há muito vinha seguindo, sem sucesso, a trilha do Almirante Othon no mercado negro de peças e equipamentos da indústria nuclear, necessários para o desenvolvimento do programa nuclear brasileiro, obviamente só possíveis de serem compradas com caixa 2,encontrou no Judiciário do país um sócio perfeito para revelá-la. De fato, a Lava Jato não tem nada a ver com Angra 3, e a extensão das investigações a esta última só foi possível porque informações paralelas de Curitiba foram vazadas para ela. E, claro, tudo isso tinha uma rede básica de informação a partir da espionagem norte-americana: os “amiguinhos” do juiz Sérgio Moro, que frequentemente o cumulam de honrarias.

    Qual desses dois roteiros é mais plausível? Esse último, conforme os italianos, si non é vero é bene trovatto! Pessoalmente, rejeito a primeira hipótese, a de corrupção. Não se encaixa na biografia do Almirante. E estou convencido de que, caso o Almirante tenha pedido “propina” às empresas construtoras de Angra 3, seu objetivo era formar com esse dinheiro um caixa 2 para comprar para as centrífugas equipamentos nucleares no mercado negro, já que os países monopolistas da tecnologia nuclear não os vendem de forma regular. Claro que o Almirante não poderia dizer isso aos empresários que estava fazendo um caixa 2 para ajudar o Brasil a desenvolver a tecnologia nuclear. Estaria revelando um segredo de Estado. E não pode revelar também para o juiz porque não se revela esse tipo de segredo a ninguém inconfiável.

    O lado ainda inexplicável dessa história é o papel desempenhado pela Marinha e as outras Forças Armadas. Elas deveriam ter levantado imediatamente a bandeira do segredo militar quando o Almirante foi preso pela primeira vez. A conclusão é que ou estão todos comprometidos com segurança para os norte-americanos, ou são desatentos com a Defesa brasileira. A propósito, o contra-golpe na Turquia, que interpretei corretamente aqui antes que qualquer outro comentarista, revelou a estreita cumplicidade do sistema judiciário turco com a CIA e o Pentágono. Não sei se é também nosso caso. Entretanto, os caminhos perseguidos pela Lava Jato e pelo processo de Angra, com a agressividade da condenação dos que não fazem delação premiada (ou revelam segredos de Estado), nos deixam em profunda suspeição.

    P.S. Um criminoso de guerra a serviço dos nazistas, Werner Von Braun, recebeu total cobertura do governo norte-americano para escapar da Alemanha e da forca, nos últimos dias da guerra, pelo simples fato de ser um cientistas de primeira linha e não obstante milhares de vítimas de suas V1 e V2 lançadas sobre Londres. Nos EUA, chefiou o programa de mísseis que, na parte civil, levou o homem à lua. Tornou-se herói nacional. É assim que os EUA fazem com os homens de ciência que servem ao interesse nacional. Aqui, recompensam-nos com 43 anos de prisão!

    J. Carlos de Assis – Economista, professor, doutor pela Coppe/UFRJ.

  54. Só rindo mesmo.
    .
    O cara “inventa” a melhor centrífuga do mundo*, que nem países que enriquecem urânio desde 1940 conseguem criar uma similar, mas precisa comprar “pecinhas” no mercado negro internacional, usando caixa 2.
    .
    *o Brasil consegue guardar informações sobre sua centrífuga de todos os serviços secretos, mas os outros países não conseguem esconder nada da ABIN e da MB. Assim, o Brasil sabe como funciona, qual o custo e a eficiência das centrífugas de todos os países do mundo e concluiu que a sua é a melhor do planeta.

  55. Concordo Jadger …

    Vou sair desta sala porque tem um Miguel (deve ser do PT Português) e um Brasiliano (ou Bolivariano) que estão largando mortadela no blog rs …..

  56. Von Braun nada teve a ver com a “V1” apenas com a V2 e como escrevi anteriormente, apesar de importante para o programa espacial dos EUA ele e demais cientistas alemães não foram responsáveis por tudo, mesmo, baseando seus trabalhos nas pesquisas do cientista dos EUA
    Robert Goddard conforme relatado pelo próprio Von Braun !
    .
    Mas, enfim, enquanto os EUA estão ávidos pelo trabalho do Almirante Othon ,o futuro submarino de ataque de propulsão nuclear “Illinois”, o terceiro “block III” da classe Virginia completou uma série de testes conhecidos como “Alfa” e deverá ainda em agosto completar os testes “Bravo”
    antes de ser entregue pelo construtor à US Navy.

  57. Acorda gente…
    Um juiz que sem tirar a bunda da cadeira ganha limpo nos salários e pindurucalhos em menos de 5 anos o que acusa o almirante de ter pedido como propina em dez anos. Será que é propina alguém imagina licitação pública com disponibilização de dinheiro publico, publicado no diário oficial, para a compra do parafuso da rebimboca que irá fixar o conjunto de centrifugas da aramar.
    Será que é o dinheiro que o juiz acusa o almirante de ter surrupiado é que convenceu o juiz a aplicar seu censo de justiça? Se o Almirante ousou usar caixa dois para comprar equipamentos para desenvolver a sua tecnologia poderia usar isto em sua defesa? Ou revelar segredo militar deixou de ser crime?
    O almirante não é um servidor público de bunda cadeira hora, é um cientista raro. Em uma área da ciência de importância única nas relações geopolíticas, e de segurança nacional. Não se garante a segurança de uma nação com arroubos patrióticos ou falsos moralismos. Não moramos no planeta paraíso. Nesta área de ciência e tecnologia não se alcança sucesso concreto participando de congressos e ganhando tapinhas nas costas e prêmios badalados de emissoras de televisão. Estamos tratando de conhecimento do que há de mais sofisticado na área científico militar.
    Comprar 3 dúzias de caças não tão modernos, já foi um processo complicado, embora em principio não houvessem maiores dificuldades, bastou uma carteira recheada com menos de dez bilhões de dólares, e uns tanto quantos responderam ao edital. Faça um edital oferecendo cinquenta vezes este valor pela tecnologia desenvolvida pelo almirante e o máximo que vai conseguir, é virar piada internacional.
    Sistemas de segurança. espionagem e bilhões de dólares ameaça de pena de morte são mobilizados para que não vazem nenhuma informação nesta área
    O almirante ousou entregar a nação, com raro a brilho, competência, avanços e condições para desenvolver tecnologia sensível na área de defesa, que não estão disponibilizadas em nenhum sistema comercial. Colocando o pais em uma rota de alcançar um novo patamar nas nossas relações internacionais.
    E por aqui alguns que se sentem mais ou menos versados em tecnologia de defesa, de maneira, simplória e no calor das noticias jogam suas pedras baseado num sentido de justiça pueril e seus patriotismos vesgo como se tivéssemos comentando sobre um batedor de carteira na feira da esquina.
    Senso de patriotismo e moral, é importante, mas não é capaz de garantir condições diplomáticas em negociação de interesse econômico e social e muito menos capacidade de dissuasão a aventura bélica contrária, se nos enxergarem como fracos.

  58. Rafael Projetamos o KC 390 e o construímos, agora pegue o papel e o lápis e comece a listar os componente da aeronave que o brasil não produz. quando terminar me avise que eu estou curioso.

  59. Ricardo, são milhares os componentes do KC-390 que não são fabricados no Brasil.
    .
    Agora me aponte um componente desses que tenha sido comprado secretamente com propina vindo de empreiteira contratada pela Embraer.
    .
    Sobre ele poder usar isso em sua defesa. Sim, ele poderia, sem que configurasse crime militar, dado que tem justo motivo: o resguardo de sua liberdade. Ele não precisaria apresentar detalhes sobre o que e quando comprou. Bastaria a MB confirmar isso. Ademais, os autos poderiam ser mantidos em sigilo, se fosse o caso. Um bom indício dessa conduta, seria o dinheiro ter sido sacado em espécie. Mas a defesa não fala nada sobre isso.
    .
    No mais, atente-se que ele exercia cargo civil a época dos fatos, tanto que foi julgado na JF e não na JM.
    .
    A verdade é que uma pessoa não vira presidente de uma estatal à toa. Ainda mais nos últimos anos, em que a regra foi o desvio de verbas e a propina paga por empreiteiras. Mas daqui a pouco vocês irão dizer que não houve desvios na Petrobrás, que é tudo invenção da CIA e do Sergio Moro. O dinheiro que diretores criminosos devolveram também brotou nas contas dos envolvidos.
    .
    Por fim, o Brasil apesar de toda a propaganda estatal e de ter exportado urânio enriquecido para a Argentina, sequer dá conta de fornecer urânio enriquecido para Angra 1 e 2. A maior parte do urânio consumido pelas usinas é importado. Se em vez de ficar surrupiando dinheiro o Othon tivesse investido na construção de mais centrífugas, teríamos autonomia no abastecimento de urânio enriquecido.
    .
    Esse mundo paralelo que você pintou de “Colocando o pais em uma rota de alcançar um novo patamar nas nossas relações internacionais” só existe nos discursos do ex-presidente que, unto com a sucessora, deixou o Brasil na atual crise, enquanto recebia “favores” de empreiteiras por palestras, tal como o Othon recebeu por consultoria e traduções. Ambos tem muito em comum, inclusive o poder de hipnotizar seus seguidores.

  60. O “Cabeça de Ovo” dançou. E foi para enriquecimento pessoal, isso está mais do que provado. O fato de ser militar, oficial, oficial-general não significa que vira santo. Pena, porque desmoraliza mais ainda um setor, o nuclear, que sempre esteve sob suspeita de todo mundo.

  61. Desculpem mas muitos aqui antes de tecer comentários acerca de improváveis injustiças e de danos a segurança nacional, deveriam ao menos se dar o trabalho de ler a sentença exarada e ai, somente dep´pois de ler o embasamento jurídico d decisão proceder o seu parecer de forma isenta de politiquismo, ideologismos e partidarismo tão comuns em nossos foristas.

    http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/wp-content/uploads/sites/41/2016/08/sentencaothon.pdf

  62. Ricardo,
    Eu não dou pitaco sobre a honestidade de ninguém, principalmente de um “não político”. Político pelo menos eu tenho direito de falar sobre seu caráter já que é isso que eles nos vendem. Quanto a esse almirante eu me calo e só observo.
    Agora, quanto às suas duas possibilidades, fica claro observar como a esquerda brasileira inventa suas histórias e falseiam suas versões e apresentam seus fatos. Não partem de nenhum indício ou evidência concreta mas tão somente de uma versão que melhor se adeque ao discurso ideológico. É como um pesquisador que parte da conclusão para elaborar sua tese.
    Você com sua versão de conspiração americana pode até estar certo, e isso o faria a nova Mãe Diná do pedaço, mas inventou ela da sua cabeça baseado única e exclusivamente na sua cabeça e nos seus preconceitos. É uma versão que serve aos seus propósitos, sem nenhum compromisso com a verdade e com a realidade.
    E pior é que se agarra a velhos argumentos, como as tais centrífugas “alienígenas” que só são conhecidas aqui no Brasil. Elas já existem há 20 anos e ainda hoje há quem diga que elas são invejadas mundo a fora. Ora! Vários países dominam o ciclo do Urânio há muito tempo e com custos muito mais baixos que nós e independente deles utilizarem centrífugas de levitação magnética ou movidas a pedal.
    O fato dessas ultracentrífugas terem algum componente magnético é só um detalhe, que pode até lhes conferir alguma vantagem tecnológica e operacional, mas está longe de ser algo divino ou inigualável por outros métodos. Duvido muito que ainda sejam as mais modernas e eficientes do mundo, se é que algum dia o foram, sem falar que a centrifugação é só um dos vários métodos de enriquecimento do urânio e nem sei se é mais eficiente que a difusão gasosa.

  63. Todos os países poderosos dispõem de algum “fundo de répteis” para atividades de inteligência, ou alguém acha que as atividades da CIA, KGB, MI-6, Mossad, são todas rubricadas e contabilizadas ?

  64. Ou que se consegue recibo fiscal por adquirir tecnologias sensíveis por baixo dos panos ?
    Santa inocência Batman…

  65. Estão entregando o país = os imperialistas americanos…
    Vergonhoso isso. E tem gente que assina em baixo.
    Tem nome isso: a causa, qualquer que seja ela. Para uns é a necessidade da socialização e para outros o da nacionalização. O primeiro a Venezuela é um bom exemplo. O segundo a Odebrecht também serve de exemplo.

  66. Delfim,
    .
    Que agências tenham dinheiro “mascarado” dentro do orçamento para esse tipo de atividade ninguém dúvida.
    .
    Agora acreditar que dentro de um grande esquema de superfaturamento e desvio de dinheiro, um “herói”, use a empresa de sua filha para receber propina e depois a direcione para atividades de inteligência é ser muito poliana.
    .
    1 – Não há qualquer indício de que ele pratique atividades “de inteligência”.
    .
    2- Não há nenhum indício de que o dinheiro recebido tenha sido empregado dessa forma.
    .
    3- Não precisa ter nota fiscal, mas as atividades do tipo são minimamente documentadas, até para serem usadas caso algum dos envolvidos seja pego. Seria o cúmulo do absurdo órgãos de inteligência deixarem o cara ser condenado caso ele tivesse realmente feito isso. Frise-se que ele não alegou isso em nenhum momento.

  67. – Segundo a CF todos somo iguais, em direitos e deveres.
    A lei vale para todos, assim como condenamos LULa e Dilma e todos os PTralhas que se lambuzaram, se sujaram na corrupção, na propina, no desvios de verbas, em contratos falsos, o Sr. Almirante Othon tem que sofrer as mesmas penalidades uma vez que teve conduta criminal e tipificada no CP.
    Entendam, NINGUÉM, MAS NINGUÉM ESTÁ ACIMA DA LEI.
    Infelizmente Almirante Othon teve seu currículo manchado. Perdeu ele, e perdemos nós, na área científica, que ficará sem a sua colaboração, e seus conhecimentos, mas a vida segue, e temos que dar continuidade ao Programa Nuclear, enriquecimento de urânio, e seu aproveitamento na construção naval.
    Ninguém é insubstituível, que preparemos outros cientistas para tocarem os projetos nucleares.
    É a ordem da vida. E contra ela não podemos remar.

  68. Aos teóricos da conspiração e mortadelas que comentam nesse espaço: há muitas formas de servir à nossa Pátria. Em nenhuma delas os fins justificam os meios, principalmente se esses são ilícitos.

  69. Kkkkkkkkkkkkkk então quer dizer que a CIA e o MI6 se uniram pra desviar verba em uma estatal brasileira e depois jogar a culpa no VA? Kkkkkkkk ele comprou peças no mercado negro para fazer reatores nucleares, cara que viagem o que tão dando pra vcs? Ele comprou com 4,5 milhões peças caras e de tecnologia de ponta? Kkkkkk os EUA vão invadir o Brasil? Só se for pra pegar brasileira pq as outras coisas eles podem comprar. É cada coisa q leio não sei se sinto pena ou rio

  70. Marilena Chauí super estudiosa da geopolítica kkkkkkkkkkk. Moro trabalha pra CIA eles querem acabar com o Brasil prendendo corruptos, é capaz de o país parar pq sem corrupção nada funciona né? Vai dar error no sistema. Esquerdista inventa teoria pra tudo, até pra crise eles já inventaram, pra suas burrices ainda não

  71. Isso é por pensarem que por ser almirante estão acima do bem é o mal, como ele tem vários oficiais que usam desses meios ilícitos para enriquecer

  72. Apenas uma pergunta: se já se tem um projeto em que se desviou tanto dinheiro, como o do próprio estaleiro onde será construído o submarino nuclear, como aparece em um dos links da notícia, por que seria necessário esse novo desvio, que , diga-se de passagem, é dinheiro de troco em pesquisa nuclear?
    Além de tudo, prefiro submarinos convencionais que possam ser mantidos operacionais do que um submarino nuclear que, imagino, por ser o primeiro, será muito mais um veículo de teste do que uma arma.
    Se é para inovar, porque não partir para tecnologias mais compatíveis com nossas necessidades estratégicas

  73. A esquerda já foi melhor em disfarçar a falta de caráter, mas os seguidores atuais da seita não têm a mesma capacidade.

  74. Aldo Ghisolfi, leias as peças do processo, POR FAVOR, deixe de ser preguiçoso, quem leu ficou nauseado, esse “vice-almirante” e sua filha criaram empresas de araque para receber propinas, fato CONFIRMADO pelas empreiteiras em delações premiadas, aliás, mais de uma fez delação e bateu tudo direitinho, é um ladrão comum, travestido de militar, em todos os ramos do trabalho existem as frutas podres, este senhor é uma delas, e ainda colocou a filha na senda do crime, simples assim, nenhum espanto, existem ladrões em todas as profissões. Como de praxe no Brasil, ele deve ser promovido à Almirante de Esquadra, em breve….

  75. Mais um golpe na soberania do Brasil… Para falar a verdade: um juizeco que não foi capaz nem de determinar se Lula seria ou não dono de um AP no Guarujá teria mesmo competência para tratar de um assunto de tamanha complexidade? Os alegados 4 milhões de reais em “propina” eventualmente pagos pela consultoria ao Almirante Othon, isso ao longo de 4 anos, não constituem nem o lucro do que seria considerado o lucro de uma microempresa pelo SEBRAE. Há algo de muito suspeito nessa condenação. Mais ainda pelo fato de ratos como Eduardo Cunha, Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa, com dezenas de milhões de dólares na Suíça, terem sido soltos pelo Juiz Sérgio Moro e, tranquilos, estarem em casa neste momento enquanto um cientista com as credenciais do Othon Pinheiro é condenado assim. Falta esclarecimento… quem não estiver confuso nesse momento com certeza não está informado.

  76. Realmente lamento a condenação do Almirante mas, se foi justa, essa condenação é simplesmente necessária . Isso não invalida suas contribuições para o país, mas também não o absolve pelos seus crimes. Agora é assumir as consequências.

  77. Lembro a todos que ele ainda não foi condenado pois é apenas uma sentença de primeira instância.
    Depois teremos:
    Segunda instância.
    Pleno do Tribunal inferior
    Monocratica de Ministro do STJ
    Turma do STJ
    E por fim, Monocratica do STF
    Turma do STF se for o caso.

    Depois disso, sim. Mas até lá contenha se meu caro QUINTA COLUNA!

  78. O que eu não entendo como o Almirante Othon pega 43 anos de prisão e o Sérgio Machado que desviou quase 1 bilhão de reais da Transpetro, juntamente com seus filhos, aplicando o dinheiro na Suiça e em imóveis em Londres, está solto e com prisão domiciliar numa mansão de luxo em Fortaleza. Alguma coisa está errada! Penas pesadas para uns e benefícios para outros….

  79. Gente não vejam esse assunto, de forma ou maneira a nível nacional.
    Deve ser algo de proporções a nível mundial, pois este é e foi alguém de estrema inteligência e simplesmente um dos homens mais estudiosos a nível mundial.
    Que tão somente o Dr Othon tenha sorte em Deus quardalo, pois nosso país chamado de Brasil é um país que é o CELEIRO DO MUNDO, e o resto do mundo desejam abocanhar a nossa nação.
    Não se esqueçam disso, pois serão poucos que compreenderam este assunto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here