Justiça condena vice-almirante Othon a 43 anos de prisão

103

Almirante Othon

alteothon (1)

Othon Pinheiro foi condenado por crimes durante as obras de Angra 3. Outras 12 pessoas foram condenadas, entre elas a filha do almirante.

O ex-presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, foi condenado ontem a 43 anos de prisão por crimes cometidos durante as obras da usina nuclear de Angra 3. Outras 12 pessoas envolvidas também foram condenadas.

Othon vai cumprir pena por corrupção, lavagem de dinheiro, embaraço às investigações, evasão de divisas e organização criminosa. Segundo as investigações, Othon, que também é vice-almirante da Marinha, cobrou propina em contratos com as empreiteiras Engevix e Andrade Gutierrez. O caso é desdobramento da Operação Lava Jato.

Ao todo, são 15 réus na ação.Réu na ação penal que investiga crimes na construção da central nuclear, o empresário foi condenado pelo juiz da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, Marcelo Bretas.

Leia matéria completa no G1.

NOTA DO PODER NAVAL: entrevistamos o Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva no dia 8 de janeiro de 2009. Othon é engenheiro naval, mecânico e nuclear. Foi o fundador e responsável pelo Programa de Desenvolvimento do Ciclo do Combustível Nuclear e da Propulsão Nuclear para submarinos da Marinha. É o autor do projeto de concepção de ultracentrífugas para enriquecimento de urânio e da instalação de propulsão nuclear para submarinos. Desde outubro de 2005 era diretor-presidente da Eletronuclear. Ouça a entrevista dele aqui.

Subscribe
Notify of
guest

103 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
diego

que sirva de lição, ainda existe outros que pensao mais no proprio bolso que na MB. e tem gent que os defende segamente , triste!

Lemes

Falta uma investigação criteriosa sobre todos os contatos na administração Moura Neto. Só assim terrenos uma real compreensão do tamanho do rombo desse projeto Prosub.

Zamzam_pampa

A pretexto de moralizar o país, a operação Lava Jato vai destruindo o que resta de nacional.

yluss

Zamzam, uma coisa não invalida a outra. Mérito do Othon e da MB no que tange ao desenvolvimento e avanço.

Quanto a se tornar um ladrão do mais baixo calão, ele deve apodrecer na cadeia!

Sds o/

Rafael Oliveira

O pretexto da Lava-jato é prender criminosos. Se isso importar na destruição de algum projeto ou empresa nacional, será mera consequência de práticas criminosas estarem irmanadas com as atividades que supostamente são de interesse nacional. . O fato do almirante ter contribuído para o desenvolvimento do programa nuclear brasileiro não o autoriza a receber propinas sem que seja punido pelo Poder Judiciário. . Ainda bem que ainda há alguns juízes, promotores e policiais que prestam nesse país. E, infelizmente, também existem aqueles que defendem bandidos em razão de alinhamento ideológico, corporativismo ou qualquer outro sentimento menor, e tentam esconder isso… Read more »

kfir

Há homens não nunca foram a todos os lugares dentro de si, e que nem sabem que eles existem
este almirante ao ser levado lá não deveria ter aberto a porta;
.
Provérbios 14
…11A casa dos ímpios será destruída, mas o tabernáculo dos justos florescerá. 12Há caminhos que ao ser humano parecem ser as melhores opções de vida, mas ao final conduzem à morte.
.
.
que todos nós possamos considerar nunca abrir a porta pra o mal.

kfir

Ainda hoje via a palestra do ex presidente do ABN Anro Bank, para ter sucesso tem de se pensar nas consequências, e os alicerces morais do empreendimento, pois funcionários, mesmo que produtivos, e não por meios éticos são um veneno…

erikson

Onde assino Rafael Oliveira!! Infelizmente é isso mesmo, a ideologia política cega as pessoas.

Alexandre

Uma pena que esse Sr. tenha se perdido depois de uma carreira bonita. A marinha tem o privilégio de ter os únicos 2 oficiais generais das Forças Armadas que já foram presos. O outro é o Almirante Euclides Duncan Jannot de Mattos preso por alguns dias anos atrás pela PF. O inquérito corre até hoje. Triste que haja gente desse nipe em postos tão altos.

Braziliano

Engraçado.
:::
Os donos da verdade que por aqui postam, por coerência, deveriam exigir dos Estados Unidos, que abdicassem de todo o conhecimento utilizado no seu programa espacial que teria vindo dos cientistas alemães (seriam também nazistas?). Aí pode? Hummmmm.
:::
E caso o almirante tenha roubado para si, puna-se o mesmo conforme determina a legislação. Mas e se esse dinheiro (ou parte) foi utilizado para conseguir (comprar) informações que abreviaram pesquisas caríssimas agilizando o Prosub. E aí? Como ficamos? Oh dúvida cruel!
:::
Aguardemos o desenrolar do caso.

Luciano

Hoje de manhã, a Rádio Bandnews ainda noticiou que ele seria julgado ainda pela justiça militar referente ao vazamento de informações secretas do Programa Nuclear da MB.

Alexandre

Desenrolar? Acho que vc não leu direito. Ele já foi condenado! Não tem mais desenrolar nenhum.

John Paul Jones

Se roubou – Papuda nele …..

É uma pena, vai perder a sua patente e a condição de VA.

Temos que ter em mente no Brasil aquela máxima de filme americano: O CRIME NÃO COMPENSA !!!, independente de qualquer motivação tecnológica, politica ou pessoal ….

Fábio CDC

Se é ladrão que se dane, não tenho bandido de estimação.
.
E lamento profundamente que não haja pena de morte para crimes de corrupção no Brasil, pois para mim seria o ideal.

Alexandre

Procurem saber o que ocorreu com o Cmdr. Randy Cunningham. Único às da Marinha Americana na Guerra do Vietnã. Comandante da escola Top Gun. Virou deputado, roubou e foi para a cadeia. Exemplo de que passado glorioso não garante imunidade. Espero ver esse país chegar perto desses exemplos.

Bardini

Braziliano 4 de agosto de 2016 at 13:21
.
Patético…

Rafael Oliveira

Primeiro que eu não sou dono da verdade. . Segundo que eu não tenho poder para exigir nada dos EUA – nem de ninguém. . Terceiro que o almirante foi remunerado ao longo de sua carreira na MB e após vestir o pijama. Por isso, o conhecimento por ele gerado não lhe pertence, mas, sim, à MB/União. . Quarto que eu não vi nenhum mísero indício de que o dinheiro obtido por propina tenha sido empregado na aquisição de informações para o programa nuclear brasileiro. . Quinto, que mesmo essa finalidade não extingue a punibilidade do crime por ele cometido.… Read more »

EDurval

Eu me pergunto será que não conseguimos fazer nada nesse pais sem que seja necessário envolver corrupção?

Acredito que o vice-almirante cometeu o erro, mais pergunto será que o mesmo o vez por vontade própria ou foi levado a faze-lo pois sem o “molhar a mão” nada se faz nesse país?
Essa minha pergunta e para a nossa reflexão, não estou defendendo o errado, mais perguntando como mudaremos esse status quo?

Rafael Oliveira

OBS: “vão entender” ou “entenderão”, como preferirem.

johnatan warp drive

se ele ainda tem algo a oferecer, devem aproveitar e usa-lo mesmo que ele esteja preso.

Jorge Tadeu

A prática de corrupção, envolvendo o recebimento de dinheiro para si ou para outrem, não exime o acusado de cumprir pena por seus crimes. O fato de ser um dos pais do programa nuclear da MB não lhe serve de “imunidade penal”. Se roubou ou deixou roubar, cadeia nele, simples assim!

Zamzam_pampa

Mera coincidência, todas as empresas nacionais sendo varridas de uma paulada só!As lideranças de grande projetos sendo perseguidas e destruídas.Quem ocupará o vácuo deixado?

Braziliano

Boa tarde “honestíssimos” senhores.
:::
Caso queiram voltar para o mundo real (via internet e wikipedia – sou um mero leigo):
:::
1) http://msiainforma.org/enclaves-no-iraque-depois-na-amazonia/
2) http://www.palmares.gov.br/?p=1882&lang=en
3) https://pt.wikipedia.org/wiki/Smedley_Butler
:::
Boa leitura!

Alexandre

Braziliano! Ou vc é maluco ou parente do referido almirante. Não se preocupe. Ninguém vai perder tempo com os artigos que vc indicou.

Carlos Crispim

Rafael Oliveira, assino embaixo todos os seus comentários. Algumas pessoas realmente vivem no mundo da lua ao defender criminosos, bandidos comuns, e ainda acusar os EUA, total inversão de valores, é o fim da picada, isso explica por que ainda somos um país de quinto mundo. Quem leu desde o começo as investigações desse meliante Othon e sua filha, a arrogância e prepotência nos depoimentos à PF, é de dar nauseas, o cara é dono de 5 empresas de fachadas para receber propinas e disse que todo dinheiro recebido era pagamento de traduções que a filha fez; quanto à finalidade… Read more »

Rafael Oliveira

Obrigado, Carlos Crispim!
.
São bandidos desqualificados ainda por cima. Roubam milhões e não conseguem nem contar uma versão decente para os fatos. A desculpa sempre são as consultorias que não prestam qualquer tipo de serviço.
.
Esse sujeito lembra um ex-presidente e o sucesso empresarial de seus filhos, consultores de wikipedia e google translator.

Jagderband#44

Eta Sérgio Moro porreta!

Farias Cardoso

“No Brasil kafquianamente imbecilizado, midiotizado, manipulado, plutocratizado, deturpado, moralmente, da atualidade, que caminha a passos largos para a instalação de um governo – de fato – de exceção e fascista – e, ainda por cima, entreguista e anti-nacional – a partir de 2018, ele está sendo condenado por uma justiça em que muitos membros recebem acima do teto constitucional, perseguem jornais que os denunciam, e podem fazer palestras remuneradas sem ter que declarar quanto estão, conforme resolução do CNJ divulgada no início deste mês de julho.” TEXTO COLADO DO SITE http://jornalggn.com.br/noticia/a-lava-jato-e-o-vice-almirante-por-mauro-santayana (leiam a matéria completa está bem escrita)

bosco123

Braziliano,
Na verdade foi um desserviço a colaboração do Von Braun e dos outros cientistas espaciais nazistas. Eles fizeram com que o lobby do foguete saísse vencedor o que claramente se mostrou um equívoco. Colocar cargas em órbita utilizando foguetes é uma insensatez completa mas que ganhou força por eles terem aproveitado os tais alemães. Tivesse metido eles na cadeia e já teríamos colônias em Alfa Centauri.

Miguel

Barbaridade o que acontece com tudo e todos que são nacionalistas no Brasil, Marilena Chauí tem razão, quero ver o Juízeco de 1ª instância, condenar alguém dos Bancos, da Globo ou daquele partido que tem por simbolo uma ave bicuda.

http://jornalggn.com.br/noticia/a-lava-jato-e-o-vice-almirante-por-mauro-santayana

moises

Esse papo furado de programa secreto é ótimo. O programa secreto era a filha dele ganhar por serviços não executados, trabalhar 5 minutos por semana (era o tempo que ela perdia na sede da empresa de traduções, melhor trabalho que esse não existe). A defesa do próprio almirante já confessou parcialmente o delito admitindo que realmente recebeu de empresas fantasmas e que não era por serviços da filha, apesar de negar que o dinheiro venha de corrupção mas sim serviços dele. Aliás, mexeram os pauzinhos para desmembrar os processos da Lava Jato achando que iam pegar um juiz amigão, comemoraram… Read more »

Josealmeida

Nao acredito no que vejo aqui, para capturar um único corrúpto se justifica paralizar um projeto estratégico que comprometa a segurança do país ? Nao sei… nao gosto de corrúptos, mas esta lava jato tem o princípio básico enrraigado em sabotagem, só nao ve quem nao quer. Talvez alguns desses comentários sejam redigidos por agentes pró américa, formadores de opiniao. Nao tenho nada contra ser pró américa, mas antes de tudo o brasileiro deveria ser pró Brasil

Roberto Bozzo

Putz, pra dizer que a Marilena Chauí tem alguma razão de qualquer coisa que seja…..

Rafael Oliveira

Peço aos iluminados súditos da Marilena Chauí e leitores assíduos dos blogs progressistas que me apontem fatos que corroborem vossas teses:
.
Qual decisão da Lava-jato paralisou o PROSUB?
.
Qual era o papel do Othon no PROSUB nos últimos anos?

LUCIANO

Bandido não tem posto ou graduação! Bandido é bandido.

Aldo Ghisolfi

COMO diz o Luciano! Um oficial general, ladrão? Não passa de umm bandido fardado, p’rá desonra da MB!

Felipe Silva

Bosco, fiquei curioso com seu comentário. Quer dizer que o lobby dos foguetes foi um atraso? Quais seriam os outros desenvolvimentos tecnológicos que nos permitiria colocar coisas no espaço?

EduardoSP

O VA era presidente da Eletronuclear, empresa responsável por construir e operar usinas elétricas nucleares. Não me consta que sua prisão esteja impedindo nenhum projeto militar de prosseguir. A Eletronuclear constrói Angra 3 com tecnologia nuclear alemã aliás, tecnologia velha, adquirida por meio do acordo nuclear da década de 70 do século passado. Não creio que essas atividades tenham relação direta com PROSUB e submarinos nucleares. O pessoal não perde a oportunidade de torcer os fatos para tentar justificar o injustificável. Inventaram até essa estória do VA ser corrupto para o bem do país, comprando informações sigilosas com dinheiro de… Read more »

Zarapa91

Só queria ter visto as provas. Até agora, o que o condenou foi o depoimento de um criminoso, acusando-o de receber uma quantia que qualquer consultorzinho por aí recebe. Que dirá alguém especializado numa área tão fechada.

bosco123

Felipe, Tivessem optado por focar a tecnologia espacial na aviação com o desenvolvimento de aeronaves reaproveitáveis que voassem cada vez mais alto e cada vez mais rápido, voando horizontalmente e utilizando o oxigênio do ar como comburente (motores aspirados), até o limite da atmosfera e só então utilizar o motor foguete (só que aí, vinte vezes menos potente do que o utilizado no primeiro estágio de um lançador espacial convencional) para levar a carga ao espaço, e não existiria o índice tão nefasto de insucessos. Cada lançamento orbital bem sucedido é saldado com palmas e gritos de euforia, como se… Read more »

Jacinto Fernandes

O que está paralisando vários projetos do Min. da Defesa é a crise econômica pela qual estamos passando. A condenação e prisão do VA Othon, não é causa da paralisação, mas talvez seja parte da solução. E sobre o fato dele ter desempenhado papel importante, os romanos simplesmente diriam: Corruptio Optimi Pessima

Jorge Knoll

– Cada um procura o seu caminho, uns procuram os atalhos para enriquecer, pois não se contentam somente com o salário que percebem. As oportunidades, as propostas de se corromperem surgem para todos, Momento que se percebe quem é honesto ou desonesto. Justiça foi feita, e ela deve ser respeitada, doa a quem doer. Não cabe a nós condenar a Lava Jato ou o Dr. Sergio Moro, que só está aplicar a lei. Poderia o juiz se chamar João, José ou Ricardo, no presente caso coube a distribuição ao Dr. Moro, e verdade que ele investido como magistrado cabia julgar… Read more »

Felipe Silva

Muito obrigado por se dar o trabalho de tecer esse comentário, Bosco. Mais uma novidade pra mim. Pelo visto estamos derramando bilhões de dólares na lata do lixo com cada foguete que sobe e fica por lá mesmo.

bosco123

Felipe, Avançou-se tanto nessa tecnologia de “foguetão” descartável que há projetos já bem adiantados que propõe reaproveitar os diversos estágios de modo a baixar os custos de lançamento. A confiabilidade também melhorou muito (mas as palmas na sala de controle continuam. rsss). O que era notório na segunda metade da década de 40 e na de 50 era que a tecnologia de aviação era muito mais avançada que a espacial. Os motores a jato já eram uma realidade e com alto grau de confiabilidade, mas por “obra do destino” os projetistas espaciais de repente se voltaram para uma tecnologia completamente… Read more »

bosco123

E há um outro aspecto a se considerar quando do desenvolvimento da tecnologia de foguetes tanto dos americanos quanto dos russos (ambos aproveitaram os cientistas nazistas – e sim, Von Braun era nazista e dizem que mais gente morreu no trabalho escravo na construção da V-2 do que pelo efeito militar delas) que é a aplicação militar. Os foguetes tiveram grande impulso no seu desenvolvimento por conta de sua aplicação como SSMs.
Do V-2 ao ICBM e daí para por cargas em órbita utilizando o mesmo método foi um pulo.

Bento

Só para colaborar um pouco com a questão do lançamento de cargas ao espaço, abordado muito bem por um especialista, assunto completamente “off topic” mas bem mais interessante que a notícia de mais um corrupto, não importa a patente do infeliz, sugiro uma pesquisa sobre Gerald Bull e seus supercanhões, a história de uma grande possibilidade perdida para a engenharia espacial (Projeto HARP).

bosco123

Bento, Bem lembrado! Há de se salientar que com o desenvolvimento de “canhões” eletromagnéticos (railgun e coilgun) esse método de utilizar um canhão ganha força e tem chances de ser utiizado no futuro para pequenas cargas. E só pra ficarmos no campo do provável e excluindo a ficção científica (como o elevador orbital) ainda podemos citar como método de colocar cargas em órbita além dos já mencionados (foguete convencional descartável, foguete convencional reutilizável, lançamento aéreo e naves aeroespaciais) a propulsão a laser, como por exemplo no “lightcraf”, que o Brasil estava pesquisando e que todo mundo que assiste ao Discovery… Read more »

marcos

A lavo jato está sendo uma vitória de Pirro.

moises

Zarapa91 4 de agosto de 2016 at 20:34 É só digitar denúncia Othon Luiz Pinheiro no google que acha… estamos em 2016, até o processo dá pra ver na internet, não tem como esconder nada. Em resumo, na denúncia vai ter: Diversos aditivos nos contratos de Angra 3 em favor das construtoras, ações para excluir as competidoras do cartel, diversas ações de Othon favoráveis às empresas do cartel para cobrança de descontos e custos por atraso. Documentos e emails de funcionários comentando a relação “próxima” com o almirante, quando seriam chamados para fazer o acerto dos aditivos e movimentações das… Read more »

Dalton

Mesmo Von Braun humildemente admitiu…há até vídeos atestando isso que o sistema americano
de pousar na lua através do módulo lunar desenvolvido pela “Grumman” era um método mais
eficiente do que o pensado por ele.
.
Em suma, embora importantes, os cientistas alemães não fizeram tudo no programa espacial dos EUA, o módulo lunar é apenas um exemplo.

Dalton

“POBRE DO POVO QUE PRECISA DE HERÓI (BRECHT)” . “Para um fácil entendimento, basta compreender que todo homem que se quer herói tem um grande pavor da existência, quase sempre herdada como culpa transferida por seus país. Uma obra do inconsciente psicótico dos adultos que a criança luta para escapar, como dizem os filósofos Deleuze e Guattari. O que “precisa de herói” também teme a existência, por isso ele nomeia alguém como seu herói para realizar seus anseios fóbicos. Ele também quando criança lutou para escapar dos pais, mas não conseguiu. Daí sua inautenticidade ontológica.” . Acho que isso responde… Read more »