Navio-Patrulha americano dá tiros de advertência contra barcos iranianos

27

USS Squall (PC 7) transitando no Golfo Pérsico

USS Squall (PC 7) transitando no Golfo Pérsico
USS Squall (PC 7) transitando no Golfo Pérsico

Barcos rápidos de ataque do Irã interceptaram o destróier americano USS Nitze na terça-feira no Golfo Pérsico e um incidente separado ocorreu na quarta-feira, quando o navio-patrulha USS Squall também foi assediado por barcos iranianos.

As embarcações rápidas de ataque chegaram a 180 metros do navio-patrulha.

Depois de repetidas tentativas de contato com os barcos via rádio, o USS Squall teve que disparar tiros de advertência.

Assista no vídeo abaixo a aproximação dos barcos iranianos ao destróier USS Nitze, que estava próximo ao Estreito de Hormuz.

Os barcos, tripulados pela Guarda Revolucionária Iraniana, vieram em alta velocidade sem responder ao rádio ou aos foguetes de aviso disparados pelo Nitze.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
kfir

é uma coisa que me pergunto desde que vi os vídeos dos exercícios do navios de combate litorâneos dos EUA, contra lanças por controle remoto…
Ser uma lança dessas tem um torpedo e resolvem solta-lo contra o navio…?
.
.
não seria o suficiente para justificar mandar as lanchas para casa do desespero?

Felipe Silva

kfir, numa situação de conflito bastaria uma lancha dessas surgir no horizonte pra levar aço.

Ádson Caetano Araújo

já passou da hora de mandar para o fundo tudo que flutue do Irão.

Miguel

O golfo pérsico fica próximo aos EUA, o que os iranianos foram fazer lá…………

Felipe Silva

Essa idéia de que os americanos estavam próximo ao Irã, portanto suscetíveis à provocações ou ataques, não tem validade alguma. Se a força tarefa se encontrava em águas internacionais, estava em seu pleno direito de navegação. Os iranianos é que devem explicar porque estavam fazendo essas manobras provocativas e perigosas.

Felipe Silva

A propósito, o golfo pérsico também banha a costa da Arábia saudita e dos Emirados árabes, que são aliados americanos. O golfo pérsico não é do Irã.

marcio messias

os cães iranianos, estão procurando, o que não desejam achar…

RatusNatus

Não é do Irã mas eles tem poder para fechar o comércio do golfo literalmente.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Estreito_de_Ormuz

Entendeu porque os EUA não sentam o dedo?

Jagderband#44

Interessante essa classe de PC.

Lúcio Sátiro

Iraniano tem é que ir para o fundo mesmo. Não tem que ser educadinho com esses animais doentes fanáticos, capazes das maiores atrocidades contra quem não compartilha do ato de arrebitar a bunda para cima para orar a alá.

Dalton

O próprio Irã seria prejudicado se fechasse o comércio do golfo. O QG da Quinta Frota dos EUA situa-se no Bahrein dentro do golfo e lá são baseados 10 PCs e 4 navios de guerra de minas MCMs que serão substituídos futuramente por LCSs. . Mais impressionante são os navios que operam dentro do golfo na base do rodízio como no momento o NAe USS Eisenhower e que costumam enviar seus tripulantes para alguns dias de descanso não apenas no Bahrein, mas também em Dubai nos Emirados Árabes. . A marinha iraniana é bem mais profissional que a guarda revolucionária… Read more »

Delmo Almeida

Dalton, isso é apenas uma espécie de “exercício” e ninguém no mundo espera enfrentar os EUA em igualdade. Procuram alternativas e vulnerabilidades para causar o mais estrago possível e assim tornar uma aventura deles mais cara, tanto financeiramente quanto politicamente.
.
Fico impressionado como tem gente aqui que compra ideias com facilidade! Não vejo diferença com relação ao Ocidental Sincero.

Dalton

Delmo… acho que você não entendeu o meu ponto. Todo mundo sabe que em caso de guerra os iranianos tentarão utilizar estas pequenas embarcações contra navios da US Navy e os próprios iranianos fazem ataques simulados contra navios iranianos, são os tais “exercícios”. . Se o objetivo é acompanhar um navio da US Navy o mais profissional seria a marinha iraniana enviar um meio mais conservador, como um navio patrulha…não está em discussão se uma pequena embarcação da guarda revolucionária poderá ser mais letal que um navio patrulha da marinha iraniana sim que os homens do mar devem ou deveriam… Read more »

Juarez

Dalton, tu tens mais informações sobre esta classe de PC da Navy?

G abraco

Dalton

oi Juarez… tenho mais uma curiosidade sobre eles do que “informações”…durante cerca de um ano, em 2014, os PCs foram incluídos na chamada “Battle Fleet” da US Navy, afinal, embora “pequenos” cerca de 330 toneladas são bem armados para seu tamanho com 2 canhões de 25 mm, metralhadoras .50 e outras, mísseis stinger e recentemente foram acrescentados 2 lançadores quádruplos com mísseis “griffin sem falar que embarcam pessoal das forças especiais e um “RIB” que é um barco rígido inflável. . Mas, apenas os 10 PCs baseados no Golfo Pérsico entraram na lista, os 3 restantes baseados na Flórida e… Read more »

augusto

Dalton uma pergunta de leigo se um barco da guarda costeira bem armado como esse pode dar conta do recado no golfo pérsico pra que gastar bilhoes numa classe cara como os LCS não era só ter um substituto no mesmo estilo, barato?

Dalton

Augusto… o “LCS” deverá substituir não apenas o “PC”, mas também o “MCM” que é o navio específico para guerra de minas, 4 baseados no Golfo Pérsico, que regularmente também tem efetuado missões de patrulha, como os 4 baseados no Japão e em alguns aspectos também cumprir missões antes cumpridas pelas fragatas da classe “Perry” que hoje não estão mais em serviço, mas a falta das mesmas tem sido muito sentidas, a US Navy precisa de números também ! . Ou seja o “LCS” deverá assim que os 3 módulos de serviço estiverem prontos, efetuar guerra contra submarinos em águas… Read more »

Miguel

Cada comentário salivante….

bosco123

Daltão,
Vale salientar que apesar das Cyclone estarem sendo retiradas de serviço e substituídas pelos LCS as lanchas Mark IV estão sendo adquiridas e pretende-se uma quantidade de 48 unidades.

MO

Boscaum

Estes PC’s sao de uuma buniteza só !!!

Parece uma La Combatant , tao bonito quanto !!!!

Caio Romão

É impressão minha ou o bichinho aí é mais armado que os nossos “Amazonas” ?

Dalton

Bosco…

acho que vc quis escrever Mark VI (6) e não Mark IV (4). Duas foram declaradas operacionais
no Golfo à partir de abril último e é impressionante como mesmo na US Navy uma simples aquisição como essa ganhou manchetes :).
.
Há possibilidade que até 48 sejam adquiridas, mas, não há certeza.
.
abraços

bosco123

Daltão,
Perdão! Misturei as letrinhas. Quis dizer Mark-VI.

bosco123

Dalton,
“Simples aquisição??” Quarenta e oito barcos desses não tem nada de simples. E barco pra chuchu.
Mudando de pato pra ganso eu sou apaixonado por embarcações militares (e paramilitares) de pequeno porte como esses de patrulha, de ataque, “riverines”, assalto como o CB-90, RHIB, caiaques, infláveis, etc.

Dalton

Boscão !

simples no sentido de que são pequenas embarcações em uma época de “vacas magras” onde
o poderio naval dos EUA tem sido inflado por um monte de navios auxiliares e ainda é cedo para
se saber se todos os 48/ serão encomendados.
.
Provavelmente você conhece a classe “Ambassador MK 3″…projetadas e construídas nos EUA,
mas, para a marinha do Egito !
.
Embarcações de pequeno porte e os homens e mulheres que as tripulam tem todo o meu respeito!
.
abs

Ivan Recife

Juarez solicitou informações sobre os tais ‘Navios-Patrulha’ norte americanos. . São da classe Cyclone, chamados por algumas fontes como ‘Patrol Ships’, porém o mais adequado seria classificar como ‘Boats’, podendo referir aos “danados” como ‘Coastal Patrol Boats’ ou ‘Fast Patrol Boat’, os tais FPB, ou ainda Inshore Patrol Vessels (IPV) Pessoalmente prefiro a sigla FPB de Fast Patrol Boat. . Estes barcos (boats) fabricados nos Estados Unidos são derivados do FPB fabricada pela Vosper Thornycroft da classe Province Nos ‘States’ foi substituir os pequenos PB Mk III da época do Vietnam. . A seguir algumas das suas características. . •… Read more »

Juarez

Meus agradecimentos ao Dalton e ao Ivan. Achei o “barquinho” bagual.

G abraço