Foto: porta-aviões chinês ‘Liaoning’ operando com 8 jatos J-15

31

Navio-aeródromo chinês Liaoning

Liaoning

A televisão estatal da China revelou no dia 1° de Agosto imagens do único porta-aviões operacional do país, Liaoning (CV-16), transportando oito caças Shenyang Aircraft Corporation (SAC) J-15, bem como um helicóptero Z-18 e um Z-9 no convoo.

É maior número de aeronaves até agora visto no porta-aviões, que começou operações de voo em novembro de 2012.

As imagens foram liberadas logo depois do acidente com um caça J-15, que matou o seu piloto.

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Airacobra

O mês de agosto foi a festa das bruxas soltas na aviação militar, especialmente para a aviação naval, foi Mike Echo da FAB, F/A-18 Legacy do USMC, AF-1B da MB, J-15 da PLAN Navy, isso até onde eu lembro, deve ter havido mais acidente por ai que eu não esteja lembrando.

Airacobra

Perdão, agosto não, quis dizer julho

bosco123

Esse navio de guerra chinês me lembra vagamente aqueles “maiores alvos que existem” americanos, os porta-aviões. Deve ser engano meu porque os gênios chineses não iriam cometer a estupidez de ter porta-aviões tendo em vista serem tão frágeis e inúteis.

Wener Assis

{Corrijam o texto} “…visto na porta-aviões…” o correto é “…visto nO porta-aviões….”
PS: Serio que o cara ali em cima falou que um porta aviões é algo inútil ? É cada uma….

joao paulo

E Lembrar,, da história que abaixo da linha do equador o Brasil… nos tempos do Império já teve a terceira maior marinha de guerra do mundo… era respeitado e temido,,, , e hoje.. estamos.. praticamente.. boiando…sujeitos.. a vontade.. da política…..contingenciamentos e por ai vai… será que teremos a alegria de ver o nae são paulo com.. os sea..gripem… um dia..!!!pode ser…. vai depender a vontade do povo de ter uma nação.. forte e não submissa aos caprichos da classe política..que saudade do Império do Brasil..a saber…durante a Revolta da Armada ..lá pelos aos 1910..1915.. o exercito deu.. de ((presente aos… Read more »

Dalton

Aircobra…

O acidente com o J-15 na verdade ocorreu em abril , apenas, foi comentado ou mais comentado em julho! Em julho também desapareceu uma aeronave de transporte da Força Aérea Indiana com 29 pessoas a bordo que caiu na Baía de Bengala e até um moderno navio de salvamento russo cooperou, mas, até agora nada foi encontrado.
.
abs

Tamandaré

Wener, o Sr. Bosco foi IRÔNICO, porque rotineiramente aparecem aqui alguns anti-americanos dizendo que “porta-aviões é burrice, é apenas um alvo gigante, caro e complexo”. Essas pessoas aparecem aqui para detonar os NAe’s americanos, mas rasgam elogios aos NAe’s de nações adversárias (rússia, china…).

Forte abraço

Dalton

João Paulo… Em 1870 ou por volta disso a marinha brasileira foi considerada como a quinta maior do mundo, mas, o foi por pouco tempo até onde sei…a Itália e a Alemanha estavam ainda em formação e o Império japonês que recentemente havia se aberto ao mundo também estava dando início a uma poderosa marinha por exemplo, então, apesar de uma boa indústria naval a marinha brasileira na fase final do Império não tinha tantos competidores ainda e estava anos luz de distância das marinhas britânica e francesa. . Em 1910 foram incorporados os encouraçados Minas Gerais e São Paulo,… Read more »

Carlos Crispim

Tamandaré, creio que vc se enganou na interpretação do Bosco, na verdade os Chineses é que sempre odiaram porta-aviões e sempre desdenharam dos PA americanos, daí hoje eles terem um não deixa de ser irônico, pois engoliram as próprias palavras. Quanto ao fato do PA ser ou não se útil vai depender do propósito de cada nação, para os EUA sem dúvida é um instrumento indispensável para o que eles têm em mente, que é projeção de poder e ataque a outros países fora do alcance de suas bases espalhadas pelo mundo, mas para o Brasil, que não tem essa… Read more »

Dalton

Carlos… os russos na verdade os soviéticos na então guerra fria é que desdenhavam dos NAes ocidentais, especialmente os da US Navy nos anos 60, então gradualmente incorporaram os 4 classe “Kiev” que eram grandes cruzadores dotados de convoo em ângulo para operar com aeronaves de pouso e decolagem verticais com limitado sucesso a partir de meados dos anos 70 que seriam seguidos por outras classes cada vez mais similares aos NAes ocidentais, mas, o fim da URSS fez com que apenas dois, o atual “Kuznetsov” da marinha russa e o “Liaoning” completado pela China fossem lançados e que encontram-se… Read more »

Madmax

Dinheiro chinês jogado fora.
Melhor emprego em subs.

Carlos Campos

Bosco foi irônico

Tamandaré

Crispim, dá no mesmo. O que quero dizer é que ele foi irônico com o chinas/russos e com seus admiradores.

Boa noite

_RR_

Madmax,
.
A essa altura, já está claro que os chineses não querem só defender a sua costa… Querem um componente de projeção de força… Por isso o investimento febril em uma marinha de alto mar e uma capacidade anfíbia que valha, o que implica no porta-aviões.

Madmax

_RR_
Pra mim isso não está claro.
A China não buscou projetar força ainda além de sua região.
O que pode ser coberto por suas bases em terra.

Bardini

Pelas quantidades de marcas no convés os Chineses estão com os treinamentos a todo vapor!

Ádson Caetano Araújo

Bardini, o Liaoning é dado mais a criação da doutrina do que efetivamente um meio para defesa. Podem esperar a China em um futuro próximo com uma meia dúzia de PA>

Curumindela

Dalton, este navio chinês é (era) russo e a China o finalizou? Ele não é de desenvolvimento sino?

Wener Assis

Desculpe então ao colega, não captei o momento.

Dalton

Curumindela…

Exato…o “Liaoning” foi projetado pela então URSS, o irmão do “Kuznetsov” hoje da marinha russa e apesar de lançado ao mar não foi terminado
pela falta de recursos após a extinção da URSS.
.
O segundo NAe chinês ora em construção pelos chineses será bastante similar ao “Liaoning”…o que se comenta é que o terceiro poderá ser
bastante diferente incluindo catapultas.
.
abs

Curumindela

Uau… O mundo navegando mais uns 20 anos nas águas de Eua e Urss. Obrigado

_RR_

Madmax,
.
Basta observar as movimentações da China no continente africano e suas relações cada vez mais próximas com países do Oriente Médio para se perceber que os chineses tem intenção de se tornarem parte mais ativa no mundo. E isso implica em poderio militar convencional capaz de dissuadir para além de sua vizinhança, o que implica na capacidade de formar uma força tarefa nucleada em um poderio aéreo que valha.

control

Srs Uma marinha oceânica e de presença global faz parte do planejamento chinês, e uma força de NAes (cogita-se em cerca de 4 a 6 em 2030) faz parte do contexto. É importante observar que a China tem fortes interesses na África e América do Sul (suas fontes de matéria prima e alimentos) tanto que faz parte de seu planejamento uma rede de bases navais no Indico e no Atlântico Sul. Apesar do atual foco no Mar da China, os planos chineses são mais amplos e, até lógicos, pois o governo chinês tem que pensar em alimentar e garantir condições… Read more »

Antonio Carlos Jr Zamith

Esse Nae é só uma navio-escola que o casco saiu da UCrânia dos tempos da URSS. Tem outro sendo construído e deve ser nuclear. tem vídeo dele que vou buscar

Dalton

Antonio…

o segundo NAe chinês que será o primeiro construído na sua totalidade na China não será nuclear e sim será muito semelhante ao “Liaoning”.
Especula-se que o seguinte poderá ser nuclear e dispor de catapultas.
.
E o “Liaoning” é mais que um simples “navio-escola”… está em melhores condições materiais que o irmão mais velho da marinha russa, que precisará passar por uma ampla modernização que durará vários anos a ser iniciada no próximo ano.

Antonio Carlos Jr Zamith

Dalton! pelas infos do sites da ásia a especulação é que será nuclear. Chinas tem tecnologia para isso. o que tem só serve pra ASW. ele nçao teria chance por ser mais lento que dos USN e o grupo aéreo dele é pequeno. Veremos quando o 2ª NAe for ao mar se será Nuclear ou não.

Dalton

Antonio…

o que tenho lido é que o NAe em construção agora será similar ao “Liaoning”…um NAe de propulsão nuclear exigirá um pouco mais de tempo
para os chineses não que eles não possam faze-lo apenas que exigirá alguns poucos anos ainda e o NAe chinês já está em um alto estágio
de construção para incorporar tantas feições novas..
.
O NAe russo idêntico ao “Liaoning” não é apenas para “ASW” assim como não é o indiano que é até menor !
.
abs

Antonio Carlos Jr Zamith

Dalton! Esqueci de citar que o 2ª Nae não será igual ao atual. ele é do tempo da URSS e nem da para copiar um projeto ruim. dele ver melhoria

Dalton

Antônio

O novo NAe terá uma skijimp como o Liaoning e isso não o tornará obsoleto apenas de construção mais simples e manutenção mais em conta e adicionará experiência inestimável para novas construções mas no geral não será muito diferente ou inovador como devera ser o futuro USS Gerald Ford quando comp arado com o USS Nimitz .

abs

Jodreski

Décadas se passaram e nenhuma nação conseguiu se aproximar dos EUA em termos de poderio Naval (nem vou citar outras forças). Me assusta a disparidade de força, enquanto a USNavy opera em geral 11 Naes de Grande Porte (completamente operacionais) acredito que a única nação que também tenha um Nae operacional seja a França, Índia, China e Rússia parecem mais terem navios escola. Todos estes parecem estar desenvolvendo doutrina (e isso leva tempo). É ou não é um tapa na cara do mundo? Obs: Não me venham dizer que o Brasil tenha um Nae! O nosso nem navio escola o… Read more »

Guilherme

porta avioes, alem dos americanos, apenas o charles de gaulle, o resto é tentativa ainda.