PPGEM

Os Estudos Marítimos são um campo acadêmico interdisciplinar de conhecimento, que inclui direta ou indiretamente disciplinas que conectam e se relacionam com os mares e águas interiores do mundo, tendo como finalidade o estudo das relações políticas e sociais do homem com os mares. A área de concentração (Segurança, Defesa e Estratégia Marítima) se articula com os Estudos Marítimos em três vieses. O viés da Segurança que se vincula a proteção de nossa costa contra o contrabando, o descaminho e proteção da vida humana no mar, além de exploração com segurança do conceito “Amazônia Azul”. O viés de Defesa que se insere dentro da política governamental de defesa armada como um componente essencial da soberania brasileira nos mares, aí incluído a organização de operações de paz, defesa costeira e projeção de poder e o viés de Estratégia Marítima apontando para os caminhos necessários para se atingir os propósitos estabelecidos pelo nível político nacional.

O Mestrado Profissional em Estudos Marítimos tem a proposta de preparar quadros civis e militares com ênfase no campo marítimo a fim de contribuir para o aperfeiçoamento da capacitação de pessoal especializado e fomentar pesquisas para a ampliação do conhecimento acadêmico marítimo em áreas de interesse do poder naval e da defesa. A grande vantagem deste programa é o aspecto multi e interdisciplinar congregando múltiplas disciplinas, como tem sido observado em programas similares de Estudos Marítimos em países com tradição acadêmica consolidada como o Reino Unido e os Estados Unidos da América.

Pretende-se, assim, formar mestres especialistas capazes de assessorar os diversos setores governamentais e privados em assuntos de defesa com ênfase no campo marítimo, além de preparar quadros capazes de formular políticas de defesa navais e relações internacionais no âmbito do Ministério da Defesa e Congresso Nacional, além de participar de fóruns de discussão em órgãos como a Organização das Nações Unidas, Organização dos Estados Americanos e a Organização Marítima Internacional. Pretende-se também formar quadros em gestão política de ciência, tecnologia e inovação nos institutos de pesquisa voltados ao campo marítimo e em analistas legais capazes de assessorar empresas privadas e órgãos governamentais no Direito do Mar, Direito Internacional e dos Conflitos Armados. Em complemento serão formados pesquisadores em Estudos Marítimos na área acadêmica com ênfase na docência e pesquisa no campo de defesa, cenários conjunturais, tecnologia e legais.

PÚBLICO ALVO
O curso é dirigido a diplomados em qualquer curso de graduação reconhecido pelo MEC.

Saiba mais acessando o site do Programa clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge Knoll

fOSSE mais novo, hoje com 5.9, gostaria de fazer um curso destes, pois deve ser interessantes, ainda mais para quem não é do meio, no caso sou advogado, mas sempre desde os meus 14 anos tenho como hobby acompanhar tudo sobre armas, pois tenho até algumas revistas – de títulos variados, umas 06, pois muitas me desfiz ou se perderam.

[…] Fonte: Poder Naval […]